Rede Lojacorr ressalta o empoderamento das equipes

Nos últimos dias, empresas e profissionais de todas as áreas do País tiveram que se adaptar rapidamente ao avanço do coronavírus no Brasil e transformar sua maneira de trabalhar. Autônomos e o varejo, entre delivery e métodos via web, ainda buscam alternativas para o impacto econômico que poderão sofrer frente à uma crise que ainda não tem previsões e prazos. Outros, já conseguem fazer suas entregas via home office. São modelos que exigem adaptação para seguir adiante.

De acordo com o CEO da Rede Lojacorr, Diogo Arndt Silva, o importante nesse momento é preservar os colaboradores e a comunidade. “Os verdadeiros impactos econômicos serão mensurados num segundo momento”, explica o líder.

Além de respeitar as pessoas, é necessário racionalizar o momento para manter o equilíbrio a serenidade na tomada de decisões. “Entre os primeiros pilares da adaptação comportamental está em reconhecer nossa condição humana e aproximar a vida pessoal e profissional para organizar novamente a rotina”, recomenda Diogo Arndt Silva.

Liderar é uma tarefa desafiadora, já numa situação de turbulência é necessário sustentar a cultura da prontidão e da adaptação nas organizações. Para o CEO, construir essa jornada de cultura organizacional dentro das empresas é um passo importante para enfrentar esses momentos, em que o plano de negócios e as políticas pré-determinadas precisam ser revistas rapidamente, além de contar com o engajamento do time sem perder o foco nas entregas. “Há algum tempo, a gente vem trabalhando na empresa o empoderamento das equipes, uma cultura de flexibilidade horizontal e gestão de liderança por contexto. Assim, os colaboradores entendem melhor as diretrizes e participam ativamente das tomadas de decisão, com autonomia”, detalha.

O gestor explica que, por conta do coronavírus, em uma semana, todas as ações da empresa agendadas, como treinamentos, reuniões e viagens, foram recolhidas. Para ele, isso é reflexo do alinhamento do time ao propósito. “Temos a tecnologia a nosso favor que nos permite interagir e trocar informações mesmo à distância. Com base nisso, continuamos mantendo a operação da empresa funcionando, o que se mostra fundamental. Por isso, o importante na minha visão foi a rapidez com que tomamos as decisões. Percebemos e reconhecemos a gravidade da situação, agindo imediatamente. Entretanto, trata-se de uma jornada em que não existe uma solução pronta e única, e a cultura da confiança organizacional tem que ser muito importante”, ressalta.

A Rede Lojacorr montou também um comitê multidisciplinar para ter uma visão mais ampla e tomar decisões assertivas e rápidas em relação às diretrizes. “A primeira atitude que tomamos foi colocar em home office as pessoas do grupo de risco, segundo a organização mundial da saúde, ou com imunidade baixa, priorizando esse critério. A segunda leva de home office focou nos colaboradores que dependiam de transporte público e tinham filhos em idade escolar, e na terceira fase todos os demais colaboradores. Aqueles que precisam ir no escritório, terão acesso, mas mantendo as recomendações de distância e cuidados de saúde”, explica.

Mais uma dica do gestor para os empreendedores é buscar indicadores para se antecipar, diante de um cenário em que não se sabe ao certo tempo de duração e gravidade. “Esse é um momento de desaceleração, interação e sensibilidade com o mercado, para agir. Nós estamos trabalhando hoje na Rede Lojacorr com um impacto previsto até agosto desse ano, mas com monitoramento periódico na busca de prognósticos”, adianta o gestor, acrescentando que essa é a sugestão do momento. Já numa segunda etapa será possível encontrar novos espaços, oportunidades e ser mais eficiente na crise.

Esses e outros temas relacionados a gestão durante esse período foram discutidos numa live no Youtube, realizada no dia 18 desse mês, com a participação de Diogo Arndt Silva e de Thays Arnt, consultora da Signature Brasil, promovida por Daniel Spinelli, fundador da PS Desenvolvimento. Com o tema “Os impactos do coronavírus: a nossa missão nesse momento”, entre as principais dicas propostas no bate-papo esteve o compartilhamento de sugestões entre líderes, empresários e empreendedores. O objetivo é criar alternativas de trabalho, com boas práticas, a fim de montar uma rede de apoio e colaboração, independe da área de atuação, que tem o principal intuito de servir de canal de coparticipação. Além disso, partilhar soluções de enfrentamento e gerenciamento pode servir de solução para a saúde organizacional de muitas empresas. A live, na íntegra, pode ser acompanhada por meio do link (https://youtu.be/5JbZ-MfBXEE

Sobre a Rede Lojacorr: A Lojacorr é a maior Rede de Corretoras de Seguros Independentes do Brasil. Por meio do seu modelo de negócios disruptivo, realiza a intermediação entre corretoras de seguros e as seguradoras, disponibilizando suporte operacional, comercial e estratégico. Fundada em 1996, a empresa se dedica para oferecer as melhores soluções em distribuição de seguros e produtos financeiros às corretoras e clientes. Presente em 22 estados e no Distrito Federal, por meio de 55 Unidades de Negócios, as 360 mil apólices ativas, foram comercializadas por 3.330 profissionais de seguros, que atuam em mais de 3600 municípios. Tendo como sede administrativa, Curitiba (PR) e sede comercial em São Paulo (SP), a Rede Lojacorr conta também com 220 colaboradores. A Rede Lojacorr está entre as empresas emergentes do Sul e é certificada pelo Great Place to Work.



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