Seguro é uma atividade de risco

Parece redundância colocar este título neste pequeno artigo mas, vejamos...Em determinada entrevista com um executivo que acabava de assumir a diretoria comercial de uma nova companhia nos início dos anos 90, ao falar sobre a carteira de seguro automóvel ele me disse: "eu quero apenas bons riscos (não queria sinistros)". Pensei: todo risco segurável tem que ser imprevisível e aleatório. Mas, no entanto, não há como precisar e garantir o que é um bom risco! 
Na verdade, todo risco tem um preço para ser aceito (prêmio) e isso vai depender do processo de subscrição que cada companhia desenvolver através de seus departamentos técnicos. Para tanto, a parceria com os corretores de seguros, como acontecia nos seguros patrimoniais antes do surgimento dos "pacotes multiriscos" e da Circular 22 da Superintendência de Seguros Privados (Susep) de Outubro de 1987, é fundamental para a avaliação dos riscos dos seus respectivos clientes a fim de se estabelecer medidas de prevenção e gerenciamento de riscos adequadas. Desta forma, as propostas de seguros poderão ser aceitas dentro de condições contratuais, prêmios e coberturas justas. O que vemos hoje nos seguros patrimoniais (Multiriscos) são: prêmios, comissões e coberturas totalmente inadequadas e fora da realidade das exposições de riscos da maioria dos segurados. 
Essa história, como já citei aqui lembrando a Circular 22, vem de longe. Veja o que a Susep publicou na época após os descontos concedidos excederem: "O desconto nos prêmios de Tarifa dos Seguros dos Ramos Incêndio e Lucros Cessantes decorrentes de incêndio a que se refere a Circular SUSEP nº 22, de 30 de outubro de 1987, acrescido da comissão de corretagem e da comissão adicional pela prestação de serviços acessórios, não poderá ser superior a 40% (quarenta por cento) para os seguros comuns e 28% (vinte e oito por cento) para os seguros vultosos".Pode!

 


 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Autoreguladoras: Susep disponibiliza Consulta Pública até 19 de Fevereiro

January 21, 2020

I Congresso Seg News de Tecnologia e Seguros (I CONSEGTECH) será realizado no La Residence Hotel

January 17, 2020

Declaração de Direitos de Liberdade Econômica: as novas regras se aplicam ao Mercado de Seguros regulado? Quando terão início as mudanças? O que esper...

January 15, 2020

CVG-SP está promovendo Curso de Atuária - Intensivo Férias

January 15, 2020

Bradesco Auto/RE é eleita a ‘Escolha Certa’ no segmento de automóveis pela Proteste

January 15, 2020

Fábio Carbonari inicia programação de eventos da Seg News com Workshop sobre Lucros Cessantes na 5a Feira!

January 14, 2020

MAG Seguros: a nova marca da Mongeral para o Futuro!

January 12, 2020

Workshops de Lucros Cessantes, Análise de Balanços Financeiros e Seguro Garantia serão realizados no Hotel La Residence!

December 30, 2019

STF suspende efeito de MP que extinguiu Seguro DPVAT

December 20, 2019

1/4
Please reload

Agência Seg News - Com informação suas decisões são mais seguras @2019 Todos os direitos reservados

Rua Fritz Muller, 140 - São Paulo-SP Cep 02634-080   -  WhatsApp: 95794-6570   -  Tel 2278-1774