CNSeg: Uma trajetória que acompanha o progresso do País

A Confederação Nacional das Seguradoras - CNseg, a entidade de representação máxima do setor segurador brasileiro, comemora nesta quinta-feira, 25, seu 69º ano de fundação. Nasceu como Federação Nacional das Empresas de Seguros Privados, de Capitalização e de Previdência Complementar Aberta (Fenaseg) em 25 de junho de 1951, em meio a enormes transformações ocorridas no País e como resposta ao espírito desenvolvimentista da época. A década de 50 foi marcada por grandes transformações. O ano de 1951, abriga o surgimento, por exemplo, da Lei Afonso Arinos, pioneira contra o racismo no Brasil. Em 1952, foi criado o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico (atual BNDES). No ano seguinte, é fundada a Petrobras. Já em 1954, ganhava destaque a atuação do setor segurador no meio rural, com a constituição da Companhia Nacional de Seguro Agrícola (CNSA).

Para atender uma necessidade de atualização do modelo de representação, a partir de 2008, a Fenaseg passou a ser o braço sindical e a CNseg foi criada para ser o braço associativo. O papel primordial da CNseg é atuar nacionalmente, em nome dos interesses das Federações segmentadas (FenSeg, FenaPrevi, FenaCap e FenaSaúde), que representam empresas de Seguros, Previdência Privada Complementar Aberta e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização. Sua missão é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País. Hoje o setor de seguros é líder em arrecadação de prêmios na América Latina e ocupa o 16º lugar no ranking mundial. Além disso, o setor acumula ativos que equivalem a 25% da dívida pública brasileira.

Ao longo de sua história, a Confederação fomentou debates sobre temas como tarifa de seguro contra incêndio (1969), seguro de vida (1977) e muitos outros tópicos pertinentes para as seguradoras, os consumidores e o País. O Centro de Documentação e Memória do Mercado Segurador (CEDOM) da CNseg (cnseg.org.br) apresenta mais informações sobre a trajetória da CNseg.


Sobre a CNseg


A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem o setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é contribuir para o desenvolvimento do sistema de seguros privados, representar suas associadas e disseminar a cultura do seguro, concorrendo para o progresso do País.



Com informação suas decisões são mais seguras.
Agência Seg News @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080 

WhatsApp: 95794-6570