Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Advogado Ilan Goldberg fará lançamento do Livro "O contrato de seguro D&O" em SP, DF e RJ

02/10/2019

Em tese de doutorado, Ilan Goldberg examina os efeitos jurídicos essenciais do contrato de seguro D&O, com foco no estudo da responsabilidade dos administradores, abordando sua estrutura, contratação, principais coberturas e exclusões.

 

Nos últimos anos, cresceram no País as investigações nas esferas civil, administrativa e criminal dos atos de gestão de administradores. Não por um acaso, houve um aumento exponencial na procura por contratos de seguro de responsabilidade civil para diretores e administradores - o chamado seguro D&O (na sigla em inglês directors and officers). A apólice cobre os riscos de eventuais perdas causadas aos patrimônios dos administradores, contemplando as coberturas para custos de defesa e a indenização propriamente dita, a ser paga ao final da demanda que possibilite a utilização do seguro.  
A percepção de que o regime de responsabilidade dos administradores vem se tornando cada vez mais severo, aliada à constatação de que o seguro D&O opera como a melhor alternativa para absorver os riscos financeiros que pesam sobre o patrimônio pessoal dos administradores, deram vida à obra  O contrato de Seguro D&O, tese de doutorado em direito civil, elaborada pelo advogado Ilan Goldberg, no programa de pós-graduação em direito da Universidade do Estado do Rio de Janeiro.  A obra, lançada pela Thompson Reuters, tem prefácio do professor titular de Direito Civil da UERJ, Gustavo Tepedino, apresentação da professora adjunta de Direito Civil da UERJ, Milena Donato Oliva, e posfácio do jurista Modesto Carvalhosa.

O lançamento ocorrerá em 15/10, em São Paulo, 05/11, em Brasília, e em 07/11, no Rio de Janeiro.

Falar sobre o seguro D&O de forma sofisticada e profunda, tanto para administradores e gestores de sociedades, quanto para profissionais da área de seguros foi o percurso traçado por Goldberg. “Este livro não é apenas sobre contratos de seguros, mas, como antecedente necessário, sobre o regime de responsabilidade de administradores vertido para o contrato de seguro D&O”, afirma.

 

Tímida produção acadêmica

 

Apesar de o seguro D&O ser comercializado há aproximadamente 20 anos no Brasil e ter conquistado notável importância no empresariado brasileiro, não se pode dizer o mesmo a respeito da doutrina nacional. A produção acadêmica é bastante tímida a respeito de contratos de seguro, de maneira geral, e, mais acentuadamente, para o seguro D&O. Para elaborar a tese, Ilan Goldberg aprofundou as suas pesquisas em doutrina e jurisprudência estrangeiras, notadamente em países nos quais o contrato de seguro D&O apresenta penetração e desenvolvimento mais sólidos do que no Brasil. Assim, há vastas referências às produções acadêmicas colhidas nos EUA, Inglaterra   Espanha, França, Itália, Portugal, entre outros ordenamentos jurídicos.
Para os leitores, a obra preencherá uma lacuna notada no ordenamento jurídico brasileiro, propondo critérios capazes de resolver variados problemas comuns em matéria de responsabilidade de administradores no âmbito do contrato de seguro D&O.

 

Sobre o autor:

 

Ilan Goldberg – é advogado e parecerista. Doutor em Direito Civil pela UERJ e mestre em Regulação e Concorrência pela UCAM. Professor visitante da Escola de Direito da FGV Direito Rio, da Escola de Magistratura do Estado do Rio de Janeiro (EMERJ) e da Escola Nacional de Seguros (ENS). Sócio de Chalfin, Goldberg, Vainboim & Fichtner Advogados Associados.

 

Apresentação:
‘O Contrato de Seguro D&O’
Autor: Ilan Goldberg
Editora: Thompson Reuters
Nº de páginas: 572


Lançamentos :   

São Paulo – 15/10/2019 – 18h30
Livraria da Villa – Shopping Iguatemi – 2º piso
Av. Pres.  Juscelino Kubitschek, Vila Olimpia.

 

Brasília – 05/11 – 18h30
Espaço Cultural STJ
SAFS, Quadra 06, Lote 01, Trecho III
Zona Cívico Administrativa

 

Rio de Janeiro – 07/11 – 18h30
Museu da Justiça
Rua Dom Manuel, 29 – Sala do Tribunal do Júri
Centro

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload