Lucio Marques faz 60 anos de Mercado de Seguros

O presidente do Conselho Consultivo do CVG-RJ, Lucio Marques, faz 60 anos de intensa atuação no mercado de seguros. O CVG-RJ presta uma homenagem a esta personalidade de notório saber no Seguro de Vida, com uma vida profissional inteira dedicada ao segmento - “Para celebrar a data, que será comemorada em 01 de setembro, o CVG-RJ publica a narrativa feita pelo próprio Lucio Marque desta rica trajetória, uma verdadeira referência para todos que se dedicam a este nicho”, destacou o presidente Octávio Perissé.

O mineiro, de Belo Horizonte, Lúcio Marques é formado em História e Administração pela UFMG e pós-graduado pelo Escola Superior de Guerra (ESG). Ele começou a trabalhar aos 13 anos numa empresa de representação de seguradoras. Com apenas 16 anos, tornou-se sócio e gerente geral da empresa. Passou pela Fortaleza Cia. Nacional de Seguros que depois virou Halles e mais tarde foi adquirida pela Atlântica que depois virou Bradesco. Passou por diversas companhias até que em 1983 chegou ao Rio de Janeiro para dirigir a Seguros da Bahia e posteriormente, a Previdência do Sul. Em 1992, licenciou-se da empresa para presidir a Banerj Seguros, a convite do Governador do Estado.

E para fazer jus à fama de sua Minas Gerais, berço de grandes artistas, poetas e estadistas, tais como, Carlos Drummond de Andrade, Milton Nascimento e Juscelino Kubischek, entre outros, Lucio escreveu um livro de poesias “Tsunami”, em 2000, muito antes do tsunami no Japão ganhar o noticiário e o fenômeno ficar conhecido no planeta. Em 2004, lançou Lagoa Santa – Contos e Narrativas. Além de receitas deliciosas idealizadas em volta do fogão a lenha e recheadas de muita prosa e conversa fiada, à moda mineira.


Atuação no mercado e amor pelo CVG-RJ


“Em 01 de setembro de 1961 comecei a trabalhar no setor numa empresa de representação de seguros. Daí por diante, foram seis décadas de trabalho ininterruptos em vários órgãos de representação do mercado e as mais diversas seguradoras, tais como a Fortaleza, Halles Seguradora, Seguros da Bahia e Previdência do Sul e presidência da Banerj Seguros. Fui integrante das diretorias, comissões e conselhos da Fenaseg, Fenaprevi, CNSeg, Funenseg e presidente do Clube de Seguradores e Banqueiros, reitor e vice-presidente do Clube da Bolinha por vários anos e vice-presidente do Sindicato das Seguradoras do RJ/ES.

Fui agraciado com o título de sócio honorífico do Clube da Bolinha do Paraná. Recebi com alegria e como uma honraria o reconhecimento do CVG-RJ como destaque na categoria “Homem de Seguros do Ano de 1996”, pelo trabalho realizado na presidência do Clube de 1997/98 e em 2006. Em 2006 fui destaque também como “Personalidade institucional do mercado”. Neste mesmo ano fui agraciado pela Câmara Municipal do Rio de Janeiro com o título de cidadão honorário do Munícipio do Rio de Janeiro em 26/04/2006 decreto 523 de 26/4/2006.

Ao completar 60 anos de trabalho no mercado de seguros, gostaria de declarar também todo o meu afeto ao Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro. Esse sim, o meu xodó, se posso assim dizer, onde fui presidente pela primeira vez em agosto de 1997 e anos depois reeleito para um segundo mandato.

Dentre os diversos projetos que tive orgulho de empreender no Clube lembro do projeto de valorização do papel da mulher no mercado de seguros, quando homenageamos diversas delas num momento em que a participação feminina em postos de comando era quase nula. Organizamos programas de almoço-palestra com autoridades e empresários de destaque em nosso Estado, com intuito de valorizar as iniciativas econômicas e sociais que promoviam o desenvolvimento do Estado do Rio de Janeiro e começamos a empreender campanha para aquisição de uma nova sede, visando uma expansão do Clube.


"Nada disso seria possível se não fosse o apoio e reconhecimento recebido dos colegas e profissionais do mercado com os quais eu tive a honra e o prazer de trabalhar. A todos eles os meus agradecimentos.”

Lucio Marques

Presidente do Conselho Consultivo do CVG-RJ


Sobre o CVG-RJ |


O Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro surgiu há 54 anos com objetivo de estimular o crescimento dos Seguros de Pessoas no Brasil. Hoje, as empresas beneméritas colaboram para que o CVG-RJ desenvolva as suas atividades, entre seguradoras, corretoras, consultorias e assessorias de seguro.

Ao todo, são mais de 1.200 associados, que participam de sua programação. Em cursos de formação profissional, foram capacitados milhares de alunos, que hoje desempenham funções importantes nas empresas do mercado.

A diretoria executiva 2019-2021 é composta por: presidente: Octávio Colbert Perissé; vice-presidente: Enio Miraglia; diretoria de seguros: Edson Calheiros; diretoria social: Wellington Costa e diretoria financeira: Gilberto Villela.