Please reload

#Seguro é o canal para a proteção!

O mercado brasileiro de seguros é inexplorado. Ainda não conseguimos desenvolver campanhas de divulgação institucional eficientes e focadas para mostrar para a maior parte da sociedade (principalmente aos que mais necessitam) a importância do setor de seguros como "pilar" de proteção financeira para riscos aos quais estamos expostos no dia-a-dia.

 

Claro, quando se fala em automóvel, o seguro é visto como fundamental em função da ampla divulgação de roubo e furtos e do valor agregado do bem. Por isso grande parte das pessoas procuram se proteger com coberturas de seguros ou proteção veicular. 

 

Por sua vez, quando se trata de Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, embora seja um risco infinitamente mais importante a ser protegido do que qualquer bem material, grande parte das pessoas ainda declinam em contratá-los por diversas razões. Primeiro porque ninguém para pra pensar sobre a ,morte ainda é um tema pouco conversado, ela é quase que intocável.,  o mesmo acontece com seus respectivos familiares. Segundo porque ainda persiste a sombra do "Ricardão" (Vou deixar minha mulher com dinheiro e...). O problema é Cultural!

 

O setor precisa produzir conteúdo para difundir cultura do seguro. Levar informações sobre as características de produtos como Seguro de Vida e Acidentes Pessoais, Seguro Residencial, Seguro de Responsabilidade Civil entre outros. E também informar quanto o mercado paga em indenizações e demais dados sobre a solidez e os níveis de segurança que os órgãos de fiscalização (Susep) proporcionam aos segurados em relação às reservas destinadas aos pagamentos dos sinistros pelas companhias de seguro.

 

A ausência de informações sobre fatores importantes como os apresentados, abrem lacunas para o surgimento de "empresas marginais", como as Associações que não oferecem garantias LEGAIS em relação aos riscos que assumem como se Seguradoras fossem. 

 

Hoje, com as facilidades de comunicação e relacionamento proporcionadas pelas mídias digitais, os canais estão abertos para que esta tão necessária Divulgação Institucional seja feita com a participação de todos os agentes do mercado: Seguradoras, Empresas de Previdência Privada, Corretoras de Seguros, Assessorias de Seguros...

 

A CNSeg (Confederação Nacional das Seguradoras) tem feito esforços neste sentido, através de projetos como a RádioCNSeg (http://radio.cnseg.org.br), que foi lançada em 2017 para ampliar o diálogo do setor de seguros com a sociedade. A entidade também colocou no ar uma fanpage própria no Facebook; e um canal no YouTube-‘CNseg - O canal seguro’. Projetos desta importância seriam mais efetivos se fossem mais apoiados por iniciativas conjuntas do mercado através de conteúdos de interesse geral do mercado de seguros e, em particular, dos segurados. As redes sociais vieram para integrar ações para o bem estar das pessoas. E o seguro é indispensável para a manutenção deste STATUS!
 

(*) Ivanildo J. M. Sousa: 30 anos de atuação como jornalista no mercado de seguros.  Formado pela Fundação Cásper Líbero, Repórter e Editor-Assistente da Revista Seguros & Riscos (1988 á 1991); Editor da RBS– Revista Brasileira de Segurança; Repórter da Revista Gerência de Riscos (Publicação da ABGR - Associação Brasileira de Gerência de Riscos); Repórter/Colaborador da Revista Balanço Financeiro (Grupo Gazeta Mercantil) e da Folha da Tarde/Economia (Grupo Folha da Manhã), além de Fundador e Diretor de Redação da Revista Cobertura até 2005.

 

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Seminário da Seg News destacou relevância do gerenciamento e prevenção aos Riscos de Incêncio e Explosões!

December 6, 2019

Presidente da Bradesco Seguros divulga mensagem especial a corretores

December 6, 2019

Setor segurador mantém crescimento de dois dígitos, 12,6%

December 6, 2019

Argo Seguros promove campanha de incentivo relâmpago para corretores

December 6, 2019

Bradesco Auto/RE é eleita a melhor seguradora de automóveis em 2019

December 6, 2019

CSP-MG realiza confraternização e homenageia personalidades do setor

December 6, 2019

Sincor-RJ comemora 87 anos de atuação no mercado de seguros

December 6, 2019

#BLACKWEEKSEGNEWS30%: Aproveite a promoção e participe de qualquer evento com 30% de Desconto!

December 2, 2019

Medida Provisória 905 desrespeita Profissionais e, acima de tudo, os Consumidores!

November 30, 2019

1/4
Please reload