• Ivanildo Sousa

Conjuntura CNseg nº 45 destaca temas relevantes para o seguro

Edição aborda assuntos como o mercado para Grandes Riscos, normas de investimentos, open insurance e Google Trends - As grandes oportunidades para o mercado de Grandes Riscos criadas pela Resolução CNSP 407, uma análise do panorama e das perspectivas sobre as mudanças nas normas de investimentos, o aumento do número de beneficiários da Saúde Suplementar com expansão maior na faixa etária acima de 59 anos e a retomada da capitalização estão entre os temas de Destaques dos Segmentos da Conjuntura CNseg nº 45, uma publicação da Confederação Nacional das Seguradoras.

A edição inclui outros assuntos relevantes nas demais seções. No Boxe Regulatório, é abordado que o Brasil está a caminho de ser o pioneiro na implementação do open insurance no mundo. Mas, para que essa experiência não entre no rol daquelas boas ideias que por falhas em sua execução, não alcancem todo seu potencial, a CNseg considera que há aspectos importantes que merecem ser mais bem debatidos e avaliados.

O Boxe Estatístico trata da utilização do Google Trends como ferramenta complementar de análise de tendências do setor segurador. De acordo com o artigo, a pandemia da Covid-19 e suas consequências abruptas amplificaram a necessidade de acompanhar em tempo real o que tem acontecido na economia e nos setores, acelerando um processo que já vinha ocorrendo há alguns anos: a adoção de indicadores alternativos para o acompanhamento econômico.

Uma análise sobre o setor de seguros, previdência e capitalização no Boletim Consumidor em Números 2020, lançado em março pela Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), é objeto do Boxe Relações de Consumo. Em 2020, foram 15.641 reclamações cadastradas, representando 1,3% das ocorrências da plataforma Consumidor. gov.br.

Para finalizar, no Boxe de Produção Acadêmica, os leitores são apresentados a uma variedade de temas, desde a fraude nos seguros de automóveis, a transformação digital nos seguros, passando pelos impactos da operação Lava Jato nos seguros D&O entre outros assuntos relevantes.


Sobre a CNseg


A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.