Ibape/SP e FUNDABOM realizam seminário on-line sobre a realidade atual da perícia em sinistros

Evento traz um panorama da perícia de incêndio, a nova lei de fiscalização do Corpo de Bombeiros, e análise do caso Condomínio Edifício Senador, em São Bernardo do Campo - O desabamento parcial das lajes de um prédio de 14 andares, vitimando 2 pessoas, em 2012, no centro de São Bernardo do Campo/SP é uma das bases de discussões do “2º Seminário IBAPE-SP / FUNDABOM: A realidade atual da perícia em sinistros”, que ocorre no dia 29/04, das 17h às 18h30, de maneira virtual e gratuita.

O evento, organizado pelo Ibape/SP e a FUNDABOM (Fundação de Apoio ao Corpo de Bombeiros) destaca a importância da perícia em sinistros, fundamental para se determinar as causas e circunstâncias dos fatos que geraram um incidente, como o ocorrido na cidade do Grande ABC, e prevenir futuras tragédias.

“O Ibape/SP está muito feliz em com a parceria e com a oportunidade de compartilhar conhecimento sobre um assunto tão relevante para a sociedade. O evento dá continuidade à parceria que iniciamos em 2019, com o Seminário “Vistoria em Sistema de Proteção e Combate a Incêndio” e com a elaboração da cartilha “Inspeção Predial – Prevenção e Combate a Incêndio”, representando nossos objetivos de promover o contínuo aprimoramento técnico, a evolução tecnológica, a divulgação e transmissão do conhecimento,” destaca Luiz Henrique Cappellano, presidente do Ibape/SP.

A primeira palestra, apresentada pelo Major PM Denilson Aparecido Ostroski, chefe Interino do Departamento de Segurança e Prevenção Contra Incêndio, traz o tema “Nova lei de fiscalização do Corpo de bombeiros (Lei complementar nº 1.257/2015 e Decreto nº 63.058/2017)”, abordando o decreto que determina que o responsável técnico e o responsável pela obra devem adotar, dimensionar e instalar corretamente as medidas de segurança contra incêndio, conforme disposto no regulamento e nas normas técnicas afins.

“É de conhecimento amplo que órgãos públicos estão se desdobrando para garantir a segurança da população, mesmo com essas adversidades sanitárias. Este esforço heroico não passa despercebido pela comunidade técnica e diversas entidades sociais, preocupadas em colaborar e apoiar as autoridades públicas responsáveis pela proteção contra incêndios, estão se mobilizando. Nesta ação conjunta, será lançado o Workshop (virtual) “A Realidade Atual da Perícia em Sinistros” (precisa confirmar este título), que debaterá a forma como a perícia pode colaborar com a produção de informações para melhorar a qualidade da prevenção e também como o Corpo de Bombeiros de São Paulo atua na fiscalização e proteção da sociedade com relação aos sinistros,” ressalta o Coronel Frank Itinoce, presidente da FUNDABOM.

Na segunda apresentação, o Eng. Civil Paulo Magri, diretor Cultural do Ibape/SP, trata do “Panorama da perícia de incêndio “de sinistro no Brasil. O especialista demonstrará um case da abordagem da perícia em um grande incêndio ocorrido no estado São Paulo.

E na última palestra do evento, a Engª. Civil Fabiana Albano, diretora de Eventos do Ibape/SP, e o Coronel Martinho de Moraes Neto ministram o tema “Ocorrência e perícia no Condomínio Edifício Senador em São Bernardo do Campo”. A engenheira apresentará um estudo de caso de perícia realizada na esfera cível do desabamento do edifício Senador, em São Bernardo do Campo (SP).


2º Seminário IBAPE-SP / FUNDABOM: A realidade atual da perícia em sinistros

Data: 29/04

Hora: 17h às 18h30

Link: https://cutt.ly/mvtxsAi


Programação

17h - 17h05 - Abertura do evento

17h05 – 17h25 - Nova Lei de fiscalização do Corpo de bombeiros

17h25 – 17h45 – Panorama da Perícia de incêndio e caso prático

17h45 – 18h15 – Ocorrência e perícia no Cond. Edifício Senador, em São Bernardo do Campo

18h15 – 18h30 – Respostas às perguntas e debates