Please reload

Títulos de capitalização: mercado avança com novos produtos

22/08/2019

Em vigor desde abril, o novo marco regulatório da Capitalização já produziu efeitos: a arrecadação das novas modalidades alcançou R$ 577,0 milhões no último trimestre, contribuindo para que o mercado fechasse o semestre com uma receita global R$ 11,5 bilhões, avanço de 11,5% em relação a igual período de 2018. Os dados são da Federação Nacional de Capitalização (FenaCap).

“Embora o momento ainda seja desafiador,  a Capitalização, aos poucos, vem retomando seu ritmo de crescimento. O lançamento das novas modalidades abriu espaço para a criação de cerca de 400 novos produtos somente no primeiro semestre do ano e as perspectivas são as melhores possíveis para os próximos anos”, analisa Marcelo Farinha, presidente da FenaCap.

Performance no semestre
Ainda de acordo com o balanço da Federação, no primeiro semestre do ano as provisões técnicas - montante correspondente a recursos de títulos de capitalização ativos - somaram R$ 30,3 bilhões, avanço de 3,7% no em relação ao primeiro semestre do ano anterior. O valor relativo aos resgates parciais e finais de clientes de títulos de capitalização atingiu R$ 8,6 bilhões, um recuo de 1,0% em relação ao primeiro semestre de 2018. Em todo o país, foram entregues R$ 570 milhões em prêmios em dinheiro, o que equivale ao pagamento de R$ 4,6 milhões de prêmios em dinheiro, por dia útil, para clientes com títulos de capitalização sorteados.

90 anos de Capitalização
Em 1929 foi comercializado o primeiro Título de Capitalização, de lá pra cá o produto passou por diversas mudanças tornando-se cada vez mais aderente as necessidades dos consumidores. O produto, que combina soluções de negócios com sorteios, contaatualmente com seis modalidades:  

Instrumento de Garantia - funciona como garantia para contratos de qualquer natureza, incluindo empréstimos e aluguel de imóveis, por exemplo ;

Filantropia Premiável - o consumidor cede o direito de resgate da sua reserva para uma instituição filantrópica previamente credenciada pelas empresas de capitalização. 

Popular - Permite que o consumidor adquira um título de valor acessível, em torno de R$ 7, e participe de sorteios de prêmios em dinheiro, com direito ao resgate de até 50% do valor pago;

Tradicional - O objetivo dessa modalidade é a formação de uma reserva, de maneira programada, por um prazo previamente conhecido e valor pré-determinado. Dá direito à participação em sorteios ao longo de toda a vigência e ao resgate de 100% do que foi pago, atualizado pela TR, ao fim do prazo de contrato. É uma solução para as pessoas que não têm disciplina para guardar dinheiro;

Incentivo - Nessa modalidade, uma empresa de varejo, por exemplo, adquire uma série exclusiva de títulos e cede aos seus clientes o direito a participar de sorteios. É uma forma de alavancar vendas, ampliar mercado, girar estoque e estreitar o relacionamento com os consumidores;

Compra Programada - Essa modalidade permite a acumulação mensal vinculada à aquisição de bens duráveis com sorteio de prêmios.

Foto: Marcelo Farinha, presidente da FenaCap.
 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Seminário da Seg News destacou relevância do gerenciamento e prevenção aos Riscos de Incêncio e Explosões!

December 6, 2019

Presidente da Bradesco Seguros divulga mensagem especial a corretores

December 6, 2019

Setor segurador mantém crescimento de dois dígitos, 12,6%

December 6, 2019

Argo Seguros promove campanha de incentivo relâmpago para corretores

December 6, 2019

Bradesco Auto/RE é eleita a melhor seguradora de automóveis em 2019

December 6, 2019

CSP-MG realiza confraternização e homenageia personalidades do setor

December 6, 2019

Sincor-RJ comemora 87 anos de atuação no mercado de seguros

December 6, 2019

#BLACKWEEKSEGNEWS30%: Aproveite a promoção e participe de qualquer evento com 30% de Desconto!

December 2, 2019

Medida Provisória 905 desrespeita Profissionais e, acima de tudo, os Consumidores!

November 30, 2019

1/4
Please reload