ANSP discute impactos da educação financeira e de seguros

24/05/2019

Participando da 6ª Semana Nacional de Educação Financeira, uma iniciativa do Comitê Nacional de Educação Financeira (CONEF), a ANSP reuniu, no dia 22, especialistas e profissionais do setor segurador para discutir os impactos da educação financeira e de seguros nas mais diversas esferas da sociedade. O evento, que aconteceu no auditório do Sindseg-SP, foi coordenado pela Cátedra de Seguros Inclusivos da Academia. "Precisamos transmitir a necessidade das pessoas se planejarem e investirem com mais responsabilidade e o seguro é uma solução de acumulação e parte do processo de educação financeira", acredita João Marcelo, presidente da ANSP.
O primeiro painel, coordenado pelo diretor da ANSP, Rogério Vergara, e com a participação dos palestrantes Sérgio Rangel, Coordenador da Cátedra de Previdência Fechada da ANSP, e Paulo Ribas, empresário, expôs o impacto da educação financeira e dos seguros nos jovens. "Nós falamos sobre como esse segmento da sociedade, hoje, pode ser acessado de forma a transmitirmos a perspectiva de poupar para o futuro e consumir mais conscientemente", explica Rogério Vergara.
O impacto da educação financeira em relação aos consumidores pelo olhar da agência e superintendências que regulam o setor foi o assunto do segundo painel, coordenado por Ivy Cassa, advogada e presidente do GNT de Previdência Complementar da AIDA, e integrado por Leandro Fonseca, diretor-presidente da Agência Nacional de Saúde (ANS), e Goldete Priszkulnik, executiva Médica em Gestão em Saúde Suplementar. "Refletimos sobre a possível criação de uma super agência que envolveria Previc e SUSEP. Também discutimos sobre o papel do Estado regulador, que eventualmente possa ter falhado em outras operações e se, com a criação dessa agência, esses erros poderiam ser evitados", pontua Ivy Cassa.
Sandra Blanco, consultora de Investimentos, e Valéria Scarance, promotora da Justiça e mestre em Direito, foram as palestrantes do terceiro painel, que discorreu sobre o impacto da educação financeira e de seguros nas mulheres e como mitigar a dependência em relação aos pais ou companheiros. "Esse universo de mulheres investidoras ainda pode expandir muito. Se elas não forem dependentes financeiramente, continuarão à mercê de seu par masculino", destaca Glória Faria, advogada e presidente do GNT de Novas Tecnologias da AIDA e coordenadora da mesa. 
Coordenado por Ana Rita Petraroli, diretora da ANSP e Coordenadora da Cátedra de Seguros Inclusivos, o quarto painel recebeu Luciano Benetti Timm, Secretário Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça, e José Renato Nalini, Ex-Secretário de Estado da Educação e Ex-Presidente do Tribunal de Justiça de São Paulo e Acadêmico da ANSP, que apresentaram o impacto da educação financeira nos consumidores em geral. "O seguro permite que tudo o que o cidadão juntou não seja perdido, mas reposto, e traz uma segurança ao poupador. Educá-lo significa torná-lo responsável, solidário, participativo, crítico e ciente do seu papel", acredita Ana Rita Petraroli.
Já o quinto painel, mediado por Magali Zeller, coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP, e ministrado por Eugênio Velasques, Diretor Executivo na Bradesco e Acadêmico da ANSP, e Laís Bergstein, advogada Doutora em Direito do Consumidor e Concorrencial, colocou em debate o impacto da educação financeira e de seguros nos idosos. "A longevidade trouxe um mercado que os mais velhos não conheciam. Eles precisam entender como podem conduzir melhor os seus recursos para manter o mesmo padrão de vida, além de conhecer os produtos de seguros que são ofertados", salienta Magali Zeller.
No último painel, estiveram presentes Bento Zanzini, o Acadêmico da ANSP e economista, Adevaldo Calegari, ex-mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, e Aneti Caetano, Diretora Comercial Bancassurance e Negócios Públicos na MAPFRE.  "A nova MP da liberdade econômica e a legislação das empresas de crédito simples como instrumentos de crescimento do seguro inclusivo" foi o tema discutido pelos participantes. "Essa medida provisória é uma das mais importantes porque elimina todos os trâmites burocráticos que afetavam a constituição das pequenas, médias e microempresas", ressalta Zanzini.
A abertura ficou a cargo de João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, Mauro César Batista, presidente do Sindseg SP e do Conselho Superior da ANSP, e Ana Rita Petraroli, Diretora da ANSP, coordenadora da Cátedra de Seguros Inclusivos e do evento.
 

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774