Please reload

Setor apresenta números positivos até março de 2019; provisões técnicas avançam 10%

21/05/2019

Os números do setor segurador apresentados foram positivos no primeiro trimestre de 2019. A arrecadação no período avançou 5,9% sobre os três primeiros meses de 2018, subindo para R$ 59,9 bilhões (sem Saúde e sem DPVAT).  As provisões técnicas foram superiores em março, subindo 10% (R$ 1,022 bilhão) sobre o mesmo mês do ano passado. A recuperação se deveu ao crescimento de ramos de seguros que continuam mais resistentes à estagnação de negócios gerada pelo baixo crescimento econômico. A receita da série anualizada (abril/18 a março/19, sem Saúde Suplementar) ampliou-se em 1,3%, um pouco abaixo dos 2% do resultado acumulado dos 12 meses até fevereiro. Os dados de mercado constam da nova edição da publicação Conjuntura CNseg.

Em editorial, o presidente da CNseg, Marcio Coriolano, diz que os dados da série anualizada móvel - que indicam tendência de prazo mais longo - sinalizam um desempenho promissor nesse ano, caminhando para um patamar superior ao observado em 2017/2018 (acumulado de 12 meses), depois da sequência de quatro períodos de taxas negativas. “Cabe ressaltar a grande contribuição do segmento de Danos e Responsabilidades para esta reação na taxa anualizada, tendo em vista o crescimento dessas modalidades, de 7,7%, nesse período”, assinalou. Ao mesmo tempo, houve assimetria na contribuição dos planos de Riscos e de Acumulação para a série móvel de 12 meses, acrescentou ele. “Enquanto os Planos de Riscos acumularam expansão de 10,1%, os Planos de Acumulação (PGBL e VGBL) recuaram 5,5% na série anualizada”, informou ele.

 

Na comparação trimestral com o mesmo período de 2018, os ramos que mais cresceram foram dos seguros Marítimos e Aeronáuticos (61,5%), de Créditos e Garantias (46,8%), dos Patrimoniais (13,2%), dos Planos de Vida Risco (12,8%), dos títulos de Capitalização (8,1%) e do Seguro Rural (6,5%). Clique aqui para acessar a última edição da Conjuntura CNseg.

 

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é congregar as lideranças das Associadas, elaborar o planejamento estratégico do setor, colaborar para o aperfeiçoamento da regulação governamental, coordenar ações institucionais de debates, divulgação e educação securitária e representar as Associadas perante as autoridades públicas e entidades nacionais e internacionais do mercado de seguros.

 

 

Márcio Coriolano, presidente da CNseg 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

GBOEX tem novo Superintendente de TI

November 14, 2019

Refinamento da cobertura de seguro no setor hoteleiro

November 14, 2019

IRB Brasil RE apresenta iniciativas inovadoras na ABGR

November 14, 2019

Susep desregulamenta categoria dos Corretores de Seguros

November 11, 2019

Governo edita Medida Provisória que extingue DPVAT a partir de 2020

November 11, 2019

CNseg promove encontro de gerações em websérie

November 5, 2019

Haverá amanhã para as Operadoras de Plano de Saúde de Pequeno e Médio Porte?

November 5, 2019

Porto Seguro debate empoderamento e liderança feminina com Corretoras

November 4, 2019

Zurich: Brasília recebe programa de relacionamento com corretores

November 4, 2019

1/4
Please reload