• Ivanildo Sousa

Construtivo e Wiz BPO lançam solução conjunta para a gestão de riscos voltada ao setor de seguros

Companhia de tecnologia especializada no setor de construção e unidade de negócio do conglomerado Wiz desenvolvem oferta pioneira para a gestão de riscos na execução de empreendimentos - A Wiz Soluções, maior gestora de canais de distribuição de produtos financeiros e seguros do país, sai à frente no mercado com a comercialização de seus seguros integrados ao serviço de acompanhamento de obras e gestão de riscos, uma exigência que passa a valer com a aprovação da Lei 14.133/2021”, que eleva o seguro garantia de 10%, em obras acima de R$ 200 milhões, para 30% do valor do contrato.

O serviço de gestão integrado à venda do seguro será oferecido por meio de uma solução criada em conjunto pelo Construtivo, companhia de Tecnologia da Informação com DNA em Engenharia, e a Wiz BPO, unidade de Business Process Outsourcing do conglomerado Wiz, focada também em desenvolvimento de tecnologias para a melhoria dos processos de venda e pós-venda do mercado de seguros.

Na prática, o Construtivo entra com a sua ferramenta Colaborativo, utilizada nos maiores projetos e obras do Brasil, para automatizar os procedimentos que envolvem o acompanhamento e a gestão dos riscos do projeto, enquanto a Wiz BPO operacionaliza o sistema para assegurar que seja realizada uma fiscalização das obras em andamento. A solução passa a fazer parte da plataforma de serviços da unidade sob a marca Wiz BPO by Construtivo.

"Trata-se de uma oferta inédita no mercado, já que até então as corretoras vendiam os seguros para projetos de infraestrutura, mas as seguradoras não tinham acompanhamento da obra de forma detalhada e em tempo real, pois essa geralmente era realizada por um fiscal da obra", comenta acrescentando que, nesta oferta da Wiz, o seguro terá um valor agregado com o acompanhamento dos projetos.

A proposta da solução também potencializará o suporte ao seguro quinquenal, que faz parte do novo programa Casa Verde e Amarela (antigo Minha Casa Minha Vida), e prevê que a construtora dê garantia nos primeiros cinco anos da obra para a cobertura deriscos e eventuais problemas por meio da seguradora. Essa garantia será fiscalizada e assegurada pela metodologia aportada no Colaborativo.

"A nossa atuação em gestão de risco e acompanhamento de obras é de extrema relevância para as seguradoras, que conseguem prever e evitar um possível sinistro. Elas entendem o que está acontecendo se os valores são gastos devidamente e, assim, têm garantias do cumprimento dos contratos. Essa avaliação técnica é um diferencial para as seguradoras responsáveis pelos seguros que garantem a execução de obras", explica Leandro Leite, diretor executivo da Wiz BPO.

O acompanhamento e gestão de riscos integrados à venda do seguro garantem o andamento da obra com eficiência e redução de custos. "As empresas continuarão desenvolvendo outros serviços que antecipem demandas de mercado", finaliza Leandro Leite.


Sobre o Construtivo


O Construtivo é uma empresa de tecnologia com DNA de engenharia. Pioneira no conceito de nuvem, atende aos maiores projetos de infraestrutura do Brasil. Fundado em 2000 como uma joint venture do Grupo Santander, o Construtivo passou por um processo de MBO (Management buy-out) em 2004 e se tornou uma empresa nacional.

Atendendo mais de 70 mil usuários e cerca de 200 clientes ativos, entre eles Norte Energia, AES, CPFL, EDP, Taesa, Alupar, CTG, Energisa, CSN, Rumo, Promon, Concremat, EGIS, Intertechne, Systra, LBR, Voith, Andritz e Weg, a empresa mantém uma sede em São Paulo e uma filial em Porto Alegre.

O Construtivo tem como carro chefe a plataforma Colaborativo, ofertada na modalidade de serviço (SaaS). Com o objetivo de apoiar seus clientes em sua transformação digital, as soluções do Construtivo não se limitam apenas àquelas que compõem o Colaborativo. Elas englobam outras tecnologias e serviços aproveitando o know-how de mais de 20 anos de sua equipe em CAD e o pioneirismo em BIM.

Referência em gerenciamento de processos com especialização em engenharia civil, a empresa atende áreas como energia, transporte, saneamento, ferrovia, administração pública, manutenção, entre outras.

Informações: http://www.construtivo.com/


Marcus Granadeiro, CEO do Construtivo,