AIDA Brasil realiza XIV Congresso Brasileiro de Direito de Seguro e Previdência

O evento aconteceu na cidade de Gramado - Rio Grande do Sul - Após dois anos de pandemia, a Associação Internacional de Direito de Seguros realizou seu tradicional Congresso que busca fomentar estudos, reflexões e maior conhecimento sobre o direito do seguro, resseguro e previdência privada. Entre os dias 28 e 29 de abril, em Gramado, Rio Grande do Sul, o evento reuniu cerca de 360 congressistas.

Juliano Ferrer, Presidente da AIDA Brasil, realizou a abertura junto aos representantes das principais entidades do setor. Para Juliano, o evento foi especial, pois as pessoas estavam esperando esse reencontro. "Depois de dois anos sem Congresso, foi muito bom propiciar esse momento e ter a casa cheia de pessoas motivadas a estudar, ouvir os painéis, participar e refletir sobre o direito do seguro", disse.

No primeiro dia, houve dois painéis. O primeiro com o tema "Visão contemporânea da regulação em seguros e resseguros", como presidente da mesa Maria Amelia Saraiva e os palestrantes foram Amanda Flávio de Oliveira e Washington Luis Bezerra da Silva e, como debatedora, Guadalupe Nascimento. Já o segundo painel abordou o tema "Arbitragem nos seguros" e foi composto por Vivien Lys Porto, como presidente de mesa e os palestrantes convidados foram Flávio Tartuce e Sergio Ruy Barroso de Mello.

Num segundo momento, aconteceu o lançamento dos livros: Aspectos Jurídicos dos Contratos de Seguro - Vll, organizado pela Prof. Dra. Angélica Carlini e Prof. Dr. Pery Saraiva Neto. Processo Civil e Seguro, coordenado por Fredie Didier Jr, Frederico Augusto Leopoldino Koehler, Luís Antônio Giampaulo Sarro, Luis Fernando Crestana, Luiz Henrique Volpe Camargo e Paulo Henrique dos Santos Lucon. Código do Processo Civil - Anotado e Comentado, coordenado por Luís Antônio Giampaulo Sarro, Luiz Henrique Volpe Camargo e Paulo Henrique dos Santos Lucon e Mulheres no Seguro, coordenado por Regina Lacerda e Andréia Roma.

No fim da tarde, foram realizadas as reuniões dos Grupos Nacionais de Trabalho de Seguro de Pessoas, Solução de Conflitos, Saúde Suplementar, Automóvel e Responsabilidade Civil (conjunta), Novas Tecnologias e Relações de Consumo (conjunta) e Seguro de Transporte e Ambiental (conjunta).

No segundo dia, foram iniciados os trabalhos com o terceiro painel, que colocou em pauta o tema "Inovação em seguros: Open insurance e criptoativos". Como presidente da mesa Maria da Glória Faria e os palestrantes Manoel Gustavo Neubarth Trindade e Angélica Carlini. Logo após, merecidamente, foram homenageadas três Personalidades do Direito. Do ano de 2019, foi Washington Luis Bezerra da Silva; De 2020, Angélica Luciá Carlini e, de 2021, Maria da Glória Faria.

Realizado logo na sequência, o quarto painel abordou o tema "Mudanças climáticas e impactos nos seguros rurais" e teve como presidente da mesa Juliano Ferrer. Os palestrantes foram Pedro Loyola e Pery Saraiva Neto e, como debatedor Joaquim Neto, presidente da Comissão de Seguro Rural da FenSeg.

Em seguida, foram realizadas as reuniões dos Grupos Nacionais de Trabalho de Processo Civil, Seguros e Agronegócio, Seguro de Crédito e Garantia e Linhas Financeiras. Logo após, foi realizado o quinto painel, que foi a Conferência de Encerramento. Compuseram a mesa, Juliano Ferrer, presidente da AIDA Brasil, o Ministro Paulo de Tarso Vieira Sanseverino - STJ, o Desembargador Gelson Stocker - TJRS e Ricardo Villar - OAB-RS.

Realizado com sucesso e com a lotação máxima, Ferrer falou sobre a mudança que foi feita para deixar atuais os temas que foram expostos. "Reestruturamos os painéis para trazer questões contemporâneas para o debate e assim enriquecer o conhecimento de todos os operadores do direito que militam no nosso mercado", explicou.