Executiva da Europ Assistance Brasil foi premiada em evento sobre empreendedorismo feminino!

Claudia Lourenço, Diretora de Recursos Humanos da Europ Assistance Brasil, é premiada em evento sobre empreendedorismo feminino - Composta por mais de 70% de mulheres e integrante do Ranking GPTW Mulheres, a companhia vem se destacando por ações que promovem o empoderamento feminino - A Europ Assistance Brasil (EABR), multinacional líder em soluções de serviços e assistências presente em mais de 200 países, é apoiadora pelo segundo ano consecutivo do Lady Diamond Club - clube de networking feminino que promove parceiras, negócios e experiências exclusivas para mulheres, fundado pela jornalista e empresária Débora Aguillar.

O evento ocorreu em 23 de setembro, no espaço Pátio Benitto, em São Paulo, e teve como objetivo reconhecer líderes e representantes de diversos setores e áreas de atuação jurídica, cultural, corporativa, financeira e social. O prêmio valoriza mulheres que exercem um papel de excelência e relevância e se destacaram em seu segmento e no cenário econômico do nosso país.

A executiva Claudia Lourenço, diretora de Recursos Humanos da EABR, foi uma das 5 homenageadas, na categoria Corporativo, reconhecida por seu empenho e comprometimento com a igualdade de gênero e o fortalecimento do papel das mulheres no ambiente corporativo.

"Sabemos que a igualdade de gênero é uma questão que vem sendo bastante debatida, tanto no âmbito dos negócios quanto no social. Acreditamos que estimular o empoderamento feminino e fomentar o conhecimento sobre a importância da equidade entre homens e mulheres impulsiona negócios e melhora de forma significativa a qualidade de vida de toda a sociedade. Tenho muito orgulho em fazer parte da força de trabalho feminina da EABR, e juntas somos mais de 70% de mulheres compondo os mais variados cargos, é uma alegria saber que atualmente 50% do nosso quadro de colaboradoras estão em cargos de liderança", destaca a executiva.

A Europ Assistance Brasil há muitos anos tornou-se espontaneamente uma empresa predominantemente composta por mulheres, e assim as ações acabam por impactar o público feminino. No entanto, essas práticas são feitas para todas as pessoas, sem distinção e fazendo da diversidade - em todas as suas formas - as bases da criatividade, inovação, produtividade e diferencial competitivo da EABR.

"Na Europ Assistance prezamos muito pelo cuidado com as pessoas e, ao longo dos anos, temos adotado práticas para desenvolver, apoiar e capacitar os nossos colaboradores, que são em sua maioria mulheres, e isso nos permite vivenciar conquistas quando se trata da valorização feminina dentro das organizações. A nossa missão começa fortalecendo o papel feminino no mercado corporativo e se estende, promovendo ações sociais voltadas para o bem-estar e valorização da mulher", complementa Claudia.

A EABR é uma das 300 empresas signatárias da ONU Mulheres Brasil - uma célula da Organização das Nações Unidas criada em 2010 para promover a defesa dos direitos humanos das mulheres. A atuação da companhia nessa causa já vem sendo reconhecida pelo mercado, o que contribuiu para que a empresa entrasse para o GPTW Mulher, compondo o Ranking das Melhores Empresas para Mulheres Trabalharem em 2021.

No que tange às políticas de remuneração, a Europ Assistance tem como objetivo garantir equidade e equilíbrio dos níveis salariais em relação a cargos, sem nenhum tipo de distinção, amparado por pesquisas de mercado e equidade interna. O grupo EA tem como prática periódica a verificação de possíveis diferenças salariais entre os gêneros e, caso existam, há planos de ação para corrigir isso.

Planos de sucessão e identificação de talentos, de acordo com critérios específicos, são outras iniciativas do grupo que encorajam a aumentar a participação das mulheres no topo da pirâmide e em linhas de sucessão.


Práticas que valorizam as pessoas


A Europ Assistance, em sua essência, é uma empresa que cuida e valoriza as pessoas, investindo no desenvolvimento contínuo por meio de inúmeras iniciativas e a criação de um ambiente de trabalho transparente, colaborativo, que proporcione autorrealização e crescimento. A valorização da diversidade é um dos seus diferenciais, bem como a construção de um ambiente igualitário, participativo e livre de barreiras. Há vários programas para reforçar a importância da contribuição das pessoas para a evolução dos negócios, numa cultura que respeita a singularidade de cada pessoa, promovendo um ambiente de trabalho em que cada um se sinta valorizado, respeitado e apoiado.

Oportunidades de desenvolvimento e carreira são fornecidos a todos os colaboradores. Para que as pessoas estejam aptas para novos desafios, a empresa investe fortemente na capacitação e desenvolvimento, com diversos programas internos e externos.


Parceria para crescimento e aprendizado


A EABR faz parcerias com entidades renomadas de formação acadêmica, propiciando o acesso aos melhores conteúdos da atualidade. O grupo disponibiliza aos colaboradores uma plataforma ampla de cursos enfatizando o "reskilling" e "upskilling", possibilitando assim, a preparação dos colaboradores para os desafios da transformação digital. A empresa tem um programa chamado Academia Corporativa onde subsidia financeiramente cursos de graduação e pós-graduação aos colaboradores com ótimos desempenhos de operação. Ao investir no desenvolvimento dos nossos talentos internos, a EABR contribui para cumprir metas e estratégias e também colabora diretamente para formar indivíduos realizados profissionalmente e mais preparados para um ambiente de trabalho que requer constantes atualizações. A empresa valoriza a dedicação e os esforços das pessoas e assim, desenvolve programas de reconhecimento a fim de retribuir, reconhecer e recompensar pessoas e equipes. Um dos programas é o Clube de Excelência que reconhece os principais destaques de desempenho na organização.


Ação especial durante o Outubro Rosa


Especificamente para as mulheres, durante a campanha do Outubro Rosa, por exemplo, além de incentivar todas as colaboradoras a manterem seus exames em dia, a empresa isenta a cobrança de coparticipação do plano de saúde nos exames voltados para a saúde feminina. Já com o Programa Nascer a EABR fortalece a cultura de cuidado com as pessoas, oferecendo apoio às funcionárias gestantes por meio de orientações, acompanhamento da equipe médica do ambulatório e isenção total de coparticipação no plano de saúde para exames e consultas no período de pré-natal e do primeiro ano do bebê.


SOBRE A EUROP ASSISTANCE


Fundada em 1963, a Europ Assistance Group, líder em soluções de serviços e assistência, oferece suporte a clientes em mais de 200 países, com uma rede de 750 mil prestadores e 39 centros de assistência pelo mundo. No Brasil desde 1996 como Europ Assistance Brasil, a companhia atua no mercado com foco em cinco linhas de negócios: automóveis, viagens, saúde, residencial e concierge. Em 2014, adquiriu 100% da CEABS, empresa líder no Brasil em rastreamento, monitoramento, telemática e gestão de riscos e frotas. A Europ Assistance tem a missão de trazer tranquilidade e segurança às pessoas e empresas a qualquer hora, em qualquer lugar. São 7.765 colaboradores trabalhando para que a companhia seja a maior e mais confiável em assistência no mundo.