Europ Assistance Brasil debate sobre os novos formatos de trabalho para o pós-pandemia

Colaboradores podem optar por retorno ao escritório em novembro e companhia adota o modelo híbrido a partir de 2022, alternando presença no escritório e home office - A Europ Assistance Brasil (EABR), multinacional líder em soluções de serviços e assistências presente em mais de 200 países, participou do Encontro C-Level, organizado pelo Grupo Gestão RH com o objetivo de discutir o legado pós-pandemia como pauta para a área de Recursos Humanos em 2022.

Ao lado de grandes empresas do mercado, como Claro, Itaú, Bradesco Seguros e TMP World, Claudia Lourenço, Diretora de Recursos Humanos da EABR, pôde compartilhar algumas práticas da companhia sobre a jornada do colaborador e as experiências e aprendizados ocorridos principalmente com as mudanças de hábitos gerados a partir da pandemia. A executiva destacou, por exemplo, algumas mudanças que se consolidaram durante os últimos 18 meses, como o empoderamento da liderança, o fortalecimento da gestão baseada na confiança entre líderes e liderados, e o fim do sistema “comanda e controle”.

Além disso, o aprendizado constante, a flexibilidade para adaptar algumas práticas e manter a mente aberta para apoiar os processos de adaptação também foram fundamentais para a companhia ter sucesso na gestão de pessoas durante a pandemia. Foi seguindo essa premissa que a EABR investiu na diversificação dos meios de comunicação interna, ampliando a comunicação virtual para manter todos os eventos da companhia – inclusive a festa de final de ano – e, assim, estimular o engajamento, promover o reconhecimento de tantos esforços e manter o vínculo emocional com as equipes.

“Temos muito forte em nossa cultura a importância do cuidado com nossos clientes no dia a dia. Mas não faria sentido nos comprometermos com essa entrega sem colocar em prática toda essa atenção também dentro de casa, com nossos colaboradores. Os desafios que o momento impôs, com as mudanças na cultura organizacional, foram enormes, mas percebo que cumprimos bem nosso papel de manter as equipes unidas, engajadas e principalmente seguras”, destaca a diretora.

Workshops sobre saúde emocional

Um ponto especial que entrou na pauta da área de Recursos Humanos foi a saúde emocional. Em meio a tantas mudanças, a Europ Assistance realizou diversas rodadas de pesquisas e identificou a necessidade de tratar desse tema com os colaboradores.

Com encontros promovidos entre psicólogos e as equipes, foi possível acolher preocupações, ansiedade, medo e tristeza das pessoas – tanto pelas dúvidas quanto pelas perdas vivenciadas – e também compartilhar dicas sobre saúde física e emocional bem como nutrição.

Retorno ao escritório será no formato híbrido

A EABR já vem planejando a retomada parcial das atividades presenciais para conduzir o retorno ao escritório de maneira estruturada, cautelosa e segura, obedecendo às recomendações e aos protocolos das autoridades de saúde.

Para garantir um espaço de segurança adequado, as atividades serão retomadas de forma gradativa e, em um primeiro momento, só será permitida a presença de, no máximo, 30% das equipes nos escritórios.

Com início na primeira semana de novembro e de forma totalmente opcional, a empresa adotou o modelo híbrido de trabalho, onde os colaboradores que estiverem 100% imunizados poderão se voluntariar para retorno das atividades no escritório. Já a partir de fevereiro de 2022, o retorno geral será em esquema de revezamento, com a opção de trabalhar três dias da semana no escritório e os outros dois em formato home office.

SOBRE A EUROP ASSISTANCE

Fundada em 1963, a Europ Assistance Group, líder em soluções de serviços e assistência, oferece suporte a clientes em mais de 200 países, com uma rede de 750 mil prestadores e 39 centros de assistência pelo mundo. No Brasil desde 1996 como Europ Assistance Brasil, a companhia atua no mercado com foco em cinco linhas de negócios: automóveis, viagens, saúde, residencial e concierge. Em 2014, adquiriu 100% da CEABS, empresa líder no Brasil em rastreamento, monitoramento, telemática e gestão de riscos e frotas. A Europ Assistance tem a missão de trazer tranquilidade e segurança às pessoas e empresas a qualquer hora, em qualquer lugar. São 7.765 colaboradores trabalhando para que a companhia seja a maior e mais confiável em assistência no mundo.

Claudia Lourenço, Diretora de Recursos Humanos da EABR