Please reload

quisa de ‘Longeratividade’ é divulgada durante o ‘Diálogos da Longevidade’ da Bradesco Seguros

26/04/2019

Estudo do Instituto Locomotiva faz raio-x dos comportamentos da geração de mais de 50 anos que se beneficia da longevidade ativa - O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado de seguros no Brasil, realizou na manhã desta quarta-feira (24/4) em São Paulo o segundo encontro do ‘Diálogos da Longevidade’, cujo objetivo é discutir os impactos de um tema cada vez mais urgente para a vida de todos: a longevidade.
O evento contou com a participação de Renato Meirelles, presidente do Instituto Locomotiva, e do Dr. Alexandre Kalache, gerontólogo e presidente do ILC (Centro Institucional da Longevidade, em português). Na ocasião, foi apresentada uma pesquisa inédita sobre o tema. O estudo ‘Longeratividade’ identificou quem são os brasileiros 50+, como eles se comportam nessa fase da vida e se relacionam com as questões financeiras, mapeando hábitos tecnológicos, saúde, lazer e profissão, além de avaliar o grande potencial de consumo desse público. "A população 50+ tem espírito jovem e está ciente que pode ter uma vida plena e ativa. Esse público mais maduro é muito representativo, são 54 milhões de brasileiros, ou seja, um quarto da população. Não é preciso explicar quão relevantes são para a sociedade e para o mercado", revela Renato Meirelles.
“De forma pioneira entre as empresas brasileiras, a Bradesco Seguros firmou em 2004 sua aposta no tema Longevidade, tornando-se uma referência nacional através de múltiplas iniciativas. 
Nestes 15 anos, a expectativa de vida do brasileiro cresceu cerca de 5 anos. E o subgrupo populacional que mais rapidamente cresce é precisamente o dos 50+, objeto dessa pesquisa pioneira, apoiada pela Bradesco Seguros, que nos ajudará, a todos, na formulação de políticas e intervenções que possibilitem um último terço de nossas vidas mais produtivo prazeroso. Ganhamos todos.", comenta Kalache.
Realizada pelo Instituto Locomotiva a pesquisa ‘Longeratividade’ analisou dados secundários e bancos de dados próprios de um público de mais de 50 anos, além de uma pesquisa online com 2184 mil pessoas a partir de 16 anos, em 2018.   
Confira a íntegra do evento no portal ‘Viva a Longevidade’, por meio do link: https://www.vivaalongevidade.com.br/forum-da-longevidade/dialogos-da-longevidade-traz-conversa-sobre-a-longeratividade
O Brasil é hoje um dos países que mais rapidamente envelhecem no mundo. Segundo dados do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), a expectativa de vida dos brasileiros está cada vez maior. Enquanto em 1940 era de pouco mais de 40 anos, hoje ultrapassa 75 anos e deverá superar 81 anos em 2050. Hoje, temos 54 milhões de brasileiros com mais de 50 anos, ou seja, um quarto da população. Até 2050, 43% da população terá 50 anos ou mais – serão aproximadamente 98 milhões de pessoas.
A pesquisa ‘Longeratividade' aponta que essa expectativa também faz parte do sentimento da população: sete em cada dez entrevistados acreditam que viverão até os 80 anos ou mais. Entre os 50+, apenas 10% se consideram velhos, e o principal medo que esse público tem em relação ao envelhecimento são as mudanças no corpo e a falta de dinheiro.
Os brasileiros 50+ movimentam em renda um valor de R$ 1,8 trilhão ao ano (metade dessa renda vem do trabalho). Ou seja, são um público com grande potencial de consumo. 
Segundo dados da pesquisa, nos próximos 12 meses esse público pretende comprar móveis para casa (30% ou 9,8 milhões de pessoas), smartphone (12% ou 6,5 milhões), geladeira e notebook (11% ou 3,6 milhões) e máquina de lavar – (9% ou 2,9 milhões). A pesquisa aponta ainda que 18% ou 9,7 milhões pretendem viajar de avião para algum destino no Brasil, 10% ou 5,4 milhões querem fazer curso profissionalizante, 6% ou 3,2 milhões pretendem fazer faculdade e 4% ou 2,2 milhões querem fazer uma viagem internacional.
No entanto, mais da metade afirma que não está fácil pagar as contas atualmente. 82% se preocupam com o futuro e 69% dizem ter atualmente uma condição financeira menos favorável do que imaginavam ter nessa idade. Apenas 35% tem algum dinheiro guardado.
O estudo também abordou a relação dos 50+ com as empresas e descobriu que 77% deles afirmam que as pessoas que aparecem nas propagandas comerciais costumam ser muito diferentes delas. Já 87% desse público gostaria de ser mais ouvido pelas empresas.
A porcentagem de brasileiros 50+ que estão conectados à internet atualmente é de 28%. Porém, entre os já conectados e digitalizados, a maioria acessa a internet todos os dias, e 85% utilizada Facebook e WhatsApp.
No aspecto saúde e bem-estar, para os 50+ ter uma alimentação saudável, fazer exames preventivos e evitar o estresse são fatores que contribuem para uma vida longeva e de qualidade. A grande maioria tem a percepção de gastar demais com a própria saúde.

Sobre o Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, conglomerado segurador da Organização Bradesco, lidera o mercado de seguros brasileiro, com atuação multilinha em âmbito nacional nos segmentos de Seguros, Capitalização e Previdência Complementar Aberta. Em 2018, o Grupo Segurador apresentou lucro líquido de R$ 6,4 bilhões, evolução de 15,4% em relação ao registrado no ano anterior, refletindo a melhora dos seus principais indicadores de desempenho. As provisões técnicas ultrapassaram R$ 260 bilhões, correspondentes a cerca de 26% do total do mercado segurador, e os ativos financeiros alcançaram aproximadamente R$ 290 bilhões. O total pago em indenizações e benefícios atingiu R$ 30 bilhões, correspondentes a mais de R$ 120 milhões por dia útil. O Grupo Segurador encerrou 2018 com cerca de 25% de market share. Há 17 anos consecutivos o Grupo é apontado como Top of Mind pelo Instituto Data Folha.
 

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

Seminário da Seg News destacou relevância do gerenciamento e prevenção aos Riscos de Incêncio e Explosões!

December 6, 2019

Presidente da Bradesco Seguros divulga mensagem especial a corretores

December 6, 2019

Setor segurador mantém crescimento de dois dígitos, 12,6%

December 6, 2019

Argo Seguros promove campanha de incentivo relâmpago para corretores

December 6, 2019

Bradesco Auto/RE é eleita a melhor seguradora de automóveis em 2019

December 6, 2019

CSP-MG realiza confraternização e homenageia personalidades do setor

December 6, 2019

Sincor-RJ comemora 87 anos de atuação no mercado de seguros

December 6, 2019

#BLACKWEEKSEGNEWS30%: Aproveite a promoção e participe de qualquer evento com 30% de Desconto!

December 2, 2019

Medida Provisória 905 desrespeita Profissionais e, acima de tudo, os Consumidores!

November 30, 2019

1/4
Please reload