Diretora da Wiz é coautora do livro sobre atuação da liderança no novo normal

Stephanie Zalcman assina um dos capítulos de “Liderança estratégica: o novo normal na visão de líderes da alta gestão” - O livro com o maior número de autores sobre liderança estratégica já publicado no Brasil será lançado pela Academia Europeia da Alta Gestão em evento online no dia 26 de agosto, às 19 horas, com transmissão pelo canal do YouTube da entidade. A obra intitulada de “Liderança estratégica: o novo normal na visão de líderes da alta gestão” coleta a visão de 81 líderes, entre eles a representante do setor de seguros, Stephanie Zalcman, CPO (Chief Placement Officer) da Wiz Soluções e Corretagem de Seguros.

Para Stephanie, a liderança estratégica do “novo normal” precisa compreender de forma clara o cenário como um todo, especialmente o impacto do home office na rotina das pessoas. “Existe uma série de fatores externos que impactam no bem-estar do funcionário, afetando diretamente a qualidade de seu trabalho, diante disso, o principal desafio da liderança é o de criar um ambiente de trabalho motivador, colaborativo e de apoio à distância”, afirma.

É fundamental que os colaboradores tenham confiança em seus líderes e os gestores em seus times. Diante dessa nova realidade, algumas competências serão mais requisitadas dos gestores: “Ter capacidade de se adaptar a diferentes cenários é uma habilidade fundamental para superar as consequências do ‘novo normal’. Decisões exigirão mais tato e maior análise para sua tomada final. A criatividade será indispensável para que boas soluções sejam encontradas com agilidade. Os líderes precisarão de calma e flexibilidade para garantir coordenadas mais assertivas. Comunicação clara e assertiva deve ser o pilar desta situação, já que as atualizações são cada vez mais rápidas e constantes. Revisar estratégias e dar segurança aos colaboradores para realizarem suas tarefas, seja através de conversas, treinamentos ou desenvolvimentos individuais, são necessários. Manter a própria motivação e a da equipe é outro grande desafio a ser vencido”, enumera.

Stephanie analisa que toda crise traz ameaças próprias, entretanto, também cria oportunidades. “Há uma oportunidade real para nos afastarmos de abordagens fixas e soluções padronizadas e assim, reinventarmos o futuro do trabalho, gerando oportunidades para que as empresas o vejam de forma diferente. Nossa capacidade de reconhecer e equipar de forma proativa nossas equipes, não apenas com recursos físicos, mas também com habilidades, mentalidades, comportamentos e valores, será fundamental para garantir uma melhor recuperação”. Ela enfatiza que as relações trabalhistas vão incorporar muito do que foi criado para o período pandêmico, pois a evolução digital e as mudanças de comportamento não têm volta, as empresas que quiserem sobreviver terão de entender esse novo mundo. O livro “Liderança estratégica: o novo normal na visão de líderes da alta gestão” pode ser adquirido pelo site: www.altagestao.com