Tabela FIPE, grande aliada das empresas de seguros automotivos

(*) Por: Tomas Lorenzzo - É normal que aqueles que estão em busca do primeiro automóvel, ou estão querendo vender seu carro utilizem a internet para realizar buscas. Nesta pesquisa, os usuários costumam encontrar algumas falhas comuns no veículo em questão, opiniões, valor de revisão e possíveis preços de seguradoras. Estas pesquisas, geralmente, partem de grandes sites e aplicativos de vendas de automóveis e avaliam os testes realizados no veículo, bem como seu valor em uma consulta da tabela FIPE. E para que você possa entender o que é esta tabela e como ela ajuda grandes empresas de seguros de automóveis, nós preparamos este artigo especial. Confira a seguir.

TABELA FIPE: A tabela FIPE nada mais é do que um documento que apresenta uma média do valor de um automóvel, seja este usado ou novo, em todo o território nacional. Esta tabela, criada pela Fundação do Instituto de Pesquisas Econômicas, leva em consideração um balanço realizado em 24 estados do Brasil, para que seja possível tabelar o valor um automóvel sem que seu preço apresente tanta variação de uma localidade para outra. É através da tabela FIPE que é possível realizar uma análise do mercado automobilístico brasileiro e verificar o preço médio de carros, aplicando filtros como marca, modelo e ano do mesmo.

CONSERVAÇÃO: É importante lembrar que se você está pensando em utilizar uma consulta da tabela FIPE para precificar seu veículo, ela não utiliza a conservação, a quilometragem, a região, a cor ou os acessórios do seu automóvel em conta como critério de valorização, e estes pontos podem alterar o preço de um automóvel – aumentando ou diminuindo – de acordo com seu estado de conservação.

POR QUE ELA É IMPORTANTE: A consulta da tabela FIPE pode ser o pontapé inicial para que se possa avaliar ou negociar automóveis, de acordo com seu valor de mercado. Ela ajuda não apenas na precificação, mas como referência para o valor já que consegue alinhar expectativa e realidade de compradores e vendedores de automóvel para que pratiquem um preço justo. Além das negociações, a tabela FIPE pode ser usada para a elaboração de contratos de seguradoras, e também para calcular o IPVA de um automóvel, já que a taxa sobre Propriedade de Veículos Automotores é cobrada de maneira anual, com base no valor indicado na própria tabela, que pode sofrer alterações de preço, de acordo com a cidade ou o estado onde está registrado. Por exemplo, se você está pensando em comprar um veículo que custa R$ 50 mil na cidade de Sorocaba/SP, a alíquota será de 4%, o que irá acarretar em um custo de R$ 2 mil no valor do IPVA. Desta forma, com a consulta da tabela FIPE é possível antecipar o valor deste imposto para o veículo que você está interessando e analisar se você terá condições, de acordo com o seu rendimento mensal, de custear este gasto, evitando qualquer tipo de frustração na hora da compra.

ALIADA DE EMPRESAS DE SEGUROS AUTOMOTIVOS: Outra dúvida muito comum entre compradores de veículos é sobre a forma como a tabela FIPE impacta no seguro dos automóveis, a resposta para esta pergunta é fácil: normalmente, as empresas de seguros automotivos utilizam a consulta da tabela FIPE para pagar a indenização de um veículo, baseada na média do seu preço total – e não valor máximo -. O valor a pagar é calculado, levando em conta o mês em que o incidente com o veículo aconteceu, não o mês de contrato do seguro, e é importante lembrar que, de acordo com o valor do carro, esta indenização poderá ser maior ou menor. Por estes motivos, a tabela FIPE é de suma importância para empresas que comercializam seguros de veículos, pois além de auxiliar na precificação de taxas e multas, ela também serve como indicadora para o valor das parcelas, bem como seus possíveis reajustes, ajudando estas companhias e se atualizarem, conforme as variações do mercado de automóveis.

A TABELA FIPE É ESSENCIAL: Não apenas para compradores ou vendedores de automóveis, mas também para empresas especializadas que oferecem seguros automotivos. E se você quiser saber mais sobre como fazer o seguro do seu veículo da melhor maneira, não deixe de seguir nossos perfis nas redes sociais e ficar por dentro de todas as nossas novidades.



Com informação suas decisões são mais seguras.
Agência Seg News @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080 

WhatsApp: 95794-6570