BenCorp reduz pela metade reajuste de planos de saúde corporativos em 2020

O processo da pandemia reduziu o sinistro dos planos corporativos, mas não reduziu o poder das operadoras de aumentar e corrigir os planos de saúde

A BenCorp, consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, conseguiu através da negociação com os planos de saúde que a carteira de seus clientes tivesse, em média, reajuste de 7,72%, enquanto os planos coletivos, segundo a imprensa, aumentaram mais de 15%. A BenCorp possui uma área exclusiva com a atenção voltada para atuação tanto preventiva quanto resolutiva, na gestão da saúde das empresas clientes, o que faz com que haja um número muito menor de ocorrências que ocasionam aumento no sinistro.

A consultoria administra mais de 0,5 bilhão em apólices dos clientes, tem parceria com mais de 30 operadoras / seguradoras, atende a 1 milhão de vidas, a sinistralidade média da sua carteira é de 74% e opera os planos de 177 clientes em saúde ocupacional, como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros

“O processo da pandemia reduziu o sinistro dos planos corporativos, mas não reduziu o poder das operadoras de aumentar e corrigir os planos de saúde em função dos sinistros de 2019, quando não havia o covid-19, então, os aumentos de 2020 foram impactados por uma época em que as pessoas iam normalmente aos médicos, laboratórios e hospitais. Então, conseguir reduzir em quase 50% o aumento dos planos de saúde corporativos, em relação à média de mercado, reflete o trabalho que desenvolvemos diariamente junto aos nossos clientes, a fim de cuidar, ao máximo, da saúde de todos, a partir do nosso modelo preditivo”, explica César Ciongoli, CEO da BenCorp.

“Dessa forma, com apoio da nossa equipe médica especializada no acompanhamento e acolhimento de casos complexos, de internação, segunda opinião, home care e outros, conseguimos alcançar o nosso intuito, que é oferecer o melhor atendimento para os colaboradores e reduzir os impactos nos custos de saúde”, complementa o executivo.

O slogan da BenCorp: + Benefício – Custo evidência claramente o modelo de negócio que visa oferecer produtos e serviços de qualidade que atendam às necessidades dos clientes. Para atingir esse objetivo, a companhia investiu em pessoas, tecnologia própria, parcerias com M.I.T. (Massachussets Institute of Tecnology) e outras renomadas instituições, atuando em quatro unidades de negócios:

BenCorp Consulting: realiza uma análise global dos benefícios existentes, sempre alinhada com a cultura organizacional e políticas internas de recursos humanos. Com foco estratégico, identifica pontos críticos e seleciona no mercado as melhores alternativas em benefícios corporativos;

BenCorp Risk: captação e análise de informações relevantes fazem da BenCorp Risk o início de um processo eficaz na gestão estratégica dos benefícios, através de plataforma de TI de última geração, com alianças estratégicas. Utiliza também recursos tecnológicos e humanos disponíveis em âmbito mundial para proporcionar às empresas clientes melhoria de desempenho dos colaboradores e otimização dos recursos financeiros;

BenCorp Health: realiza diagnóstico e monitoramento da população corporativa com focos principais em promoção de saúde, redução de percentuais de risco e prevenção de doenças, por meio de ações diferenciadas para cada grupo e acompanhamento constante. Associado a programas de incentivo, com o propósito de elevar os padrões da saúde corporativa e produtividade, integra estratégias de gestão da população saudável, avaliando o perfil de saúde e estilo de vida;

BenCorp Occupational: através do atendimento médico ocupacional, realização de exames previstos no PCMSO – Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional, elaboração de documentos exigidos pelo MTB – Ministério do Trabalho através das Normas Regulamentadoras, bem como a implantação de ações de saúde e ambulatórios médicos, pode-se diminuir o número de afastamentos e os gastos com INSS, além de reduzir a sinistralidade do plano de saúde. A BenCorp Occupational faz a gestão estratégica completa das ações necessárias para o cumprimento da legislação trabalhista e previdenciária. Estas ações permitem que as empresas identifiquem os problemas de saúde dos trabalhadores sob nossa gestão, resultando em redução de custos para a empresa cliente, com enfoque especial para FAP/NTEP e E-Social.

“A equipe médica da BenCorp tem um papel fundamental na administração de ocorrências específicas, mediação e intercessão junto a operadoras de saúde. Concentrar e direcionar os protocolos de saúde baseados em aspectos da população da organização. Utilizando KPI’s concernentes a esta organização, define-se os planos de ação que objetivam a diminuição da incidência de patologias e aumento da qualidade e expectativa de vida, consequentemente a redução de custos com procedimentos clínicos, internações e exames”, finaliza Danilo Sarti, diretor médico da BenCorp.


Sobre a BenCorp


Fundada em 2008, a BenCorp é uma consultoria que oferece gestão integrada de benefícios corporativos e saúde ocupacional, promove bem-estar para os colaboradores e oferece mais benefícios e menos custo para as empresas clientes. A companhia, que foi indicada pela primeira vez ao prêmio Top of Mind RH em 2020 e tem mais de 200 funcionários, 200 grupos empresariais como clientes.

A atenção e cuidado que a BenCorp trata seus clientes demonstra claramente que seu trabalho vem se materializando em grandes realizações, como crescimento acima dos 50% nos três últimos anos, a conquista de grandes parceiros como Magalu, LeroyMerlin, RedeTV, CCR, XP Investimentos e muitos outros.

Dentro do trabalho consultivo prestado pela BenCorp existem quatro drivers: consultoria, gestão de risco, gestão de saúde e medicina ocupacional. Essa equação entrega informações valiosas, como um mapa estratégico da saúde dos beneficiários. A partir disso, são estratégias para regular a taxa de sinistralidade, identificar os tipos de uso do plano (maiores utilizadores/gastos), dentre outras. Mas, não são somente gráficos, a BenCorp está presente no dia a dia das empresas, propondo soluções que envolvem, inclusive, regulação e auditoria médica, gestão dos casos crônicos e complexos. Com isso, há a possibilidade de direcionar os colaboradores para o melhor tipo de atendimento médico e com o custo mais eficiente para a empresa.


César Ciongoli, CEO da BenCorp.






Posts recentes

Ver tudo