Please reload

A busca de soluções para a Saúde Suplementar é tema de Café com Seguro

21/11/2018

A Academia Nacional de Seguros e Previdência realizou, no dia 07 de novembro, mais uma edição do Café com Seguro, que abordou o tema "Em busca de soluções para a saúde suplementar". O evento, que aconteceu no auditório do Sindseg-SP, colocou em pauta a utilização da Gestão de Riscos como um dos caminhos a serem considerados para a sustentabilidade da Saúde Suplementar, algumas experiências de operadoras e o direcionamento orientado pelas entidades representativas do setor.

O coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos da ANSP, Marcos Lúcio de Moura e Souza, apresentou uma contextualização da Gestão de Riscos relacionada à Saúde Suplementar, como uma das possíveis soluções. Em seguida, a médica clínica e superintendente da área médica de relacionamento com prestadores e de gestão de saúde populacional da SulAmérica, Raquel Imbassahy, expôs o case de sucesso "Médico em Casa". "Esse tema é muito importante porque hoje o modelo de atenção à saúde do indivíduo no Brasil é um modelo que já está fadado a falência, pois é insuficiente e insustentável.  O projeto médico em casa foi criado para resgatar a ideia da medicina em família e do médico familiar que dá um suporte integral, tirando um pouco os pacientes de dentro do hospital. Esse projeto piloto foi implantado há um ano, atendendo crianças de 0 a 12 anos na cidade de São Paulo", relata.

No mesmo painel, o diretor executivo do Grupo NotreDame Intermedica, Luís Celso Dias Lopes, colocou em pauta os desafios, as perspectivas e algumas propostas para melhorar o marco regulatório com o objetivo de gerar sustentabilidade ao setor. "Apresentei como case alguns programas e promoções que nós temos, voltados para idosos, gestantes e crônicos. São 110 mil beneficiários captados, que passam por um processo multidisciplinar de acompanhamento, orientações alimentares, cuidados físicos, adesão ao tratamento medicamentoso e toda a prevenção necessária. Em caso de gestantes, orientamos a terem mais consultas preventivas. Com isso houve uma diminuição de 54% nos partos prematuros e na utilização de UTI Neonatal", ressaltou Luís.

Logo após, o Dr. Cesar Serra, diretor Adjunto de Normas e Habilitação das Operadoras (ANS), apresentou em seu painel os tópicos de gestão de riscos que estão começando a ser regulamentos pela ANS. "É importante trazer o debate dos vários participantes do setor de seguros, pois tem muita coisa para evoluir, e é também necessário para começarmos a enxergar um caminho para sustentabilidade do mercado", explica. Posteriormente, o palestrante Marcos Novais, economista chefe da ABRAMGE, trouxe como pauta a necessidade de alinhamento no setor de saúde como um todo. "Nós temos os desafios regulatórios, os desafios que as próprias empresas precisam enfrentar e também os aqueles de melhor alinhamento do que é necessário, efetivo e eficiente para as seguradoras fazerem. Ao mesmo tempo, todos os prestadores de serviços de saúde e toda a indústria precisam estar alinhados em prestar serviços de saúde com o menor custo possível atendendo o maior número de pessoas", esclarece.

O Acadêmico Antônio Westenberger, participante da Cátedra de Saúde, foi responsável pelas considerações finais. "Esse evento foi muito importante, pois reuniu o órgão regulador com as pessoas que fazem ofertas de planos de saúde dentro de um ambiente absolutamente neutro", disse.

O encerramento ficou por conta do coordenador da Cátedra de Saúde, Acadêmico Jorge Abel Peres Brazil. "Nesse evento, tivemos quatro palestrantes espetaculares, sendo dois de entidades e dois de empresas que operam. Ambos trouxeram muitas informações de riqueza para o público e totalmente complementares e que levam a entender que estamos no caminho certo nas discussões que trazemos para a ANSP", conclui Abel.

O diretor da ANSP, Rafael Ribeiro do Valle, ficou responsável pela abertura do evento e a coordenação ficou a cargo dos Acadêmicos Edmur de Almeida, diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia, e finança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR; Jorge Abel Peres Brazil, coordenador da Cátedra Saúde da ANSP e Marcos Lúcio de Moura e Souza, coordenador da Cátedra de Gerência de Riscos.

 

 

 

Please reload

Quinzena do Seguro .gif

GBOEX tem novo Superintendente de TI

November 14, 2019

Refinamento da cobertura de seguro no setor hoteleiro

November 14, 2019

IRB Brasil RE apresenta iniciativas inovadoras na ABGR

November 14, 2019

Susep desregulamenta categoria dos Corretores de Seguros

November 11, 2019

Governo edita Medida Provisória que extingue DPVAT a partir de 2020

November 11, 2019

CNseg promove encontro de gerações em websérie

November 5, 2019

Haverá amanhã para as Operadoras de Plano de Saúde de Pequeno e Médio Porte?

November 5, 2019

Porto Seguro debate empoderamento e liderança feminina com Corretoras

November 4, 2019

Zurich: Brasília recebe programa de relacionamento com corretores

November 4, 2019

1/4
Please reload