D’Or Talks: especialista ensina técnicas básicas de cuidado emocional

De acordo com a psicóloga e sócia-fundadora do Instituto Entrelaços Erika Pallottino, os chamados Primeiros Socorros Emocionais são recursos e possibilidades para cuidar de si e do outro em situações de crise. Na segunda live do D’Or Talks, série lançada pela D’Or Consultoria no Youtube, ela explicou que “neste momento, estamos dizendo sim para nossa saúde e não para a nossa liberdade temporariamente, então apresentamos uma resposta de luto”, disse.

Para lidar com isso, os PSEs têm como conceito fundamental a ideia de que qualquer pessoa pode oferecer cuidado ao outro. “Nem todos precisarão de ajuda profissional, mas todos nós precisamos de cuidado”, ela pontuou. “Basicamente, trata-se de oferecer escuta e acolhimento, seguindo o tripé: cuide de si, cuide do seu time, cuide do outro”, completou a psicóloga.

Durante a transmissão, a especialista e o psiquiatra e médico do trabalho Guilherme Malaquias responderam a diversas perguntas enviadas em tempo real pelos espectadores da live. Entre as principais dúvidas, surgiram questões sobre como identificar sintomas de que uma