• Ivanildo Sousa

Argo Seguros visa estimular uso de bicicletas e passa a patrocinar ONG Aromeiazero

Estimular cada vez mais pessoas a utilizarem a bicicleta como meio de transporte para o trabalho e o lazer. É com esse objetivo que a Argo Seguros, a maior seguradora especializada em bikes do Brasil, se tornou patrocinador institucional do Aromeiazero, ONG que tem como missão promover mudança no modo de vida das pessoas e das cidades através da bicicleta. A escolha do Aromeiazero passa por toda sua história de engajamento a favor das bicicletas. O instituto é membro da Ciclocidade, União de Ciclistas do Brasil (UCB), Coalizão Negra de Direitos Humanos e da World Cycling Alliance. Entre outros destaque, a ONG teve também projetos reconhecidos no exterior como o Fórum Mundial da Bicicleta e do Velo-City em diversos países.

“A Argo é uma seguradora que periodicamente apoia ações sociais. Em linha com um dos posicionamentos da marca no Brasil, que é a inclusão social, escolhemos o Aromeiazero pelo extenso calendário de projetos sociais que ela promove. O fato dessa transformação social começar pela bicicleta, um dos segmentos que mais atuamos, essa parceria se tornou natural”, explica Ivan Vasconcellos, responsável pela área de comunicação e marketing da Argo Seguros.

“Enxergamos na bicicleta um meio para trabalhar outras questões. A partir dela, cria-se a aproximação e admiração necessária para se discutir a autonomia do indivíduo, o desenvolvimento de uma comunidade e a expressão de uma cultura. Essa parceria institucional com a Argo certamente nos ajudará a impulsionar outros projetos ”, avalia Murilo Casagrande, sócio fundador e diretor de desenvolvimento institucional do Aromeiazero.

Entre as ações desenvolvidas atualmente pela entidade estão o Guia de Projetos do Aromeiazero, que ensina pessoas a como transformar a bicicleta como possível ferramenta de fonte de renda, empreendedorismo, arte, cultura e acesso à cidade; a Bike-a-thon, uma maratona de inovação social que oferece apoio técnico e financeiro para ideias, negócios e projetos de turismo que, através da bike, colaboram para o fortalecimento de territórios de baixa renda do Brasil; o Bike Arte Gira, que é um festival de rua independente que celebra a bicicleta e tudo o que ela representa; e a Jornada para Multiplicadores, que reuniu quase 50 educadores de todo o Brasil e um grupo de portugueses. Através dessas experiências será publicado um e-book em breve.

Desde sua fundação, em 2011, a ONG já realizou mais de 80 projetos. São mais de 800 pessoas que aprenderam sobre mecânica de bicicleta e outros conteúdos; 4.200 crianças aprenderam a pedalar; e mais de 35 mil pessoas já participaram dos festivais realizados. O objetivo é ampliar essa atuação para todo o Brasil e o patrocínio da Argo Seguros é fundamental para isso.


Sobre a Argo Seguros


A Argo Seguros é uma companhia especializada em seguros de Transportes, Riscos Patrimoniais, Linhas Financeiras, Responsabilidade Civil Geral e Profissional. Através da sua plataforma digital também oferece proteção para prestadores de serviços, transportadores, bikers entre outros. Atualmente está entre as cinco maiores seguradoras de Transporte Internacional e de Responsabilidade Civil Profissional. É subsidiária do Grupo Argo, seguradora e resseguradora com atuação em diversos mercados. Para saber mais, acesse: www.argoseguros.com.br.


Sobre o Aromeiazero


O Aromeiazero Organização sem fins lucrativos que utiliza a bicicleta para reduzir as desigualdades sociais e contribuir para tornar as cidades mais resilientes. Os projetos contam com patrocínio de empresas e pessoas físicas, além de leis de incentivo, sendo grande parte das ações localizados em periferias e comunidades vulneráveis Desde 2011, as iniciativas do Aro promovem uma visão integral da bicicleta, potencializando expressões culturais e artísticas, geração de renda e hábitos de vida saudáveis. Para saber mais, acesse https://www.aromeiazero.org.br/.


Ivan Vasconcellos, responsável pela área de comunicação e marketing da Argo Seguros.