Essenius, fundadora do CQCS, completa 20 anos e agradece a tudo e todos!

(*) Por Gustavo Doria - No Domingo, 22 de agosto de 2021, a Essenius, a nossa empresa, completou 20 anos de registro formal.

Rentável, ética, inclusiva, multiplicadora, capacitadora e disruptiva

Nasceu de um tombo no dia 11 de junho de 2001, quando fui excluido do Clickseguros.


O que todos imaginaram ser um pesadelo, um empreendedor de 38 anos, duro que só ele, com dois dias de casado com uma inocente Princesa de 25 anos, cujo patrimônio se resumia ao “Negão” (Fiat Uno Preto, sem som, sem ar e com quase 10 anos de uso) se transformou num dos sonhos mais lindos que eu já ví!

Nesta tarde escrevo da minha varanda, com Minha Rainha, aquela Princesa do parágrafo anterior, tomando sol a beira da piscina, meu Filho BJ surfando na Pedra do Sal e Minha Filha Lara se preparando para o inicio das aulas na Universidade do Texas, em Austin. Tim Maia e Valentina, meus lindos vira-latas, completam o cenário de sonho…

Quando volto no tempo não consigo lembrar de nenhuma mágoa.

É tudo Amor!

Só boas lembranças…

Uma Corrente Virtuosa!


Meu Primo Zé, se prontificando a me conseguir um contrato de manutenção do site da sua empresa de fitoterápicos, a Natural Quality, que garantia o meu aluguel…


Carinhosamente me preservando de eu ter que pedir ajuda naquele momento, o que podia reduzir a minha autoconfiança tão importante para a retomada que se fazia necessária.


Outro Primo, o saudoso Serginho que completou esta semana 5 anos de partida e que tanta falta faz, conseguiu com o Amigo Hyung, para que eu pudesse cuidar do conteúdo do portal da Vera Cruz Seguradora, garantindo mais um trocado para ajudar na feira.


Me pego num misto de chorando pela saudade de Serginho e de risadas imaginando a pressão que ele deve ter colocado em Hyung para me conseguir esse contrato, rsrsrs.


Sim, Senhor!!!!


Vivi de bico com muito orgulho!!!


E um dos bicos mais significativos foi quando o Meu Amigo José Ribeiro me contratou para fazer uma revisão do Portal da Delphos, modéstia à parte um trabalho lindo, que gerou o nosso 1o. cheque que até hoje está na parede do nosso escritório, no Farol de Itapuã, ao lado da virtuosa casa de Vinicius de Moraes.


Logo após a tomada hostil do Click, cuja proteção e guiança do Meu Irmão Amilcar tornou menos dolorosa, eu deitei no sofá do meu pequeno apartamento no Leblon e fiquei 15 dias maturando o que fazer da minha vida…


Não sabia se voltava a vender seguros…


Afinal eu tinha dado a DDM, minha Corretora, de presente pro meu Irmão João de presente de casamento e, ao mesmo tempo, me sentia muito iluminado de ter tido a a oportunidade de aprender muito sobre internet graças aos investimentos dos meus ex sócios que ficaram com a empresa.


Encontrei em meu coração GRATIDÃO por todo investimento feito por meus ex sócios na minha pessoa, afinal o que eu tinha aprendido sobre as dificuldades e possibilidades do mundo digital e a inesquecível Gongada tomada na sede da Guima não teriam acontecido sem aquela boa grana investida.


E da Gongada, uma aula de estruturar sonhos e aprender a lidar com a impermanência decorrente da transição da Era Industrial para Era do Conhecimento ministrada pelo Irmão Mais Velho (tipo Pai Irmão) Ricardo Guimarães nasceu a Essenius Inclusão e Conectividade.


Pobrinha, mas com Visão, Missão e Valores bem definidos e que se sustentam até hoje.


Gratidão BG por ter me dados os fundamentos para que eu pudesse dar a Minha Auto Gongada!


A generosidade do Meu Irmão Caçula Tiago Guimarães, que deixou que enfiasse com os 4.800 reais que lhe cabiam da partilha, a sua visão libertária de futuro digital interativo do on e offline e o meu Amor por Seguros geraram a semente do primeiro fruto.


Os Essenius, povo Hebreu q acreditavam na iluminação através do autoconhecimento deram o nome transgressor, afinal naqueles tempos pos bolha de fevereiro de 2.000 muita gente acreditava que Internet tinha chegado para mostrar o pior de cada um. Nós não!


Acreditamos e ainda acreditamos na nossa Visão de que a “Conectividade é um agente importante da Era do Conhecimento e deve servir para tornar o mundo melhor e mais junto”


Quando lembro que não tinha grana para registrar a empresa e o Amigo Afonso D’Azincourt me ofereceu de presente e disse “tenho certeza de que logo logo você vai estar forte o suficiente para ser meu cliente”.


Ele acertou.


O nosso primeiro fruto foi o CQCS, uma Comunidade Online, três anos antes do Vale do Silício lançar a Web 3.0, e como não tinha recursos para fazer do jeito tradicional recebi o carinho dos meus Amigos Jorge Clapp e J. Garcia, saudoso incansável empreendedor da Radio Jornal Seguro Amanhã, que me garantiram conteúdo para começar e me pegaram pelas mãos e me apresentaram ao Incrível Mundo do Jornalismo de Seguros.


O primeiro portal foi feito por Leandro, indicação do Meu Amigo Fernando Russo Noel, e custou 800 reais pagos em 4 vezes kkk.


Hoje o CQCS é um significativo ecossistema de seguros, a maior comunidade de profissionais de seguros do mundo com mais de 100.000 inscritos, o principal hub de inovação da América Latina, realiza o CQCS Insurtech & Innovation que é o maior e mais relevante evento de inovação do segmento na Latam e, o principal, segue sendo o ambiente onde todos os Profissionais de Seguros se encontram, se informam, se mobilizam e contribuem para que nossa equipe acorde todo dia com a motivação de entregar um Portal cada dia melhor para que a sociedade se sinta melhor protegida a partir de um Corretor de Seguros melhor informado.


O resto vocês vão saber em outubro com a Web Serie CQCS 20 anos – Histórias e Estórias dos Seguros no Digital.


A exemplo destes primeiros passos que compartilho hoje, a nossa história é um tsunami de gente ajudando a gente.


Desde hoje cedo não paro de lembrar do inesgotável número de pessoas que me estenderam a mão nos últimos vinte anos.


Como é humanamente impossível relacionar todos que nos ajudaram a chegar até o nosso vigésimo ano, vou agradecer em bloco.