Please reload

Presidente do CNseg falou sobre as reformas e "ações específicas para destravar o mercado de seguros" no 1º Congrecor em Uberlândia

03/05/2019

As reformas estruturais, a começar pela previdência social, a agenda liberal (como a MP da Liberdade Econômica assinada pelo presidente Bolsonaro esta semana) e ações específicas para destravar o mercado de seguros foram destacadas pelo presidente da Confederação das Seguradoras (CNseg), Marcio Coriolano, na abertura do 1º Congresso Regional Centro-Oeste e Minas dos Corretores de Seguros (Congrecor) realizado em 2 e 3 de maio, no Center Convention de Uberlândia (MG).  

 

Marcio Coriolano fez um breve diagnóstico dos problemas e soluções da atual conjuntura brasileira e dos desafios do setor de seguros. No plano macroeconômico, destacou que o atual governo e o Congresso Nacional ratificam a vontade de promover as reformas estruturais —  por ordem, a da Previdência, seguida pela tributária, mais as privatizações e as medidas microeconômicas —, fatores que considera estratégicos para melhorar os fundamentos da economia e o ambiente de negócios. 

 

No âmbito do setor de seguros, Coriolano afirmou que o setor depende da geração de mais empregos e  renda no País, para que mais “pessoas e famílias possam destinar parte de seu orçamento à compra de proteção proporcionada pelas seguradoras”. O presidente da CNseg reforçou a necessidade de o governo integrar o setor de seguros às suas políticas econômicas e setoriais. Defendeu, também, a abertura plena do mercado segurador à iniciativa privada, ao sugerir a privatização do Seguro de Acidentes do Trabalho e o novo modelo de seguro de crédito à exportação. Para Marcio Coriolano, é possível também constituir novos modelos de seguros para cobertura de acidentes de trânsito e de acidentes marítimos. Ao lado disso, a desburocratização e a desregulamentação do setor são, em sua análise, importantes para o mercado segurador avançar e demonstrar que pode contribuir na recuperação do País. 

Marcio Coriolano lembrou que o setor de seguros permanece resiliente, mas que, enfrentou cenários desafiadores, com o arrefecimento profundo da economia no período 2014/2016, seguido de baixo crescimento econômico, algo que, segundo ele, ainda se reflete na desaceleração de importantes modalidades de seguros, o que, segundo Marcio, explica o resultado obtido pelo mercado segurador em 2018, de R$ 460 bilhões, que permaneceu estável.

O 1º Congrecor, além de palestras e talk shows, conta com uma feira de exposição e negócios. Essa edição do Congresso, iniciativa pioneira dos Sindicatos dos Corretores de Seguros de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais, tem como tema central de debates “Inovação, Negócios e Oportunidades. Nesta sexta feira, 03/05, o presidente Marcio Coriolano estará entre os participantes do talk show que discutirá  as perspectivas do setor de seguros.

 

Sobre a CNseg

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) congrega as empresas que compõem setor, reunidas em suas quatro Federações (FenSeg, FenaPrevi, FenaSaúde e FenaCap). A missão primordial da CNseg é congregar as lideranças das Associadas, elaborar o planejamento estratégico do setor, colaborar para o aperfeiçoamento da regulação governamental, coordenar ações institucionais de debates, divulgação e educação securitária e representar as Associadas perante as autoridades públicas e entidades nacionais e internacionais do mercado de seguros.

 

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

GBOEX tem novo Superintendente de TI

November 14, 2019

Refinamento da cobertura de seguro no setor hoteleiro

November 14, 2019

IRB Brasil RE apresenta iniciativas inovadoras na ABGR

November 14, 2019

Susep desregulamenta categoria dos Corretores de Seguros

November 11, 2019

Governo edita Medida Provisória que extingue DPVAT a partir de 2020

November 11, 2019

CNseg promove encontro de gerações em websérie

November 5, 2019

Haverá amanhã para as Operadoras de Plano de Saúde de Pequeno e Médio Porte?

November 5, 2019

Porto Seguro debate empoderamento e liderança feminina com Corretoras

November 4, 2019

Zurich: Brasília recebe programa de relacionamento com corretores

November 4, 2019

1/4
Please reload