22º Congresso: inscrições serão encerradas dia 31 (2ª feira)

As inscrições para o 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros serão encerradas nesta segunda-feira (31 de janeiro), em razão de já ter sido praticamente alcançado o limite máximo estabelecido pela organização do evento, de 2 mil participantes, equivalente a 40% da capacidade total do local do evento, o Royal Palm Hall, em Campinas (SP), considerado o centro de eventos mais avançado e completo da América Latina. O anúncio foi feito em entrevista coletiva concedida pelos presidentes da Fenacor, Armando Vergilio, e do Sincor-SP, Boris Ber, nesta quinta-feira (27). “Para proteger a saúde e o bem estar dos congressistas, não vamos passar de 40% de lotação do local, que é de 5 mil pessoas. Hoje, já temos mais de 1,8 mil inscritos, sem contar o pessoal que estará na 21ª Exposeg. Então, vamos ter que encerrar as inscrições na segunda-feira, porque estamos muito próximos do limite estabelecido”, afirmou Vergilio, na conversa com os jornalistas.

Ele acrescentou que, por sugestão do Sincor-SP, será aberta uma “lista de espera”, também na 2ª feira, para quem não conseguir fazer sua inscrição a tempo. “Caso o panorama mude (da pandemia), a gente pode repensar o limite para inscrições mais à frente e tentar contemplar essas pré-inscrições da lista de espera. Mas, se isso não for possível, vamos abrir para participação por meio remoto”, explicou o presidente da Fenacor.

De acordo com Vergilio, o Congresso será realizado, como previsto, nos dias 03, 04 e 05 de março, uma vez que a Fenacor e o Sincor-SP, parceiros na organização do evento, tiveram o cuidado de buscar todas as informações relevantes sobre a pandemia com fontes altamente qualificadas para respaldar a “melhor decisão”.

Segundo ele, isso não ocorrerá apenas se houver um comando de autoridades sanitárias ou do prefeito de Campinas ou do Governo de São Paulo, o que o presidente da Fenacor considera muito pouco provável. “Já está, inclusive, confirmada a participação no evento do secretário de Saúde de São Paulo. Além disso, temos informações de especialistas de que estamos na última semana de curva ascendente desta nova variante da Covid. A partir de início de fevereiro, os casos confirmados começam a cair rapidamente. E, no meio de fevereiro, lá para os dias 16 ou 17, se espera estabilização da curva em baixa. Estamos muito confiantes. Aliás, não houve, até agora, nenhum pedido de cancelamento de inscrições”, comentou o presidente da Fenacor.

Vergilio destacou ainda as medidas que serão adotadas para preservar a segurança e a proteção para os congressistas, que vão além dos protocolos estabelecidos pelas autoridades públicas.

Frisando que tudo será “rigorosamente respeitado e cumprido” pela organização, ele explicou que todos os participantes, de qualquer categoria, seja congressista, prestador de serviço, expositor, palestrante ou jornalista deverá enviar, com antecedência, a certidão de vacina com ciclo completo. Quem não apresentar, ficará com a inscrição pendente.

Além disso, será exigida a apresentação, no momento do credenciamento, de comprovante de teste, seja o PCR (realizado com até 72 horas de antecedência) ou antígeno (24 horas).

Adicionalmente, será preciso usar máscaras. Haverá álcool gel por todo o local.


Após o credenciamento, a organização irá disponibilizar testes gratuitos nas dependências do evento, para quem sentir qualquer desconforto durante os três dias do Congresso. EVENTOS. Na entrevista, Vergilio e Boris destacaram também que, na prática, os congressistas poderão participar de 3 eventos: o congresso técnico, contemplando debates, a atualização e o aperfeiçoamento profissional; a 21ª Exposeg, que reunirá as grandes empresas do setor, que irão apresentar seus produtos e campanhas, oferecendo grande oportunidade de relacionamento, parcerias e negócios; e a programação cultural, com shows de grandes artistas nos três dias.

Na Exposeg, que será aberta dia 03 de março (quinta-feira), às 11 horas, haverá uma praça da inovação, com as principais insurtechs do mercado brasileiro. “A exposição terá espaços arejados e corredores mais largos, também para assegurar maior segurança para os congressistas. Felizmente, conseguimos adesão para 100% dos espaços definidos”, afirmou Vergilio.

Já a programação cultural começa dia 03 de março, logo após a abertura do Congresso e do jantar, com apresentação da dupla Marcos & Belutti, que está completando 24 anos de uma carreira repleta de sucessos.

No dia seguinte, será a vez do cantor e ator Mumuzinho. E, no último dia do evento, haverá um show especial, reunindo as cantoras Fernanda Abreu, Paula Lima e Luiza Possi, em homenagem às profissionais do mercado e ao Dia Internacional da Mulher, comemorado em 08 de março.

CONGRESSO. O 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros terá 10 grandes painéis sobre os assuntos mais relevantes de interesse direto dos Corretores de Seguros.

Tendo como base o tema central do evento – “O Setor de Seguros e o Corretor, Realidade e Perspectivas” – esses painéis vão tratar de questões como a inovação, englobando a importância de se adotar novas ferramentas tecnológicas; os desdobramentos do Open Insurance; as novas fronteiras de negócios que se abrem para o Corretor através das redes sociais, da internet e do foco no digital; a necessidade de estar adequado aos dispositivos da LGPD; e o atendimento remoto ao cliente, entre outros.

O futuro da carteira de Automóveis e dos Ramos Elementares também será discutido em um painel no qual lideranças do mercado e especialistas vão debater aspectos relacionados à proteção veicular, ao seguro popular, às vantagens e desvantagens dos produtos com coberturas intermitentes e as plataformas de precificação que usam programas analíticos e a usabilidade.

Já no painel sobre o seguro saúde haverá amplo debate sobre critérios para reajustes, coberturas, telemedicina, franquias e o papel do Corretor na orientação aos segurados.

As novas perspectivas que surgem na área de benefícios, seguros de vida, planos de previdência privada e até nos investimentos financeiros, que, cada vez mais, atraem os Corretores, serão abordadas no painel com foco nas oportunidades que o mercado disponibiliza para a categoria.

Também está confirmado o painel sobre o cenário atual e as perspectivas da economia brasileira para 2022 e os possíveis reflexos no mercado de seguros, com a participação do renomado economista.

No tradicional painel institucional, autoridades e lideranças do setor vão comentar as novas oportunidades que o mercado de seguros oferece nesta década e o cenário que pode ser esperado no pós-pandemia.

Entre as novidades nesta edição do Congresso está o painel dedicado às mulheres do mercado de seguros, reunindo executivas que assumiram o comando ou atuam como líderes de grandes empresas do setor, que irão debater questões relacionadas à equidade e ao empoderamento.

As inscrições no 22º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros podem ser feitas neste link: https://www.congressodoscorretores.com.br/