• Ivanildo Sousa

Associação Brasileira de Fintechs cria Grupo de Trabalho de Open Insurance

A partir da abertura de consulta pública de Minuta de Resolução do CNSP e da Circular Susep que regulamentam o Open Insurance, a Associação Brasileira de Fintechs (ABFINTECHS) convocou principais executivos, profissionais de produtos e de tecnologia de Fintechs e Insurtechs associadas para participar com contribuições à esta consulta e formar um Grupo de Trabalho para encaminhar à SUSEP suas contribuições/sugestões em relação a minuta divulgada. Além de contribuir nesta etapa inicial, o GT continua acompanhando e contribuindo com a implantação do Open Insurance. Fazem parte deste grupo os representantes das empresas associadas na ABFINTECHS.

Para o Coordenador do Grupo de Trabalho do Open Insurance, o Rogério Melfi, o Open Insurance trará benefícios para crescimento do mercado de seguros na medida que “os consumidores (atuais e futuros) serão os maiores beneficiados, uma vez que os segurados terão a posse e o direito de compartilhar as informações sobre os seus seguros entre as seguradoras que assim desejar, propiciando a oportunidade de receber ofertas de seguros mais adequadas às suas necessidades e com condições comerciais mais favoráveis.” Na sua avaliação, isto trará mais competitividade ao mercado, já que todos os players (Seguradoras, Entidades de Previdência e Capitalização, Corretores, Insurtechs entre outros) precisarão se adequar às novas demandas que surgirão com tal inovação.

“Analisamos as minutas da consulta pública sob a visão das associadas e encaminhamos sugestões e comentários à SUSEP. Acreditamos ser muito importante a manifestação da ABFINTECHS, pois o objetivo do Open Insurance é atender o interesse dos consumidores, provendo mais opções, experiências customizadas, produtos sob medida e inovação cobrindo toda sua vida financeira”, destacou Melfi. As informações somente serão compartilhadas com o consentimento do cliente entre sociedades reguladas pela Susep. Também está prevista a figura das Sociedades Iniciadoras de Serviços de Seguros que com o consentimento do cliente terá acesso a dados. “Temos casos no Open Banking, que estão sendo implantados em diversos países, que mostram um crescimento do mercado, inovação e uma melhor experiência dos clientes, assim a expectativa para o Open Insurance é positiva, fortalecendo o Open Finance, promovendo uma melhor eficiência do mercado”, concluiu.

A ABFINTECHS é uma associação criada para atender às demandas das empresas de tecnologia inovadoras que inventam e reinventam os produtos e serviços financeiros. Em especial, representa os interesses das fintechs e atuam como interlocutores junto a órgãos governamentais e reguladores com o objetivo de gerar negócios para que os associados se fortaleçam e possam prosperar em suas atividades.