Sistemas de prevenção de incêndio e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) foram tema de d


O Conselho Empresarial de Seguros da ACMinas reuniu na última semana na sede da instituição, associados, gestores de riscos e seguros de empresas, seguradores, corretores de seguros, consultores e advogados. Na pauta, a importância dos sistemas de prevenção e combate a incêndio e do Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros (AVCB) nos seguros de propriedades (empresas, condomínios residenciais e empresariais).

Emitido pelo Corpo de Bombeiros, o AVCB atesta que a edificação de uso coletivo, como prédios comerciais e residenciais, está segurada contra incêndio. Mas a emissão do AVCB não é garantia de que um incêndio não possa ocorrer.

Em muitos casos, a contratação do seguro é feita sem exigência do AVCB por parte da seguradora.

“Não são todas as seguradoras que exigem o AVCB tanto na aceitação do risco, como nas regulações de sinistros. Para algumas seguradoras, o importante é ter os sistemas de proteção e combate a incêndio testados e em condições de serem operados. Em caso de um sinistro, a seguradora avaliará as condições de segurança do local segurado e o atendimento às condições contratuais e legais. É fundamental observar as apólices que preveem o cumprimento da legislação específica para proteção das edificações. É também recomendável que os consumidores verifiquem sobre e exigência de apresentação ou não do AVCB no ato da contratação do seguro, tornando o processo transparente e isento de questionamentos futuros”, explica o presidente do Conselho, Sérgio Frade

O presidente da ACMinas, Aguinaldo Diniz, destacou que uma eficiente gestão dos riscos deve ser prioritária à contratação de um seguro. “A prevenção e controle dos riscos vem em primeiro lugar e deve ser supervisionada diretamente pelo nível estratégico da empresa. Visa assegurar a sustentabilidade dos negócios, mercado e o resultado das empresas”.

Foto: Galba Ferraz, Landulfo Ferreira Filho, Sérgio Frade e Major Mesquita


0 visualização

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774