Unimed Rio Preto investe em inteligência artificial para beneficiar clientes


Localizada em São José do Rio Preto, uma das cooperativas Unimed mais vanguardistas acaba de adotar mais uma tecnologia disruptiva na sua operação. Se trata da plataforma Expert Autorizador da HealthCentriX, empresa que está oferecendo inteligência artificial para as áreas de auditoria e autorização das operadoras de saúde.

A visão holística do paciente no momento em que o médico responsável pela análise precisa decidir entre aprovar, questionar a necessidade, acelerar requisições e direcionar o paciente para o melhor cuidado é a principal inovação destacada por Daniel Mazzo José, coordenador de auditoria médica e enfermagem da Unimed São José do Rio Preto. “Estamos implementando algo que não existia, mas tem se confirmado como tendência no nosso meio. Parar de olhar pedidos e analisar o paciente vai trazer redução de custos e mais saúde para o consumidor final.”

Em um mercado cujas despesas assistenciais subiram de R$ 41 bilhões em 2007 para R$ 147 bilhões em 2017 (dados da ANS), Fabio Boihagian, CEO e sócio-fundador da HealthCentriX, explica que a empresa consegue gerar economia antes que os custos aconteçam, predizendo comportamento e riscos dos usuários. “Assim, melhoramos as decisões dos médicos autorizadores e propomos um direcionamento do paciente para um cuidado mais adequado a partir de um único evento”, afirma o executivo.

A empresa detalha que as requisições são transmitidas ao operador, em tempo real, potencializadas por alarmes e sentinelas pré-programados. “Por exemplo, se a pessoa for idosa que cuidados tomar, quais os recursos mais indicados para aquela situação, entre tantos outros parâmetros que nossos robôs vão aprendendo”, completa Boihagian.

A partir dessa parceria, Mazzo revela que a Unimed Rio Preto espera reduzir em 5% os custos assistenciais de uma operação que atende mais de 250.000 vidas. Já a HealthCentriX, em operação desde março, encerrará o ano com um milhão de vidas conectadas ao seu sistema.

Sobre a HealthCentrix

A HealthCentrix é a primeira empresa brasileira a utilizar inteligência artificial para predizer eventos futuros dos usuários e dar previsibilidade econômica aos planos de saúde em tempo real, possibilitando otimização de recursos e custos. Com sistemas atuando continuamente, ocorrências com risco realmente relevantes são identificadas e devidamente alertadas em meio a milhares de terabytes, permitindo aos envolvidos antever eventos e tomar as melhores decisões.

Foto: Fábio Boihagian, CEO da HealthCentriX


0 visualização

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774