ANSP e IBA firmam parceria

21/05/2019

Na última terça feira, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) e o Instituto Brasileiro de Atuária (IBA), assinaram um termo de cooperação técnica. A parceria visa a realização conjunta de cursos, seminários, palestras e outras atividades técnicas e culturais, além de oferecer descontos em workshops e eventos aos seus associados.

Para João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, o objetivo comum de dar mais consistência técnica ao mercado através da produção e divulgação de conhecimento oferece uma oportunidade de fortalecimento das entidades. "Temos grande interesse em ter parcerias cada vez mais fortes com universidades e instituições e o IBA é uma entidade muito importante, na medida em que congrega todos os atuários do Brasil e tem um papel importante na produção de normas técnicas", afirma.

A presidente do IBA, Letícia Doherty, explica que a parceria também permite a propagação do conhecimento para além do setor. "É a chance que nós temos de fazer com que a informação, que fica muito restrita no nosso segmento, chegue cada vez mais longe a quem possa se interessar e a quem precisa estar protegido, seja pelo seguro ou previdência, para os infortúnios e eventos aos quais estamos sujeitos a cada dia", completa.

As condições do convênio podem ser conferidas no site da ANSP: http://www.anspnet.org.br/noticias/convenio-ansp-e-iba/

Para comemorar a celebração da parceria, foi realizado um Café com Seguro com dois painéis que discutiram a relação entre o IBA, os atuários e a supervisão de seguros e previdência complementar e a reforma da previdência pública.

No primeiro painel, João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP, e Joel Garcia, diretor do IBA, discutiram os bônus e ônus da responsabilidade de técnicos e dirigentes. "É importante que os profissionais estejam cientes do poder que eles têm, mas também do ônus de tomar uma decisão indevida que pode prejudicar não somente o trabalho, mas a sociedade como um todo", explica Letícia Doherty, presidente do IBA e moderadora do painel.

Renato Follador, consultor em Previdência, e Sérgio Rangel, coordenador da Cátedra de Previdência Complementar Fechada da ANSP, abordaram a Reforma da Previdência, desde o aumento da longevidade às contas nocionais. "Por meio de uma visão analítica, pudemos ver como a Previdência poderia ser alterada com um embasamento mais técnico e atuarial. Além disso, percebemos que nem toda essa mudança está sendo falada. Poderia ser colocada de uma forma mais resumida para a população e sem tanto viés político", pondera a moderadora Magali Zeller, Coordenadora da Cátedra de Ciência Atuarial da ANSP.

O diretor da ANSP, Acadêmico Rafael Ribeiro do Valle, ficou responsável pela apresentação, composição da mesa e abertura do evento. O evento foi coordenado pelo Ac. Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR; Ac. Sergio Rangel, Coordenador da cátedra de Previdência Complementar Fechada da ANSP; João Marcelo Carvalho, Vice-presidente do IBA; e Samantha Redig, Diretora de publicações do IBA.

 

Foto: João Marcelo dos Santos, presidente da ANSP,

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774