• Ivanildo Sousa

Riscos Pessoais agora faz parte da agenda de cursos gratuitos da FECAP

Instituição de ensino incluiu o curso Básico de Riscos Pessoais, desenvolvido pelo CVG-SP, na sua grade de 13 cursos online gratuitos de curta duração.

Falta de tempo ou de recursos financeiros não são impeditivos para adquirir novos conhecimentos ou se aprimorar em determinadas áreas. A centenária instituição de ensino FECAP, parceira do CVG-SP, criou uma grade com catorze cursos online gratuitos de curta duração em áreas diversas (veja quadro), que estão disponíveis para os profissionais de seguros. O 14º curso incorporado recentemente à agenda é o Básico de Técnica em Riscos Pessoais, desenvolvido pelo CVG-SP.

Com 40 anos de tradição como formador profissional do mercado de seguro de pessoas, o CVG-SP é responsável pelo conteúdo do novo curso da FECAP, que segue no formato online o mesmo padrão de qualidade do presencial. O curso é destinado aos profissionais de corretoras, assessorias e seguradoras, que estejam ingressando na área técnica ou comercial de seguro de vida, possibilitando a aquisição de conhecimentos conceituais sobre riscos pessoais.

Disponíveis para qualquer pessoa com acesso à internet, todos os cursos de curta duração da FECAP são autoinstrucionais (sem acompanhamento de um tutor) e transmitidos em linguagem clara e acessível. Wanderley Carneiro, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento, explica que a maioria dos temas foi escolhida com base na percepção da instituição de que poderia atender a necessidade de atualização profissional de parte da comunidade externa.

“A FECAP quer levar conhecimento e boas práticas de gestão ou informações úteis que possam melhorar a qualidade de vida da população”, diz. Ele destaca que a iniciativa está alinhada ao objetivo da instituição. “A missão da FECAP é transformar pessoas para que elas transformem positivamente a sociedade”, diz. Segundo o Pró-Reitor, a oferta de cursos online gratuitos foi um caminho natural para a FECAP, que iniciou em 2018 os cursos de ensino à distância.

“Em 2020, mesmo antes da pandemia, passamos a oferecer um portfólio de cursos no formato online e, dessa forma, conseguimos atingir regiões distantes e novos públicos”, diz. Da parte do CVG-SP, que, a partir da pandemia, migrou sua grade de cursos para o formato online, a diretora de Seguros, Asenate Souza, reconhece a contribuição. “Os cursos gratuitos da FECAP são ferramentas de apoio e transformação para o desenvolvimento do mercado de seguros”, diz.


Lista de cursos


·Autogestão de Carreira - Carga horária: 6h

·Comunicação Não Violenta - Carga horária: 8h· Demonstração do Fluxo de Caixa - Carga horária: 4h

·Blended: possibilidades para inovar o processo de ensino – aprendizagem – Carga horária: 8h

·Gestão de Pessoas para Proprietários de Empresas - Carga horária: 30h

·Inteligência Emocional na Formação dos Líderes - Carga horária: 4h

·Introdução ao Mercado de Ações - Carga horária: 8h

·IRPF 2020 na Prática - Carga horária: 20h

·Liderança de Pessoas na Prática - Carga horária: 4h

·Networking: Mitos e Verdades em Gestão de Carreiras - Carga horária: 3h

·Resolução de Problemas e Tomadas de Decisão - Carga horária: 4h

·Simples Nacional - Carga horária: 4h

·Teletrabalho Emergencial em Época de Pandemia: A Solução está em casa - Carga horária: 6h

.Básico de Técnica em Riscos Pessoais - Carga horária: 15h


Inscrições, acesse: https://www.fecap.br/curta-duracao/


Wanderley Carneiro, Pró-Reitor de Extensão e Desenvolvimento