Tokio Marine incentiva corretores de seguros a investirem em novos negócios

24/08/2019

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) recebeu no dia 20 de agosto, no Circolo Italiano, em seu tradicional almoço mensal, a diretoria da Tokio Marine Seguradora. Acompanhado de outros executivos, o presidente José Adalberto Ferrara expôs no encontro os números detalhados do desempenho da empresa nos últimos sete anos, produtos e ferramentas recém-lançados e o planejamento estratégico para os próximos três anos.

 

Sexta colocada no ranking do mercado segurador, de acordo com dados da Susep até junho deste ano, a Tokio Marine cresceu 10,7% nos últimos doze meses, de agosto de 2018 a julho de 2019, superando a média do mercado, que atingiu 6,8% no mesmo período. Mas, o bom desempenho da empresa não se restringe apenas ao último ano, quando a economia apresentou fraco desempenho. Entre 2011 e 2018, a Tokio Marine cresceu 200%.

 

Com 60 anos de atuação no Brasil, atualmente, a seguradora conta com um cadastro de 25 mil corretores e 1,8 milhão de veículos segurados. Nos últimos doze meses, a Tokio Marine apresentou crescimento expressivo em diversas carteiras. No seguro automóvel, que representa 62,8% da sua produção, o crescimento foi de 5,9%, enquanto o mercado decresceu 0,9%.

 

Para Ferrara, o crescimento negativo do seguro automóvel é um dado preocupante também para os corretores que concentram sua atuação nesse ramo. “Esse crescimento foi muito em cima do rouba-monte, e isso não é bacana”, disse. Por esse motivo, a companhia decidiu expandir sua atuação em outros ramos, desenvolvendo ações para estimular os corretores a fazerem o mesmo.

 

Novos produtos

Um dos recentes lançamentos da seguradora é o Tokio Marine Aluguel, tanto para pessoa física com jurídica. Segundo Ferrara, o diferencial é a garantia do preço cotado. “O nosso preço está garantido lá na ponta, sem acréscimos, e isso faz a diferença no mercado de fiança locatícia”, disse. Outra novidade é o seguro para safras agrícolas, que abrange 82 culturas. “Lançamos há três meses e já alcançamos R$ 60 milhões em produção”, revelou.

 

Ferrara também citou os seguros D&O e o RC Eventos, que pode ser acessado por aplicativo, além do seguro para frotas de 3 a 50 veículos, com preço online, e o seguro para pequenos embarcadores e transportadores. “Gostaria que os corretores enxergassem esses produtos como oportunidades de negócios que farão crescer o bolo securitário”, frisou.

 

De acordo com o executivo, o seguro Auto Popular da companhia passou por reformulações e agora cobre desde veículos zero quilometro até com 25 anos de idade. “A vantagem é que podemos usar peças compatíveis, o que torna o preço 30% menor que outras modalidades de seguro de automóvel”, disse. Em sua visão, a expansão desse produto beneficiaria não apenas os segurados, como também o mercado ao enfrentar a concorrência com as associações e cooperativas. “Por isso, já convidei outros presidentes de seguradoras a também entrarem no Auto Popular”, afirmou.

 

O mentor do CCS-SP, Evaldir Barboza de Paula, elogiou a iniciativa de Ferrara de tentar envolver mais seguradoras como meio de combater o mercado irregular. “Quanto maior a oferta de produtos legais e com custos adequados, mais anêmicas ficarão essas associações. Precisamos dar uma resposta ao mercado marginal”, disse.

 

Estratégias

Um dos focos no planejamento da empresa para 2020/2022, segundo Ferrara, é a tecnologia, tanto que a seguradora já investiu R$ 100 milhões nessa área. Dentre as inovações estão o Brokertech, para estimular o empreendedorismo digital dos corretores em diversas áreas, incluindo o e-commerce. Uma das ferramentas oferecidas é o Youtokio, um canal de vídeo para treinamento e divulgação da corretora. “São soluções para o corretor entrar na era digital”, disse.

 

Para o mentor do CCS-SP, os corretores precisam conhecer melhor os produtos digitais. “O ciclo do seguro de automóvel está se encerrando e os corretores devem ficar atentos às novas oportunidades de negócios, como os seguros para riscos cibernéticos. Por isso, é importante entender como esses produtos funcionam”, disse.

 

O almoço do CCS-SP foi prestigiado pelos diretores da Tokio Marine, Valmir Rodrigues, João Luiz de Lima, Marcelo Goldman e Adilson Lavrador, pelo superintendente George Dutra e por autoridades do setor: Alexandre Camillo, presidente do Sincor-SP, Arnaldo Odlevati Jr., presidente CCS-ABCDMRR, Ednir Fornazzari, mentor CCS-Osasco e Região, Luiz Ioels, presidente Credicor-SP, Marcos Colantonio, presidente Aconseg-SP, Paulo de Tarso Meinberg, diretor do Ibracor, Octavio Milliet, presidente da APTS, e Pedro Barbato Filho, presidente Camaracor-SP.

 Foto: José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774