Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774

AIG: evento destacou que procedimentos simples podem prevenir grande parte dos incêndios

12/07/2019

O descuido com sistemas de proteção e falta de manutenção são algumas das principais causas de grandes incêndios em fábricas, armazéns e estabelecimentos comerciais. O fator humano é um agente crucial na hora da prevenção. Tanto que na hora de analisar os riscos de um local, a AIG considera que os programas de prevenção possuem um peso de 30%. Todos os demais fatores físicos, ou seja, exposição a catástrofes naturais, onde está o local, tipo de construção, a quantidade de água para apagar o incêndio, a existência de alarmes, objetos inflamáveis, entre outros, equivalem a 70% da análise. A boa notícia é que, com treinamento, testes, inspeção, além de outros programas, grandes tragédias podem ser evitadas. Este foi um dos alertas compartilhados durante o Fórum de Riscos Patrimoniais – o elemento humano como fator de prevenção, promovido pela AIG Seguros em São Paulo, na ! quinta-feira, dia 4.

O objetivo do evento foi compartilhar casos reais de falta de manutenção que levam a sérios acidentes nas instalações e as boas práticas em medidas preventivas, inclusive treinamentos a funcionários, que podem atuar na diminuição do risco e até controle dos incêndios. Os palestrantes abordaram as principais exposições, desafios em ambientes complexos e medidas de prevenção de baixo custo.

De acordo com Renata Barcellos, Engenheira de Riscos da AIG, responsável pela inspeção de segurança em grandes áreas seguradas, a prevenção é essencial em todas as empresas e deve ser considerada um investimento estratégico de continuidade do negócio em longo prazo. "Medidas simples como um programa formal de inspeção e simulações de combate a incêndio, sistema de detecção testado e ativo, desobstrução de ferramentas de prevenção, como extintores e mangueiras, e profissionais vigilantes 24h devem ser adotadas em qualquer grande instalação. É importante pensar que a proteção vai além do patrimônio, pois pode evitar danos às comunidades vizinhas, ao meio ambiente e salvar vidas", explica.

O levantamento sobre os cuidados nas instalações, resultados de testes, as boas práticas são informações chave para a aceitação do risco e precificação pela seguradora. "Convidamos os corretores ao nosso bate-papo para que reforcem, junto a seus clientes, a importância da prevenção e como procedimentos simples podem impactar no valor e cobertura do seu seguro", explicou Renato Zanella, Superintendete de Seguro Patrimonial.

A questão da prevenção também é levada em consideração no momento de gerenciar um sinistro causado por incêndio. Segundo Salvador Giuliano, especialista da companhia na gestão de sinistros de grandes riscos, "é justamente neste momento em que buscamos obter todos os elementos com o segurado sobre o trabalho preventivo realizado, quais são os controles, qual o treinamento e o quão envolvidos são os funcionários com todo o programa de prevenção".

Para Antonio Trotta, perito e Engenheiro Responsável Técnico da Proseg Engenharia, a diferença entre ter uma perda muito grande e não ter nenhuma é a postura e a atitude de quem está à frente dos trabalhos de manutenção e prevenção nas instalações. "Trata-se de cultura de segurança. Não dá para pensar no que fazer no momento de um incêndio. Se as pessoas não tiverem rota para seguir em uma ocasião como essa, por exemplo, e não souberem como agir, nada vai funcionar", explica.

Durante as palestras, foram apresentados vídeos e imagens retratando casos reais de falhas de manutenção e acidentes, exemplificando como simples ações podem ser fundamentais para evitar grandes tragédias.

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload