• Ivanildo Sousa

HDI mantém taxa de autorização de pagamentos acima dos 90%, com apoio da Adyen

O último ano trouxe desafios importantes para o setor de seguros. Dados do Sindicato das Seguradoras de São Paulo mostram que a taxa de crescimento do setor caiu de 12,3%, em 2019, para 1,3%, em 2020. Contrariando essa tendência, a HDI Seguros, quinta maior seguradora no ramo de automóveis, teve um aumento de 50% no volume processado em parceria com a Adyen, líder global de pagamentos. Além disso, a empresa manteve durante todo o período de quarentena taxas de autorização acima de 90% para transações realizadas com cartão de crédito.

O desempenho é considerado muito positivo, já que o aumento na quantidade de transações pode resultar em uma diminuição nas taxas de autorização. Isso ocorre devido a eventuais maiores índices de fraude e desconhecimento dos novos consumidores. A partir da utilização das tecnologias da Adyen, a HDI Seguros conseguiu driblar esses desafios e destacar-se no período.

As duas empresas atuam em parceria desde abril de 2019, o que possibilitou uma reação rápida no início da pandemia, quando alguns processos precisaram ser redefinidos. Graças a movimentos ágeis e consistência em performance, a seguradora garantiu a mesma qualidade de experiência do usuário oferecida aos segurados e corretores. Além disso, a nova dinâmica levou a um aumento da busca por serviços digitais no setor e a maior demanda por produtos como o seguro residencial, em decorrência do trabalho remoto.

"A gestão inteligente e de vanguarda nos rendeu resultados expressivos, com alta taxa de autorização nas transações e baixo número de contestação das cobranças. Em um setor tradicional como o de seguros, acreditamos que seguir investindo em tecnologia é o que fará a diferença para nossos corretores, parceiros e segurados", avalia Vagner Guzella, CFO da HDI Seguros.

"Ficamos contentes em ver empresas como a HDI encarando tecnologia de pagamento como um asset estratégico para o negócio. Minimizar perdas em receita é algo muito importante para nossos clientes e algo que levamos como absoluta prioridade", analisa Gil Anauati, Head de contas da Adyen para a América Latina.


Sobre a HDI Seguros


A HDI trabalha para ser uma empresa humana, digital e inovadora. São mais de 1,4 mil colaboradores que cuidam de 2,5 milhões de segurados, principalmente nos ramos de empresas, automóveis e residências, o que a torna a 4ª maior seguradora no ramo empresarial, a 5ª maior em Automóveis e a 6ª em Residencial, com base nos dados de mercado sobre prêmios diretos emitidos em 2020, consolidados por grupo segurador. A HDI conta com 66 filiais e escritórios comerciais e 41 unidades de atendimento a sinistro, os HDI Bate-Prontos.


Sobre a Adyen


A Adyen (AMS: ADYEN) é a plataforma de pagamentos de ponta a ponta escolhida pelas empresas que mais crescem no mundo para eliminar barreiras e entregar a melhor experiência de compras para consumidores. Integrando processamento, antifraude e adquirência, a Adyen tem uma infraestrutura tecnológica baseada em dados e desenvolvida internamente. Listada em 6 o lugar no ranking Fortune 50, que elege as empresas com o maior potencial de crescimento a longo prazo, a companhia conta com escritórios em 20 países ao redor do mundo.

No Brasil, o portfólio de clientes inclui empresas como Magazine Luiza, Via, Uber, 99, iFood, Arezzo, Dafiti e MadeiraMadeira, impactando mais de 50 milhões de consumidores. A Adyen também é a pioneira no país na oferta de tecnologias como pagamento sem cliques, integração com carteiras digitais e unificação das plataformas de pagamentos do ecommerce e da loja física, oferecendo às empresas a oportunidade de centralizar seus canais de vendas para vender seus produtos a qualquer hora e em qualquer lugar.