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Life Planners destacam a importância da informação e conscientização para que mercado segurador siga crescendo

02/01/2019

Mesmo após as  incertezas políticas e econômicas vivenciadas em 2018, o mercado segurador está com boas expectativas para 2019.  O setor está se preparando para reagir positivamente a políticas públicas na direção da recuperação do ambiente econômico e da confiança dos consumidores e investidores.

Durante o LP Experience,  evento independente organizado pelas principais corretoras Life Planner  franqueadas à Prudential do Brasil, ficou claro que a opinião dos participantes era unânime: a indústria de seguros de vida colherá bons frutos em 2019.  A primeira edição do evento, que foi realizada no dia 6 de dezembro, em São Paulo, representou uma oportunidade única para partilha de conhecimentos, análises de resultados, plano de ação, melhores práticas do mercado além de uma excelente forma de multiplicar experiência, com ferramentas que contribuem para a sustentabilidade do negócio e facilitam a geração de resultados no mercado securitário.

“O mercado segurador se mantém em crescimento há algum tempo, inclusive, em 2018, foi  a primeira vez na história do Brasil que o consumidor gastou mais com o seguro de vida individual do que com seguro auto. Isso representou um marco histórico  de mudança no pensamento do consumidor que, consequentemente, impacta na economia do país”, destaca um dos idealizadores do LP Experience e sócio da Fly Martins, Raphael Vivas.

Já Leonardo Koifman, sócio  da Koifman Corretora de Seguros Ltda – ME, que também é um dos responsáveis pela criação do projeto, destaca que a mudança cultural, novidades no setor e informação de qualidade são alguns dos motivos que explicam o forte avanço dos últimos anos. “A expectativa é muito boa para 2019, tendo em vista que, além da maior aceitação cultural do brasileiro em relação ao seguros de vida, ainda há o reforço de alguns fatores macroeconômicos favoráveis que não víamos nos últimos anos. Desta forma, tudo indica que teremos um grande ano pela frente”, observa.

Uma pesquisa de satisfação realizada no fim do LP Experience apontou que para o setor segurador mantenha seu crescimento é preciso que os corretores busquem  cada vez mais informação para dominar o mercado e conhecer a fundo o potencial produto que eles têm em mãos. “Algumas pessoas que trabalham com seguro no Brasil são carentes de informações de qualidade. Falta acesso à informação técnica para repassar ao cliente as diversas aplicações do seguro de vida. O evento levou para os participantes informações práticas sobre  a indústria de seguros e o processo de vendas. Focamos no que faz as pessoas comprarem o produto, com dicas de profissionais de altíssima performance que mostraram o que fazem, e como fazem para atrair o consumidor final”, ressalta Raphael Vivas.

 

Leonardo koifman destaca, que as corretoras de seguro precisam trabalhar mais o lado humano do seguro de vida para atrair os potenciais clientes. “Hoje, o novo consumidor de seguro é mais “antenado”. Esse novo perfil de cliente tem acesso a uma gama de produtos e profissionais como nunca antes. Nós, corretores, temos que aprender a lidar com a concorrência cada vez mais acirrada e, principalmente, nos prepararmos para simplificar as informações que são repassadas ao consumidor. Ele precisa entender as diferenças entre os inúmeros produtos que tem chegado ao mercado e as garantias que cada instituição oferece”, pontua.

 

Perfil do corretor Life Planner - A Prudential do Brasil  possui atualmente os melhores e mais competitivos produtos do mercado, possibilitando assim uma construção de Life Planners ainda mais preparados e aptos a atenderem seus clientes em altíssimo nível, seguindo padrões mundiais de qualidade, com foco total na individualidade do cliente, sobre uma forte base de respeito e ética.

 

Para se destacar no mercado, o corretor Life Planner precisa cada vez mais se especializar. “O mercado de produtos financeiros voltados à pessoa física cresce a passos largos. Muitos profissionais procuram abraçar seus clientes oferecendo diversas modalidades de produtos sem procurar entender o perfil e a necessidade deles, com isso, acabam se tornando generalistas. Quando procuramos um médico vamos a um especialista, por exemplo um cardiologista. O advisor não pode se considerar especialista em tudo que for ligado a vida financeira de seu cliente e é fortemente recomendável que o consumidor procure alguém especializado na modalidade de seguro/instrumento financeiro que procura investir.”

Leonardo reforça que “nesse quesito o Life Planner larga na frente em função do forte treinamento, do modelo de negócios focado em constante capacitação, como a primeira edição do LP Experience e, claro, pela know how e solidez oferecido pela seguradora que faz parte de um dos maiores grupos financeiros do planeta.”

 

Relacionamento com os clientes - Raphael Vivas salienta que é preciso enfrentar o receio dos clientes  potenciais, pois o país está passando por um momento de incerteza política, social e economia. “Muitos ficam mais  ansiosos e, consequentemente, com receio de se expor financeiramente em períodos de instabilidade. Com isso, acabam adiando o investimento no seguro de vida. Precisamos conscientizar as pessoas de que quando optamos por fazer um seguro de vida, na verdade estamos cuidando da nossa segurança pessoal e daqueles que fazem nossa vida valer à pena. Estamos reconhecendo nossas limitações e por mais que nossa disciplina, cuidado para viver com responsabilidade, planejamento, sejam adjetivos que façam parte de nossos hábitos, todos estamos e somos vulneráveis.”

 

O principal desafio é fazer com que as pessoas coloquem o seguro de vida no pé da pirâmide, como algo crucial e essencial para a vida delas. “Tomar esta decisão é decidir ter cuidado com aquilo que ainda desconhecemos. É se prevenir. Fazemos isso com nossas escolhas de amor. E este sim, o amor, pode ser visto, sentido e tocar eternamente... mesmo que estejamos um pouco mais distantes ou um pouco menos atuantes”, enfatiza Raphael Vivas.

 

 

 

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