Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Global Risks Report: estudo aponta ataques cibernéticos, fraude ou roubo de dados como dois dos cinco principais riscos globais

10/10/2019

Em um ambiente cada vez mais tecnológico e interativo, obter dados e informações sigilosas sobre determinado assunto tem se tornado cada vez mais simples. O Global Risks Report, estudo realizado em conjunto pelo Fórum Econômico Mundial e a seguradora Zurich, identificou ataques cibernéticos e fraude ou roubo de dados como dois dos cinco principais riscos globais em termos de probabilidade para 2019.
E isso não se aplica somente ao mundo empresarial. A sociedade civil também está cada vez mais exposta e problemas com a invasão da privacidade online tendem a aumentar. O executivo Tiago Santana, Engenheiro de Riscos Cibernéticos da Zurich, diz que as a maioria das pessoas não cuida da segurança de suas informações no mundo virtual como cuida no mundo real, mesmo que um seja apenas a extensão do outro, e que as principais consequências dessa falta de cuidados são os ataques cibernéticos para pessoas físicas, que podem envolvem riscos financeiros e à segurança pessoal.
“Quando falamos do risco financeiro, geralmente está relacionado ao roubo de informações para fins de fraude e benefício ao criminoso, que consiste em um ataque por meio de um malware enviado pelo mesmo., Já o risco de segurança pessoal diz respeito a aproveitar-se de toda informação que esteja disponível no meio digital, como fotos de familiares, local de trabalho, foto da própria casa ou locais de presença frequente, utilizando-se da engenharia social para o planejamento de ações criminosas contra uma pessoa especifica ou sua família.”

Para quem deseja saber como se prevenir de eventuais casos, o executivo tem importantes dicas para ajudar as pessoas a se resguardarem de ataques cibernéticos e possíveis fraudes. Confira:

Não use o seu e-mail corporativo nas redes sociais ou forúns e não fale no nome da empresa ou comente sobre suas atividades. Criminosos podem utilizar o seu e-mail para enviar mensagens de phishing ou podem se passar por você para enganar as pessoas com quem você trabalha com o intuito de obter acesso não autorizado aos sistemas e redes da empresa.
Tenha cuidado com o que você publica online, já que qualquer coisa pode ser utilizada contra você. Até mesmo o trabalho em organizações ou voluntariados promovidos por você nas redes sociais pode ser utilizado como meio para criar correios maliciosos chamando o seu interesse para clicar ou abrir um arquivo em anexo.
Nunca forneça suas informações pessoais para sites ou serviços que não necessitem delas para entregar o benefício que estão prometendo, como por exemplo, preencher um formulário com seus dados para receber o horóscopo ou informações esportivas.
Revise as configurações de privacidade para qualquer conta online e configure os seus perfis como privados. Apenas permita que os seus amigos e contatos de confiança vejam as suas publicações.
Use senhas fortes e únicas para todas as suas contas de trabalho e pessoais. Não utilize a mesma senha para múltiplas contas e troque-as periodicamente.
Utilizar autenticação em dois fatores/passos para todos os sites e sistemas que possuem esse tipo de segurança adicional, de forma que você sempre tenha que confirmar sua credencial em um outro dispositivo que só você tem acesso.
Altere a configuração de acesso do roteador em sua residência, a que já vem preestabelecida de fábrica, e habilite a codificação WPA2. Para maior segurança, segmente a sua rede com senhas independentes e conecte diferentes dispositivos a essas redes.
Não seja pego por mensagens fraudulentas, também conhecidos como “phishing”, verificando sempre se conhece a origem, o remetente do e-mail ou da mensagem de texto, o domínio (“empresa.com.br”) ou número do telefone, erros ortográficos e se a mensagem utiliza uma linguagem que denota urgência de alguma ação a ser realizada por você.
Crie contas com acessos restritos especificamente para os seus filhos, monitore as suas atividades online e ensine-os a atualizar o antivírus.
Não baixe aplicativos que possam conter malwares, por exemplo, aplicativos que não tenham sido baixados nas lojas oficiais da Apple ou Google.
Desabilite a conexão automática pelo Wi-Fi e lembre-se de verificar que a rede Wi-Fi que você usa é confiável. Nunca utilize redes públicas de Wi-Fi se não for urgente ou puder se comunicar por outra maneira.
Utilize cartões de créditos virtuais nas compras online. Atualmente a maioria dos bancos disponibilizam cartões de créditos virtuais que são validos apenas por um curto período te tempo ou por uma única transação.

Sobre a Zurich no Brasil

A seguradora Zurich soma o conhecimento do mercado brasileiro, no qual tem mais de 80 anos de experiência, à expertise internacional em soluções de seguros multicanal. A Zurich atesta solidez financeira e segue rígido padrão global de conduta, praticado em todas as suas operações. Dedica-se a compreender as necessidades dos clientes e oferece soluções para pessoas físicas e jurídicas, de pequenas empresas a multinacionais. Tendo o Brasil na sua estratégia de crescimento, e decidida a contribuir com o desenvolvimento social e econômico do país, visando o médio e longo prazo, a companhia dispõe de produtos e serviços sob medida para este mercado. Saiba mais em www.zurich.com.br.

Zurich Insurance Group (Zurich) é uma seguradora líder multicanal que apresenta soluções para seus clientes e parceiros na esfera local e global. Com cerca de 54 mil colaboradores, fornece uma ampla gama de serviços e produtos em Seguros de Vida e de Ramos Elementares em mais de 210 países e territórios. Entre os clientes da Zurich encontram-se indivíduos, pequenas e médias empresas, assim como grandes empresas e multinacionais.  O Grupo está sediado em Zurich, Suíça, onde foi fundado em 1872. O Zurich Insurance Group Ltd (ZURN) está listado no Six Swiss Exchange e tem o Nível I no programa American Depositary Receipt (ZURVY), que é transacionado fora da bolsa no OTCQX. Saiba mais em www.zurich.com.

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload