Bom dia!  Segunda 28/07/2014 07:17
Voltar ao inícioHome Mapa do siteMapa do Site
Agosto
Marco Civil da Internet foi debatido hoje em evento realizado pela Agência Seg News
O evento, que faz parte do Projeto "Palestras Seg News Seguros na Web", abordou o tema “O Marco Civil da Internet e seus reflexos no setor de seguros e foi realizado hoje no Golden Tulip Belas Artes Hotel (Rua Frei Caneca, 1199), em São Paulo”. Prestigiado por personalidades como Octavio Milliet, ex-presidente do Sincor-SP, Fenacor e Funenseg e atual Ouvidor do Sincor-SP e Sérgio Hoeflich, Logistic & Risk Management (GRISCO-FGV), com a coordenação do Prof. Rafael Ribeiro do Valle, que é Diretor de Comunicações da Academia Nacional de Direito do Seguro (ANSP), as palestras foram apresentadas por especialistas em Direito do Seguro e Tecnologia da Informação.
   
Novo Sistema Web de Cálculo desenvolvido pela Alfa facilita a vida dos corretores
Acesso ampliado para tablets, smartphones além da redução de tempo e simplicidade são os grandes destaques - Criado para facilitar o dia a dia do corretor, proporcionando maior agilidade no momento de realizar e concluir uma operação de cálculo de automóvel, a Alfa traz ao mercado um novo Sistema de Cálculo Web. Com layout mais organizado, uma interface amigável e um número reduzido de telas, a ferramenta possibilita que cotações e renovações sejam feitas com total segurança e tranquilidade, economizando tempo e principalmente dinamizando processos. Seu diferencial está no modo como o sistema opera - por trabalhar totalmente online e sem a necessidade de um software específico, as atualizações, transmissões e correções são repassadas diretamente, e quase que instantaneamente, para os Corretores, a filial e a matriz.
   
Chubb lança ferramenta global de Loss Control
A Chubb Seguros acaba de lançar o Guidepoint, nova ferramenta global das áreas de Subscrição e Loss Control, área responsável pela prevenção de perdas, que será oferecida a todos os segurados corporativos da companhia a partir de junho. Com a novidade, os processos serão todos automatizados, garantindo maior agilidade e ganho de eficiência operacional aos profissionais da companhia.
   
Fraudes em seguros diante do cenário de expansão das transações online
De acordo com a E-bit, empresa de informações do e-commerce, no ano passado mais de 51 milhões realizaram compras online, alcançando um faturamento de R$ 28 bilhões. Toda a informação divulgada na rede, muitas vezes sem proteção, pode ser alvo de criminosos responsáveis por fraudes online. A discussão foi tema de palestra no evento do TransUnion Group, que aconteceu no dia 28 de maio, em São Paulo. Segundo o diretor de Operações do Grupo, André Damiano, o comportamento dos novos consumidores, em especial da Geração Y, pode provocar a atuação de fraudadores, que vêem facilidade para praticar os crimes.
   
Mesa-redonda debate exposição do Brasil a catástrofes
São Paulo (SP) recebeu, no dia 22 de maio, a mesa-redonda Economia e Seguros – Catástrofes, promovida pela Escola Nacional de Seguros. O evento contou com palestra do diretor da Terra Brasis Resseguros, Rodrigo Botti, e participação do diretor de Ensino Superior e Pesquisa da Escola, Claudio Contador, do assessor da Diretoria Executiva da Instituição, Lauro Faria, e do professor e pesquisador da FGV, Renato Flores. Durante o encontro foram apresentadas estatísticas relativas à frequência e severidade das catástrofes, e mecanismos de previsão e de mitigação de seus efeitos através do seguro.
   
Capemisa é a seguradora oficial dos voluntários da Copa do Mundo
Escolhida pelo Ministério do Esporte, a Capemisa Seguradora será a responsável pelo seguro de acidentes pessoais (morte ou invalidez acidental) dos 15.460 voluntários da Copa. Em concorrência acirrada, a companhia venceu a disputa pelo valor final do prêmio: R$ 59,9 mil. A cobertura dos serviços se estende por todo o período do Mundial.(Fonte: Assessoria de Imprensa)
Mapfre oferece Seguro RC para as Agências que emitirem SEGUROVIAJE
A MAPFRE Assistance, unidade especializada nos produtos de assistências do Grupo MAPFRE no Brasil, passa a oferecer o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RC), especialmente pensado para agências de turismo. O novo produto, que tem o objetivo de prevenir a ocorrência de prejuízos causados na prestação de serviços, será disponibilizado como benefício às agências de turismo em todos os certificados emitidos entre 2 de junho e 30 de agosto, mesmo que a viagem do cliente aconteça após este período.
   
Tokio Marine lança Sistema Garantia Online
Seguindo sua estratégia de modernizar os processos de solicitação de cotações de seus produtos, a Tokio Marine Seguradora, subsidiária de um dos maiores grupos do mercado de seguros do mundo, lança o Sistema Garantia Online para o produto Tokio Marine Seguro Garantia. O recurso está disponível no Portal do Corretor desde 1º de junho, para que os parceiros de negócios da Companhia efetuem o cadastro dos tomadores apenas com o número do CNPJ e a emissão de apólices de Licitação e Execução de alguns tipos de risco. O lançamento é resultado dos esforços da companhia para se firmar como referência no segmento de Seguro Garantia no mercado segurador brasileiro.
   
Generali Brasil Seguros amplia participação na região Norte
Seguradora inaugura ponto de atendimento em Belém (PA) - A Generali Brasil Seguros, empresa controlada pelo Grupo Generali, um dos cinco maiores grupos seguradores e uma das 50 maiores companhias do mundo, iniciou as atividades do Generali Atendimento ao Corretor (GENAC) em Belém (PA). 

   
Dra Angélica Carlini, presidente da AIDA Brasil apresentou palestra no CVG-SP
Dra Angélica Carlini recebe placa de Dilmo Bantim Moreira,  presidente do CVG-SP



A nova presidente da AIDA Brasil, Dr. Angélica Luciá Carlini, diretora da Carlini Advogados Associados, com sede em Campinas e filial em São Paulo, concedeu uma entrevista coletiva na sede da Associação a partir das 10h00 do dia 20 de maio acompanhada dos advogados Dr. Inaldo Bezerra e Dr. Sérgio Ruy Barroso de Mello (Presidente do Comitê Ibero Latino-americano da AIDA-CILA), respectivamente 1o Vice-Presidente e  Diretor de Relações Internacionais. Em seguida, a advogada participou como palestrante do Almoço do CVG-SP - Clube Vida em Grupo de São Paulo, onde falou sobre a Defesa do Consumidor e foi homenageada pelo presidente Dilmo Bantim Moreira com uma Placa. 


   
Levantamento da CNseg indica que consumidores reconhecem a eficácia das ouvidorias das seguradoras
O aumento do número de atendimentos prestados pelas ouvidorias das seguradoras em 2013 demonstra a crescente confiança do consumidor nesse canal. De acordo com o Relatório de Ouvidorias elaborado pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) com a participação de 33 empresas reguladas pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) – que representam 92% da receita total do setor -, houve um aumento de 44% nas manifestações dos segurados (66.623) em relação ao volume registrado em 2012 (46.344).
   
Aplicativo de saúde da SulAmérica ultrapassa a marca de 350 mil segurados
O aplicativo de saúde da SulAmérica já facilita a vida de mais de 350 mil segurados. Disponível para download gratuito nas lojas da Apple (App Store) e do Google (Google Play), o app foi lançado em 2012 e até o final de 2013 obteve mais de 120 mil downloads. A utilização do aplicativo pelos beneficiários (para informações sobre os titulares e seus dependentes) já gerou impacto na central de atendimento da seguradora – uma redução de demanda da ordem de 50 mil ligações em 2013.
   
Marco Antonio Gonçalves, diretor da Bradesco participou de evento da Aconseg-RJ
No dia 05 de Maio, a ACONSEG-RJ recebeu em sua sede própria o diretor-gerente da Bradesco Seguros e presidente da Comissão de Seguros e Resseguros da Associação Comercial do Rio de Janeiro, Dr. Marco Antônio Gonçalves, para mais uma edição do Café da Tarde. O executivo apresentou aos associados o panorama e as perspectivas do mercado segurador. “A estimativa de crescimento para 2014 é de 12 a 14%. Talvez alguns ramos do seguro, como automóveis e saúde, cresçam mais, mas haverá boas oportunidades para todos”, afirmou Marco Antônio.
   
Generali confirma Heber Bieniek como novo Gerente de Sucursal em Londrina (PR)
A Generali Brasil Seguros anuncia que Heber Apolinário Bieniek assume o cargo de Gerente de Sucursal em Londrina (PR). Ele tem larga experiência no mercado europeu no setor de comércio e prestação de serviços, com vivência em Paris e Londres. Também passou por Bradesco Seguros e Yasuda Seguros antes de aceitar o convite para integrar a equipe da Generali.No exercício de suas funções, Heber irá se reportar diretamente a Jean Carlo Borba, Diretor Comercial da Regional Sul.
Sincor-SP reforça representatividade em encontro com Fenacor e Susep
Em um de seus primeiros trabalhos, a nova diretoria do Sincor-SP, que tomou posse no último dia 1º de maio, promoveu um evento com mais de 300 participantes do mercado de seguros, no dia 06 de maio, em São Paulo, entre corretores de seguros, alto escalão de seguradoras e dirigentes de entidades. O novo presidente do Sindicato, Alexandre Camillo, e sua diretoria receberam para o “Bate-Papo com o Mercado de Seguros” o superintendente da Susep Roberto Westenberger, bem como o deputado federal e presidente da Fenacor, Armando Vergílio.
   
Tokio Marine lança Portal Nossa Assessoria
Dentro da filosofia de facilitar o dia a dia de seus parceiros de negócios, a Tokio Marine Seguradora desenvolveu o exclusivo Portal Nossa Assessoria. A ferramenta, permitirá o acesso às informações consolidadas ou analíticas dos seus Corretores com rapidez e segurança, no mesmo endereço eletrônico, permitindo também a realização de todas as transações on-line. Além de um ambiente estável, ágil e flexível, o layout da página traz funcionalidades e benefícios, como gestão mais eficiente da produção, por meio de relatórios gerenciais; cadastro e controle da produção dos produtores das Assessorias para acompanhamento mais preciso do desempenho das equipes comerciais; relatórios financeiros e a integração ao Portal de Ensino Tokio Saber - Universidade Corporativa.
   
Roberto Dalla Vechia, diretor-executivo da AD, apresenta as tendências do mercado de segurador brasileiro e mundial
Em 14 de maio é comemorado o Dia Continental do Seguro, que foi estabelecido no ano de 1948, na cidade do México, durante a 2ª Conferência Hemisférica de Seguros. Com o objetivo de destacar o caráter universal da atividade seguradora, as comemorações do Dia Continental do Seguro acontecem por meio de entidades representativas em todos os países das Américas e também na Espanha.
   
Lucro da SulAmérica cresce 242,5% e receita total ultrapassa R$ 4 bi no trimestre
A Sul América S.A. (BM&FBovespa: SULA11) finalizou o primeiro trimestre de 2014 com lucro líquido de R$ 80,7 milhões, alta de 242,5% em relação ao mesmo período de 2013. A receita consolidada total da companhia no trimestre, resultante das operações de seguros, previdência, capitalização e gestão de ativos, ultrapassou R$ 4 bilhões. Desse montante, R$ 3,19 bilhões foram em prêmios de seguros, que registraram crescimento de 10,9 % no comparativo.
   
Modelos analíticos modernizam setor de seguros
O 1º Encontro Brasileiro Anual de Seguros Massificados, aconteceu no dia 14 de maio, em São Paulo, no hotel Hilton Morumbi. O evento contou com a presença de altos executivos do setor, entre os quais seguradoras, bancos, corretoras e prestadoras de serviços. O tema mais debatido foi o atual cenário brasileiro e quais os próximos passos para o setor manter o atual crescimento acima dos 2 digitos. Scott Horwitz, diretor sênior de seguros da FICO – líder mundial em soluções de análise preditiva e software de gerenciamento de decisões –, fez uma palestra sobre os usos inovadores de modelos analíticos em seguros. 
   
SulAmérica releva dados de estudo sobre efeitos da rotina profissional à saúde das pessoas
O Dia do Trabalho, comemorado em 1º de maio, suscita discussões em torno das consequências da rotina profissional à saúde de pessoas das mais diversas áreas de atuação. Para demonstrar como o bem-estar desses profissionais é afetado pelo dia a dia ligado ao trabalho, a SulAmérica elaborou um estudo de saúde abrangendo dez ramos de atividade econômica, com mais de 40 mil segurados de 240 empresas, em dez capitais brasileiras.
   
Grupo BB E MAPFRE amplia atendimento a Novo Hamburgo com nova estrutura
O aquecimento do mercado segurador na região Sul está aumentando a gama de serviços e facilidades aos clientes e corretores. A MAPFRE Seguros, empresa do Grupo BB E MAPFRE, acaba de inaugurar uma nova estrutura na cidade de Novo Hamburgo, que reúne o Posto de Atendimento Rápido Especializado (P.A.R.E. – espaço de atendimento aos segurados de automóvel) e a Sucursal (unidade de apoio exclusivo aos parceiros de negócio da companhia).
   
Instituições financeiras miram nas áreas de seguros e cartões

Os grandes bancos estão buscando fontes alternativas de receita e encontraram em seguros e cartões meios importantes para garantir a lucratividade em meio a um cenário de ganhos menores com juros nos empréstimos e dificuldades no mercado de capitais. O faturamento em ambos os segmentos cresceu acima do lucro líquido em todos os bancos no ano passado em relação a 2012.
No Itaú Unibanco, o faturamento com cartões de crédito avançou 35,3%, e com seguros, 22,1% na comparação entre 2013 e 2012. No mesmo intervalo de tempo, o lucro líquido cresceu 15,5%. O banco, inclusive, está reorientando a atuação no segmento de seguros para fortalecer posição no mercado.

   
Mercado global de seguros de viagem cresce cerca de US$14 bi

De acordo com pesquisa publicada pela Finaccord, o mercado global de seguros de viagem e assistência cresceu cerca de US$ 14 bilhões em 2013, e esse número deverá subir para US$ 18,1 bilhões em 2017. Porém, alguns dos melhores e mais bem estabelecidos mercados de seguros de viagem do mundo – incluindo exemplos europeus e dos Estados Unidos – estão parando ou em declínio. “Por outro lado, algumas das melhores oportunidades de fortalecer e sustentar o crescimento se encontram na América Latina e na região Ásia-Pacífico, onde a consciência do consumidor é, muitas vezes, baixa e o cenário, competitivo, pode ser feroz”, comenta Simon Tottman, consultor da companhia.

   
SulAmérica realiza primeiro encontro do ano com corretores
No dia 12 de fevereiro, o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, e o vice-presidente Comercial, Matias Ávila, estiveram em Belo Horizonte para o primeiro evento do calendário nacional de encontros com corretores. Os executivos compartilharam os resultados obtidos no ano anterior e apresentaram as perspectivas e novidades para 2014.
   
Generali amplia cobertura de serviços extras do seguro auto
Os segurados da Generali Brasil Seguros, que atualmente contam com a cobertura completa  de  vidros, faróis, lanternas e retrovisores, agora também poderão realizar serviços nos faróis e lanternas de Xenon e Led originais de fábrica. A ampliação é válida para todas as apólices da Generali  em todo o País. O serviço será feito pela rede Autoglass, parceira escolhida pela seguradora.

   
CESVI Brasil e Seguradora Líder DPVAT ampliam parceria
Acordo entre o centro de pesquisa e a seguradora renova totens instalados em sete grandes cidades brasileiras. Objetivo é levar ao cidadão informações relacionadas à segurança no trânsito e também ao uso do Seguro DPVAT. O CESVI BRASIL - Centro de Experimentação e Segurança Viária, juntamente com a Seguradora Líder DPVAT, levam à população de sete grandes cidades brasileiras dados, em tempo real, sobre o número estimado de vítimas no trânsito, além de dicas de segurança viária e informações sobre o uso do Seguro DPVAT.
As mensagens são exibidas por meio de totens, instalados em importantes avenidas de cada cidade. Os equipamentos foram renovados e contam agora com nova identidade visual e mensagens eletrônicas, alimentadas diretamente do Facebook da seguradora (https://www.facebook.com/DPVAToficial?fref=ts), tornando a rotatividade ainda mais dinâmica. Porto Alegre, Florianópolis, Manaus, Goiânia, Recife, Curitiba e Vila Velha participam do projeto.

   
Tokio Marine registra crescimento de 38% no Seguro Auto em 2013
A Tokio Marine Seguradora fecha o ano com expressivo crescimento no segmento de seguro de automóvel. A Companhia obteve desempenho 38% superior ao registrado no ano passado. O resultado se deve ao reconhecimento, por parte de Corretores e Assessorias, da grande evolução em produtos, serviços e operações da Seguradora. Para 2014, a expectativa da empresa é continuar crescendo bem acima da média de mercado.“Implementamos diversas melhorias e novidades, o que contribuiu para que estivéssemos entre as companhias mais inovadoras. Nossa carteira de automóvel é a que mais cresce no mercado brasileiro entre as dez maiores seguradoras, pelo segundo ano consecutivo”, afirma o Diretor Executivo de Massificados da Tokio Marine, Marcelo Goldman.

   
Met Life tem novo superitendente para regional Sul e interior de São Paulo
O executivo João Levandowski é o novo Superintendente da MetLife. Graduado em Marketing pela Iesville (Instituto de Ensino Superior de Joinville) e pós-graduado em gestão comercial pela FGV, Levandowski possui mais de 12 anos de experiência na área de seguros e será o responsável pela estratégia comercial das regionais Sul e interior de São Paulo.

   
Argo lança aplicativo do Protector
A Argo Seguros acaba de lançar uma novidade – o aplicativo Meu Protector para plataformas móveis IOS e Android. É o primeiro aplicativo de uma ferramenta de Responsabilidade Civil Profissional no mercado de seguros. O Protector já abrange 8 profissões, cubrindo erros e omissões causados por profissionais e escritórios e o app já está disponível para download gratuitamente na App Store e na Google Play.

   
Indenizações do Seguro DPVAT sobe 25% de janeiro a setembro
Crescimento foi impulsionado pelos benefícios por invalidez permanente, que registraram aumento de 36% em relação ao mesmo período de 2012 - O número de indenizações pagas pelo Seguro DPVAT às vítimas de acidentes de trânsito continua a subir. As estatísticas da Seguradora Líder DPVAT apontam acréscimo de 25% na quantidade de benefícios pagos de janeiro a setembro de 2013 ante mesmo período de 2012, chegando a 445.833 indenizações. Os pagamentos por invalidez permanente, mais uma vez,  foram os principais responsáveis pelos acidentes, registrando alta de 36% em relação ao ano passado.

   
Tokio Marine registra crescimento de 22% no Seguro Auto Frota em 2013
Até novembro, a Seguradora atingiu 108,5% da meta do produto estimada para o ano - A Tokio Marine Seguradora comemora o excelente desempenho do Seguro Auto Frota neste ano. O produto apresentou crescimento em todas as regiões, com destaque para o Sudeste, Centro Oeste, Nordeste, Norte e Interior de São Paulo, que registraram um aumento maior que 37% nas vendas até o mês de novembro, em comparação com o mesmo período de 2012. O crescimento da carteira foi de 22%. Até novembro, a Seguradora atingiu 108,5% da meta do produto estimada para 2013.  

   
Tokio Marine registra crescimento de 22% no Seguro Auto Frota em 2013
Até novembro, a Seguradora atingiu 108,5% da meta do produto estimada para o ano - A Tokio Marine Seguradora comemora o excelente desempenho do Seguro Auto Frota neste ano. O produto apresentou crescimento em todas as regiões, com destaque para o Sudeste, Centro Oeste, Nordeste, Norte e Interior de São Paulo, que registraram um aumento maior que 37% nas vendas até o mês de novembro, em comparação com o mesmo período de 2012. O crescimento da carteira foi de 22%. Até novembro, a Seguradora atingiu 108,5% da meta do produto estimada para 2013.  

   
SulAmérica Auto é primeira colocada em ranking de avaliação da Proteste
A SulAmérica Seguros ocupa pela segunda vez consecutiva a primeira colocação em estudo anual que avalia em oito quesitos seguros de automóveis de 12 empresas. A avaliação, realizada pela associação de consumidores Proteste, foi divulgada na edição de dezembro da revista Dinheiro&Diretos.
A SulAmérica foi a única a receber nota máxima nos quesitos “Escolha de oficina” e “Indenização integral”, aspectos que, na avaliação da Proteste, indicam a credibilidade dos postos de atendimento e a agilidade do reembolso.

   
Seguro Garantia: novo cenário e expectativa de maior expansão com Circular 477
Resultado de estudos e consultas a seguradores, corretores e tomadores, em processo que durou cerca de três anos, a Circular 477, publicada em setembro pela Susep, traz inovações que alinham o Seguro Garantia a práticas de mercado e devem provocar novo ciclo de expansão do ramo. Essa foi uma das conclusões de especialistas presentes ao III Encontro de Seguro Garantia, que reuniu cerca de 120 pessoas, em Brasília, no dia 12 de novembro. Na solenidade de abertura, os representantes da Susep, Nelson Le Cocq D’Oliveira e Neival Rodrigues, defenderam que o novo marco regulatório vai acabar com divergências operacionais. Já a diretora de Ensino da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro, reforçou a importância da realização de workshops para atualizar seguradores e corretores de seguros.

   
Allianz vê despreparo na redução de riscos de desastres naturais
Um ano depois da super-tempestade Sandy, ocorrida no final de outubro, a Allianz Global Corporate & Specialty (AGCS), braço de resseguros do grupo alemão Allianz, conclui que muitas empresas ainda não fizeram as mudanças adequadas para evitar ou reduzir prejuízos gerados por eventos climáticos extremos. Denominado ‘Supertempestade Sandy: Lições Aprendidas – Uma Perspectiva de Gestão de Risco’, o estudo examina o custo do desastre e descreve o que as corporações devem saber para reduzir o impacto financeiro de futuras tempestades.

   
Mercado de seguro de pessoas movimenta R$ 2 bilhões
O mercado de seguros de pessoas, que engloba produtos como o seguro prestamista, seguro educacional e seguros de vida individual e em grupo, movimentou R$ 2 bilhões em setembro, valor 12,09% superior ao R$ 1,8 bilhão registrado no mesmo mês do ano anterior. O seguro de vida segue como a modalidade de seguros de pessoas com maior arrecadação de prêmios. A carteira de vida movimentou R$ 850,8 milhões no mês, alta de 14,96% frente a igual período de 2012, segundo levantamento da FenaPrevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), entidade representante de 74 empresas que comercializam seguros de pessoas e previdência complementar aberta).
   
Durante Simpósio, CIST é convidado pela Susep para integrar grupo em prol do seguro Transporte
O Clube Internacional de Seguros de Transporte promoveu no dia 21 de Novembro, no Maksoud Plaza, em São Paulo, o I Simpósio & Expo CIST, para debater e apresentar novidades a profissionais do segmento, entre corretores de seguros, seguradores e prestadores de serviços. Na cerimônia de abertura do evento, o superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, anunciou que incluirá um membro do CIST como representante em grupo de trabalho para discutir os assuntos ligados aos seguros de transportes de cargas no Brasil.

   
Ace Nomeia Angel Diaz Como Presidente No Brasil
O Grupo ACE anunciou hoje a nomeação de Angel Diaz como presidente para o Brasil. Neste novo cargo, Diaz passa a ser responsável pelas operações de todas as linhas da ACE Brasil. Antes de assumir esta nova função, ele vinha atuando como Presidente Regional da ACE no Sul da Europa - operação que compreende a Itália, Espanha e Portugal. Angel ficará baseado em São Paulo e se reportará a Jorge Luis Cazar, Presidente Regional para a América Latina. A nomeação de Diaz é imediata, sujeita apenas à aprovação do orgão regulador brasileiro.

   
Pellon & Associados recebe Prêmio Destaque SegNews 2013
O Escritório Pellon & Associados receberá a premiação Destaque em Seguros e Resseguros no Prêmio Marketing SegNews 2013. O evento é uma realização da Agência SegNews e aconteceu no dia 29 de novembro, em São Paulo, no Salão Nobre do Circolo Italiano. O Prêmio de Marketing SegNews homenageia empresas, profissionais e personalidades que mais se destacaram em diversos segmentos do mercado de seguros. Mais de 50 mil participam da escolha dos premiados, através de uma pesquisa de opinião emitida pela agência para um público formado, majoritariamente, por profissionais de seguros e resseguros, empresas seguradoras, assessorias jurídicas e profissionais do setor.


   
Tokio Marine lança Portal Autoatendimento
A Tokio Marine Seguradora disponibiliza aos seus Clientes o Portal Autoatendimento. O novo canal está inserido no site da Companhia e reúne informações e serviços em área restrita aos clientes da Companhia, que pode ser acessada com apenas um clique, de maneira rápida, fácil e segura.

   
As transformações e a evolução dos seguros de Responsabilidade Civil em novo livro de Walter Polido
Walter Polido
Resultado de 39 anos de pesquisas e prática na área, a obra “Seguros de Responsabilidade Civil – Manual Prático e Teórico” é o mais completo estudo sobre o tema no país, classificado pelo autor como seu legado ao mercado de seguros brasileiro.



   
Palestra evidenciou importância da Gestão Integrada da Saúde do Trabalhador

 Da esq/dir: Paulo Zaia, da Porto Seguro, Jorge Eduardo, da Única e Cláudia Rizzo, da MDS.
O diretor presidente da Única Corretora de Seguros, Jorge Eduardo de Souza, coordenou e também foi um dos palestrantes do painel Riscos Laborais, que foi apresentado no dia 21 de outubro durante o X Seminário Internacional de Gerência de Riscos, organizado pela Associação Brasileira de Gerência de Riscos (ABGR). também participaram do painel como palestrantes Paulo Zaia, que é médico e gerente do produto Saúde Ocupacional e Segurança do Trabalho da Porto Seguro e Gerente Geral da Bioqualynet Saúde Ocupacional e Cláudia Rizzo, administradora de empresas com ampla experiência em RH e responsável atualmente pela Equipe de Benefícios da MDS Corretora de Seguros.
   
Tokio Marine marca presença no 18º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros
Companhia recebe parceiros de negócios em estande temático durante o evento, que ocorre entre os dias 16 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro - A Tokio Marine Seguradora marca presença no 18º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, que acontece entre os dias 16 e 18 de outubro, no Rio de Janeiro. O evento é realizado pela Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor).

   
RSA Seguros apresenta tendências para o segmento de PME
Com o objetivo de reforçar sua atuação no segmento de Pequenas e Médias Empresas, a RSA Seguros, um dos maiores grupos seguradores do mundo, participa da Exposeg, que será realizada de 16 a 18 de outubro, no Rio de Janeiro. Em sua 17ª edição, a feira acontece paralelamente ao 18º Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros.
Na ocasião, a Companhia apresenta um estande com novidades e diferenciais em seguros para Pequenas e Médias Empresas: Vida para Empresas, Pequenas Frotas e Empresa (Patrimonial), além do produto Residencial, destinado às pessoas físicas. Na ocasião também serão demonstradas ferramentas de cotação, que garantem autonomia e praticidade para os corretores.

   
Grupo Bradesco Seguros patrocina XVIII Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros
O Grupo Bradesco Seguros é um dos patrocinadores do XVIII Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros, XVII Exposeg e II Congresso Brasileiro de Saúde Suplementar, que ocorrerão no Rio de Janeiro de 16 a 18 de outubro. O Grupo Segurador apresentará seus produtos e serviços no estande e, também, patrocinará os jantares de abertura e encerramento do Congresso. Organizado pela Fenacor (Federação Nacional dos Corretores de Seguros), o Congresso tem como tema central “O Mercado de Seguros no Brasil do Século XXI” e reunirá corretores de todo o Brasil, as principais seguradoras do país, empresas parceiras e órgãos do mercado de seguros.

   
ANSP realizou cerimônia de posse de 11 acadêmicos em São Paulo

Para registrar a comemoração dos 20 anos da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) foi realizada hoje, 2 de outubro, a cerimônia de posse de 11 novos acadêmicos. O evento contou com a presença de mais de 100 profissionais do setor de seguros que participaram do almoço promovido no Renaissance Hotel, no bairro dos Jardins em São Paulo.
"É com grande satisfação que a ANSP recebe essas 11 lideranças do setor segurador e acredita na contribuição de cada um deles em nosso quadro de acadêmicos, nas atividades que desenvolvemos na Academia e no crescimento de nossa categoria. Com certeza, o aprimoramento intelectual e avanço da cultura do seguro serão ampliados com esses novos integrantes", comemora Mauro César Batista, Presidente da ANSP.

   
ANSP comemora 20 anos e lança Memória do Seguro em Arquivo Digital

Mauro Cesar Batista, Presidente da ANSP

A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) lançará o projeto Memória do Seguro em vídeo no próximo dia 2 de outubro, em São Paulo, durante evento de posse de novos Acadêmicos e a comemoração dos 20 anos da Academia. O acervo será disponibilizado ao público no site da ANSP (www.anspnet.org.br). Desde 2011, a ANSP se dedica em registrar as lembranças das trajetórias profissionais de seus acadêmicos com o objetivo de criar uma biblioteca digital de biografias repleta de depoimentos que servirão para contar a história do seguro por meio de um documentário de uma rede que se multiplica e assim, eternizar as pessoas que escolheram se dedicar à propagação da cultura do seguro. Em uma segunda etapa, o projeto contemplará também o depoimento de outras pessoas que não são acadêmicos da ANSP.

   
Vázquez é reeleito presidente da APTS
 
José M. Pedreira, Vázquez e Carlos Alberto B. Moura (Esq./dir)

Assembléia realizada no início de setembro confirmou a permanência da atual diretoria Executiva no comando da entidade até 2015. O atual presidente da APTS, Luis López Vázquez, foi reeleito para o cargo em Assembleia Geral Ordinária (AGO), realizada dia 9 de setembro, na sede da entidade. Na ocasião, também foram reeleitos os membros da diretoria Executiva, Carlos Antonio Barros de Moura, diretor-secretário, e José M. Pedreira de Freitas, diretor-tesoureiro. A composição do Conselho Administrativo continuará a mesma na diretoria atual.

   
Sergio Mello participará do II Encontro Internacional de Seguros de Linhas Financeiras
Sergio Barroso de Mello, do Pellon & Associados
O evento vai abordar a importância dos seguros para proteção financeira dos executivos e das empresas, no atual contexto econômico, legal, regulatório brasileiro e mundial. Estão inscritos para participar do Simpósio profissionais de seguradoras e resseguradoras nacionais e estrangeiras, além de corretores, advogados e demais profissionais liberais interessados no assunto.
Sergio Mello, sócio-fundador do escritório Pellon e Associados e presidente do CILA/AIDA, fará parte do Painel 3 “Teoria da perda da chance e tendências no mercado de E & O. Novas modalidades, sinistros e legislação” e debaterá sobre  as principais tendências do mercado: novos produtos e novas responsabilidades e abordará também a teoria da perda de chance na responsabilidade objetiva e subjetiva.

   
Grupo RSA registra crescimento de 7% com prêmios retidos de £ 4,7 bilhões
O Grupo RSA, um dos maiores grupos seguradores do mundo, anuncia o balanço consolidado de sua operação global no primeiro semestre de 2013. Com desempenho sólido no Canadá e na Escandinávia e incremento operacional contínuo na região de Mercados Emergentes, a empresa teve um aumento de 7% nos prêmios retidos, com taxa de câmbio constante, chegando a £ 4,7 bilhões. No Canadá, mesmo com as enchentes ocorridas em junho na província de Alberta, que geraram impactos na ordem de £ 48 milhões, o Grupo garantiu sua solidez e crescimento contínuo, com índice combinado de 94,2%.

   
Berkley promoveu 1º Encontro Técnico de Garantia
Questões voltadas ao dia a dia dos profissionais envolvidos nos negócios da carteira que representa o DNA da Berkley Brasil foram apresentadas durante o 1º Encontro Técnico de Garantia, realizado no dia 31 de agosto. Colaboradores das diversas regionais da companhia foram orientados sobre os princípios jurídicos e de compliance em vigor na empresa e receberam informações que são essenciais para o cadastro e análise de crédito, assim como para novos negócios em resseguro, fiança locatícia, projetos estruturados e demais serviços que fazem parte do Seguro Garantia.
   
Ouvidoria do Grupo Bradesco Seguros completa 10 anos

Eugênio Velasques, Diretor do Grupo Segurador e responsável pela Ouvidoria.
Implantada em 2003, a Ouvidoria do Grupo Bradesco Seguros – primeira ouvidoria a ser reconhecida pela Superintendência de Seguros Privados (SUSEP) -, completa 10 anos nesta terça-feira, 03 de setembro. Atendendo a todos os segmentos do seguro, a Ouvidoria se transformou em um dos mais importantes canais de relacionamento das empresas que compõem o Grupo Segurador com seus clientes. Em 2011, o Grupo obteve oficialmente a certificação ISO 9001 em relação às práticas de qualidade de gestão. Em 2013, pela segunda vez consecutiva a Ouvidoria foi eleita uma das 10 melhores do País – independente de segmento – e conquistou o “Prêmio de Ouvidorias Brasil”, da Associação Brasileira de Ouvidores (ABO) e a Associação Brasileira das Relações Empresa-Cliente (ABRAREC).

   
ANSP disponibiliza Pesquisa Acadêmica ao público
A Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) disponibiliza o resultado final da Pesquisa Acadêmica, estudo sobre os novos caminhos e tendências do setor de seguros para os próximos anos. O trabalho foi realizado com seus acadêmicos e para todos aqueles que tenham interesse em conhecer essa projeção, basta acessar o site da Academia www.anspnet.org.br ou pelo link: http://www.anspnet.org.br/NovoSite/destaquesTextos/resultados-pesquisa-academica-2013.asp

   
Venda de seguro residencial supera média nacional em 16 estados
Mesmo com o crescimento aquém de seu potencial, fenômeno atribuído ao desconhecimento dos clientes sobre a abrangência das coberturas e preços reduzidos, as vendas do seguro compreensivo residencial apresentaram um desempenho mais promissor no primeiro semestre deste ano, com alta de 22,6% sobre o mesmo período de 2012. O curioso é que 16 estados registraram taxas de crescimento acima da média nacional, enquanto 11 ficaram abaixo, ainda que com um piso de 12,4%. De janeiro a junho deste ano, os prêmios da carteira alcançaram R$ 977,9 milhões.

   
Apenas 5% dos brasileiros contratam seguro de vida, mostra pesquisa
Apesar de movimentarem um mercado em crescimento, que ultrapassou a marca dos R$ 9 bilhões em 2012, os planos de seguro de vida ainda são pouco atraentes no Brasil  . De acordo com uma pesquisa realizada encomendada pela Icatu Seguros ao Ibope Inteligência, obtida com exclusividade pelo GLOBO, apenas 5% dos brasileiros contratam esse tipo de proteção. O percentual também é baixo entre os que afirmam ter seguro pago pelas empresas em que trabalham, de 7%. Já na classe C, não passa de 3%.
   
Berkley fecha parceria com SINCOR-SP
Oferecer soluções rápidas e adequadas às necessidades do corretor de seguros é a proposta da Berkley Brasil, que assinou uma parceria com o SINCOR-SP para a comercialização do seguro RC Profissional de corretores. Através do acordo, a companhia traz condições diferenciadas para os sindicalizados, especialmente no que diz respeito ao sistema desenvolvido pela companhia que permite que o próprio corretor faça a cotação deste produto, sem a necessidade de abrir suas informações confidenciais a outras pessoas.
Inclusive, essa estrutura possibilita aos corretores emitirem, de uma única vez, outros seguros que forem contratados por eles, tais como RC Empregador, prestação de serviços em locais e terceiros ou mesmo o RC Geral para uso e conservação do imóvel.

   
Câmara Municipal de Belo Horizonte Homenageia Alaor Silva Júnior

 Alaor Silva Júnior, Presidente do PASI
O Presidente do PASI, Alaor Silva Júnior foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por decisão da Câmara Municipal e por indicação do vereador Sérgio Fernando Tavares, no último dia 26 de agosto, em Belo Horizonte – Minas Gerais. Esse título é o reconhecimento do trabalho que vêm desenvolvendo junto aos corretores, entidades, empresários, trabalhadores em Minas Gerais e no Brasil. Lúcio Flávio diretor executivo da ADCE (Associação de Dirigentes Cristãos de Empresa) e um dos estimuladores da indicação, afirma que o lado empresarial, ousado e pioneiro do empresário, o torna um exemplo a ser seguido pela sociedade, por estar preocupado com os valores universais da vida, promovendo o bem comum através do seguro.

   
ACE lança novo slogan para buscar mais identidade com segurado pessoa física
Companhia lança campanha mundial para mostrar nova identidade corporativa. O Grupo ACE reformulou a sua identidade corporativa a fim de iniciar uma nova fase que prevê investimentos mais intensos na divulgação de seguros voltados para a pessoa física. “Queremos obter junto a este público o mesmo reconhecimento que desfrutamos no setor de seguros empresariais, segmento em que a companhia já detém uma posição de liderança global”, diz Farid Eid Filho, Presidente da ACE Brasil. Segundo ele, a companhia possui mais de 5 milhões de segurados pessoa física no País, principalmente na área de afinidades, e espera ampliar de forma significativa este número nos próximos anos.

   
Tokio Marine cria Diretoria Comercial Nacional Varejo
O canal de varejo vem apresentando forte crescimento nos últimos anos e, atualmente,  representa 66% do volume de prêmios da operação da Tokio Marine Seguradora no Brasil. Sensível a esta relevância e preocupada em manter-se próxima dos Corretores e Assessorias, a Companhia escolheu o executivo João Melo para comandar esta operação. Ele continuará se reportando à Diretoria Executiva Comercial, liderada por Valmir Rodrigues.

   
Presidente da SulAmérica analisa atuação do mercado em evento do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo


O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP) recebeu o presidente da SulAmérica, Gabriel Portella, em seu almoço de julho, realizado em 02/07, no Circolo Italiano.
O executivo esteve acompanhado dos vice-presidentes da seguradora Matias Ávila (Comercial), Carlos Alberto Trindade (Ramos elementares e Automóvel) e Renato Terzi (Vida e Previdência), além de outros membros da diretoria, que esclareceram dúvidas dos corretores de seguros nos variados assuntos. O mentor do CCS-SP, Alexandre Camillo, considerou um momento oportuno para estreitar relacionamento com os principais dirigentes de uma das maiores e mais importantes seguradoras do Brasil.

   
José Adalberto Ferrara assume a presidência da Tokio Marine
José Adalberto Ferrara é o novo presidente da Tokio Marine Seguradora. Em comunicado aos Colaboradores e também aos Corretores e Assessorias, o executivo garantiu que tem como principal missão manter o direcionamento estratégico e o crescimento sustentável da operação brasileira.


   
Seguradoras ampliam investimentos em ações sustentáveis
As iniciativas nas áreas de responsabilidade social e da sustentabilidade estão ganhando mais força no cotidiano das empresas do mercado segurador. Hoje, 59% das seguradoras tem uma área destinada a ações desse tipo, 67% possuem um Código de Ética e Conduta e 43% já criaram programas internos de trabalho voluntário. As informações são da última pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg) e divulgada no Balanço Social da entidade, que será lançado nos próximos dias.

   
CEO mundial da Mapfre lista desafios da Espanha e de seu grupo
Os desafios da economia espanhola e do grupo segurador Mapfre, a maior da Espanha, foram tema do encontro do CEO mundial da Mapfre, Antonio Huertas, com jornalistaS. “A Espanha é um país de magníficas oportunidades e representa um bom negócio para as empresas brasileiras”, disse, apresentando inúmeros dados macroeconômicos que mostraram a evolução da economia espanhola nos últimos anos. “Podemos afirma que a Espanha é um dos exemplos de transformação no mundo”, afirmou.

   
Brasilprev promove executivo a superintendente de produtos
A Brasilprev Seguros e Previdência S.A., uma das maiores empresas de previdência privada aberta do Brasil e única especialista nesse setor, tem novo superintendente de produtos. Trata-se de Sandro Bonfim da Costa, que até então ocupava o cargo de gerente de Inteligência de Negócios.Formado em engenharia mecânica pela Faculdade de Engenharia Industrial (FEI), Sandro é pós-graduado em administração pela Faculdade Getúlio Vargas e possui um MBA em general management pelo Insper. Atualmente, cursa mestrado profissional em administração por esta mesma instituição.

   
Generali ingressa no segmento de proteção financeira para seguro saúde
De forma pioneira no Brasil e com o objetivo de garantir tranquilidade financeira às empresas, a Generali Brasil Seguros passa a oferecer o Stop Loss, uma linha de seguros de proteção financeira criada para limitar as perdas das empresas, diante da elevada volatilidade de riscos decorrentes dos planos de saúde patrocinados pelas companhias a seus funcionários.“É frequente as operadoras de saúde repassarem o excesso de sinistralidade aos preços na renovação dos contratos ou gerarem relevantes furos orçamentários nos planos auto segurados das empresas”, afirma o diretor de Seguros de Pessoas e Benefícios da Generali, Valter Hime. “Muitas destas oscilações são causadas por eventos extraordinários de alta aleatoriedade e elevada severidade no curso da vigência dos planos. As empresas acabam por assumir tais impactos, em meio à impossibilidade de prever os custos futuros com o benefício.”

   
Segurar.com passa a comercializar apólice de RC para dentistas
A Segurar.com, primeira corretora totalmente online do Brasil, amplia mais uma vez o seu portfólio com a oferta do seguro de Responsabilidade Civil Profissional para dentistas. Este é o 22º produto comercializado no site www.segurar.com, posicionando a corretora na liderança no mercado nacional de seguros online.
O Protector é um produto da Argo Seguros, subsidiária do Argo Group Internacional, e tem como propósito garantir a proteção e dar assistência aos dentistas em caso de eventuais processos judiciais.




   
Empresas do Grupo Bradesco Seguros são destaques entre as Maiores & Melhores da Revista Exame
Pelo quarto ano consecutivo, três empresas do Grupo Bradesco Seguros obtiveram as primeiras colocações no anuário “Melhores e Maiores”, publicado pela revista “Exame”, ficando entre as sete maiores do país no setor de seguros. Das 50 maiores e melhores seguradoras listadas na pesquisa, o Grupo Bradesco Seguros conquistou o primeiro lugar pela Bradesco Saúde, o quarto lugar pela Bradesco Vida e Previdência e o sétimo pela Bradesco Auto/RE.





   
Zurich apresentou soluções para o segmento industrial de médio porte

Werner Stettler, Vice-Presidente de Seguros Gerais,

Em linha com o processo global de expansão de seus negócios, a Zurich Seguros, multinacional de origem suíça com mais de 30 anos de história no Brasil, apresentou uma solução de seguros focada no segmento de indústrias de médio porte. O evento, que ocorreu no dia 7 de maio, na capital paulista, reuniu mais de 60 convidados, entre corretores e imprensa especializada. Entre os executivos da seguradora, estiveram presentes o Vice-Presidente de Seguros Gerais, Werner Stettler; o Gerente de Desenvolvimento de Novos Negócios, Bruno Ciolli; o Diretor Executivo Comercial de Seguros Gerais, João Bosco Medeiros e o Diretor Comercial de São Paulo, Mariugo Mussi.


   
Pottencial Seguradora tem novos sócios

A Pottencial Seguradora, empresa mineira especializada em seguro garantia, ganhou um expressivo reforço. No início de maio, os irmãos Salim e Eugenio Mattar, sócios fundadores da Localiza e respectivamente, Executive Chairman e CEO, tornaram-se acionistas da seguradora. Os irmãos Mattar terão uma participação de 40% da Pottencial Seguradora que ampliará suas operações e continuará sua trajetória de crescimento no segmento de seguro garantia. “Enxergamos uma grande oportunidade num negócio de excelentes perspectivas, que inclusive, proporcionará aos nossos filhos participar de uma empresa profissional, muito bem gerida e de futuro promissor”, avalia Salim Mattar.

   
Confiança lança produto empresarial para pequenas e médias empresas

Impulsionada pelos ótimos resultados advindos da reestruturação iniciada no segundo semestre de 2012, a Confiança Seguros lança mais uma novidade no mercado segurador: o CONFI Vida Empresarial - PME. O produto visa atingir as pequenas e médias empresas a partir de duas vidas (pessoas), com um diferencial inédito: possibilita a todos os segurados a realização de um check up médico anual.
Segundo o superintendente comercial de Vida da seguradora, Cláudio Ramos, o check up médico faz todo o sentido neste produto.

   
Tokio Marine registra crescimento de 20,5% no Seguro Auto Frota no primeiro quadrimestre

Companhia fechou o período de janeiro a abril com produção de mais de R$42 milhões no segmento - A Tokio Marine Seguradora comemora o excelente desempenho do seguro Auto Frota no início deste ano. O produto apresentou significativo crescimento em todas as regiões, com destaque para Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Centro Oeste. No total, a companhia fechou o primeiro quadrimestre com produção de mais de R$42 milhões no ramo, com crescimento em prêmios emitido de 20,5% superior ao obtido no mesmo período de 2012. Atualmente, a produção do Auto Frota corresponde a 11% do prêmio da carteira de Auto da Seguradora.

   
Zurich amplia relacionamento com corretores na região sul

A Zurich Seguros com a visão expandir ainda mais sua marca, investe constantemente no atendimento de parceiros, corretores e clientes. Na região Sul, a seguradora acaba de contratar três profissionais para assumir as gerências de relacionamento para os estados de Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

   
Seguro Residencial é destaque na Allianz
A residência é um dos bens mais almejados entre a maior parte dos brasileiros. Ter uma casa significa ter mais segurança, tranquilidade e estabilidade. Para proteger o que te faz bem, a Allianz Seguros oferece aos seus clientes o seguro Residencial.
   
TEMPO ASSIST conquista certificação da ONA

A Med-Lar, unidade de negócios do Grupo TEMPO ASSIST e uma das mais tradicionais e reconhecidas empresas especializadas em serviços de atenção domiciliar do Brasil, conquistou em abril certificação nível 1 na categoria “Segurança do Paciente”, reconhecimento em excelência concedido pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), que avaliou a qualidade dos serviços prestados pela companhia no mercado de Home Care.

   
Receita da SulAmérica cresce 15% no trimestre e alcança R$ 2,9 bilhões

Vendas de seguro de automóveis, saúde e odontologia continuaram em alta no período, que também foi marcado por incremento na sinistralidade e queda no resultado financeiro
Rio de Janeiro, 2 de maio de 2013 - A Sul América S.A. (BM&FBovespa: SULA11), terceira maior operadora de saúde do país, encerrou o primeiro trimestre deste ano com receita de R$ 2,9 bilhões em prêmios, montante 15% superior ao do mesmo período de 2012. Entre os destaques do trimestre estão o forte desempenho em prêmios dos segmentos de Saúde e Odontologia e Automóveis, que obtiveram, respectivamente, receitas 13,7% e 28,7% superiores em relação às registradas no mesmo período do ano passado.

   
Mapfre divulga resultados do primeiro trimestre de 2013

A Mapfre divulgou o balanço dos primeiro trimestre de 2013 e traz como destaque nos resultados do grupo o Brasil, que já ocupa 20% dos negócios da empresa, crescendo 18%, em moeda local, e com prêmios de € 1,2 bilhão. A receita apresentada foi de € 6,9 bilhões, que determinou uma alta de 1,6% e resultado de € 264,3 milhões nesse período, o que representa uma queda de 2,6% quando comparado ao ano passado. O negócio Internacional teve participação de 65% dos prêmios e 54% dos resultados.

   
Receita das seguradoras cresceu 14,2% em 2012
O setor de seguros manteve o ritmo acelerado de crescimento em 2012. Segundo um estudo do Sindicato dos Corretores de Seguros do Estado de São Paulo (Sincor-SP), obtido por exclusividade pela DINHEIRO, o faturamento das seguradoras no ano passado cresceu 14,2% em relação a 2011. Sem contar os ganhos com os planos de previdência do tipo Vida Gerador de Beneficio Livre (VGBL), as seguradoras faturaram R$ 93,4 bilhões com prêmios. Desconsiderando o seguro automotivo obrigatório, o DPVAT, o crescimento foi de 14,9%, com um faturamento total de R$ 86,3 bilhões.

   
Generali inicia plano de expansão com inauguração em Salvador

A Generali Brasil Seguros iniciou uma nova fase de expansão e inaugura em Salvador (BA) uma plataforma inovadora de atendimento e suporte ao corretor e segurado. O Generali Apoio ao Corretor, também conhecido pela sigla GENAC, tem o objetivo de levar as diretrizes, valores e qualidade dos produtos Generali para mercados até então atendidos de maneira remota.
O escritório de Salvador será responsável pelo atendimento ao mercado baiano e também aos corretores de Sergipe.

   
Grupo Bradesco Seguros apresentou crescimento de 16,3% no trimestre com faturamento de 11 bilhões

Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado nacional de seguros com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, apresentou faturamento de cerca de R$ 11 bilhões até março de 2013, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Esse valor representou crescimento de 16,3% em relação aos R$ 9,4 bilhões registrados no mesmo período de 2012.

   
Qualicorp: Inadimplência cresce 82,5%

O mercado de planos de saúde enfrentou um 2012 complicado, com aumentos expressivos nos custos médico-hospitalares, que provocaram reajustes fortes nos preços dos convênios médicos. Diante desse cenário, a Qualicorp, maior corretora e administradora do setor, também foi afetada. A companhia viu a inadimplência disparar. No último trimestre, as perdas com crédito incobráveis aumentaram 82,5% atingindo R$ 24,2 milhões. Esse valor representa 9,5% da receita líquida. No mesmo período de 2011, esse percentual era de 6,9%. A receita líquida somou R$ 259,2 milhões, alta de 35% sobre o último trimestre de 2011. \"A questão da inadimplência é o nosso maior desafio\", disse Wilson Olivieri, diretor de relações com investidores da empresa.

   
MetLife recebe homenagem no Prêmio Segurador Brasil

A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, é vencedora da 10ª edição do Prêmio Segurador Brasil nas áreas de Vida, Previdência e Odontológico. A cerimônia de premiação será realizada no dia 26 de março, às 19h, em São Paulo, e contará com a presença das principais lideranças e empresas dos setores de Seguros, Previdência e Capitalização.
Receber um prêmio como este reforça que a MetLife é uma empresa consolidada no mercado corporativo “É uma honra para a MetLife receber o reconhecimento do mercado por meio deste prêmio.”, afirma Renata Ferraz, Diretora Comercial da MetLife.  

   
Liberty Seguros apresenta nova campanha
A campanha integrada de marketing traz o capitão do pentacampeonato Cafu convocando todos os brasileiros a também serem “capitães” nessa Copa
A Liberty Seguros, empresa do grupo Liberty Mutual, um dos maiores conglomerados globais de seguros, apresenta a sua nova campanha de marketing centrada no patrocínio da Copa das Confederações e na Copa do Mundo da FIFA 2014™. A campanha tem com mote a responsabilidade, o privilégio e orgulho dos brasileiros em fazer parte do maior e mais importante evento esportivo do mundo. Em 2013, os objetivos da campanha são gerar reconhecimento para a marca como a Seguradora Oficial da Copa do Mundo da FIFA 2014™ e que a Liberty seja sempre considerada na hora da escolha de um seguro.

   
Aconseg-RJ homenageia Akira Harashima

Akira Harashima e Olivio Américo, presidente da Aconseg-RJ
Durante o evento, o presidente apresentou os destaques da atuação do grupo Tokio Marine no Brasil e no mundo e a importância das Assessorias para os negócios da Companhia. O executivo também falou sobre o “Plano Vencer”, que estabelece metas para que a Seguradora dobre o valor da produção no Brasil até 2016, os resultados obtidos em 2012 e os desafios para 2013.
“Foi uma honra participar de um evento tão importante com nossos parceiros da Aconseg-RJ. Com base nos números que mostram o crescimento da participação das Assessorias em produção, reafirmamos a importância deste canal para a Tokio Marine”, afirma Akira Harashima.

   
SulAmérica registra aumento nos sinistros provocados por alagamentos

Seguradora identificou mais de 680 ocorrências de causas naturais apenas neste início do ano em todo o Brasil e orienta os segurados a tomarem medidas que evitem danos aos veículos - As chuvas em grandes centros urbanos, como São Paulo e Rio de Janeiro, provocaram aumento no volume de chamadas nas centrais de atendimento das seguradoras. Na SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos, de janeiro até a primeira quinzena de março, foram realizados mais de 550 at endimentos decorrentes de enchentes, granizo e quedas de raio nestes estados. Em 2012, foram aproximadamente mil atendimentos dessa natureza, sendo que um terço dessas ocorrências aconteceu no estado de São Paulo. 

   
Especialista aponta as vantagens da arbitragem em seguro e resseguro

Marcia Cicarelli e o advogado espanhol Paulino Fajardo

Em palestra da APTS, Marcia Cicarelli, sócia da JBO Advocacia, apresentou as implicações práticas da lei brasileira de arbitragem em seguros e resseguros. O evento contou com a participação especial do advogado espanhol Paulino Fajardo, do DAC-Beachcroft, que compartilhou sua experiência como mediador, árbitro e advogado na Espanha e em outros países da Europa. “Mediação  e Arbitragem nos Contratos de Seguro e Resseguro” foi o tema da palestra proferida pela sócia da JBO Advocacia, Marcia Cicarelli Barbosa de Oliveira, no dia 13 de março, na sede da APTS, em São Paulo (SP). A partir de sua experiência de 20 anos de atuação em seguro e resseguro, no mercado nacional e internacional, inclusive por meio de sua parceria com o escritório DAC-Beachcroft, a advogada demonstrou a aplicação prática da lei em seguro e resseguro. Ela também enfocou as controvérsias que comumente surgem no mercado a respeito dos métodos alternativos de resolução de litígios, com ênfase na arbitragem no Brasil.

   
Labour se destacou com duas premiações em evento promovido pela Chubb Seguros

De acordo com a executiva Margaret Tymus Freitas, ex-vice presidente da ACE Seguradora e hoje diretora presidente da Labour Consultoria de Seguros, o Encontro Nacional de Centrais de Negócios foi realizado pela Chubb Seguros em fevereiro deste ano e contou com a participação das assessorias de todo o Brasil. No evento, foram apresentados o planejamento para 2013 e comemorados os resultados de 2012.


   
São Paulo recebe superintendente da Susep

O Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo (CCS-SP), capitaneado pelo mentor Alexandre Camillo, recebeu nesta terça-feira (05/03) o titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Luciano Portal Santanna para um agradável bate-papo, em almoço no Restaurante do Circolo Italiano. “Nosso objetivo no CCS-SP é promover a interlocução dos corretores com profissionais de representatividade em seguros, e São Paulo tem a honra e o privilégio de receber a autoridade máxima do nosso pujante setor”, afirmou Camillo. O evento reuniu cerca de 300 pessoas – além dos associados do Clube, contou com a presença de lideranças de corretores de seguros de São Paulo, incluindo de clubes e sindicatos de outras localidades, além de presidentes e diretores das principais seguradoras do mercado.

   
PanAmericana quer crescer 300% até o fim de 2015

José Carlos Macedo
José Carlos Macedo diz que gosta de trabalhar com pessoas: não à toa, construiu uma carreira na área de seguros massificados, aqueles com tíquete médio menor e que são voltados ao público em geral. Essa sua qualidade pesou na escolha para comandar a seguradora do banco PanAmericano, em dezembro. A instituição financeira, batizada de PanAmericana, passa por uma reestruturação após a transferência do controle do grupo Silvio Santos para o BTG Pactual e Caixa Econômica Federal em 2011. Com sua entrada, a expectativa é de que a emissão de prêmios, que ficou em R$ 120 milhões em 2012, atinja R$ 500 milhões até 2015."Desde que os novos sócios assumiramo banco, a seguradora ficou apenas sendo gerida com poucos produtos para satisfazer as necessidades dos clientes do banco. Daqui para frente, a meta é ser a mais importante seguradora de varejo do país", disse o executivo, em entrevista ao BRASIL ECONÔMICO.

   
Zurich lança “Portal Seguro de Vida”

A Zurich Seguros, multinacional de origem suíça e presente há mais de 30 anos no Brasil, apresenta o “Portal Seguro de Vida”, sua mais recente ferramenta, que tem por objetivo facilitar o acesso e a consulta por parte dos corretores de seguros de todo país ao cadastro de seus clientes empresariais segurados pela Zurich Seguros, além de otimizar o processo de faturamento. O “Portal Seguro de Vida” é mais um importante desenvolvimento da companhia para apoiar os corretores de seguros, que são o principal canal de distribuição da seguradora suíça.

   
Assist-Card Brasil anuncia novos executivos

A Assist-Card Brasil, integrante do maior grupo de assistência viagem do mundo, acaba de contratar dois novos executivos para dar suporte as operações comerciais da companhia. Márcia Aparecida Carvalho da Fonseca é a nova gerente Comercial Corporativo e de Corretoras. Com formação em Administração de Empresas e MBA em Gestão Comercial (FGV), Márcia atuou em cargos estratégicos e gerenciais de grandes e médias empresas. É uma profissional com forte atuação no desenvolvimento e implantação de projetos, lançamento e reposicionamento de produtos e na elaboração e definição de estratégia de venda e marketing.

   
Família Larragoiti consolida controle da SulAmérica

A família Larragoiti e o ING concluíram hoje um acordo em que o grupo holandês venderá para a família controladora da SulAmérica sua participação na Sulasapar, holding controladora do grupo. Com isso, a família Larragoiti passará a deter 100% da Sulasapar, da qual antes detinha 55%, e aumentará sua participação direta e indireta na Sul América S.A. de 24,7% para 31,9%. O ING continuará detentor de uma participação de 28,8 % das ações da Sul América S.A. e permanecerá com representação no Conselho de Administração. Esta transação decorre do processo de reestruturação do ING, acordado com a Comissão Europeia em 2009, que prevê o desinvestimento de suas operações de seguros no mundo.

   
Susep alinha normativo contábil aos novos normativos de solvência

Após a edição das novas regras para constituição das provisões técnicas e a complementação da regulação dos requerimentos de capital do mercado supervisionado, a Superintendência de Seguros Privados (Susep), atualizou a norma contábil a ser observada pelas sociedades seguradoras, sociedades de capitalização, entidades abertas de previdência complementar, e resseguradores locais. A medida ainda será publicada no Diário Oficial.

   
Metlife fecha 2012 com lucro de R$41,5 milhões
Apresentando um crescimento consistente na operação do Brasil, a MetLife – seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos – finalizou 2012 com 12% de aumento no lucro líquido em comparação com o exercício anterior, passando de R$37,1 milhões em 2011 para R$41,5 milhões. Em relação ao patrimônio líquido, fechou em R$475,6 milhões, alta de 16,9%. Apresentou ainda aumento médio anual de 27,7% nos seus ativos totais desde 2008, os quais alcançaram R$3,4 bilhões no encerramento de 2012.
   
VI Encontro Nacional da FenaPrevi termina apontando próximos desafios

Após a cerimônia de encerramento, o presidente da FenaPrevi, Osvaldo do Nascimento, avaliou que o ponto forte foram as apresentações e discussões sobre os desafios do setor de vida e previdência, considerando a conjuntura atual do Brasil e do mundo. Marco Antonio Rossi, presidente eleito da CNseg, presidente da Bradesco seguros e Previdência e ex-presidente da FenaPrevi, destacou o trabalho das comissões técnicas da instituição. “Acho que tivemos muitos avanços em minha, graças ao trabalho de todos".

   
Mercado arrecada R$ 157 milhões em 2012
A soma dos segmentos de seguros, previdência e capitalização atingiu, em 2012, resultou em um montante de R$ R$ 157 bilhões, crescendo 21% sobre o ano anterior. Descontando a inflação pelo IGPM, o crescimento real em 2012 foi de 15%. Os dados foram agrupados pela Siscorp Serviços Corporativos e divulgados no nesta quinta-feira, 7 de fevereiro. O lucro líquido consolidado das companhias somou R$ 12,1 bilhões – crescimento de 4% sobre 2011.

   
América Latina é destaque no balanço de 2012 da Zurich

A seguradora suíça Zurich, que no Brasil atua de forma independente e também tem uma joint venture com o banco Santander, divulgou ontem lucro líquido de US$ 3,9 bilhões em 2012, avanço de 3% sobre os US$ 3,8 bilhões registrados em 2011. Martin Senn, CEO da Zurich, comentou que o grupo entregou aos acionistas um sólido resultado. O desempenho do grupo no quarto trimestre de 2012 foi surpreendente: lucro de US$ 983 milhões, quase o dobro do resultado do mesmo período do ano anterior. Onze analistas consultados pela Dow Jones Newswires apostavam em um lucro de US$ 621 milhões. Foi uma grande surpresa a todos.

   
Sede da Generali em São Paulo tem novo endereço

Novo espaço, mais amplo, proporciona maior integração entre a equipe da regional paulista - Desde o começo do mês, a sede da Generali Brasil Seguros em São Paulo passou a funcionar em novo endereço. A empresa deixa o antigo prédio na Rua Bráulio Gomes, no centro histórico paulistano, para um edifício moderno no número 1726 da Avenida Presidente Juscelino Kubitschek, no Itaim Bibi, próximo ao novo polo financeiro de uma das maiores metrópoles do mundo.

   
Observatório de Segurança Viária lança canal com estatísticas do Seguro DPVAT

Objetivo é que os números ajudem na prevenção de acidentes de trânsito - Com o objetivo de desenvolver ações para reduzir o número de acidentes de trânsito no Brasil e divulgar quem pode requerer o Seguro DPVAT, o Observatório Nacional de Segurança Viária (ONSV) acaba de fechar um acordo com a Seguradora Líder DPVAT, administradora do benefício. A parceria viabilizará a criação de um canal específico de divulgação de estatísticas de acidentes de trânsito e informações sobre indenizações no conjunto de atividades do Observatório.

   
MetLife lança programa de relacionamento para dentistas

Parceria com marcas como Lenovo e Dentsply traz descontos e benefícios para os credenciados - A MetLife, líder mundial em seguro de vida e prestadora de previdência privada e planos odontológicos, inova no relacionamento com mais de 12 mil dentistas credenciados em todo o país e lança o programa de relacionamento DentalMais. A companhia criou o portal para facilitar e agilizar as autorizações de procedimentos dos dentistas credenciados. Agora pela internet as guias de tratamento odontológicos são liberadas imediatamente, permitindo que o beneficiário inicie seu tratamento no mesmo momento.

   
Fanpage da Essor Seguros é lançada no Facebok

A Essor Seguros lançou sua fanpage no Facebook. Além de informações institucionais, a página apresenta assuntos de interesse dos mercados segurador e da construção civil. “Nosso site (www.essor.com.br) já apresenta uma vasta gama de informações sobre a empresa e os produtos comercializados. Porém, o Facebook nos permite estabelecer um contato direto com os nossos clientes e dar mais visibilidade às ações que a Essor têm desenvolvido para o segmento de seguros, com foco na construção civil”, explica Fábio Pinho, diretor executivo da Essor Seguros.

   
Allianz lança descarte ecológico e consultoria sustentável

Seguradora é pioneira em oferecer esse serviço às empresas e condomínios - Os novos segurados e renovações da Allianz Seguros dos produtos empresarial para PME’s, residencial e de condomínio contam agora com os serviços de consultoria sustentável e descarte ecológico em diversas cidades do Brasil. Os benefícios resultaram da parceria firmada entre a seguradora e a Ecoassist. A seguradora é a única do país a oferecer esse tipo de benefício aos segurados de condomínio e seguro empresarial para PME’s.

   
Investimentos em RH integram plano de crescimento da Berkley

Valorizar o capital humano no ambiente de trabalho é uma tendência que veio para ficar no universo corporativista. Tendo em vista a importância da área de Recursos Humanos para desenvolvimento de qualquer companhia, a Berkley Brasil passa a contar neste mês com os trabalhos da nova coordenadora de RH, Márcia Luque Bianchi Barreto. Formada em Administração pela Universidade Cidade de São Paulo, a profissional possui experiência de 23 anos no setor e auxiliará nas novas estratégias da empresa para 2013.

   
Liberty está entre as três seguradoras prediletas em pesquisa da revista Quatro Rodas

A seguradora sobe quatro posições em relação a 2011 - De acordo com pesquisa anual realizada pela revista Quatro Rodas com os consumidores de todo o Brasil, a Liberty Seguros foi eleita a terceira seguradora preferida entre os 2931 entrevistados. O levantamento “Os Eleitos” é feito desde 2001 com o objetivo de avaliar o índice de satisfação dos consumidores em diferentes produtos e serviços relacionados a automóveis. Entre os quesitos avaliados estão cobertura da rede, confiança na marca, conforto, desempenho, design/modelo, dirigibilidade, gastos/investimentos, manutenção e segurança.

   
CNseg e Fenaseg escolhem novos presidentes

Membros da Diretoria e Conselho Fiscal também serão eleitos em 19 de marçoA CNseg comunicou às suas Federações associadas (FenSeg, FenaCap, FenaPrevi e FenaSaúde), que a eleição para os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal da Confederação, será realizada no dia 19/03/2013, em Brasília. O Diário Oficial da União divulgou nesta sexta-feira, 18, o edital de convocação para a eleição da Fenaseg para os membros da Diretoria e do Conselho Fiscal que também será realizada no dia 19/03/2013.

   
Ouvidorias passarão a ser obrigatórias nas seguradoras

CNseg atua no incentivo e desenvolvimento deste importante canal de relacionamento - O Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) reúne-se na próxima semana, dia 30 de janeiro, para votar uma norma que determina a obrigatoriedade da criação de departamentos de ouvidoria nas empresas do setor. De acordo com o projeto, as seguradoras também precisarão cumprir uma série de exigências, como enviar mensalmente os relatórios de atendimento à Susep (Superintendência de Seguros Privados), ter um profissional devidamente qualificado e dedicado exclusivamente à função e um número 0800 para recebimento das demandas.

   
Bradesco seguros cresceu 17,7% em 2012
O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado nacional de seguros com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, apresentou faturamento de R$ 44,3 bilhões até dezembro de 2012 nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Esse valor representou crescimento de 17,7% em relação aos R$ 37,6 bilhões totalizados no mesmo período de 2011. O resultado é fruto principalmente da evolução do Grupo em todas as linhas de produtos e negócios nos principais segmentos; 17,3% em Vida e Previdência; 18,8% em Saúde; 12,1% em Auto/RE; 25,8% em Capitalização.
   
Susep pode punir estipulante que não repassa prêmio do seguro
A Susep publicou edital, no Diário Oficial da União, intimando o Grêmio Esportivo e Cultural dos Funcionários Públicos Municipais de Uberlândia (MG), que, segundo a autarquia, se encontra em local incerto e não sabido, na pessoa do seu representante legal, a alegar o que entender, a bem de seus direitos, no prazo de 30 dias, sob pena dos fatos serem julgados sem as referidas alegações em face da representação lavrada em decorrência de não repassar os prêmios de seguros arrecadados à seguradora no prazo previsto em contrato.
   
Senador defende vincular 1% de cada seguro vendido a ações de Defesa Civil

O senador Casildo Maldaner (PMDB-SC) cobrou em Plenário um novo marco legal para a defesa civil no país. Ele pediu a reformulação do Fundo Especial para Calamidades Públicas (Funcap) e sugeriu que as seguradoras de todo país contribuam com 1% de cada seguro comercializado para esse fundo. Já defendida em projeto de lei apresentado ao Senado (PLS 388/2008), a ideia do senador é usar os recursos para estruturar o sistema nacional de defesa civil, com valorização das ações preventivas.

   
Centro de Tecnologia Allianz completa 80 anos

Nas suas oito décadas de existência, o Centro de Tecnologia Allianz (AZT) investigou diversas perdas industriais e é referência em prevenção. "O que constatamos é comunicado às empresas afetadas, fornecendo as ferramentas necessárias para o desenvolvimento de respostas práticas que evitem futuros danos” conta o diretor do AZT, Dr. Johannes Stoiber. Os engenheiros do Centro buscam as causas dos itens pesquisados até o nível microscópico. “O diagnóstico é muito mais fácil hoje em dia. Os testes não destrutivos tiveram um enorme progresso nos últimos 10 anos; uma inspeção de perda se assemelha a um trabalho de detetive”, explica o co-diretor Stefan Thumm.

   
“Porteiro Amigo do Idoso” apresenta resultado positivo em recente pesquisa entre longevos

Entre as ações desenvolvidas pelo Grupo Bradesco Seguros em prol da longevidade com qualidade de vida, destaca-se o Programa Porteiro Amigo do Idoso. Lançado em 2010, o Programa obteve resultados positivos. Em recente pesquisa realizada pelo Instituto para o Desenvolvimento do Investimento Social (IDIS), constatou-se que 86% dos porteiros tiveram suas expectativas superadas, 92% dos porteiros avaliaram o Programa como ótimo e 92% dos alunos indicam que outros profissionais participem do “Programa Porteiro Amigo do Idoso” para lidarem melhor com os longevos.

   
Robert Hufnagel assumiu Vice-Presidência da Berkley Brasil


O executivo Robert Hufnagel assumiu no dia 14 de dezembro a vice-presidência executiva da Berkley International Brasil. Graduado em Administração de Empresa e pós-graduado em Planejamento e Controle Empresarial, o novo membro da diretoria possui MBA Executivo em Seguros e vem agregar conhecimentos de sua vasta experiência no mercado segurador. Ao longo dos últimos anos, Robert Hufnagel atuou como diretor em seguradoras renomadas do mercado. Além da gestão de processos operacionais da Berkley, o novo Vice-Presidente Executivo assume a missão de identificar, junto às áreas de negócios, novas oportunidades de desenvolvimento de produtos com visão estratégica para o mercado de seguros.


 

   
CNSeg lança game para a comunidade Santa Marta

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNseg) lançou no dia 16 de dezembro, o game “Caminhoneiro Seguro” na comunidade Santa Marta, no Rio de Janeiro. O projeto, desenvolvido pela Guanabara Games durante seis meses, tem cenário 3D e conta com três fases representando estradas brasileiras (Rio de Janeiro – São Paulo, Manaus – Brasília e Salvador – Ouro Preto). No game, o jogador é um caminhoneiro que precisa proteger a si mesmo e sua família coletando seguros pelas rodovias, ao mesmo tempo em que precisa ter cuidado com o tempo do percurso e com a carga que carrega. Os dois totens do jogo serão alocados na comunidade carioca e poderão ser jogados a qualquer hora e gratuitamente por crianças e jovens. O projeto é mais uma iniciativa da Confederação para o projeto “Estou Seguro”, em busca de estreitar ainda mais o relacionamento com os consumidores e ampliar a disseminação da cultura de proteção de patrimônio.

   
Executiva da SulAmérica é nomeada representante do Conselho da Iniciativa Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI)

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos tem se posicionado como uma liderança no mercado de seguros em relação às discussões sobre sustentabilidade no setor financeiro. Como reconhecimento dessa postura, Adriana Boscov, superintendente de Sustentabilidade Empresarial da seguradora e presidente da Comissão de Sustentabilidade da CNseg (Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização), foi nomeada Conselheira da iniciativa  Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI sigla em inglês), com a responsabilidade de desenvolver as diretrizes e projetos da iniciativa internacional, bem como disseminar  informações relevantes ao mercado securitário nacional e angariar novos signatários.

   
Seguro Auto do Grupo BB e MAPFRE agora conta com Help Desk

O Grupo BB e MAPFRE oferece mais um serviço aos segurados que têm, dentro do Seguro Auto, serviços de assistência para casa. A partir de agora, eles passarão a contar com Help Desk, que auxilia na solução de problemas em microcomputadores e notebooks. O serviço oferece diagnóstico e soluções relacionadas a vírus, suporte para configuração de wireless, entre outros. Todo o atendimento é prestado online. “Nos casos de problemas emergenciais que impeçam o funcionamento de hardware, software, sistemas ou internet do computador ou aparelhos eletrônicos, o segurado poderá acionar Assistência à Informática 24h e solicitar os reparos com rapidez e comodidade, de onde estiver”, explica Jabis de Mendonça Alexandre, diretor de Auto do Grupo Segurador Banco do Brasil e MAPFRE.

   
Classic investe no mercado de alta renda

O mercado de alta renda no Brasil deve movimentar cerca de R$ 20 bilhões somente este ano, segundo dados da consultoria MCF Consultoria e Conhecimento, especializada em estratégia e gestão de luxo. Atenta a essa movimentação do mercado e à necessidade de diversificar seu portfólio,  a Classic estruturou recentemente sua área de vida individual e previdência privada com o propósito de lançar produtos exclusivos para consumidores de alta renda.

   
Expectativa da Argo é fechar 2012 com R$ 90 milhões em prêmios emitidos

A seguradora Argo conseguiu alcançar R$ 70 milhões em prêmios emitidos de janeiro a setembro de 2012 no Brasil, segundo balanço da empresa desde que chegou ao País. Entre os produtos de maior destaque nesse valor consolidado dos primeiros nove meses do ano estão o Seguro de Transportadores, com participação de R$ 10,9 milhões; o Seguro Garantia, com R$ 7,1 milhões, e o Seguro Patrimonial com produção acumulada de R$ 8,6 milhões. A previsão da Argo é de fechar 2012 com R$ 90 milhões de prêmios emitidos.

   
Mongeral Aegon e Sindserj fecham parceria para servidores
A seguradora Mongeral Aegon é a nova parceira do Sindserj, associação que reúne todos os sindicatos de servidores do governo do estado do Rio de Janeiro. A empresa vai comercializar seguro de vida específico para atender 420 mil funcionários afiliados ao sindicato. 

   
SulAmérica inova e lança segunda geração de terminais de atendimento ao cliente

Aprimorar a qualidade e agilidade na prestação de serviços é fundamental para a SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos. E para prestar um serviço cada vez melhor a segurados e corretores a companhia acaba de lançar a segunda geração dos terminais de atendimento ao cliente que agora passam a chamar-se SulAmérica Express.
Com a novidade, além do serviço de reembolso agora o SulAmérica Express oferecerá a venda de seguro para acidentes pessoais e solicitação de pedido de cotação para os seguros auto, residencial e previdência privada para os clientes de saúde e odonto.

   
Yasuda Seguros atualiza o Aviso de Sinistro Auto no Portal Institucional

A Yasuda Seguros, subsidiária da Sompo Japan Insurance Inc. – um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo – acaba de reformular o Aviso de Sinistro Auto em seu Portal Institucional (http://www.yasuda.com.br). Segurados e agora também não segurados poderão fazer o aviso de sinistro online em formulários mais diretos e dinâmicos..
No novo Aviso de Sinistro Auto, as informações são divididas em passos simples, de forma a facilitar o processo para o usuário. De acordo com Luiz Macoto, Diretor Executivo da Yasuda Seguros, os investimentos nos canais online continuarão fortes em 2013. “A intenção é fortalecer os canais online da Companhia para que sejam cada vez mais fáceis de usar e interativos”.

   
Berkley implanta carta protesto para maior garantia de cargas importadas

Serviço foi desenvolvido para facilitar os trâmites de importação e trânsito aduaneiro - A Berkley inova mais uma vez ao colocar à disposição dos corretores um novo serviço de apoio às operações de importação de seus segurados. Trata-se da formalização de carta protesto direcionada a intervenientes envolvidos no processo logístico internacional.
Com o atendimento de carga, descarga e emissão de protestos, a companhia proporciona ao segurado toda a garantia de recebimento de suas cargas, sem preocupações com os trâmites operacionais.

   
Estudo da CNseg propõe classificação de seguradoras por porte econômico

A aplicação de exigências regulatórias proporcionais à natureza, escala, complexidade e riscos das seguradoras devem estar em linha com o princípio da proporcionalidade, preconiza o IAIS (International Association of Insirance Supervisor). No Brasil, seguradoras de grande porte também coexistem com pequenas empresas, apesar da pouca diferença nos processos de regulação e fiscalização empregados, comprometendo as políticas de acompanhamento do mercado por parte dos órgãos competentes.

   
Zurich seguros participa de seminário da AVIESP

A Zurich, multinacional de origem suíça presente há 30 anos no Brasil, participou do Seminário Aviesp, promovido pela Associação das Agências de Viagens do Interior do Estado de São Paulo, que reuniu 721 profissionais do trade. O evento discutiu a segurança jurídica para agências e operadoras de viagens, abordando sobre Seguro de Responsabilidade Civil tanto coletivo como individual.

   
Grupo Bradesco Seguros é destaque na 8ª edição do Prêmio de Marketing Seg News
O Grupo Bradesco Seguros conquistou quatro prêmios na oitava edição do Prêmio de Marketing Seg News, realizado pela Agência Seg News. As empresas Bradesco Seguros, Bradesco Vida e Previdência e Bradesco Capitalização foram premiadas, no dia 28/11, em São Paulo. O Grupo Bradesco Seguros foi premiado na categoria “Destaque Liderança de Mercado” e pelo case “Programa Porteiro Amigo do Idoso”. A Bradesco Vida e Previdência conquistou prêmio na categoria “Destaque Liderança em Seguro de Pessoas (Vida e Previdência)”. Já a Bradesco Capitalização recebeu o troféu na categoria “Destaque em Marketing e Produtos”.
   
Federal Seguros divulga balanço semestral das suas principais atividades
Além de se manter como primeira seguradora no ranking em pagamento do Seguro DPVAT com mais de 45 mil indenizações pagas, a companhia obteve um resultado positivo em relação as suas ações junto ao mercado segurador. No segundo semestre de 2012, o Grupo Federal Seguros obteve êxitos ao ampliar mais uma cobertura em seus produtos, voltada para condutores profissionais de motocicletas no Rio Grande do Sul. O mercado de motos no Brasil é um dos maiores do mundo e cresce em ritmo acelerado. O seguro de acidentes pessoais é voltado para profissionais autônomos regulamentados, durante o seu horário de trabalho.

   
Zurich comemora resultados no XV Conec, onde lançou três novos produtos

Luiz Barsotti, VP Comercial de Vida & Previdência, Mauricio Amaral, VP de Vida & Previdência Corporativa e Richard Vinhosa, CEO de Vida & Previdência para o Brasil,
A Zurich Seguros, multinacional de origem suíça, presente no Brasil há 30 anos e com atuação em 170 países, encerrou sua participação na 15ª edição do Congresso dos Corretores de Seguros, o Conec, comemorando as mais de 1.200 visitas em seu estande, onde apresentou suas mais recentes novidades aos corretores, peças-chave para o bom funcionamento das empresas de seguros. O evento, que aconteceu em São Paulo entre os dias 11 e 13 de outubro, reuniu visitantes de todas as regiões brasileiras que puderam conhecer o trabalho das 37 empresas que participaram da Exposeg, feira de negócios do setor de seguradoras nacionais.

   
Tokio Marine promove Campanha Super Cotação Empresarial

Os Corretores parceiros da Tokio Marine Seguradora já podem participar da Campanha Super Cotação Empresarial. Válida até 31 de janeiro de 2013, a ação prevê que a partir de dez cotações realizadas dos produtos Tokio Marine Empresarial Varejo e Tokio Marine Empresarial Médias Empresas, o Corretor ganha uma comissão adicional por cotação, de acordo com o índice de fechamento de apólices emitidas.
A campanha é válida para novos seguros e renovações de congêneres. “Estamos apostando muito no crescimento da carteira do Empresarial e esta é uma excelente oportunidade para nossos corretores incrementarem os negócios”, afirma o Diretor Executivo Comercial, Valmir Rodrigues. A comissão adicional pode chegar a R$ 30 por cotação, a depender do índice de fechamento.

   
SulAmérica beneficiou mais de duas mil pessoas no Dia da Cidadania em São Paulo


O evento, realizado pela SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos em parceria com o Instituto Dom Bosco, no dia 20 de outubro, no bairro do Bom Retiro, ofereceu ações multidisciplinares nas áreas de cidadania, saúde, esporte, cultura, entretenimento e meio ambiente para mais de duas mil pessoas que compareceram no evento. “É admirável ver o engajamento de todos os voluntários e a alegria das pessoas beneficiadas com as atividades que oferecemos”, afirma a superintendente de Sustentabilidade da SulAmérica, Adriana Boscov.

   
Grupo Bradesco Seguros teve crescimento de 17,3% até setembro.

Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador nacional, com atuação multilinha, registrou faturamento de R$ 31,1 bilhões de janeiro a setembro de 2012, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta - representando cerca de 25% de market share. Esse montante, que indica crescimento de 17,3% em relação ao obtido em igual período de 2011, resulta da estratégia do Grupo em atuar em todos os municípios do país com empresas especialistas (Bradesco Auto/RE, Bradesco Capitalização, Bradesco Saúde e Bradesco Vida e Previdência) e, especialmente, da evolução homogênea obtida em todos os seus segmentos de negócios, conforme apresentado a seguir:



   
Vida individual atrai interesse da Zurich

O produto, que tem validade nacional, inclui ainda a cobertura de invalidez funcional por doença, que indeniza o valor segurado em caso de doenças que provoquem invalidez funcional  permanente. Na garantia de morte acidental, ocorrendo o sinistro, este se acumula ao capital da cobertura básica, nos percentuais de 100% ou 200%. O capital segurado é flexível, variando entre R$ 15 mil e R$ 1 milhão, de acordo com os limites de idade, entre 16 e 65 anos.

   
Tokio Marine marca presença no XV Conec

A Tokio Marine Seguradora, subsidiária de um dos maiores grupos securitários do mundo, estará presente na décima quinta edição do Congresso dos Corretores de Seguros (Conec), que será realizado entre os dias 11 e 13 de outubro, no Anhembi, em São Paulo. O evento, organizado pelo Sincor-SP, reúne profissionais, entidades e personalidades do mercado securitário do País para compartilhar tendências e novidades e estreitar o relacionamento da Companhia com os Corretores. Este ano o tema do congresso é a Arte de Proteger.

   
Executivos do Grupo Federal Seguros participam do XV Conec

Para consolidar as alianças entre as seguradoras e os parceiros de negócios no Congresso dos Corretores de Seguros promovido pelo Sincor São Paulo nos dias 11, 12 e 13 de outubro no Parque Anhembi, os executivos da companhia José Pralon, Gerente do Núcleo DPVAT, e o Ricardo Barreto, um dos responsáveis pelo departamento Comercial da Matriz, participarão do maior Congresso dos Corretores de Seguros da América Latina.

   
SAS ganha prêmio de inovação em prevenção de fraude em seguros

Líder em soluções de análise de negócios, o SAS acaba de ser reconhecido pela consultoria líder em Seguros, a Strategy Meets Action (SMA), com o prêmio de inovação SMA Innovation in Action para a solução SAS® Fraud Framework for Insurance. Segundo Ricardo Saponara, especialista em prevenção e combate a fraudes em seguradoras do SAS Brasil, esse reconhecimento destaca a importância das novas tecnologias na modernização, otimização e inovação nas práticas de seguro.

   
Mais uma turma é diplomada no Programa Porteiro Amigo dos Idosos

Uma cerimônia foi realizada para entregar 90 diplomas a porteiros capacitados no curso promovido pelo grupo Bradesco Seguros, em parceria com o Senac São Paulo e com a Corretora Vila Velha. A cerimônia do “Programa Porteiro Amigo do Idoso” ocorreu em São Paulo, no último dia 4. Os porteiros trabalham em edificios residenciais de Higienópolis e adjacências e agora estão mais bem capacitados para o atendimento especial aos idosos vivem em condomínios paulistanos.

   
Buonny e Repom lançam portal de relacionamento Amigos da Carga
Espaço foi desenvolvido para estreitar a comunicação sobre o cartão Repom Buonny Amigos da Carga, destinado à gestão eletrônica para pagamento de frete
A Buonny (
www.buonny.com.br), maior gerenciadora de riscos independente do Brasil no transporte de cargas, e a Repom (www.repom.com.br), pioneira na gestão de soluções para o gerenciamento de frete, acabam de lançar o portal de relacionamento Amigos da Carga (www.cartaoamigosdacarga.com.br).
   
Setor de seguros fatura R$ 45 bi no primeiro semestre de 2012

Levantamento feito pelo Sindicato dos Corretores de Seguros no Estado de São Paulo (Sincor-SP) confirma o momento relativamente favorável do mercado segurador brasileiro, diante das circunstâncias da economia mundial. No primeiro semestre deste ano o setor faturou R$ 45 bilhões — crescimento de 11,2% em relação ao mesmo período do ano passado. Se desconsiderado o seguro obrigatório (DPVAT), o montante foi de R$ 40,8 bilhões.

   
Chartis cria coberturas adicionais para seguro de vida em grupo

A Chartis decidiu fazer um upgrade em seu Seguro de Vida em Grupo, adicionando coberturas para quebra de ossos e cuidados com a visão. A seguradora criou condições especiais para grupos que foram idealizadas para atender à necessidade dos departamentos de Recursos Humanos de empresas de pequeno, médio e grande porte. “As organizações hoje se preocupam cada vez mais em garantir não apenas a saúde financeira da família de seus funcionários em caso de falecimento, mas também em apoiar o colaborador em eventos que o impeçam de trabalhar temporariamente ou definitivamente”, explica Rodrigo Cezareto, gerente de Vida, na seguradora.

   
Clube dos Corretores de São Paulo tem nova diretoria

Em almoço que reuniu mais de 200 pessoas, a nova diretoria do Clube dos Corretores de São Paulo (CCS-SP) tomou posse ontem (02/10). O mentor eleito por aclamação, Alexandre Camillo, vai trabalhar com os demais integrantes: Adevaldo Calegari (secretário), Paulo Jatene Bosisio (tesoureiro), além de Osmar Bertacini, Luciana Ferreira e Evaldir Barboza de Paula (membros da Junta Fiscalizadora).

   
Zurich amplia cobertura do Seguro de Vida Individual

A Zurich Seguros, multinacional de origem suíça e um dos três maiores grupo seguradores no mundo, apresenta ao mercado brasileiro sua mais nova solução para planos de seguro de vida individual: o Zurich Viva Mais Flex. O produto, que possui formato inédito, inova nas coberturas e assistências. A primeira delas é a assistência funeral com padrão indicado, que permite ao segurado a sugestão de até 5 (cinco) usuários assistidos pelo serviço, sem a necessidade de vínculo de parentesco, e a seu critério, com idade máxima de 75 anos. Além, é claro, do próprio segurado.
Outra relevante novidade é a inclusão da cobertura de Invalidez Funcional e Permanente por Doença, que agrega grande diferencial. Há ainda cobertura de Morte Acidental que, o ser contratada e, em caso de morte por acidente, se acumula ao capital da cobertura básica, nos percentuais de 100% ou 200%.

   
Icatu Seguros vence concorrência da Corretora Seguros BRB

A Icatu Seguros venceu a licitação da Corretora Seguros BRB (Banco de Brasília) para comercializar novos produtos de capitalização, tradicional no balcão de vendas do banco. Disputada entre seis empresas, a Icatu Seguros saiu vitoriosa numa concorrência com premissas específicas para o desenvolvimento dos produtos, em um curto prazo. Os seis novos produtos, com o nome de BRB CAP Sonho, começam a ser comercializados essa semana.

   
Yasuda Seguros cria chat para atendimento online aos Segurados e Oficinas
Logo após implementar mudanças para facilitar o contato telefônico com a Companhia por todos os seus públicos, a Yasuda Seguros disponibilizará em seu Portal Institucional (http://www.yasuda.com.br), a partir de 1 de outubro, o serviço de Chat Online destinado ao atendimento aos segurados e oficinas de todo o país. No Portal do Corretor (YasudaNet), o serviço já estava disponível aos Corretores de Seguros desde o início do ano. Por meio do novo canal online, os segurados poderão obter informações sobre cobranças e sinistros, solicitar segunda via de documentos e esclarecer dúvidas e procedimentos. Já as oficinas poderão solicitar vistorias, liberação de consertos, previsão de pagamentos e outras informações. Entre as vantagens está a maior agilidade para o atendimento, uma vez que não é necessário ligar na Central de Atendimento.

   
Susep extingue cobrança do custo de apólice a partir de janeiro

O conselho diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep), em reunião ocorrida nesta quarta-feira (26), decidiu encerrar a cobrança do custo de apólice de seguro enquanto receita específica. A medida passa a valer a partir de 1º de janeiro de 2013. Para a Susep, do ponto de vista contábil, não haveria justificativa para a manutenção da taxa fora do prêmio.

   
Sindseg-SP celebrou seus 70 anos de atividades com almoço comemorativo

Em almoço com mais de 350 pessoas, o Sindicato das Seguradoras do Estado de São Paulo (Sindseg-SP) celebrou 70 anos de atividades, contando com a presença de diversos executivos e profissionais do mercado, além de representantes de entidades de classe, incluindo o presidente da Fenacor, Armando Vergílio dos Santos Júnior, e o presidente do Sincor-SP, Mario Sergio de Almeida Santos. O evento aconteceu no dia 25, no Buffet Torres, em São Paulo.

   
Mutual RCF Vip Passeio está disponível para venda

Já está disponível para distribuição de corretores o Mutual RCF Vip Passeio, cuja cobertura de responsabilidade civil facultativa é destinada a veículos de pessoas físicas. De acordo com a  Mutual, o desenho do produto está alinhado com a preocupação dos consumidores de se prevenir contra eventualidades com terceiros por meio da proteção de danos materiais, corporais e morais. “O Mutual RCF Vip Passeio é simples e de fácil contratação, perfeito para quem busca tranquilidade e preço acessível”, explica a superintendente da Mutual Seguros, Claudia Zalaf. “A novidade reforça o compromisso da companhia em oferecer soluções pioneiras que atendem importantes demandas de mercado”.

   
Evento da LIMRA e LOMA acontece em outubro

A LIMRA e LOMA promove, no dia 31 de outubro, a 41ª Conferência Anual Latino-americana. Mais de 150 executivos do ramo de vida da América Latina estarão reunidos em Chicago.”Os países latino-americanos aproveitaram de um forte crescimento econômico em comparação com os outros mercados de todo o mundo durante a recessão, mas por causa de uma série de fatores isso não traduz, necessariamente, em um crescimento forte da indústria”, observou Gary Aluise, vice-presidente sênior e diretor da LIMRA / LOMA Operações Internacionais.

   
RSA Seguros anuncia novos executivos

A RSA Seguros anuncia novos executivos em sua estrutura organizacional. O executivo Rogério Eng chega à companhia para assumir o cargo de Superintendente Técnico e Ronoel Souza será o novo gerente da área de Gerenciamento de Riscos. Rogério terá sob sua responsabilidade as áreas de Engenharia, Property Casualty e Energia Renovável. O executivo possui mais de 12 anos de experiência na área de Subscrição de Riscos, tendo atuado principalmente em Energia e Property, em empresas como Itaú XL e Fairfax. O novo superintendente terá como principais desafios fazer os portfólios sob sua responsabilidade crescerem com lucratividade e estreitar o relacionamento com corretores. 

   
Allianz tem novo presidente

O norte-americano Edward Lange é o novo presidente da Allianz no Brasil. Depois da posse de Lange, Max Thiermann assumirá a presidência do Conselho de Administração. Membros do board e executivos do Grupo Allianz vieram ao Brasil para participar do evento realizado no Leopoldo, em São Paulo, em 19 de setembro. Dentre eles Vicente Tardio, presidente das operações na Península Ibérica e América Latina. “O Grupo Allianz é muito forte na Europa, onde o setor de seguros já está maduro. As grandes oportunidades estão na América Latina, principalmente no Brasil com sua grande capacidade de crescimento”.

   
Estudo da MetLife mostra que funcionários de pequenas empresas estão dispostos a pagar por benefícios

Cerca de metade dos trabalhadores das gerações X e Y de pequenas empresas estão buscando benefícios que garantam mais segurança financeira, mesmo que seja necessário arcar com 100% dos custos. Esta é uma das conclusões do 10º Estudo Anual da MetLife sobre Tendências de Benefícios para Funcionários realizado com empresas que possuem até 500 empregados.
“A ajuda aos funcionários pode ser facilitada se mais empresas aproveitarem a oportunidade para alavancar os benefícios voluntários – onde os funcionários arcam com o pagamento de parte ou total do custo – para melhorar a fidelidade e  retenção”, alerta Anthony J. Nugent, vice-presidente executivo de Vendas em Grupo, Voluntário & Local de Trabalho da MetLife.

   
Desafios marcam regulamentação de Riscos Operacionais

A  adoção do regulamento de Riscos Operacionais para as seguradoras não será das tarefas mais fáceis para os órgãos de supervisão de mercado, considerando-se a gama de informações necessárias para incluir na equação para definir os aportes de capitais adicionais necessários saldar os passivos operacionais. Mas o modelo para o mercado de seguros virá logo, provavelmente este ano, ao passo que, para as operadoras de saúde, a médio prazo. Nos dois casos, o modelo não será internalizado a partir de regulamentos internacionais, mas haverá adaptações para evitar desembolsos excessivos que inviabilizem o negócio ou elevem fortemente os prêmios pagos pelos segurados. Essa foi a impressão deixada por técnicos da Susep e da ANS que participaram do primeiro painel técnico do VI Seminário de Controles Internos, promovido pela CNseg, em São Paulo.

   
Inscrições encerradas para o VI Forum Seg News - Direito do Seguro

As inscrições estão encerradas para o evento que debaterá a Regulamentação do Microsseguro e acontecerá no próximo dia 23 de agosto em São Paulo no Golden Tulip Hotel.

   
CEO da Chubb falou sobre infraestrutura para empresários em Curitiba

O Presidente & CEO da Chubb Seguros, Acacio Queiroz, ministrou a palestra "Infraestrutura nacional e os desafios para os líderes empresariais”, em 3 de agosto, na Amcham – Câmera Americana de Comércio.  O CEO falou a um seleto grupo de grandes empresários e executivos do estado Paranaense. O executivo destacou os principais pontos da infraestrutura no país tratando das deficiências, os investimentos requeridos e os desafios logísticos, tomando por base sua vasta experiência como gestor de grandes companhias e seu conhecimento sobre o mercado brasileiro.

   
Allianz quer R$ 5,8 bi em receita no Brasil até 2015

É com um toque argentino que a Allianz passará a comandar as operações no Brasil neste ano. Desde 2005 à frente da seguradora na Argentina, Edward Lange foi indicado para assumir o posto que o chileno Max Thiermann ocupou por nove anos. A meta do novo comando é ambiciosa. Lange promete quase dobrar a receita da seguradora no Brasil até 2015, para R$ 5,8 bilhões, disse o executivo ao Valor, em visita ao país. Em 2011, a Allianz Brasil faturou R$ 3,1 bilhões, avanço de 19,2% ante o ano anterior, incluindo a operação de seguro saúde.

   
SulAmérica e Sincor promovem IV Encontro de Corretores de Seguros do Rio de Janeiro

A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos patrocina, pelo terceiro ano consecutivo, um dos maiores eventos do setor de seguros, o Enconseg 2012. O encontro é realizado em outubro pelo Sindicato dos Corretores do Rio de Janeiro (Sincor-RJ) e este ano terá como tema “Corretor de seguros, Tecnologia e oportunidades”. A abertura Enconseg contará com a presença das principais autoridades do mercado de seguros que discutirão sobre o tema “O Atual Contexto Econômico e as Oportunidades no Mercado de Seguros, Previdência, Saúde e Capitalização”.

   
Grupo Bradesco Seguros mantém liderança entre seguradoras brasileiras

Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros

Pelo terceiro ano consecutivo, três empresas do Grupo Bradesco Seguros mantêm as primeiras colocações no ranking Exame - Melhores & Maiores, ficando entre as seis maiores do país no setor de seguros. A listagem foi anunciada ontem, num evento em São Paulo, que reuniu líderes das maiores corporações do Brasil.Das 50 maiores e melhores seguradoras listadas na pesquisa, o Grupo Bradesco Seguros conquistou o primeiro lugar pela Bradesco Saúde, o terceiro lugar pela Bradesco Vida e Previdência e o sexto pela Bradesco Auto/ RE. A mensuração feita pela Exame é baseada nos prêmios emitidos líquidos, que na soma das três empresas do Grupo, alcançou o valor de RS 17 bilhões.

   
Registro online de produtos só estará no ar em outubro

Entra em vigor a partir de segunda-feira as normas que criam o sistema eletrônico de produtos, que promete mudar a relação da Superintendência de Seguros Privados (Susep) com as empresas de seguros, resseguros, previdência complementar aberta e de títulos de capitalização. A ferramenta permitirá que as empresas supervisionadas enviem as condições contratuais (regulamento), nota técnica atuarial e outros documentos por meio eletrônico. As informações ficarão disponíveis na rede, visando a transparência. Contudo, o sistema de envio eletrônico só estará disponível em outubro, conforme consta na Circular 438/12.

   
Fundacion Mapfre divulga raking das seguradoras de RE em 2011

A Fundacion Mapfre divulgou hoje estudo interessante com o ranking das seguradoras europeias de ramos elementares. A Allianz é a maior seguradora da Europa no quesito prêmios emitidos em 2011, seguida por Axa, Zurich, Generali, Achmea, Mapfre, Ergo, Aviva, Groupama e RSA, outros players de seguros para propriedades. O índice combinado ficou abaixo de 100%, exceto da Groupama, que chegou a 104,9%. As cinco maiores foram responsáveis por vendas de 138 bilhões de euros, 1,7% acima do resultado obtido em 2010. Já as 10 maiores apresentaram alta de 3%, 198 bilhões de euros.

   
Tokio Marine Seguradora completa 53 anos de atividade no Brasil

A Tokio Marine Seguradora vai completar 53 anos de atividade no Brasil no dia 7 de julho e, em razão de mais um aniversário, prepara algumas ações para marcar a data e festejar com colaboradores, corretores e clientes. A celebração oficial foi agendada para o dia 6, na sede da seguradora, em São Paulo, quando o presidente Akira Harashima ressaltará a importância de se conhecer a trajetória da empresa e a contribuição de cada colaborador para a criação de uma história cada vez mais vitoriosa.

   
Seguro de Pessoas arrecadaram R$ 7 bilhões em no quadrimestre

Os seguros de pessoas, incluindo-se aí prestamista, educacionais, vida individual e em grupo, entre outros produtos, acumularam R$ 7 bilhões em prêmios no primeiro quadrimestre do ano, apresentando expansão de 12,94% na comparação com o mesmo período do ano anterior. O seguro de vida, produto de maior representatividade no segmento, acumulou R$ 3,1 bilhões, alta de 5,47% em relação aos R$ 3 bilhões verificados no ano anterior. O desempenho do seguro prestamista (proteção financeira que garante o pagamento de prestações de bens adquiridos pelo segurado em caso de morte, invalidez e desemprego) registrou por sua vez R$ 1,6 bilhão em prêmios, expansão de 17,91%.

   
Susep publicou norma sobre Seguro de RC Geral

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), em Circular publicada no Diário Oficial, no dia 15/6, estabeleceu as regras básicas para a comercialização do Seguro de Responsabilidade Civil Geral, e disponibilizou, no endereço eletrônico da autarquia, as condições contratuais do Plano Padronizado deste seguro. Fruto de vários anos de trabalho, com importante participação da Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg), a nova norma substitui a norma anterior, que, publicada há mais de 30 anos, se encontrava totalmente desvinculada da atual realidade do mercado.

   
UniverSeg do Grupo Bradesco Seguros comemora 8 anos investindo na comunicação digital

Criado há oito anos pelo Grupo Bradesco Seguros com a missão de capacitar colaboradores e corretores em geral para um mercado cada vez mais competitivo, o UniverSeg – Universo do Conhecimento do Seguro – reformula seu portal (www.universeg.com.br), que passa a contar com novo layout, com navegação mais rápida e fácil. As inovações vão atender audiência que não para de crescer: já são mais de 817 mil participações, 207 mil em cursos on-line e mais de 610 mil em cursos presenciais, realizados gratuitamente.

   
Allianz foca em soluções de atendimento a sinistro

O setor de seguros tem apresentado crescimento em torno de 14% nos últimos seis anos e, segundo projeções da CNSeg, esse mercado (incluso seguros gerais, vida, saúde, previdência e capitalização) deve atingir elevação de 12,8% em 2012, índice que resultaria em uma movimentação de R$ 250 bilhões. Diante desse histórico de expansão e potencial de demanda, o aprimoramento de soluções no pós-venda ganhou a atenção da Allianz Seguros.

   
ACE reestrutura operação em Campinas

Eduardo de Carvalho Palma
A ACE Seguradora reestruturou a filial que mantém na cidade de Campinas. A unidade realizou novas contratações e a equipe passou a ser liderada pelo gerente Eduardo de Carvalho Palma, que tem 28 anos de experiência no mercado segurador. Esta ação constitui uma das etapas do projeto de expansão geográfica da ACE, que inaugurou em 2011 estruturas regionais capazes de tomar decisões com rapidez. Este aspecto facilita a criação de soluções inovadoras para cada tipo de situação.

   
Hyung Mo Sung é o novo CEO de Seguro Gerais da Zurich no Brasil

O executivo Hyung Mo Sung foi designado CEO de Seguro Gerais no Brasil da Zurich Seguros, multinacional suíça e um dos três maiores grupos seguradores do mundo. Hyung Mo Sung ingressou na Zurich Seguros em setembro de 2011 como vice-presidente de Linhas Pessoais para a América Latina. Com graduação e mestrado em Economia pela FEA/USP, Hyung Mo Sung tem quase 30 anos de experiência no mercado segurador, incluindo passagens pela Mapfre (onde atuou como vice-presidente executivo de Canais e vice-presidente de Vendas e Distribuição, dentre outros) e pela Mitsui Sumitomo Seguros (sua última posição antes da Zurich e na qual foi vice-presidente executivo).

   
Unioncorp firma parceria com a Rede Secovi de Imóveis

Corretora de seguros reconhecida por oferecer os melhores negócios em produtos de fiança locatícia ingressa em uma das redes de negócios imobiliários mais importantes do País
Neste mês de maio, a Unioncorp celebra uma importante conquista. Devido ao trabalho sério e à liderança no mercado de fiança locatícia, a Unioncorp Corretora de Seguros foi escolhida para integrar a Rede Secovi de Imóveis, uma das parcerias comerciais do segmento imobiliário mais reconhecidas do mundo.

   
Indenização por morte acidental em Suicídio
A 4ª Turma do Superior Tribunal de Justiça (STJ) decidiu que o suicídio, reconhecido pela seguradora como não premeditado, deve ser coberto como morte acidental e não natural. Os ministros rejeitaram a tese sustentada por uma seguradora, que pretendia indenizar a beneficiária do seguro pelo valor de morte natural, metade do previsto para morte acidental. A seguradora pagou administrativamente, sem intervenção da Justiça, o valor da cobertura pela morte natural.
   
Zurich anuncia nova chefe de operações para seguros gerais

O Zurich Insurance Group anunciou hoje, em comunicado, a nomeação da executiva suíça Claudia Dill como chefe de operações da área de seguros gerais. Ela substitui o belga Dirk De Nil, que passa a atuar como líder de vendas e distribuição da mesma área. Claudia assume em 1º de julho e Nil, em 1º de junho.

   
BB/Mapfre ampliou sucursal em Santos.

O grupo segurador Banco do Brasil e Mapfre, atento ao desempenho de sua sucursal de Santos (SP), concluiu  a reformulação de sua  sede na cidade para dispor de mais espaço para o treinamento e atendimento de corretores. A unidade atende à 200 corretores de Santos e de São Vicente. “Com uma infraestrutura privilegiada, a unidade foi transferida para um local mais confortável e amplo, com espaço para treinamentos, estacionamento e, futuramente, um centro automotivo para atender aos segurados”, afirma o diretor da Rede Mapfre do grupo BB E Mapfre, Dirceu Tiegs.

   
Chubb lança seguro para fornecedores de eventos

A companhia de seguros Chubb lança neste mês um produto voltado para proteção de fornecedores de serviços para eventos. A apólice oferece serviço de consultoria, além de certificar a tranquilidade do público em cada evento e preservar o organizador de possíveis problemas. Com mais de meio século de expertise mundial na área de seguros para eventos, a Chubb oferece produtos e soluções voltados a atender às necessidades de promotoras, organizadoras e fornecedores de eventos de todos os portes e características no mercado brasileiro.

   
Brasil é o destaque no resultado do primeiro trimestre do grupo Mapfre

Novamente, o Brasil tem um grande destaque no balanço financeiro da Mapfre, maior grupo segurador da Espanha e quinto maior da Europa. De acordo com nota divulgada hoje, o faturamento no primeiro trimestre do ano alcançou 6,8 bilhões de euros, 11% acima do resultado do mesmo período do ano anterior, devido ao crescimento das operações internacionais.

   
Reservas da Capitalização superam R$ 20 bi

O setor de Capitalização acaba registrar uma marca histórica: no primeiro trimestre do ano, as Reservas Técnicas - volume acumulado dos recursos aplicados em títulos de capitalização - atingiram os R$ 20,179 bilhões. "É um número muito expressivo", comemora o presidente da Federação Nacional de Capitalização, Marco Barros, dizendo que o fato evidencia a maturidade do mercado, além de representar um importante incremento na poupança interna do País.

   
Tokio Marine reformula Portal Nosso Corretor

Para facilitar o dia a dia de seus parceiros, a Tokio Marine Seguradora reestruturou o Portal Nosso Corretor. As novidades incluem melhorias no layout, no cadastro de usuários e nos modelos de perfil para acesso às funcionalidades na nova versão, que já está no ar. Outro diferencial é que os Corretores Corporate terão as informações unificadas e poderão consultá-las com rapidez e agilidade no mesmo endereço eletrônico. O Portal Nosso Corretor recebe, em média, 12 mil acessos por dia.

   
Allianz apresentou crescimento de produção no Rio de Janeiro

A Allianz Seguros atingiu uma produção de R$ 399,1 milhões em prêmios entre janeiro e dezembro de 2011 no Rio de Janeiro, de acordo com informações da Susep – Superintendência de Seguros Privados. O resultado da operação da companhia no estado se deve ao desempenho de carteiras como automóvel, alta de 9,4%, enquanto o mercado local decresceu 4,7% (dados Susep dez/11), e riscos diversos, com apólices para produções cinematográficas e eventos, cuja arrecadação em prêmios na unidade fluminense atingiu cerca de R$7 milhões (9% de market share).

   
Berkley comemora mais uma campanha de sucesso

Representantes das 25 corretoras vencedoras da Campanha “Vip Sunrise”, realizada de abril a dezembro de 2011 pela Berkley Brasil, participaram de uma viagem à Cartagena das Índias, na Colômbia. O roteiro contou com passeios como visitas a museus e ilhas, além de proporcionar aos participantes uma experiência única em meio às belezas naturais e arquitetônicas da cidade.

   
Sabemi desengaveta plano de expansão

Planejada há cerca de quatro anos, mas adiada depois da crise internacional do fim de 2008, a expansão da rede própria da gaúcha Sabemi pelo país começa a sair do papel. Focada nos segmentos de seguros de vida, prestamista e acidentes pessoais, crédito consignado e pecúlio, a empresa pretende, até o fim do ano, ampliar de três para até 100 o número de lojas em 17 Estados das cinco regiões do país, além do Distrito Federal.

   
Seguros Unimed registra lucro líquido de 90 milhões de reais

Após alcançar marcas expressivas em 2010, a Seguros Unimed registrou lucro líquido de 90 milhões de reais, incremento de 32,7% com relação ao ano anterior. É o que o mostra o balanço consolidado da companhia. Além disso, foi registrado um aumento de 17,6% nos prêmios ganhos, para 927,2 milhões de reais e de 18,9% no patrimônio líquido da companhia, que saltou de 303,3 milhões de reais para 360,7 milhões de reais no mesmo período. O valor patrimonial das ações traz valorização idêntica, de 18,9%, e as aplicações financeiras totais subiram para 807,8 milhões de reais, representando 19,1% de crescimento.

   
SulAmérica participa do evento Atmosphere on Tour
A SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos estará no Atmosphere on Tour, tradicional evento organizado pelo Google, que pela primeira vez estará no Brasil e em mais 24 cidades dos continentes Americano, Asiático e Europeu. O diretor de Tecnologia da SulAmérica, Cristiano Barbieri participará do painel “Transformação de Empresas”, onde apresentará o case da seguradora de incorporação da plataforma Google.
   
Grupo Bradesco Seguros registrou crescimento de 20% com faturamento de R$ 9,418 bilhões

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado nacional de seguros com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, apresentou faturamento de R$ 9,418 bilhões até março de 2012 nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Esse valor representou crescimento de 20% em relação aos R$ 7,850 bilhões totalizados no mesmo período de 2011.

   
Reformulação da Liberty mira clientes corporativos

A Liberty Seguros inaugurou no Rio de Janeiro e em São Paulo, as duas primeiras Unidades de Seguros Corporativos, de um total de cinco, que serão abertas em praças estratégicas (as demais ficarão em Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba). Esse é mais um passo no amplo projeto de reformulação da área de seguros para empresas, desenhado pela seguradora a partir de pesquisas de mercado. Essas novas linhas de seguros terão capacidade para aceitar até R$ 200 milhões em riscos.

   
Matriz da Yasuda Seguros é premiada como uma das empresas mais éticas do mundo

A Sompo Japan Insurance Inc. – um dos maiores grupos seguradores do Japão e do mundo, que é a principal acionista e controladora da Yasuda Seguros S.A., destacou-se entre as Companhias Mais Éticas do Mundo (The World´s Most Ethical Companies), de acordo com o Ethisphere Institute, na categoria Seguradora dos Ramos Elementares. Em 2012, a sexta edição do levantamento acaba de divulgar as 145 companhias de todo o mundo que se destacaram pelas melhores práticas empresariais, de responsabilidade social, inovação, sustentabilidade e anticorrupção.

   
Carglass trabalha vidro sustentável no Projeto Ecoglass
A Carglass, líder mundial na troca e reparo de vidros automotivos, fechou o ano de 2011 recolhendo mais de 2.000 toneladas de para-brisas quebrados - nas suas 65 lojas espalhadas pelo país. A ação de reciclagem é parte do projeto Ecoglass, uma prática com foco sustentável implantado pela empresa há mais de 10 anos. Consiste na separação prévia dos vidros danificados provenientes das trocas realizadas pela empresa, que ainda nas lojas são colocados em coletores específicos e posteriormente enviados para o Centro de Distribuição da Carglass em São Paulo.
   
Vagas abertas para o Programa Amigo do Seguro
O Amigo do Seguro, programa de responsabilidade social da Escola Nacional de Seguros, realizado em parceria com a Fundação Mudes, está com 30 vagas abertas para uma nova turma no Rio de Janeiro. Jovens entre 16 e 20 anos, que estejam cursando o primeiro ou o segundo ano do ensino médio em escolas públicas, podem ser inscrever no projeto até o dia 19 de abril.
A iniciativa oferece, gratuitamente, um curso de iniciação ao trabalho, que inclui aulas de Noções de Língua Portuguesa, de Informática, Conceitos Básicos de Seguros, Excelência no Atendimento, Orientação Profissional e Laboratório de Seguros. Após essa etapa, que terá duração de cerca de um mês, os alunos aprovados serão cadastrados em um banco de talentos e aguardarão oportunidades de estágio em empresas do setor.
   
Estudo da Terra Brasis Resseguros mostra avanço de catástrofes naturais no País

Nem tão abençoado assim, o Brasil começa a galgar posições no ranking de eventos catastróficos nos últimos anos, mostra estudo produzido pela Terra Brasil Resseguros, que conclui cadastramento para operar como resseguradora local no Brasil. O estudo, de 26 páginas, mostra um forte avanço das catástrofes naturais e crescentes prejuízos. "Levando-se em conta o crescente número destas ocorrências, entende-se que seus prejuízos em vítimas e econômicos são tão relevantes para o País quanto são os furações e terremotos para os países desenvolvidos", diz o relatório.

   
SulAmérica cria coberturas adicionais inéditas na carteira de automóvel


O portfólio de seguros para automóveis da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos passa a contar, a partir deste mês, com duas coberturas adicionais inéditas no mercado: a cobertura para Roubo ou Furto de Estepe e para Saldo de Financiamento. A cobertura adicional para Roubo ou Furto de Estepe vem atender uma demanda reprimida. Até então, a prática adotada pelo mercado só tornava possível a reposição do estepe em casos de recuperação do veículo furtado ou roubado nos quais o valor do reparo do veículo mais a restituição desse item ultrapassasse a franquia. Com o lançamento dessa cobertura, se o cliente tiver somente o seu estepe roubado ou furtado, terá direito a reposição do estepe por meio de pagamento por reembolso, até o limite contratado.

   
Catástrofes provocaram fortes prejuízos para Lloyd’s em 2011

Após o segundo ano de maior prejuízo por conta de catástrofes já registrado no ramo de seguros, o Lloyd’s, líder no mercado de seguros especializados do mundo, anunciou um prejuízo de £516 milhões (US$ 800 milhões) em 2011. O Lloyd’s incorreu em um total líquido de sinistros no valor de £12,9 bilhões (US$20,6 bilhões) durante 2011, incluindo £4.6 bilhões (US$7,4 bilhões) de sinistros de catástrofes, tornando-se o ano com maior registro de sinistros de catástrofes nos 324 anos de história do mercado de seguros.

   
Bradesco indica Eugênio Velasques para PSI Global Team


A Bradesco Seguros, primeira seguradora brasileira a integrar o PSI Global Team, grupo encarregado da elaboração dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSS), indicou o executivo Eugênio Velasques para fazer parte deste seleto fórum. Os Princípios para Sustentabilidade de Seguros (PSS) serão lançados durante o 48º Seminário Anual da International Insurance Society (IIS), evento que ocorrerá de 17 a 20 de junho, na cidade do Rio de Janeiro e cuja organização é compartilhada com a CNseg. O lançamento do PSS ocorrerá no dia 19 de junho e ficará a cargo da UNEP FI (sigla em inglês de Iniciativa Financeira do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente).

   
Assurant adota sistemas da MATERA Systems

A Seguradora Assurant Solutions– uma das principais fornecedoras de seguros e serviços relacionados do mercado – adotou sistemas da MATERA Systems para controlar suas aplicações financeiras no País. Com a implantação dos sistemas, a empresa ganhará eficiência na execução das operações que realiza, pois o controle dos investimentos será automaticamente realizado pelas ferramentas contratadas, informa comunicado à imprensa.

   
Lucro da Tempo Participações cresce 38% no 4o tri

A administradora de planos de saúde e assistência Tempo Participações anunciou nesta sexta-feira que teve lucro líquido de 11,4 milhões de reais no quarto trimestre, salto de 38,3 por cento em relação a um ano antes. No ano passado como um todo, a companhia obteve ganhos de 32,1 milhões de reais, crescimento de 12,5 por cento sobre 2010. Com base neste resultado, a empresa informou ainda que vai propor a distribuição de 75 milhões de reais aos acionistas.

   
Regras para liquidações são questionadas

Uma série de fatores "conspira" contra a celeridade que a nova legislação de liquidações de empresas do mercado segurador propõe. Oficializado pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) há pouco mais de duas semanas, o regulamento tem o propósito de encerrar as liquidações sine die do mercado - a mais antiga data dos anos 60 - mas, terá boas provas de fogo. "A maior parte das liquidações exige habilitação de todos os credores, o que é tradicionalmente é um processo bastante longo e sujeito a diversos recursos", diz um executivo de mercado, que já pertenceu aos quadros da Susep e prefere não ser identificado.

   
Agência eleva classificação da JMalucelli e RSA Seguros
A agência de classificação de risco internacional Standard & Poors anunciou a elevação do rating de escala nacional da JMalucelli Seguradora S.A. de “brA-“ para “brAA-”. A medida foi baseada na expectativa de que a seguradora será capaz de manter a liderança no mercado de seguro garantia e no seu perfil financeiro. A elevação de três degraus no rating da seguradora, de acordo com a S&P, é resultado da melhora de seu perfil financeiro, fortalecido pela injeção de capital da Travelers em junho de 2011.

   
Filmes segurados pela Allianz recebem 13 Oscars

A Fireman’s Fund, empresa norte-americana do Grupo Allianz, detém 80% de toda a produção cinematográfica dos EUA e foi a responsável pelos seguros dos filmes “A invenção de Hugo Cabret”, “Tão forte e tão perto”, “A dama de ferro”, “Os Homens que Não Amavam as Mulheres”, "O Homem que Mudou o Jogo" e "O Artista", todos indicados ao Oscar deste ano.

   
Estudo da MetLife compara a visão das mulheres sobre finanças da família

Embora as mulheres de todas as gerações desejam e estejam ansiosas em apoiar financeiramente os membros da sua família, elas também dão uma forte ênfase na autossuficiência, segundo o estudo Visão das mulheres sobre as obrigações familiares financeiras: Uma pesquisa MetLife sobre as conclusões entre gerações. Uma tendência que parece ser universal entre as mulheres entrevistadas é o desejo de poder dar mais em termos financeiros para seus filhos ou netos. É uma constatação de quase oito em dez mulheres de todas as gerações. Da mesma forma, as mulheres de todas as idades concordam fortemente que precisam preparar-se para sua aposentadoria para não ter que depender mais tarde dos membros da família: 89% dos Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964), 88% da Geração X (nascidos entre 1965 e 1976) e 84% da Geração Y (nascidos entre 1977 e 1990).

   
HSBC vende ativos de seguros por US$ 914 milhões

O banco britânico HSBC e sua filial em Hong Kong, o Hang Seng Bank, firmaram acordo para vender suas operações de seguros em Hong Kong, Singapura, Argentina e México. O banco receberá US$ 914 milhões pelas operações vendidas.

   
Argo foca pequena e média empresa


Grupo com sede nas Bermudas aporta R$ 60milhões (três vezes o exigido pela Susep) para aproveitar avanço do mercado local - A seguradora Argo, sediada em Bermudas e com a marca de US$ 1,5 bilhão em prêmios emitidos no ano passado, desembarca no Brasil com um capital de R$ 60 milhões - três vezes o exigido pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) para início de operações no país - com a estratégia de brigar por médias e pequenas empresas. Ela pretende oferecer seguro para nichos específicos de mercado e por canais de distribuição como associações e sindicatos.
O CEO da Argo no Brasil, Pedro Purm, diz que a segmentação de mercado, oferecendo seguro para cada tipo de indústria, é comum nos Estados Unidos, mas que no Brasil não havia potencial, cenário que mudou com o crescimento econômico.

   
CSP-MG anuncia metas para 2012

A diretoria do Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP-MG) e as instituições beneméritas reuniram-se no dia 5 de março, na sede do Sindicato das Seguradoras (Sindseg MG/GO/MT/DF), para traçar as metas da entidade em 2012. O presidente do CSP-MG, Hélio Loreno, anunciou que as atividades deste ano estarão focadas no desenvolvimento técnico do mercado no Estado. “Vamos convidar os profissionais do setor para discutir com palestrantes renomados os principais temas da atualidade que impactam diretamente o setor”, afirmou Loreno, que é diretor executivo da Classic Seguros.

   
Nova regra permite multa de R$ 1 milhão
O mercado de seguros tem novas normas de sanções administrativas. É que os termos da Resolução CNSP 243, publicada em dezembro, passaram a disciplinar os processos abertos desde a última terça-feira, dia 6, agravando duramente as penas dos infratores. Em seus 150 artigos - mais que o dobro do regulamento anterior - a resolução do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP) amplia os valores de multas contra seguradoras, entidades abertas de previdência privada, capitalização, corretora de seguros e de resseguros, que agora pode atingir o teto de R$ 1 milhão nos casos mais graves.
   
Allianz Saúde amplia cobertura de seu plano Excellence

A Allianz Saúde  decidiu reformular plano Excellence para ampliar benefícios para novos contratos. Com isso,segurado pode realizar até as vacinas necessárias para viagens nacionais e internacionais. Na prática, os novos contratos do plano Excellence da Allianz Saúde contam com mais coberturas e serviços. Em todo país, os segurados têm à disposição a vacina do viajante, escleroterapia e cirurgia refrativa. Já na grande São Paulo, a novidade também inclui a coleta domiciliar, check-up cardíaco e tratamento por radioterapia conformacional.

   
Seguradoras disputam Seguro Garantia de Aeroportos

O leilão de concessão dos aeroportos de Guarulhos, Viracopos e Brasília, ocorrido no dia 6 de fevereiro, na Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), arrecadou R$ 24,5351325 bilhões. As propostas vencedoras geraram um ágio total de 347%, considerando o valor mínimo R$ 5,477 bilhões definido pelo governo pelos três aeroportos. A proposta vencedora do aeroporto de Guarulhos foi apresentada pelo consórcio Invepar (composto pela Invepar Investimentos e Participações e Infraestrutura, com participação de 90%, e operadora Airport Company South Africa, com 10%). Seu valor foi de R$ 16,213 bilhões, com ágio de 373,5% sobre o valor mínimo estabelecido pela Agência Nacional de Aviação Civil (Anac).

   
Tokio Marine busca ampliar market share no seguro de Pessoas

A Tokio Marine Seguradora quer ampliar a participação no mercado de seguro de Pessoas, especialmente entre Micro, Pequenas e Médias Empresas. Para isso, reformulou completamente seu produto Simples Vida Empresa de Capital Global. Agora, o produto chama-se Simples Empresa e contempla duas modalidades: VG – Vida em Grupo e AP – Acidentes Pessoais Coletivo.

   
Estudo da Swiss Re explica a rentabilidade dos seguros de vida

Embora ofereçam a seus segurados uma boa proposta de valor, as companhias do ramo vida carecem de uma forma simples e compreensível de explicar como criam valor e geram lucro às partes interessadas. O estudo sigma mais recente da Swiss Re, "Entendendo a rentabilidade dos seguros de vida", discute a necessidade de se chegar a uma estrutura padrão para informar o valor e o desempenho das empresas de seguro de vida.

   
Susep barra seguro para multa de executivos

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) decidiu fazer valer uma interpretação antiga e polêmica para o seguro de executivos (D&O, na sigla em inglês) e agora está restringindo a cobertura para o pagamento de multas nessas apólices. O caso emblemático dos processos contra executivos e conselheiros da Sadia, que registrou perda de R$ 2,5 bilhões com operações de derivativos em 2008, por exemplo, usou essa cobertura. Para a Susep, a cobertura das multas pelo seguro neutralizaria o motivo da multa, conforme escreveu o órgão em parecer enviado à uma seguradora que tentava aprovar um produto de D&O com essa cobertura. Ou seja, a superintendência acredita que, quando o seguro paga as multas que um executivo recebe, sem que ele sinta o peso da penalidade, acaba incentivando o comportamento irresponsável dos administradores.

   
HSBC investe em seguro verde

O HSBC Seguros colocou no site da UNFCCC o seu portfólio de negócios relacionados às mudanças do clima, que ampliam as opções de seguros já existentes e se destinam a conscientizar os clientes sobre os problemas ambientais do planeta. A nova estratégia do banco, desde o ano passado, é destinar um valor fixo do faturamento da seguradora, R$ 17,5 milhões em cinco anos, para a conservação da biodiversidade, nos seis principais biomas brasileiros.

   
Zurich e Vivo firmam parceria para proteger celulares e tablets

Por algo entre R$ 3,99 e R$ 18,49 de prêmios, os donos de celulares, modens 3G e tablets poderão colocar seu equipamento sob a proteção do seguro. Esta é a principal consequência da parceria firmada entre a suíça Zurich Seguros e a Vivo, por meio do produto “Vivo Proteção Celular”, seguro contra furto qualificado e roubo dos equipamentos. Os clientes da operadora que já contavam com serviço semelhante passarão a tê-lo administrado pela nova seguradora. Não houve alteração de produto ou mesmo de preços. O serviço, que tem cobertura mundial, pode ser contratado pelo *7348 ou nas 300 lojas próprias e mais 3 mil revendas da Vivo no País.

   
Delphos projeta crescimento de 40% este ano

Eduardo Menezes.
Com  uma estimativa de crescimento da ordem de 40% e uma previsão de resultado operacional acima de R$ 14 milhões até o fim de 2012, a Delphos Serviços Técnicos ampliou o leque de produtos, com o lançamento do serviço de assistência técnica em perícia de ações judiciais do seguro habitacional."A empresa coloca a sua experiência de 30 anos em laudos de vistoria de sinistros para colaborar com o mercado nas ações judiciais do Sistema Financeiro Habitacional (SFH).

   
Programa da ONU terá adesão das seguradoras na Rio+20

Solange Beatriz Palheiro Mendes.
O mercado de seguros brasileiro vai aderir aos Princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros, uma iniciativa do Programa das Nações Unidades para o Meio Ambiente. A adesão será celebrada na Rio+20, conferência que será realizada de 20 a 22 de junho no Rio de Janeiro, e representará um compromisso público de longo prazo da atividade de seguros com o desenvolvimento sustentável."A iniciativa da ONU de estabelecer princípios para o Desenvolvimento Sustentável de Seguros está alinhada com o que o mercado segurador brasileiro tem defendido ao longo dos anos e, por isso, fortalecerá a cultura e a disseminação desse conceito no mercado nacional", diz a diretoraexecutiva da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Solange Beatriz Palheiro Mendes.

   
Grupo Bradesco Seguros faturou R$ 37,7 bilhões

Marco Antonio Rossi, Presidente do Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado nacional de seguros com atuação multilinha e presença em todas as regiões do país, apresentou faturamento de R$ 37,7 bilhões* até dezembro de 2011 nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. Esse valor representou crescimento de 21,3% em relação aos R$ 31,1 bilhões totalizados no mesmo período de 2010. O resultado é fruto principalmente da evolução do Grupo em todas as linhas de produtos e negócios nos principais segmentos: 24,5% no VGBL; 20,5% em contribuição de Previdência; 23,7% em Vida; 7,1% em Auto e Ramos Elementares; 22,7% em Capitalização;  e 21,9% em Saúde.

   
Hélio Kinoshita assume vice-presidência na Mitsui Sumitomo

Kinoshita,  a direita, e Keiichi Hara, Diretor PresidenteNo dia 02 de janeiro, o executivo Hélio Kinoshita iniciou suas atividades como vice-presidente na Mitsui Sumitomo Seguros. Com mais de 26 anos de experiência no mercado de seguros, ele retorna a MSS após atuar em grandes empresas como a MetLife, onde ocupou a função de CFO, e durante o último ano,  interinamente acumulou o cargo de Diretor Presidente. Kinoshita também foi CFO da Citi Insurance  e Diretor de Planejamento e Controle da Allianz Seguros. Formado em Engenharia pela Escola de Engenharia de Mauá, os Sr. Hélio Kinoshita é pós-graduado em Tecnologia pela Universidade Mackenzie e em Finanças pela USP.

   
Portaria da Susep constitui Comissão Atuarial

A Susep, por meio de portaria publicada na edição desta quarta-feira, constituiu a Comissão Atuarial da autarquia. Seu propósito é opinar em assuntos cujos temas versarem sobre questões atuariais relativas aos mercados de seguros, de previdência complementar aberta, de capitalização e de resseguros. A comissão conta com representantes da Susep e do mercado segurador.


   
João Leopoldo foi descansar seguro por sua vitoriosa jornada

João Leopoldo sendo homenageado com o Prêmio de Marketing Seg News 2010 pelo seu destacado empenho em prol do mercado
O corretor de seguros e um dos principais líderes do mercado de seguros João Leopoldo Bracco de Lima, faleceu ontem em São Paulo. Ele foi mentor e um dos fundadores do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo, presidente do Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo, diretor da Escola Nacional de Seguros e fundador do Libra Clube Seguros. O sepultamento será  hoje, no Cemitério Gethsemani (Praça da Ressureição, 1 - Vila Sônia - São Paulo - SP - Fone: 11 3742-5322) às 11h. Descanse em Paz Amigo.(Fonte: Agência Seg News)

Anunciados os vencedores do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros

A Cerimônia de premiação foi no Copacabana Palace e contou com a presença de 300 convidados, líderes do mercado segurador e parlamentares - O mercado segurador conheceu na quarta-feira, 14/12, os vencedores da primeira edição do Prêmio Antonio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros, promovido pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNseg). O grande vencedor foi o case Sistema SulAmérica de Validação prévia de procedimentos e materiais especiais, de Roberta Ruiz Navarro e Raphael Shoji Hinata  Watanabe. A dupla recebeu R$ 15 mil.
   
Filial SulAmérica em Curitiba muda de endereço
A unidade curitibana da SulAmérica Seguros, Previdência e Investimentos está em novo endereço. A partir desta semana, a filial passa a atender na rua Oyapock, 678, no bairro Cristo Rei. O telefone de atendimento segue sem alteração (41 - 2108-2255). A mudança faz parte dos investimentos da SulAmérica em unidades mais modernas para qualificar ainda mais o atendimento a corretores e segurados. A nova unidade da seguradora na capital do Paraná possui toda a estrutura necessária para o trabalho da equipe comercial no suporte aos corretores de seguros e trará mais velocidade e transparência para os parceiros da região.
   
Standard & Poor's reafirma notas da Bradesco Seguros

A agência de classificação de riscos Standard e Poor’s manteve os ratings ‘BBB/A-3’ na escala global e ‘brAAA/brA-1’ na Escala Nacional Brasil para o Banco Bradesco. Também foram reafirmados os ratings ‘brAAA’ de suas subsidiárias operacionais: Bradesco Seguros e Bradesco Capitalização. Dessa maneira, a perspectiva dos ratings de todas as entidades é estável.

   
Seguradora de Israel busca novo parceiro

A Direct Insurance, seguradora israelense, procura um terceiro investidor para poder retomar projeto de iniciar operações no mercado brasileiro. O início dos negócios estava previsto para 2012, uma vez que o grupo de investidores já havia sido completado. Porém, os planos devem ser adiados, pois um dos apoiadores, a seguradora israelense Minorah desistiu da parceria.

   
Standard & Poor’s eleva rating da SulAmérica para BB

A agência de classificação de riscos Standard & Poor’s elevou o rating da holding  Sul América S.A. de “BB-” para “BB” e da subsidiária Sul América Companhia Nacional de Seguros de “BB+” para “BBB-”. A nova classificação é resultado do desempenho operacional registrado pela companhia nos últimos 12 meses e da perspectiva, identificada pela S&P, de que a companhia manterá sua destacada posição competitiva nos mercados de seguro saúde e de seguro de automóveis.

   
GBOEX oferece variada rede de convênios no Turismo

Associados têm aproximadamente 150 opções de hotéis e pousadas além de parceria com agências de viagens para os meses de férias
O GBOEX oferece uma variada rede de convênios para os associados aproveitarem as férias. A empresa, referência em planos de pecúlio,  seguro de pessoas e previdência complementar, tem entre suas parcerias em torno de 150 hotéis e pousadas nas principais cidades do país. Além disso, fazem parte das opções parques aquáticos, restaurantes e agências de turismo. Os percentuais de desconto vão de 5% a 50%.

   
MetLife está entre os 100 Melhores Fornecedores para RH

A MetLife, líder mundial em seguro de vida, foi listada nas categorias seguro e previdência privada entre os “100 Melhores Fornecedores para RH 2012”, realizada pela revista Gestão & RH. A companhia tem feito grandes movimentações na área de RH.

   
Mondial Assistance Brasil conquista a Certificação PCI

Dan Assouline, Presidente e CEO da Mondial
Para garantir a disponibilidade, integridade e confidencialidade dos dados de cartão de crédito de seus clientes, a Mondial Assistance Brasil foi em busca de uma das mais renomadas e difíceis certificações do setor de cartão de pagamento .
PCI DSS (Payment Card Industry – Data Security Standard)  é uma norma de segurança criada para proteger a privacidade dos consumidores e os dados de cartão de crédito informados no ponto de venda, durante o trânsito desses dados até o fim do processamento. Trata-se do mais alto padrão internacional exigido para garantir esse tipo de segurança. A utilização do certificado já é bastante difundida nos Estados Unidos e na Europa. Esta certificação é considerada uma das mais difíceis do setor de cartão de pagamento. As empresas que conseguem demonstrar o compliance com este padrão de segurança e provar que são confiáveis enquanto capturam, processam e armazenam dados de cartões de crédito de consumidores, tem a oportunidade de construir uma sólida fidelidade dos seus clientes, tanto finais como corporativos.
 

   
Liberty fecha seguro com MPX no valor de US$ 165 milhões

Apólice cobre transporte de cinco turbinas para usina MPX Parnaíba e tem cobertura de US$ 35 milhões para atraso em obras
A Liberty venceu a concorrência promovida pela MPX, empresa de energia do Grupo EBX, do empresário Eike Batista, para fornecer o seguro do transporte de cinco turbinas que serão usadas na usina MPX Parnaíba, localizada no município maranhense de Santo Antônio dos Lopes. A apólice tem o valor de US$ 165 milhões, sendo US$ 130 milhões para danos causados ao equipamento e US$ 35 milhões para atraso no cronograma das obras decorrentes de problemas com o transporte. "O Grupo EBX convidou cinco seguradoras para a concorrência, só que não analisou somente o preço, mas o serviço prestado.

   
Lei Geral de Seguros deve ser votada em 2012

Armando Vergílio dos Santos Jr
A recriação de uma Comissão Especial na Câmara dos Deputados será o primeiro passo para, no próximo ano, garantir a aprovação da Lei Geral de Seguros. A comissão, com 26 parlamentares, está na fase de indicação de nomes pelos partidos e chamará para si a tarefa de avaliar, debater e fazer aperfeiçoamento no projeto 8034/10, apensado ao PL 3355/2004, de autoria do ex-deputado e atual ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo. A legislação mexe profundamente no funcionamento do mercado segurador, lembrou o presidente da Fenacor, Armando Vergílio dos Santos Jr durante o XVII Congresso Brasileiro dos Corretores de Seguros.

   
Susep estreia novo site

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) colocou no ar novo portal, terça-feira última, com o propósito de prover, por meio eletrônico serviços ao cidadão e aos mercados supervisionados, de acordo com a sua missão: "Atuar na regulação, supervisão, fiscalização e incentivo das atividades de seguros, previdência complementar aberta e capitalização, de forma ágil, eficiente, ética e transparente, protegendo os direitos dos consumidores e os interesses da sociedade em geral".

   
Argo se prepara para iniciar operação no Brasil

O Grupo Argo, com sede nas Bermudas e atuação nos mercados seguradores americano e europeu, está se preparando para iniciar sua operação no Brasil. Pedro Purm, CEO da empresa e um dos responsáveis pela implantação no País, afirma que a Argo será uma seguradora com subscrição altamente especializada, que vai oferecer uma ampla gama de produtos e serviços para empresas de todos os portes, com especial foco nas médias.

   
DPVAT terá perfis oficiais em redes sociais e nova campanha de divulgação

No próximo domingo, dia 27, a Seguradora Líder DPVAT lança campanha institucional em várias mídias e perfis do Seguro DPVAT no Facebook, Twitter e Youtube, além do novo formato do site oficial do Seguro DPVAT. Com as iniciativas, a seguradora deseja informar e sanar dúvidas da população brasileira sobre o direito ao DPVAT, seguro que indeniza motoristas, pedestres e passageiros no caso de invalidez permanente, morte e reembolso de despesas médicas devido a acidentes de trânsito.

   
Arbitragem brasileira avança na resolução de questões polêmicas


Em seminário promovido pelos escritórios Schalch Advogados e Clyde & Co., a ministra aposentada do STF, Ellen Gracie, reconheceu que a arbitragem brasileira está na dianteira em relação a questões ainda não solucionadas em outros países. No destaque, a ex-ministra Ellen Gracie. (Por Márcia Alves - Assessoria de Imprensa)


   
Vice da Fenacor entra para o Fórum de Líderes Empresariais

O Fórum de Líderes Empresariais, evento nacional que há 33 anos promove a eleição direta de nomes de destaque no setor de seguros, elegeu o Vice-presidente da Federação Nacional dos Corretores Seguros (Fenacor), Carlos Valle, como “Novo Líder” em 2011. A cerimônia de entrega das homenagens acontecerá durante a 34ª edição do Prêmio, marcada para o dia 28 de novembro, às 19h30, no Espaço Villa Lobos, em São Paulo. Reconhecido como o maior plenário empresarial que já se constituiu no País e representado por um corpo que reúne cerca de 1.200 líderes, o Fórum acontece anualmente, nomeando pessoas de destaque no setor. A escolha dos líderes se dá por meio do voto de empresários associados, que premiará os mais importantes e representativos dirigentes empresariais em seus segmentos de atividade e em suas regiões de atuação.

   
Nova opção de Seguro de Vida para os advogados

Um novo seguro de vida já pode ser contratado pelos advogados por intermédio da CAASP (Caixa de Assistência dos Advogados de São Paulo), entidade ligada à OAB-SP. Trata-se de um produto concebido exclusivamente para a advocacia pela American Life Companhia de Seguros e comercializado pela MDS, corretora parceira da Caixa de Assistência. A novidade em relação aos demais seguros de vida é o preço: trata-se de uma modalidade mais barata, adequada aos advogados com renda mensal de até R$3 mil reais.
“Há meses estávamos negociando com nossos parceiros da área de seguros para que desenvolvessem um produto acessível a toda a advocacia. Agora, os colegas têm a chance de contratar um seguro de vida por menos de R$10,00 mensais”, comemora o presidente da CAASP, Fábio Romeu Canton Filho.

   
Exame da Escola Nacional de Seguros terá modalidade online

O Exame para Habilitação de Corretores de Seguros, da Escola Nacional de Seguros, agora também será realizado na modalidade online. Rio de Janeiro, Cuiabá, Londrina e Maringá serão as primeiras cidades a receber a novidade, que será estendida a outras localidades no ano que vem.
Os estudos e exames on-line estão se tornando uma prática geral, pois apresentam mais flexibilidade e dinamismo em sua rotina. Como estamos nos modernizando, não podíamos fugir disso. Nosso objetivo é facilitar o acesso às pessoas que estão mais distantes ou apresentam problemas para administrar o seu tempo , garante a diretora de Ensino Técnico da instituição, Maria Helena Monteiro.

   
Metlife investe na melhora da distribuição

A centenária seguradora americana Metlife passou os últimos cinco anos fazendo aquisições fora dos Estados Unidos. A última, da Alico (operação de vida da AIG) há um ano, aumentou substancialmente a presença da companhia no mundo, para cerca de 60 países. O foco, agora, é investir em outros canais de distribuição para alcançar a nova classe média mundial emergente que veio com a operação internacional. "Distribuição é a chave do crescimento", diz Bill Toppeta, presidente internacional da Metlife. "Agora estamos em países com grande classe média afluente e com população jovem. Para alcançar um grande número de pessoas estamos investindo em venda direta, com produtos de baixo valor e coberturas simples", diz Graham Cox, vice-presidente internacional de produtos e operações.

   
Seguradoras buscam novo rumo para R$ 310 bi

Com autorização do governo para aplicar as reservas técnicas em letras financeiras, empresas pressionam por mais opções para carteira concentrada em título público
O Conselho Monetário Nacional (CMN) permitiu em outubro às seguradoras, resseguradoras e empresas de capitalização a inclusão de letras financeiras - papéis de dívida de bancos com prazo de vencimento superior a dois anos - como garantia das reservas técnicas. Isso significa que as empresas podem aplicar nestes títulos de renda fixa, a um limite de 80% de seus recursos, para garantir possíveis sinistros.

   
Especialistas estrangeiros alertam sobre efeitos negativos da concorrência no D&O

O aumento no número de seguradoras que atuam no ramo de D&O nos últimos anos – atualmente, dez companhias comercializam o produto - está também acirrando a concorrência na carteira. Por um lado, essa competitição tem beneficiado o consumidor, que passou a dispor coberturas inéditas e sofisticadas. Mas, por outro, a ampliação de garantias e a queda de preços poderão prejudicar o desempenho do ramo. O alerta foi feito por Matt Kelly, da VK Underwriters, de Miami, Estados Unidos, durante sua participação no I Encontro Internacional Seguros de Linhas Financeiras, realizado na última sexta-feira, dia 4, em São Paulo (SP), pela Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg).

   
Miguelzinho recebeu homenagem da Tokio Marine pelos seus 50 anos de seguros



O corretor Miguel Roberto Soares e Silva, diretor sócio da Trevizan & Associados Administradora e Corretora de Seguros, foi homenageado pela seguradora Tokio Marine (Sucursal Santo Amaro), pelos seus 50 anos de atuação no mercado de seguros. Participaram da reunião executivos da companhia, assim como diversos amigos de jornada. (No destaque: Marcos Kobayashi, Superintendência Regional Com. Varejo SP Capital da Tokio; Miguel R. S. Silva, da Trevizan e João Luiz de Lima, Diretor Comercial SP Capital/Interior da Tokio Marine Seguradora (Esq/Direita)

   
Bradesco Seguros inicia venda de seguros por tecnologia móvel

Eugênio Velasques, diretor-executivo do Grupo Bradesco Seguros
O Grupo Bradesco Seguros começará a operacionalizar vendas de seguros por meio de telefonia móvel e de POS (point of sales), tendo como público-alvo a população urbana de baixa renda das regiões metropolitanas de São Paulo e do Rio de Janeiro. Em parceria com a Vayon Insurance Solution, empresa de tecnologia e negócios especializada no desenvolvimento de soluções para o mercado de seguros, o Grupo desenvolveu tecnologia inédita no Brasil que possibilita viabilizar a integração dos processos de venda, reduzindo significativamente os custos de aquisição do seguro. 
A iniciativa integra o projeto “Proteção Bradesco Fácil Acesso”, que venceu o concurso Innovation Grants 2011, promovido pela Microinsurance Innovation Facility, uma divisão da Organização Internacional do Trabalho (OIT), especializada na promoção do microsseguro. Entre os projetos concorrentes deste ano, de diversas partes do mundo, o trabalho do Grupo foi escolhido por ter apresentado a melhor proposta para o tema “Escala e Eficiência a partir de soluções tecnológicas inovadoras”.

   
Argo se prepara para iniciar operação no Brasil

Pedro Purm, CEO da empresa
Empresa conta com perfil e especialização internacional do Grupo Argo, e equipe qualificada de profissionais para oferecer soluções diferenciadas em Seguros Gerais para empresas, focando principalmente o médio mercado.  O Grupo Argo, com sede nas Bermudas e atuação nos mercados seguradores americano e europeu, está se preparando para iniciar sua operação no Brasil. Pedro Purm, CEO da empresa e um dos responsáveis pela implantação no País, afirma que a Argo será uma seguradora com subscrição altamente especializada, que vai oferecer uma ampla gama de produtos e serviços para empresas de todos os portes, com especial foco nas médias. “Queremos ser reconhecidos como uma seguradora diferenciada, inovadora, especializada nos segmentos de mercado que definimos como foco. Nosso portfólio de produtos será bastante completo, incluindo Transportes, Patrimoniais, Engenharia, Garantia , Responsabilidade Civil, D&O e E&O, dentre outros. Buscaremos uma atuação muito próxima a clientes e parceiros de negócios, para entender suas necessidades e viabilizar  as soluções que melhor os atendam , sempre privilegiando construir relações de longo prazo.”  - afirma Purm, que atua na indústria de seguros há 27 anos, tendo atuado 17, como CEO do Grupo Zurich no Brasil.

   
Susep autua seguradora americana

National Western Life, do Texas, vendia apólice de vida no Brasil sem ter registro. Multa chega a R$11 bi - A Superintendência de Seguros Privados (Susep), órgão regulador do setor no país, vai autuar em R$11 bilhões a empresa americana National Western Life, com sede no Texas, por vender seguro de vida sem estar formalmente instalada no país. Será a maior punição já aplicada na história do sistema financeiro nacional. O valor, diz o órgão, corresponde ao volume assegurado a pessoas físicas de alta renda. A informação foi antecipada pela coluna Negócios&Cia, de Flávia Oliveira.

   
Jorge Teixeira Barbosa assume presidência da Aconseg-SP


Foi realizado ontem (25/10/2011), no Círcolo Italiano, em São Paulo o Jantar de Posse da nova diretoria da Associação das Empresas de Assessoria e Consultoria do Estado de São Paulo - ACONSEG-SP. O executivo Jorge Teixeira Barbosa, diretor da Valoração é o novo presidente da entidade substituindo Luiz Gustavo Miranda de Sousa, da Continental. Ele é o terceiro presidente da entidade. Na ocasião também foram comemorados os oito anos de atuação da Aconseg-SP no mercado de seguros do estado de São Paulo. A diretoria de Jorge Teixeira é composta por Guani Soares Jr., como vice-presidente; Fábio Sardagna, diretor financeiro; Milton Ferreira, diretor administrativo; Alberto Novaes, diretor para o interior, e Ronaldo Freire, presidente do Conselho.

   
Café de Negócios apresenta “Balanço do Mercado em 2011 & Perspectivas para 2012”

Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros
O economista Francisco Galiza, diretor da Rating de Seguros, será o palestrante do Café de Negócios Seg News e apresentará um  “Balanço do Mercado em 2011 & Perspectivas para 2012”. O evento, que conta com o patrocínio da Bradesco Vida e Previdência, será realizado no próximo dia 13 de dezembro, em São Paulo, no Braston Hotel – Rua Martins Fontes, 330 - Consolação. O Café de Negócios também contará com debatedores que apresentarão suas opiniões e perspectivas sobre o mercado. Clique em ler mais e reserve a sua vaga!

   
HDI usa SOA para Vender Seguros Online

A HDI, uma das 10 maiores seguradoras de veículos do País, com mais de 60 filiais , está pondo em prática uma estratégia para avançar no emergente mercado de vendas de seguros por meios eletrônicos e em regime de alta velocidade. A empresa, que mantém parceria de negócios com cerca de 11 mil corretoras ativas em todo o território nacional, vem orientando sua estrutura de TI  para atender os objetivos de expansão comercial do negócio. Para tanto, a HDI adotou o modelo SOA (Arquitetura Orientada a Serviços), com a utilização do barramento de integração Sonic ESB, da Progress, em uma solução governada através da plataforma Progress Actional. Com isto, a empresa consegue a máxima agilidade para  publicar os seus serviços de cotação e venda automatizadas, garantindo assim o seu sucesso no competitivo sistema de negociações em seu portal de vendas “HDI Digital”.

   
Tokio Marine lança Conta Corrente Corretor

Mais autonomia aos corretores para conquistar mais negócios - A Tokio Marine Seguradora lança a partir de 13 de outubro a Conta Corrente Corretor. O recurso proporciona autonomia para que os corretores administrem seus próprios negócios na cotação dos produtos de varejo da companhia: Tokio Marine Auto, Auto Clássico, Auto Carga, Seguro Condomínio e Residencial.

   
Seguradoras de crédito fecham as portas para os riscos gregos

No centro da crise financeira europeia, a Grécia não tem sido alvo de rebaixamento apenas das agências tradicionais de classificação de risco. Os temores crescentes de um default levaram seguradoras que atuam no Brasil a evitar novos contratos de seguro de crédito a exportações que têm o país europeu como destino. Ainda que o volume das vendas externas para a Grécia seja pouco significativo na balança comercial brasileira, o movimento das seguradoras sinaliza a preocupação crescente com os problemas da Europa.
Coface e Cesce, as maiores do segmento, reduziram a exposição à Grécia na esteira dos problemas de dívida soberana que obrigaram a nação a buscar socorro financeiro. Em alguns casos, o aumento das incertezas também sobre outros países da Europa e os Estados Unidos impulsionou a demanda por contratos de dois anos - a praxe do mercado é de um ano.

   
Grupo Bradesco Seguros homenageia corretores


Marco Antonio Rossi, presidente do Grupo Bradesco Seguros.
Como em todos os anos, no mês de outubro, o Grupo Bradesco Seguros homenageia aquele que tem importância fundamental no dia a dia da Companhia, o Corretor de Seguros. O Grupo tem nesse profissional, grande parceiro e também importante elo com seus Clientes nas mais diferentes regiões do País. “Para nós, o corretor de seguros não vende apenas apólices de seguros. Ele desempenha papel relevante de difundir a cultura do seguro e leva ao cliente o conceito de proteção, tranquilidade à vida, à saúde, ao futuro e ao patrimônio das pessoas”, afirma Marco Antonio Rossi, presidente do Grupo Bradesco Seguros.

   
Allianz é a seguradora oficial da Casa Cor Bahia

A Allianz Seguros anuncia sua entrada na CASA COR 2011 Bahia 2011. Considerado o maior evento de arquitetura e decoração das Américas e o segundo do mundo, a mostra comemora 25 anos. Além do seguro do evento e a exposição da marca em mais 15 cidades de todo o país, a companhia promoverá ações de relacionamento e promocionais em cada região. A edição baiana estará aberta ao público até 9 de novembro no Antigo Salvador Praia Hotel – Av. Getúlio Vargas, 2238 – Ondina.

   
Grupo Bradesco promoveu VI Fórum da Longevidade em São Paulo




O vice-presidente do Conselho de Administração do Grupo Bradesco, Antonio Bornia, abriu a sexta edição do Fórum da Longevidade realçando a importância das ações do Grupo Bradesco Seguros na promoção da convivência entre diferentes  gerações de brasileiros. A intergeracionalidade também foi a tônica do discurso do presidente da Organização Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, ressaltando o papel desempenhado pelos profissionais de Recursos Humanos nas empresas no sentido de promover a convivência preservando o talento do bem mais precioso de uma organização: a vida.(No Destaque, o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Lúcio Flávio de Oliveira)

   
Falta de autopeças preocupa

A falta de peças para reposição em veículos sinistrados está preocupando os seguradores. Segundo o diretor-executivo da Federação Nacional de Seguros Gerais (Fenseg), Neival Rodrigues Freitas, a indústria de autopeças não está conseguindo acompanhar o crescimento do setor automobilístico.

   
ING venderá participação na SulAmérica

Pessoas próximas à negociação informaram ao jornal britânico Financial Times que a ING está vendendo sua participação na seguradora brasileira SulAmérica, em transação que pode valer pelo menos US$ 1 bilhão. O negócio, que faz parte do plano de recuperação que a instituição financeira holandesa foi obrigada a empreender por conta da ajuda que recebeu durante a crise de 2009, deve provocar uma acirrada disputa entre gigantes internacionais por conta das taxas de crescimento percebidas no mercado brasileiro.

   
Bradesco promoverá VI Fórum da Longevidade em São Paulo

Shirley MacLaineO Grupo Bradesco Seguros, com o apoio da Bradesco Vida e Previdência, promove no dia 4 de outubro, das 8h às 17h, no Hotel Unique, em São Paulo, a sexta edição do Fórum da Longevidade, evento que reúne especialistas no tema, executivos da Organização e convidados. A premiada atriz norte-americana Shirley MacLaine será um dos destaques do evento e dará um testemunho, aos 77 anos, de como ter uma vida ativa e saudável ao longo do tempo. Shirley, vencedora do Oscar de melhor atriz por “Laços de Ternura” é, hoje, autora de best-sellers que têm como foco o viver bem e por mais tempo, relacionando-se com os mais jovens e aprendendo sempre com o passar dos anos.

   
Grupo Liberty Seguros recebe certificação internacional de segurança da informação


Companhia foi validada pela Verizon, uma das principais empresas de segurança de dados do mundo - A Liberty Seguros,  subsidiária brasileira da Liberty Mutual,  conquistou a certificação Cybertrust Security – Certified Enterprise, emitida pela Verizon,  uma  das principais empresas de segurança da informação no mundo. A certificação atesta que  as operações da Liberty no país  são realizadas com nível máximo de segurança tecnológica e a companhia adota as melhores práticas para a proteção de dados sigilosos, como as  informações de clientes, por exemplo.

   
Cobertura para arrastão ganha destaque em apólice de seguro

Seguradoras já inovam e oferecem a proteção não só para os clientes, mas também para terceiros - As seguradoras já estão notando um movimento maior de clientes que procuram a proteção contra arrastões, conhecido formalmente como subtração de bens e valores em furtos e roubos. Desta forma, elas têm disponibilizado apólices que garantem os prejuízos causados por esses eventos. A novidade é que as empresas estão ampliando a cobertura, oferecendo não só aos segurados, mas também a outras pessoas prejudicadas.

   
Generali desenvolve produto específico para hotéis e pousadas

Encerrada a Equipotel 2011, a hora é de trabalhar os contatos feitos com os mais diversos profissionais da hotelaria nacional para transformá-los em oportunidades efetivas de negócios, afirma o diretor da Generali Brasil Seguros em São Paulo, Stefano Convertino, ao falar sobre a participação da empresa na maior feira latino-americana de hotéis, pousadas e gastronomia, que aconteceu semana passada na capital paulista.

   
Mercado registra evolução de 21,6% no primeiro semestre de 2011
Os resultados obtidos no primeiro semestre de 2011 consolidaram o bom momento vivido pelo mercado de seguros brasileiro. De acordo com dados divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep), as seguradoras faturaram aproximadamente R$ 50 bilhões nos primeiros seis meses do ano, o que representa um crescimento de 21,6% em relação ao mesmo período de 2010.
   
CNSeg quer incentivar projetos que tragam inovação ao setor

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) abriu inscrição para o \\'Prêmio Antônio Carlos de Almeida Braga de Inovação em Seguros\\', que visa a reconhecer trabalhos dos profissionais que mais contribuem para a inovação no mercado: securitários e corretores."O desenvolvimento de novos serviços por parte destes dois grupos contribui para fortalecer a imagem institucional do setor diante da sociedade", diz Jorge Hilário Gouvêa Vieira ao Viver Seguro, site da CNSeg, entidade que preside.

   
Participação no PIB pode chegar a 7,5% com Microsseguro

Velasques, da Bradesco Vida e Previdência
O microsseguro será de vital importância para impulsionar a participação do mercado de seguros no Produto Interno Bruto (PIB) dos atuais 3,5% para mais de 7,5% até 2017, segundo avaliação do diretor-executivo da Bradesco Seguros e Previdência, Eugênio Velasques, que crê na aprovação do projeto de lei que dispõe sobre o produto, em tramitação no Congresso Nacional, o que o levou a prever que as primeiras coberturas estarão à venda até o segundo semestre do ano que vem. "Muitas seguradoras já estão prontas. Bastam três meses após o anúncio da regulamentação para começarmos a oferecer produtos aos consumidores", sustentou o executivo, ao participar de encontro com jornalistas promovido pela Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), em São Paulo.

   
Zurich lança Seguro Vida Empresa

A Zurich, disposta a fortalecer sua atuação no segmento Vida & Previdência, lançou o seguro Zurich Vida Empresa para distribuição por meio dos corretores de seguros. O produto é um seguro de vida em grupo e acidentes pessoais coletivos, desenvolvido especialmente para micro, pequenas e médias empresas. Richard Vinhosa, CEO de Vida & Previdência da Zurich, explica que os grandes diferenciais deste produto são que o corretor poderá ter mais flexibilidade e agilidade de negociação e o cliente maior personalização.

   
Chartis abre filial na cidade do Rio de Janeiro

A Chartis Seguros Brasil tem agora uma filial de vendas no Estado do Rio de Janeiro. Localizada no Centro da Cidade, o escritório foi inaugurado no início de agosto e é parte de um importante processo de expansão nacional da empresa que pretende abrir outras unidades nas principais capitais brasileiras.

   
Sincor-SP e Fenacor se unem para promover o uso de certificação digital

O setor de seguros, ansioso pela desburocratização e economia de processos, tem clara a importância da tecnologia de certificação digital como segurança e validade jurídica para os documentos transacionados eletronicamente. E este desbravamento está nas mãos dos corretores de seguros. Eles possuem três Autoridades Certificadoras, autorizadas e credenciadas pelo ITI (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).

   
Evento realizado pela Fenaprevi apontou alternativas para o crescimento dos seguros de pessoas

A quarta edição do Seminário Internacional de Marketing & Vendas Vida e Previdência, realizado pela Federação Nacional de Vida e Previdência (FenaPrevi), na última quinta-feira, 25 de agosto, em São Paulo (SP), proporcionou orientações e experiências valiosas à plateia de cerca de 250 participantes e para outras mais de mil pessoas que acompanharam o evento pela internet.  Marc Silverman, membro do The Million Dollar Round Table (MDRT ou Mesa do Milhão de Dólares), que veio diretamente de Miami, na Flórida, Estados Unidos, para o evento, contou como conquistou a marca de vendas de 300 vidas por ano, tornando-se o presidente do Top of the Table.

   
Incubaseg nasce com o apoio de seguradoras brasileiras

Com o lançamento previsto para setembro, a Incubadora de Negócios de Seguros (Incubaseg) já conta com apoio de algumas das principais Seguradoras brasileiras. Bradesco, Porto Seguro, Metlife, RSA Seguros e Unimed entram para a lista das primeiras mantenedoras do projeto que, com esse time, bem como a adesão de outras empresas, pretende arrecadar no primeiro ano de funcionamento cerca de R$ 1,5 milhão.

   
Bradesco Vida e Previdência recebe reconhecimento da Loma pelo terceiro ano consecutivo
A Bradesco Vida e Previdência, empresa do Grupo Bradesco Seguros, acaba de receber pelo terceiro ano consecutivo o “Educational Achievement Award – Latin America and Caribbean”, da Loma Association - um reconhecimento internacional por ser a seguradora que mais investe em treinamento e desenvolvimento de pessoas no Brasil.
“Investir na capacitação de nossos colaboradores é uma das prioridades da Bradesco Vida e Previdência. Funcionários e corretores estão em constante treinamento como forma de assegurarmos nossa liderança e nossa excelência de mercado. Esta sempre foi a filosofia nesses 30 anos de existência da empresa”, assinala o diretor-presidente da seguradora, Lúcio Flávio de Oliveira.
   
SulAmérica investe em benefícios para crescer no Recife

Base sólida na região permite à seguradora oferecer vantagens na contratação de seguros por funcionários de empresas clientes - A SulAmérica Seguros e Previdência desenvolveu uma nova estratégia comercial para distribuição de apólices de seguros e planos de previdência privada: a atuação conjunta com a área de Recursos Humanos das empresas clientes na oferta de benefícios que reforcem os programas de retenção de talentos destas empresas. Para isso, a seguradora oferece condições especiais, contratação simplificada e atendimento personalizado para estes funcionários na aquisição de seguros de automóveis, seguros residenciais, planos de previdência e apólices de seguros de vida e acidentes pessoais.

   
Zurich quer a preferência dos corretores

Ao comentar a compra de 51% do controle das operações de seguros do Santander pelo grupo suíço Zurich, o CEO da seguradora no Brasil para a divisão de Auto e Seguros Gerais, Marcus Vinicius Martins, garantiu que ao corretor será oferecido as mesmas propostas comerciais na comercialização de seguros de automóvel praticadas na venda dentro das agências para os correntistas do banco.

   
Especialista vê riscos no conservadorismo

Dra Angélica Carlini
Especialista em relações de consumo, a advogada Angélica Carlini não tem dúvidas quando afirma que a proliferação da proteção veicular, chamada de seguro pirata no mercado e comercializada por cooperativas e associações, é consequência direta da política conservadora adotada pelas seguradoras na avaliação de riscos. "Toda vez que você vira as costas para um consumidor que quer comprar, ele se organiza e dá um jeito de adquirir de outra maneira", aponta a advogada.

   
Classic expande atuação e investe em aquisições de apólices

Alinhada ao novo cenário econômico que aponta para um crescente movimento de aquisições e fusões e com o objetivo de ampliar e fortalecer sua atuação no mercado, a Classic Seguros investiu recentemente mais de R$ 1 milhão na aquisição de apólices de seguros de vida em grupo, totalizando aproximadamente cinco mil vidas e um volume mensal de R$ 200 mil em prêmios.

   
Europ Assistance vai vender serviços em supermercados

Plano é oferecer encanador, eletricista e até consultoria em finanças pessoais para a classe C - Serviços como encanador, eletricista, ajuda para instalar o computador ou o aparelho de home theater e até auxílio nas finanças pessoais. Tudo isso poderá, em breve, ser adquirido na hora de pagar a conta nos caixas de grandes redes de supermercado. É assim que uma das maiores empresas de assistência para automóveis, residências e viagens do mundo, a Eu rop Assistance, pretende crescer no Brasil, atenta à expansão do consumo da classe C.

   
Fábio Leme assume a diretoria de Automóveis na HDI
Fabio Leme, 40 anos, é o novo Diretor de Automóveis da HDI Seguros. Formado em Estatística pela Unicamp e com MBA pela Fundação Dom Cabral/Insead, Leme possui mais de 15 anos de experiência na área de automóveis e seguros massificados, na qual atuou como gerente de Estatística e Atuária e , posteriormente, como diretor de Produtos em importantes operações de mercado.
   
Identificação de fraude poupa R$ 290 milhões a seguradoras

As seguradoras deixaram de pagar R$ 290 milhões em sinistros no ano passado por conta da comprovação de fraudes nos pedidos dos clientes. O volume representa alta de 26% sobre o ano anterior, quando a recusa havia sido de R$ 230 milhões. De acordo com o superintendente- geral da Central de Serviços de Proteção ao Seguro da Confederação Nacional de Empresas de Seguro (CNSeg), Julio Avellar, a alta se deu porque as empresas se aperfeiçoaram na identificação dos sinistros fraudados.

   
Palestras Seg News - Consumidor Seguro
Evento, que será realizado no dia 22 de setembro, em São Paulo, no Blue Tree Towers Paulista Premium, terá como objetivo debater sobre as perspectivas do mercado em relação ao aperfeiçoamento dos processos de comunicação e atendimento aos consumidores. Um dos painéis abordará o tema: "Influência do Cadastro Positivo na Subscrição e Aceitação de Riscos". Clique em ler mais e reserve a sua vaga neste evento!
   
2º ENA será realizado no RJ

A segunda edição do Encontro Nacional de Atuários (ENA),  de 23 a 24 de agosto, no Hotel Windsor Barra, no Rio de Janeiro, reunirá cerca de 300 participantes e contará com 18 palestras abordando assuntos de relevância para atividade seguradora, a partir da solvência, tema central do evento.  Para o presidente da Comissão Atuarial da CNseg, Almir Martins Ribeiro, a melhor qualificação é essencial diante dos novos desafios que se avizinham do atuário, que tem um papel cada vez mais estratégico na indústria de seguros, ajudando-a a gerar resultados operacionais positivos, algo essencial para atender às exigências crescentes de capitais para garantir a solvência.

   
Solvência II: especialista lista desafios para seguradoras portuguesas

As seguradoras portuguesas, apesar do quadro de dificuldades enfrentadas pelo país, terão de fazer os ajustes necessários para cumprir as determinações da Solvência II, incluindo-se aí aportes de capitais, quando necessário. Em resposta, a perspectiva é de que os grupos com menos fôlego financeiro optem por uma atuação especializada, operando apenas em vida, previdência ou alguns ramos de propriedade. A opinião é da especialista Rita Costa, sênior manager da área de Financial Advisory Services da KPMG de Portugal.

   
Participe da 3a Turma do Curso de Introdução ao Gerenciamento de Riscos


Tendo em vista a importância desta importante ferramenta para atuar em um mercado aberto, a Agência Seg News convidou  Prof. Rafael Ribeiro do Valle para ministrar a 3a Turma do Curso de Introdução ao Gerenciamento de Riscos no dia 18 de Setembro (Das 14h00 ás 18h30). O curso será realizado em São Paulo, no Auditório do Sindseg-SP (Av. São João, 313 - 6o Andar). As inscrições podem ser feitas neste site (Menu á esquerda) ou clicando em ler mais!


   
Qualicorp compra Praxi para vender seguros no varejo

A Praxi será nosso braço para massificar produtos, afirmou Heráclito Gomes, presidente e CEO da QualicorpConhecida pela atuação no mercado de planos de saúde coletivos por adesão, a Qualicorp acaba de entrar em um novo ramo de negócio - o de seguros de massa. A companhia comprou 80% da Praxi Solutions, corretora que usa os canais do varejo para vender garantias estendidas, capitalização, além de seguros como residencial, para automóveis e de acidentes pessoais.

   
Zurich inova com cobertura de desemprego gratuita

A Zurich, multinacional de origem suíça, passará a oferecer, a partir de 1° de agosto, uma cobertura inédita no mercado segurador brasileiro, o seguro de automóvel com cobertura de desemprego. Sem nenhum custo adicional pela cobertura, o segurado de automóvel, que durante a vigência de sua apólice vier a perder o emprego, terá quitada a dívida relativa às parcelas restantes do seu seguro Auto Zurich, mantendo-se assim a proteção do seu automóvel até o término de sua vigência. Isto vale também para o profissional liberal que se afastar temporariamente de suas atividades por motivo de acidente.

   
Chubb contrata novo gerente comercial de Personal Lines

Gustavo Rey de Carvalho assume, no mês de julho, o cargo de gerente Comercial de Personal Lines na Chubb Seguros do Brasil e, se reportará diretamente a Rubens Ribeiro, diretor Comercial de Personal Lines. Administrador por formação, o executivo possui 15 anos de experiência na área comercial e, há sete, atua no mercado de seguros.

   
Grupo Bradesco Seguros cresceu cerca de 22% nos segmentos de Seguros, Previdência e Capitalização

Marco Antonio Rossi

O Grupo Bradesco Seguros, líder no mercado segurador latino-americano, faturou R$ 17,5 bilhões* até junho de 2011 nos segmentos de seguro, capitalização e previdência complementar aberta. O valor representou evolução de cerca de 22% em relação aos R$ 14,4 bilhões totalizados no mesmo período de 2010. Este faturamento mantém o Grupo Segurador na liderança do mercado nacional de prêmios de seguros, rendas de contribuição e receitas de capitalização. Segundo informações da Susep**, o Grupo detém, hoje, cerca de 24,64% de participação no mercado.

   
CVG-SP apresentará o novo superintendente da Susep ao mercado paulista
O CVG-SP terá o privilégio de apresentar ao mercado paulista de seguros o novo superintendente da Susep, Luciano Portal Santanna, em almoço a ser realizado no dia 11 de agosto, das 11h45 às 14h30, na sala Panorama no Terraço Itália, em São Paulo (SP). Durante o evento, ele deverá se pronunciar sobre algumas das principais metas de sua gestão, no âmbito das relações com o consumidor e do aperfeiçoamento das normas técnicas.
   
Acacio Queiroz compartilha experiências na China


O Presidente & CEO da Chubb do Brasil, Acacio Queiroz, esteve, no mês de julho, na China para um intercâmbio de conhecimento com empresários asiáticos. Durante sua visita, o executivo teve a oportunidade de conversar com economistas e outros especialistas do setor de seguros, para compartilhar experiências do mercado brasileiro e vice-versa. Para o presidente, a relação entre Brasil e China, nossa maior parceira comercial e principal mercado para as matérias-primas brasileiras, é primordial o aprendizado mútuo.
“A China é uma grande potência, e continua liderando a compra de produtos brasileiros.

   
Brasil é destaque no balanço mundial da Mapfre

O balanço do primeiro semestre da Mapfre, maior seguradora da Espanha, traz muitas novidades. Para começar, uma foto da sede do grupo no Brasil ilustra o material de divulgação dos resultados. Um sinal claro da importância que a subsidiária brasileira ganhou dentro do grupo.

   
Lucro da Mapfre avança no 1 º semestre

A Mapfre, maior seguradora da Espanha em valor de mercado, reportou na última sexta-feira que seu lucro líquido subiu 8,6% no primeiro semestre, para 543,2 milhões de euros, impulsionado pelo crescimento da empresa na América Latina. No mesmo período do ano passado, o lucro líquido havia sido de 500,2 milhões de euros. Na mesma comparação, a receita cresceu 6%, de 10,97 bilhões de euros para 11,63 bilhões de euros.

   
Energia renovável e mercado de seguros

Os investimentos do governo brasileiro e da iniciativa privada para aumentar a participação de fontes renováveis na matriz energética brasileira abrem novas perspectivas para o segmento segurador. De acordo com o Plano Decenal de Expansão de Energia (PDE), o percentual de participação de fontes renováveis na matriz energética local sairá de 44,8% em 2010 para chegar a 46,3% em 2020. O maior aproveitamento de fontes renováveis (pequenas centrais hidrelétricas, eólica e biomassa) visa ampliar a demanda total de energia elétrica do país, que deve crescer mais de 60% nos próximos dez anos. No plano decenal, a capacidade instalada no Sistema Interligado Nacional sairá dos 110 mil megawatts (MW) gerados em 2010 para 171 mil MW até dezembro de 2020. (*) Eugenio Paschoal

   
Quando o absurdo se torna realidade

Antonio Penteado Mendonça
A Bolívia acaba de baixar norma que permite a regularização da propriedade de todos os veículos sem documentos, ou seja, que entraram ilegalmente no país - A razão de ser de um país é permitir o desenvolvimento pacífico de sua sociedade, através da adoção de regras e valores que sirvam de mola propulsora às soluções para suas necessidades, dentro de um território delimitado e reconhecido internacionalmente como pertencente a ele.(*) Antonio Penteado Mendonça

   
SulAmérica lança Programa P.R.A. Auto

Matías Ávilia, Vice-Presidente Comercial
A SulAmérica Seguros e Previdência lançou o P.R.A. Auto, programa de comissionamento adicional com objetivo de aumentar ainda  mais o ganho do corretor e incentivar a comercialização do seguro SulAmérica  Auto.  O  novo  formato está em vigor desde o dia 1º de julho e pagará as bonificações mensalmente.
O  P.R.A.  Auto  é a nova versão do Programa Premium Auto SulAmérica e traz uma  importante  novidade:  a apuração e pagamento das comissões adicionais serão  realizados  mensalmente. 

   
Previsul aposta no crescimento da frota de motocicletas no país

O crescimento na frota de motocicletas no país despertou atenção do mercado segurador para os profissionais do setor. Segundo dados do Departamento Nacional de Trânsito (Denatran) o número de motocicletas no Brasil, em junho de 2011, já ultrapassava a marca de 14 milhões de veículos. Ou seja, as motos representam 21,75% da frota nacional. Boa parte destas máquinas é utilizada como objeto de trabalho de milhares de motoboys e mototaxistas.

   
Cardif apresenta programas de trainee e estágio 2011

A expectativa da companhia é superar a marca de 2010, quando foram registrados mais de 45 mil acessos ao site da companhia em busca de informações sobre os dois programas. Para 2011, estão disponíveis 11 vagas para novos estagiários e quatro para trainees. O processo de estágio é direcionado a estudantes das áreas Administração de Empresas, Ciências Atuariais, Ciências Econômicas, Comunicação Social, Contabilidade, Direito, Engenharia, Estatística, Matemática, Propaganda e Marketing, Psicologia e cursos relacionados com Tecnologia da Informação.

   
Mundanças na área comercial da Zurich

A Zurich, multinacional de origem suíça, contratou este mês o executivo João Bosco Medeiros para o cargo de Superintendente Comercial da Regional São Paulo. Formado em marketing e com especialização em administração geral pelo Instituto IESE da Espanha, João Bosco tem 23 anos de mercado segurador, com especial destaque para a área comercial. Antes de ingressar na Zurich, sua última ocupação foi na seguradora Mapfre.

   
Mutual Seguros investe em projeto inovador de alinhamento e motivação

A Mutual Seguros - companhia de nicho especializada em seguros de responsabilidade civil para empresas de transportes de passageiros e de fretamento - deu início ao Projeto Inovação Mutual, cujo slogan é “Mutual e você, um compromisso seguro”.  Desenvolvido pela consultoria DHMais, o treinamento contou com 47 colaboradores do nível executivo participando da primeira etapa, que aconteceu no município paulista de Atibaia, de 8 a 10 de julho.

   
Jornalista terá direito a seguro

A Câmara Federal analisa o projeto de lei 239/11, do deputado Sandes Júnior (PP-GO), que obriga as empresas jornalísticas a contratar seguro de vida - com cobertura a riscos de morte e invalidez - para profissionais que atuem em áreas de conflito. A proposta prevê uma apólice de, no mínimo, mil salários mínimos, atualmente R$ 545 mil, para assegurar ajuda financeira aos familiares em caso de acidente.

   
Produto da Bradesco tem melhor pontuação

Ricardo Saad, Presidente da Bradesco Auto-RE
Pelo segundo ano consecutivo, o seguro residencial da Bradesco Auto\/RE foi considerado a \\'Escolha Certa\\' por levantamento realizado pela ProTeste Associação Brasileira de Defesa do Consumidor. Na avaliação final, em que foram analisados seis perfis de propostas de seguros e algumas coberturas adicionais, a seguradora obteve a melhor pontuação.

   
Eduardo Viegas é o novo superintendente do Seguro Garantia da Chubb do Brasil

Eduardo Viegas é o novo superintendente do Seguro Garantia da Chubb Seguros do Brasil. A seguradora, que atua desde 1889 nessa modalidade, tem o compromisso de garantir o cumprimento de obrigações de natureza contratual ou legal. O conhecimento globalizado e a capacidade de reter altas exposições de risco conferem ao Seguro Garantia Chubb destaque e excelência nos mercados onde está presente, assegura nota à imprensa.

   
Coface e Petrobras

A Coface, líder francesa no seguro de crédito entre empresas, vai garantir exportações francesas de EUR 500 milhões por ano para a Petrobras, por um acordo assinado durante a visita do ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, Fernando Pimentel.

   
Seguradoras lançam serviços on-line para corretores
A Cescebrasil acaba de lançar um novo serviço para os corretores com foco na gestão das apólices de seguro garantia. O canal web “Cescebrasil Online” foi criado com o objetivo de facilitar a interação com os corretores da companhia, promovendo maior agilidade no acesso à informação. Produto com forte demanda no mercado por conta das obras de infraestrutura em andamento no país, a modalidade seguro garantia representa atualmente 70% dos negócios da companhia.
   
Marsh cria nova prática global de mineração

À medida que as organizações de mineração buscam oportunidades de crescimento fora de seus países de origem, são desafiadas por diversas exposições novas e emergentes. Para garantir que essas organizações possam acessar as soluções globais de seguro mais apropriadas, a Marsh, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, anunciou a formação de uma nova prática global de mineração que utiliza todos os seus conhecimentos no assunto, bem como experiência e relacionamentos mundialmente.

   
Cardif Brasil conquista ISO 27.001

A Cardif Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas, conquista a recertificação da ISO 27.001 e confirma pela segunda vez consecutiva a segurança das informações que circulam pela companhia e o alto nível de proteção das informações dentro da empresa.

   
Sustentabilidade no foco das seguradoras
Idealizado pelo Grupo Allianz para promover o conhecimento e o diálogo sobre importantes questões globais, como energia renovável, mudanças climáticas, saúde, mobilidade, segurança e crescimento populacional, o “Sustentabilidade Allianz” (www.sustentabilidade.allianz.com.br) está com novo visual e funcionalidades. O site ampliou o número de informações e engloba um rico conjunto de pesquisas, gráficos e imagens que aprofundam os temas em questão.
   
BB Mapfre lidera seguro de Belo Monte

Uma das maiores obras do mundo, a construção da hidrelétrica de Belo Monte (PA), no Rio Xingu, já tem seguro. Com a entrada do IRB-Brasil Re, está fechado o painel de resseguros, liderado pela Munich Re e com 17 resseguradoras, ao todo. O seguro será liderado pelo grupo formado por Banco do Brasil e Mapfre. O resseguro é emitido pelo período da obra, prevista em mais de nove anos, e cobre os R$ 19,9 bilhões orçados para a construção.

   
Grupo AXA Assistance comemora faturamento de € 929 milhões

O volume de negócios do Grupo AXA Assistance, do qual a Inter Partner Assistance faz parte, apresentou em 2010 crescimento de 5,2% em comparação a 2009, atingindo faturamento total de € 929 milhões no fim do último ano, sendo que o lucro líquido subiu para € 20 milhões. O crescimento reflete a concentração de esforços nas quatro linhas de negócio (veículo, home/SAP, saúde e viagem).

   
SulAmérica fortalece área de Sustentabilidade

Com reporte direto ao Conselho de Administração, a nova estrutura traduz aimportância estratégica do tema na companhia - A SulAmérica Seguros e Previdência dá um passo a frente  na  busca  pela  melhores  práticas de sustentabilidade em toda sua operação.  A  partir  de  julho,  a área ganha status de superintendência e passa a responder ao Conselho de Administração da seguradora.

   
Incubaseg é lançadano mercado

Após ser planejado por 10 anos, um dos projetos mais inovadores do mercado de seguros deixa o papel e já começa a tomar forma. A Incubaseg, a primeira Incubadora de Negócios de Seguros, pretende arrecadar cerca de R$ 12 milhões das mãos de pessoas físicas, denominadas investidores “anjos”. O projeto deverá ser lançado em setembro deste ano.

   
MetLife divulga estudo sobre preocupações financeiras do trabalhador

A MetLife apresenta o mais recente estudo de benefícios para funcionários no qual o Brasil participa pela primeira vez, juntamente com Austrália, Índia, México e Reino Unido. O relatório aponta que há um grande abismo entre a longevidade cada vez maior e o preparo para manter aposentadorias mais longas, enfatizando a necessidade de educação e planejamento financeiro.

   
Bradesco está representando o Brasil na Sexta Cúpula Anual Sobre Investimentos em Microfinanças

Eugênio Velasques, Diretor Executivo da Bradesco Vida e PrevidênciaA Bradesco Seguros está participando da Sexta Cúpula Anual Sobre Investimentos em Microfinanças, que acontece em Genebra, na Suíça, até sexta-feira. Trata-se do mais importante evento para tratar de todos os aspectos que impactam neste importante mecanismo de inclusão social. Para discutir a gama de assuntos, entre os palestrantes estarão presentes os maiores líderes da indústria, ministros de Estado, outras autoridades governamentais, acadêmicos, seguradores, financistas, investidores e consultores de 23 nacionalidades diferentes (América, Europa, África e Ásia). Em países emergentes ou periféricos, microfinanças e microsseguros assumem um papel estratégico no dia a dia de suas populações.
O Brasil, o único país da América do Sul, estará representado pela Bradesco Seguros na figura do seu diretor executivo Eugênio Velasques. O executivo fará uma exposição sobre os diversos casos de sucesso de oferecimento de seguros para pessoas de baixa renda e os dois primeiros produtos lançados no mercado brasileiros com conceitos e filosofia de microsseguros, o Primeira Proteção Bradesco e o Bradesco Bilhete Residencial – Estou Seguro, Morro Dona Marta (RJ).

   
Mercado faturou mais de R$ 50 bi de janeiro a maio

O mercado de seguros, previdência privada e capitalização teve faturamento de R$ 50,4 bilhões de janeiro a maio, alta de 18% ante igual período de 2010, segundo dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) consolidados pela consultoria Siscorp. Considerando-se somente o mercado de seguros, os prêmios somaram R$ 41,2 bilhões, aumento de 20% no período. Os dados excluem o mercado de seguro de saúde, que são consolidados pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

   
SulAmérica se reorganiza com novos diretores

A SulAmérica reestruturou sua diretoria de saúde e odontologia - área que representa 65% do faturamento do grupo. A nova estrutura conta com três diretorias para os planos de saúde e uma superintendência para o segmento dental.

   
Tokio Marine lança 5º fase do Programa Plus Empresarial

A Tokio Marine, subsidiária de uma das maiores seguradoras do mundo, iniciou na última sexta-feira, dia 1º de julho, a 5ª fase do Plus Empresarial, programa da marca Plus que proporciona ganhos extras aos corretores cadastrados na companhia.

   
Grupo CESCE cria nova empresa para operar no México

O Grupo CESCE, que se destaca nas vendas de seguro de crédito e garantia na América Latina, deu mais um passo em seu plano estratégico de internacionalização, com o lançamento oficial, nesta semana, da CESCE Fianzas México. A nova empresa reforça a presença da filial Cescemex, que em apenas cinco anos se tornou a terceira maior seguradora de crédito do México. A aposta da CESCE no México teve início com o estabelecimento da Cescemex em 2007, que cresceu 58% desde então e alcançou uma sólida reputação.

   
Confiança lança seguro exclusivo para mulheres

Após elaborar uma pesquisa de mercado, a Confiança Seguros lançou o Seguro Mulher, com vantagens especialmente desenvolvidas para o público feminino. Essa iniciativa se deve ao fato de que, no montante de assegurados da empresa, cerca de 35% são mulheres. O superintendente comercial da Confiança Seguros, Jorge Luiz Fett projeta que, até o final de 2011, este novo serviço será adquirido por 10% das clientes da companhia.

   
Dano elétrico aumenta busca por seguro

Eletroeletrônicos queimados pela oscilação de energia têm sido principal causa de acionamento de seguro residencialA primeira preocupação do bauruense, nativo ou adotivo, quando procura um seguro residencial é se proteger contra eventual furto ou roubo dos bens que guarda dentro de casa. No entanto, o que mais motiva o uso do seguro não é nenhum desses dois sinistros.

   
Nova diretora na Alfa

Milca Zambrini é a nova Diretora Executiva da Alfa Seguradora, responsável pela área de Produtos e Distribuição . A executiva está na companhia desde o início de 2007 e  ocupava o cargo de Gerente Geral de Produto Vida.

   
Tokio Marine lança novo Seguro Condomínio

A Tokio Marine lança a partir de 1º de julho o novo produto Tokio Marine Condomínio, completamente reformulado para atender às demandas do mercado e normas obrigatórias.

   
Zurich amplia rede de atendimento no Nordeste

A Zurich, o terceiro maior grupo segurador do mundo, amplia sua rede de atendimento na região Nordeste, a partir da implantação de duas unidades do Zurich Atendimento ao Corretor (ZAC) nas cidades de Feira de Santana e Aracaju, inaugurados no último dia 17.

   
Chubb é patrocinadora do do Fórum Paranaense de Seguros

A Chubb do Brasil, empresa de seguros com mais de 165 anos de atuação do mercado, orgulha-se em participar pelo segundo ano consecutivo, como patrocinadora e seguradora oficial, das próximas quatro edições do Fórum Paranaense de Seguros. A seguradora aproveitará tais ocasiões para estreitar o relacionamento e interagir com seus efetivos parceiros, os corretores de seguros.

   
Vote aqui para indicar os vencedores do Prêmio de Marketing Seg News 2011!


Em sua 7a Edição, o Prêmio de Marketing Seg News é hoje um dos mais importantes do mercado de seguros. Participe da escolha através de nosso Hot Site. Clique no link de votação e indique os destaques (Seguradoras, Resseguradoras, Empresas de Capitalização, Previdência Privada, Corretoras de Seguros, Assessorias de Seguros, Empresas de Assistência Médica e Odontológica, Assistência 24 Horas, Empresas de Rastreamento, Empresas de Gerenciamento de Riscos, Empresas de Sistemas de Informação, Advocacias, Empresas de Vistoria Prévia, Regulação de Sinistros) para receber o Prêmio de Marketing Seg News 2011. Vote agora: 
http://designr4.com.br/PREMIOMARKETING/

Liberty comemora campanha na carteira de vida

A Liberty Seguros está comemorando os bons resultados da campanha de incremento às vendas na carteira de pessoas, lançada em fevereiro e que se estende até 31 de julho. Em três meses, a empresa contabiliza a participação de 4 mil corretores, que contribuíram para o incremento na receita do segmento em 26%.

   
Susep combaterá ações de cooperativas que vendem seguros piratas

A Superintendência de Seguros Privados (Susep), autarquia vinculada ao Ministério da Fazenda, vai criar um grupo especializado de fiscalização, voltado para coibir o seguro pirata. Essa será uma das primeiras ações do novo titular da Susep, Luciano Portal Santanna. "Eu diria que são os camelôs do segmento. Além de não oferecer produtos adequados, acabam afetando o mercado, porque representam uma concorrência desleal, na medida em que têm custos mais baixos, justamente por não atender a essas normas que garantem, por exemplo, provisões técnicas".

   
Bradesco Seguros fará aporte de R$ 1 bilhão em seu capital social

A Bradesco Seguros S.A. já tem autorização da Susep para fazer um aporte de R$ 1 bilhão em seu capital social, conforme aprovado em assembleia de acionistas realizada em março. A portaria da autarquia foi publicada na edição do dia 17 de Junho do Diário Oficial da União.

   
Allianz quer dobrar receita em 3 anos

A operação brasileira da seguradora alemã Allianz quase triplicou de tamanho nos últimos cinco anos. Dos EUR 388 milhões em faturamento em 2005, a companhia saltou para EUR 1,1 bilhão no ano passado. O desafio, agora, é dobrar de tamanho nos próximos três anos. A meta foi dada pessoalmente por Enrico Tomaso Cucchiani, membro do conselho de administração e responsável pelas operações do Sul da Europa e da América do Sul do Grupo Allianz, aos funcionários da seguradora no Brasil. Sediado na Alemanha, o executivo esteve em visita ao país na semana passada (16 de Junho).

   
Travelers compra 43% da J. Malucelli
A seguradora americana Travelers concluiu a aquisição de uma participação de 43% na brasileira J. Malucelli por 410 milhões de dólares, informa um comunicado divulgado pela empresa.
   
Presidente da FenaPrevi apresentará palestra a convite do CVG Minas

Marco Antonio RossiA mais recente entidade de Minas Gerais, o Clube de Seguros de Pessoas de Minas Gerais (CSP), também conhecido como CVG Minas, aprovou seu plano de ação para o segundo semestre de 2011. Ficou acertado que o primeiro evento ocorrerá no dia 14 de julho, às 19 horas, no Automóvel Clube de Minas Gerais, em Belo Horizonte. O palestrante da noite será o presidente da FenaPrevi, Marco Antonio Rossi, que ministrará palestra intitulada “A economia brasileira atual com foco na área de benefícios – impactos e projeções”.

   
Farid é o novo presidente da ACE


O Grupo ACE de Seguros e Resseguros anunciou que Farid Eid Filho foi nomeado presidente da ACE Brasil.

   
Eike Batista espalhou otimismo no mercado

Números citados pelo empresário Eike Batista, que apresentou palestra de encerramento da 5ª Conseguro e começou a vida como vendedor de seguros, espalharam otimismo entre executivos do mercado segurador.

   
Solvência II: Alexandre Penner avalia práticas de supervisão da Susep

Alexandre Penner
A implementação das regras estabelecidas pelo Solvência II avança no Brasil, informa nota à imprensa divulgada pela autarquia. Neste momento, a Susep está trabalhando sobre os três pilares que sustentam esse processo. O primeiro deles, de caráter quantitativo, consiste nos requerimentos de capital e na adequada mensuração das provisões técnicas.

   
Paulo dos Santos substituído na Susep

Em sua despedida do cargo de superintendente da Susep, Paulo dos Santos, que é funcionário de carreira do Banco Central, afirmou que, profissionalmente, foi muito importante “poder participar de um momento mágico nesta autarquia” e contribuir para levar produtos do mercado supervisionado a uma parcela cada vez maior da sociedade brasileira.

   
Pedro Bulcão avalia legado da 5ª Conseguro

Encerrada na semana passada, a 5ª Conseguro, o principal evento do mercado segurador brasileiro, deixa um saldo de reflexões relevantes sobre os rumos do mercado e estabelece uma agenda de temas para futuras discussões, avalia Pedro Bulcão, diretor da CNseg, ao fazer um balanço do encontro que reuniu todo o mercado durante dois dois dias, em Brasília.

   
Companhias projetam R$ 205 bi em receita

Diante do crescimento econômico brasileiro dos últimos anos e da mudança do perfil do consumidor, com a ascensão das classes D e C, o mercado de seguros vê a necessidade de novas estratégias para ampliar sua participação e opções de negócios. A oportunidade de expansão também surge com o seguro-garantia para obras de infraestrutura por conta do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), da Copa do Mundo de 2014 e das Olimpíadas de 2016.

   
Setor de seguros quer 30 milhões de novos consumidores

Depois de arrecadar, em 2010, R$ 183,9 bilhões 14,3% a mais que em 2009 , o setor de seguros pretende ganhar 30 milhões de novos consumidores no país nos próximos anos, apostando, principalmente, nas classes C e D e na desburocratização e padronização do mercado de seguros como um todo.

   
Berkley Brasil avança no segmento de eventos

A estratégia da Berkley International Brasil é avançar na carteira de eventos, na qual fechou importantes contratos no último mês, alguns com grande visibilidade na mídia, a exemplo dos dois shows de Paul McCartney, no Rio de Janeiro, e da atriz e cantora norteamericana e Miley Cirus, também no Rio e em São Paulo.

   
CNSeg pede mudanças nas regras de solvência

A Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) pleiteia mudanças na legislação que estabelece exigências de capital adicional baseado nos riscos de subscrição das seguradoras. Segundo o presidente da entidade, Jorge Hilário Gouvêa Vieira, a intenção é melhorar e tornar mais eficiente a regulação. "Entendemos que existem imperfeições que precisam ser corrigidas", defendeu, sustentando que "as regras estão focadas na média do mercado e não veem as particularidades das pequenas e médias seguradoras".

   
Coface parte para expansão regional na América Latina

A Coface, do grupo francês Natixis, líder no seguro de crédito entre empresas no Brasil e na América Latina, resolveu partir para uma expansão regional e abrir escritórios fora das maiores cidades nos principais países. Agora, passada a crise, temos vontade de crescer rapidamente e a proximidade com o cliente é fundamental nessa estratégia, diz o belga Bart Pattyn, presidente e CEO da Coface na América Latina.

   
Seguro Viagem do Itaú oferece atendimento a gestante

O Seguro Viagem do Itaú passou a oferecer atendimento emergencial para gestantes, dentro da cobertura de despesas Emergenciais Médicas e Hospitalares, tanto para pacotes nacionais quanto para internacionais. Com o novo serviço, caso a gestante esteja até a 28ª semana de gestação e necessite de qualquer atendimento emergencial, inclusive parto, o Seguro Viagem do Itaú cobrirá todos os gastos dentro da cobertura e dos limites estipulados.

   
Seguro Garantia na 5ª Conseguro

O executivo Alexandre Malucelli, da J. Malucelli Seguradora S/A, será o principal encarregado de mostrar, durante palestra na 5ª Conseguro, a contribuição do Seguro Garantia como instrumento de eficácia econômica. Esta modalidade entá entre as de maior crescimento no mercado segurador, tendo em vista sua correlação com o setor de construção civil e as obras de infraestrutura em curso e em estudo para a Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, o pré-sal e o PAC.

   
Escola Superior aceita inscrições para seu vestibular de seguros até 5 julho

A Escola Superior Nacional de Seguros mantém abertas as inscrições para seu vestibular até 5 de julho. O Curso Superior de Administração com Linha de Formação em Seguros e Previdência tem como objetivo preparar os alunos para ocupar cargos de gestão em empresas de um dos segmentos que mais crescem no País.

   
Parceiros podem receber seguro de vida

Entendimento da Justiça reduz barreiras para a inclusão de um parceiro do mesmo sexo na contratação da apólice
Em tese, uma pessoa pode colocar quem ela quiser como beneficiária de uma apólice de vida. Na prática do mercado segurador, porém, não era bem assim que as coisas funcionavam.

   
Pottencial mira Grandes riscos

A seguradora Pottencial, que pertence ao banco mineiro de mesmo nome, está dando passos largos para se tornar "gente grande". Abriu as portas no ano passado oferecendo seguro garantia para pequenas e médias empresas, apenas em algumas regiões do país. Agora, atua em quase todos os estados e está aumentando a capacidade de absorver riscos.

   
Perdas com catástrofes alcançam US$ 44bi

Os gastos decorrentes de catástrofes ocorridas neste ano, potencializados pelo acidente nuclear japonês e pelo tornado nos Estados Unidos, levarão 2011 a um dos mais altos patamares em termos de perdas seguradas, segundo empresas do setor.

   
Marsh lança apólice para projetos de energia solar

A Marsh, uma das maiores corretoras de seguros do mundo, chamou para si a tarefa de reduzir as dificuldades de financiamentos para os sistemas, projetos e operadores de energia a partir de fontes renováveis. Para tanto, a corretora desenvolveu um contrato de seguro que oferece cobertura para os projetos e operadores contra riscos de inadimplência nas garantias de longo prazo fornecidas por fabricantes de módulos solares como base para a aprovação do do financiamento.

   
Cooperativas de seguro são investigadas por não ressarcirem clientes

A polícia e o Mininistério Público estão investigando onze associações coorporativas do Estado suspeitas de vender seguros em forma de rateio e não realizar os serviços quando acionadas por clientes.

   
Gerenciadoras de riscos defendem legalidade do cadastro de motoristas

Em Debate do Meio-Dia da APTS, realizado na quarta-feira, 25 de maio, especialistas explicaram por que as empresas de gerenciamento não podem ser impedidas pelo Ministério Público do Trabalho de constituir e fornecer cadastros de motoristas.

   
O mercado planeja seu futuro na 5ª Conseguro

A rápida ascensão social vivida pelo País, com acesso de milhões de brasileiros aos mais variados produtos e serviços, exigirá que o mercado segurador se prepare para atendê-los, com soluções de seguros, saúde, capitalização e previdência adequadas ao Consumidor do Futuro, "a razão de ser do mercado de seguros do futuro", afirma Pedro Bulcão, coordenador da 5ª Conseguro, evento da CNSeg, promovido em Brasília, entre 8 e 9 de junho.

   
SulAmérica tem R$ 800 milhões para aquisições

A SulAmérica, seguradora que tem o ING Groep NV entre seus principais acionistas, tem R$ 800 milhões em caixa para fazer aquisições no País e aproveitar a crescente demanda por seguros, disseram dois executivos da empresa.

   
Bradesco lança aplicativos para iPad

O grupo Bradesco Seguros está disseminando o uso do iPad, como do iPhone, em suas áreas de negócios, como a de patrimônio e saúde.

   
Tokio Marine espera aumentar em 15% carteira de automóveis com nova apólice

Com o lançamento do seguro "Auto Clássico" esta semana, voltado ao um público que busca um preço mais baixo por coberturas básicas de seguro e opções de contratações, a Tokio Marine estima aumentar em 15%a carteira de automóveis.

   
Apesar de perdas no trimestre, Munich Re ainda projeta lucro no ano

A Munich Re, que organiza um coquetel para clientes brasileiros na próxima semana com a presença do CEO mundial Nikolaus Bomhard, espera encerrar 2011 com lucro, apesar do volume recorde de indenizações no primeiro trimestre de 2011.

   
SulAmérica tem R$ 800 milhões para aquisições

A SulAmérica, seguradora que tem o ING Groep NV entre seus principais acionistas, tem R$ 800 milhões em caixa para fazer aquisições no País e aproveitar a crescente demanda por seguros, disseram dois executivos da empresa. "O objetivo da companhia de manter recursos em caixa da monta que vem mantendo é para aproveitar algumas oportunidades que possam surgir", disse Arthur Farme d"Amoed Neto, vicepresidente corporativo e de Relações com os Investidores da empresa.

   
Seguradoras têm novas regras para cargas internacionais

A Câmara de Comércio Exterior, por meio da Resolução Camex (número 21 de 8 de abril de 2011), comunicou que nas exportações e importações brasileiras serão aceitas quaisquer condições de venda praticadas no comércio internacional, desde que compatíveis com o ordenamento jurídico nacional.

   
Circular 424 altera procedimentos contábeis exigidos pela Resolução CNSP 86

A Circular nº 424 da Susep, divulgada no Diário Oficial da União, determina alterações das normas contábeis a serem observadas pelas entidades abertas de previdência complementar, sociedades de capitalização, sociedades seguradoras e resseguradores locais, instituídas pela Resolução CNSP  86, de 3 de setembro de 2002. A entidade resolveu que os anexos I, II, IV e V, aprovados pela Resolução CNSP  86, de 3 de setembro de 2002, passam a vigorar, respectivamente, na forma dos anexos I, II, III e IV a tal circular, revogando-se o anexo III à Resolução CNSP 86, de 3 de setembro de 2002.

   
Bradesco Vida e Previdência é uma das patrocinadoras do Corretora Premium Best 2011

A empresa participará do patrocínio da grande festa em homenagem às corretoras destaques da 3a Edição da premiação. O evento será realizado no dia 29 de junho em São Paulo e deverá reunir as principais empresas do segmento.

   
Brasília sediará 5ª Conseguro em junho
O mercado segurador brasileiro estará reunido em Brasília, dias 8 e 9 de junho, na 5ª Conferência Brasileira de Seguros Gerais, Previdência Privada e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (Conseguro), principal evento do setor, promovido pela Confederação Brasileira das Empresas de Seguros (CNSeg). A quinta edição do evento terá como tema “O Consumidor do Futuro” e deve reunir cerca de 500 participantes. As palestras e debates oferecerão perspectivas sobre os rumos da economia e os impactos para o setor.
   
Antonio Cássio assume cargo de CEO da Zurich

A Zurich Financial Services Group (Zurich) anunciou a nomeação de Antonio Cássio dos Santos para o cargo de CEO  do grupo na América Latina. Ex-presidente da Mapfre, Antônio Cássio tomou posse no dia 1º de maio. Ele sucede a Pedro Rebrin, que tenha sido nomeado para o recém-criado cargo de chefe de Distribuição do Banco LatAm Seguros Gerais.

   
Celso Azevedo volta a presidir Aconseg-RS

Associados da Aconseg-RS elegeram no último dia 27, a diretoria da entidade para os próximos dois anos. Celso Azevedo, da CCA Assessoria, foi escolhido para retornar ao cargo de presidente.

   
Saúde e vida elevam lucro da Bradesco Seguros

Marco Antônio Rossi, presidente da Bradesco Seguros
O grupo Bradesco Seguros, maior do país, com cerca de 22% de participação no mercado, faturou R$ 7,9 bilhões em prêmios no primeiro trimestre deste ano, um crescimento de 9% em relação ao mesmo período de 2010. O lucro líquido da empresa, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta, somou R$ 761,2 milhões, uma expansão de 8% em comparação aos primeiros três meses do ano passado. Com esse resultado, a participação do grupo Bradesco Seguros no resultado do banco foi de 28%.

   
Fitch Ratings eleva nota da Bradesco Seguros

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings elevou o rating de Força Financeira de Seguradora (FFS) em escala internacional da Bradesco Seguros S.A. de BBB+ para A-. O rating foi elevado após a revisão das Perspectivas dos Issuer Default Rating - Rating de Probabilidade de Inadimplência do Emissor (IDRs) em Moeda Estrangeira e Moeda Local da República Federativa do Brasil. A agência manteve o rating nacional de FFS do grupo segurador em AAA.(Fonte: CNSeg)

Kati de Almeida Braga assume presidência executiva da Icatu Seguros

Após quase cinco anos à frente da Icatu Seguros,  Maria Silvia Bastos Marques deixará a presidência executiva da companhia e ocupará uma cadeira no Conselho de Administração. Kati de Almeida Braga, acionista e presidente do Conselho de Administração da empresa, assumirá a presidência executiva.

   
Marcos Couto é o novo CEO da Tempo Assist


Com uma vasta experiência no mercado segurador, o administrador de empresas Marcos Couto assumiu a presidência da Tempo Assist. Ele atuou durante 16 anos na ACE Seguradora, sendo os últimos cinco como presidente.

   
Antonio Cássio dos Santos desliga-se da MAPFRE

Por motivos particulares, o executivo Antonio Cássio dos Santos deixou, nesta segunda-feira, a presidência executiva do grupo MAPFRE no Brasil (do qual também era presidente do Conselho de Administração). Por meio de nota, a MAPFRE confirma o desligamente e "agradece o trabalho desenvolvido por Cássio à frente das empresas MAPFRE no Brasil, com indiscutível contribuição para o sucesso do grupo no País, graças à dedicação, profissionalismo e competência que marcaram a sua gestão".

   
Capitolio lança 'Consolidação das Normas sobre Seguros Privados'

Segundo Roberto Parenzi, a principal inovação do trabalho é aliar a legislação específica a normas correlatas ou a outras leis, decretos e regulamentos que são úteis para aperfeiçoar o entendimento do próprio mercado e de diversas áreas. "Sabemos que a legislação pode ser consultada com facilidade por interessados nas páginas da web e nas de outras compilações.

   
Marítima avança no ramo de seguros para máquinas

O aquecimento do mercado brasileiro de máquinas agrícolas, aliado à disseminação da cultura de contratação de ferramentas de proteção para esses equipamentos, cada vez mais sofisticados, está impulsionando os negócios da Marítima Seguros no ramo rural.

   
Chubb do Brasil promove mexidas em seu quadro funcional

A Chubb do Brasil anunciou mexidas no seu quadro funcional. Na área técnica, Hosannah dos Santos e Alexandre Unzer de Oliveira assumiram novos cargos e na área Comercial é Cláudio de Oliveira quem assume outra posição.

   
Tokio Marine lança programa Plus Engenharia

Programa de Comissionamento adicional da Companhia apresenta esta e outras novidades - A Tokio Marine, subsidiária de uma das maiores seguradoras do mundo, lança o Plus Engenharia, Programa de comissionamento adicional para a venda dos produtos Riscos de Engenharia e RC de Obras Civis. Em 2011, o Programa está dividido em três fases: de 1º de abril a 30 de junho; de 1º de julho a 30 de agosto; e de 1º de setembro a 31 de dezembro.

   
Diretor da MetLife fez palestra no Clube dos Corretores de SP

Márcio Magnaboschi, diretor da Met Life e Nilson Arello, mentor do Clube dos Corretores de São Paulo (Esq - dir)

O executivo Márcio Magnaboschi, que assumiu a diretoria executiva de vendas da MetLife no início deste ano, foi o convidado especial no primeiro evento aberto ao público neste ano. O almoço foi prestigiado por várias autoridades do mercado, entre eles Nilson Arello Barbosa, mentor do Clube dos Corretores de Seguros de São Paulo; Osmar Bertacini, presidente do CVG-SP; Luis Gustavo Miranda de Souza, presidente da Aconseg-SP; Cássia Maria Del Papa, 1a vice-presidente do Sincor-SP; Mário Jorge Cruz, diretor do Sindseg-SP, Pedro Barbato Filho, presidente da Câmara dos Corretores de Seguros de São Paulo, entre outros executivos.
 

   
Sul América tem novo superintendente para o interior de SP

Christian Rogério Menezes assume esta semana a superintendência executiva do interior de São Paulo da SulAmérica Seguros e Previdência. O profissional é formado em  Sistemas  da Informação, possui MBA em Gestão Empresarial pela Faculdade Getúlio Vargas (FGV) e tem sólida experiência no mercado de seguros.

   
Mauro Batista é reeleito presidente da ANSP


Em eleição realizada ontem (31 de março), Mauro César Batista se reelegeu como presidente da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP). Na ocasião, também foram eleitos os novos membros da diretoria e dos Conselhos Fiscal, Institucional e de Acadêmicos para a gestão 2011-2014."Recebo a notícia de minha reeleição com muita satisfação. Agora, com todos os membros da nova Diretoria e dos Conselhos, vamos trabalhar para o aperfeiçoamento institucional do seguro", afirmou Batista.


   
Allianz fecha apólice de seguro para Arena do Grêmio

Por meio da  LTSEG Corretora de Seguros, com sede na cidade do Salvador e filial em São Paulo, a Allianz Seguros está escalada para participar das obras da Arena do Grêmio, em Porto Alegre/RS. A construção do estádio, prevista para ser entregue em 2013, fica a cargo da Construtora OAS Ltda. Os seguros contratados são de Riscos de Engenharia e de Responsabilidade Civil contra terceiros, (participação de 70% e 30%, respectivamente). O valor em risco é de R$ 475 milhões. 

   
Seguro de crédito movimenta R$172 milhões no Brasil
A ferramenta do seguro de crédito, que mitiga prejuízos e beneficia a gestão financeira das empresas, foi apresentada para empresários durante palestra na Câmara Oficial Espanhola de Comercio no Brasil. O presidente da Comissão de Riscos de Créditos e Garantias da FenSeg e diretor executivo da Mapfre, Rogério Vergara, explicou o funcionamento e benefícios do produto, que movimenta anualmente R$ 172 milhões no Brasil.
   
Novas contratações movimentam empresas

A Zurich e a Aon estão recebendo neste mês dois novos executivos. Na multinacional de origem suíça, Sergio Wilson Ramos Junior assume o cargo de diretor comercial de Seguros Gerais. Ele vai liderar a nova estrutura comercial, que conta, agora, com cinco superintendências regionais - São Paulo, Minas Gerais, Sul, Rio de Janeiro e Centro-Oeste e Norte e Nordeste - responsáveis por gerir e supervisionar a rede de filiais e ZACs (Zurich Atendimento ao Corretor) de todo o Brasil.

   
Seguradoras registram crescimento em 2010
A ACE Seguradora fechou o ano de 2010 com R$ 785 milhões em prêmios emitidos, que representam um crescimento de 27% em relação a 2009. O lucro líquido do exercício foi de R$ 31 milhões. O retorno sobre o patrimônio líquido (ROE), de 20%, aumentou 22% em relação a 2009, que fora de 16,7%, e a sinistralidade manteve-se estável, em 43%.
   
Seguro de Responsabilidade Civil em expansão

O seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RCP) se consolida como segmento em expansão no mercado brasileiro e ganha destaque como nicho de oportunidades de negócios. O objetivo principal do RCP é garantir o reembolso das reclamações de clientes, consumidores e usuários que recorrem à Justiça contra danos corporais, materiais ou morais causados pela prestação de serviços profissionais.

   
A maior indenização de todos os tempos

Em função dos danos sofridos pela economia japonesa, a atividade seguradora internacional terá de fazer frente a bilhões de dólares em indenizações de todos os tipos - Apalermado o mundo assiste o desenrolar do drama. Não há o que fazer para evitar que se repita e muito pouco a ser dito sobre a potencialidade humana, exceto sobre nossa imensa capacidade de sobrevivência. (*) Antonio Penteado Mendonça


   
Marsh prevê efeitos negativos na economia global em relação ao tsunami no Japão

As organizações precisam se preparar para a possibilidade de uma interrupção prolongada nas cadeias de fornecimento globais resultante do terremoto e da tsunami no Japão. Muitas empresas multinacionais que dependem de fabricantes japoneses na área de bens e serviços, bem como em vendas, podem ser afetadas durante alguns meses por interrupções na cadeia global de fornecimentos. Esta advertência é da multinacional Marsh, uma das maiores corretoras de seguros do mundo.

   
Sociedade doa publicações para Escola Técnica

A Sociedade Brasileira de Ciências do Seguro (SBCS), uma instituição fundada em 1953 e pioneira no campo do ensino do seguro, enviou seus diretores para fazer a entrega de livros técnicos para a ETEC - Camargo Aranha, localizada na região da Mooca, Zona Leste de São Paulo.

   
Funenseg marca data para exames de certificação técnica

Com inscrições abertas até 8 de abril, os Exames para Certificação Técnica para funcionários de seguradoras e de corretoras de seguros serão aplicados nos dias 11 e 12 de maio, respectivamente.

   
Bradesco vê Longevidade e Classe Média como oportunidades para o setor

Marco Antonio Rossi, Presidente da Bradesco Vida e PrevidênciaO Brasil vive um momento muito "especial" para o desenvolvimento do mercado de seguros e, entre os motivos para isso, estão a longevidade da população e a formação da classe média, de acordo com o presidente da Bradesco Vida e Previdência, Marco Antonio Rossi.
"Temos um momento no Brasil, em termos de oportunidade, muito especial para o desenvolvimento na área de seguros, com o potencial de crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), a necessidade de proteção no que diz respeito ao estado não oferecer essa proteção - aí entra o papel da iniciativa privada -, e o crescimento no Brasil retratado pela classe média", afirmou Rossi.

   
Lucro da Brasilveículos cresce 64%

Lucro da seguradora do Grupo BB & Mapfre bate recorde em 2010, com crescimento de 64% em relação ao exercício do ano anterior - A Brasilveículos, empresa do Grupo BB & Mapfre, obteve, no exercício de 2010, um lucro líquido de R$ 87,7 milhões, o que representa um retorno anualizado de 27,39% sobre o patrimônio líquido de dezembro de 2009. As vendas da seguradora apresentaram um montante em prêmio retido de R$ 1.574 milhões, um crescimento de 18,64% em relação ao exercício anterior.

   
Redução de seguro auto gera polêmica

O levantamento feito pelo Sindicato das Seguradoras do Rio de Janeiro que apontou queda no valor médio das apólices de 15,7% em 2010, motivou uma reunião entre os representantes das entidades responsáveis pela pesquisa e pelo Clube dos Corretores do Rio de Janeiro.

   
AIG vende parte na MetLife por US$ 9,6 bi

O Departamento do Tesouro dos Estados Unidos informou que a American International Group (AIG) vendeu US$ 9,6 bilhões em ações e units de ações ordinárias da MetLife. Dessa forma, a AIG deixa de participar do capital da seguradora.

   
Distribuição de renda aumenta perspectivas de negócios para os Microsseguros

Com mais de 30 milhões de pessoas deixando as classes E e D e ingressando na classe C nos últimos cinco anos, 2011 pretende ser o ano que marcará o início da atuação de grandes players no setor de microsseguros. A afirmação é do diretor de marketing da Vayon Insurance Solution Provider, empresa de negócios e TI com foco exclusivo no mercado de seguros, Wladimir Chinchio.

   
Liberty ecebe aporte de US$ 100 mi da matriz

Este mês, a operação brasileira da Liberty Seguros recebe um aporte de US$ 100 milhões de sua matriz, o grupo americano Liberty Mutual.O objetivo é sustentar o crescimento e a expansão das atividades da seguradora no país, além de se adequar às novas regras de solvência do mercado de seguros. Como capital adicional, o patrimônio líquido da seguradora sobe de R$ 617 milhões para R$ 734 milhões. O capital fica emR$ 1 bilhão.

   
Chubb apresentou lucro líquido de R$ 30,5 milhões em 2010


A subsidiária brasileira encerrou o ano com R$ 39,4 milhões de lucro bruto, antes dos impostos e participações, e um lucro líquido de R$ 30,5 milhões, atingindo R$ 955,5 milhões em ativos totais. Seu patrimônio líquido teve crescimento de 9% em relação a 2009, chegando a R$ 334,5 milhões. “O resultado de 2010 é consequência do crescimento de 11,2 % nos prêmios retidos somado a uma forte disciplina de subscrição e foco da administração na otimização de seus processos, características que continuam a diferenciar a Chubb no mercado”, avalia o presidente & CEO da companhia, Acacio Queiroz.

   
Moody´s mantém classificação máxima para ACE
A agência de classificação de riscos Moody's Investors Service reafirmou o rating de força financeira da ACE Seguradora no Brasil em Aaa, considerando uma perspectiva estável. De acordo com a agência, o rating reflete principalmente a rentabilidade sólida e consistente da ACE e sua ampla diversificação de produtos, além do suporte de sua controladora.
   
Sul América teve lucro recorde em 2010

Em 2010, a companhia obteve lucro líquido total de R$ 614 milhões, incremento de 48,5% em relação a 2009. “Esse é o maior resultado já alcançado pela companhia em toda sua história de mais de 115 anos”, comemorou Thomaz Cabral de Menezes, presidente da SulAmérica, em seu primeiro ano de mandato.

   
Resultados da MetLife cresceram no Brasil

A seguradora fechou o ano com um patrimônio líquido de R$ 379,4 milhões e lucro líquido de R$ 34,1 milhões, gerando um retorno sobre o PL de 9%. Os ativos totais somaram R$ 2,4 bilhões ao final do exercício, crescimento médio anual de 50% nos últimos quatro anos.

   
Grupo Icatu Seguros alcança R$ 7,4 bilhões em ativos em 2010

O Grupo Icatu anunciou que a soma de seus ativos totalizou R$ 7,4 bilhões em 2010, evolução de 13% em relação ao ano anterior, dos quais R$ 5 bilhões sob gestão própria e R$ 2,4 bilhões sob gestão de terceiros. Já o faturamento da companhia foi de R$ 1,8 bilhão em 2010, crescimento de 7% comparado a 2009.

   
Unimed reage para não perder clientes

A seguradora Unimed que atua nas áreas de saúde, previdência e vida - está ampliando a sua atuação, com a criação de uma operadora de planos odontológicos.Há cerca de dois meses, a seguradora adquiriu 51% do capital de um plano dental com 20 mil clientes da Unimed Federação Minas. A partir dessa aquisição, cujo aporte foi de R$ 5,7 milhões, a seguradora montou a Unimed Odonto.

   
Grande risco atrai seguradora estrangeira

A queda dos nos preços dos seguros de grandes riscos, que no ano passado chegou a cerca de 10%, não assusta as seguradoras e corretoras estrangeiras presentes no Brasil. As empresas apostam nesse setor como forma de ocupar espaço no mercado.

   
Prêmios caem 10% no setor de grandes riscos

Os preços dos seguros que cobrem os grandes riscos, como as obras de aeroportos, portos, rodovias e propriedades industriais, estão em queda no Brasil. Quase três anos após a crise de 2008, quando os preços dessas apólices tiveram alta de até 20% em função da falta de capacidade das seguradoras em atender a demanda, o setor vive hoje um momento conhecido no jargão do mercado como soft, com preços em baixa e excesso de oferta. Os grandes riscos movimentam em prêmios no país cerca de R$ 9 bilhões a cada a

   
Bradesco prevê participação do setor em 10% do PIB para 2020

O mercado brasileiro de seguros poderá elevar o peso na economia dos atuais 3,2% do Produto Interno Bruto (PIB) para até 10% em 2020, aposta Marco Antonio Rossi, presidente do grupo Bradesco Seguros. As grandes oportunidades de expansão, segundo o executivo, estão nos seguros residenciais, saúde e nos seguros populares, com preços mais baixos para coberturas mais restritas.

   
Apólices de Roubo e RC: Prêmios e Condições agravadas

A nova ação dos assaltantes que tem como alvo os shoppings centers e condomínios, coloca em xeque a avaliação de segurança destes estabelecimentos, redundando em agravação das taxas, para empresas de segurança, nos riscos patrimoniais, como roubo e furto, e também nos de responsabilidade.

   
Mutual abre filiais em regiões com potencial de grandes negócios

No final do ano passado, a Mutual Seguros inaugurou sua primeira filial no Nordeste, localizada em Recife. Em continuidade ao projeto de expansão da seguradora, visando aumentar a produtividade em outras regiões com grande potencial de negócios, a companhia chega agora ao interior de São Paulo e à Região Centro-Oeste.

   
Chubb promove encontros com corretores em Bauru e Presidente Prudente

A Chubb Seguros promoveu, nos dia 15 e 16 de fevereiro, encontros com corretores - o primeiro em Bauru e o segundo em Presidente Prudente - em parceria à Central Continental. O objetivo dos encontros foi apresentar o portfólio completo de produtos da Cia e buscar o aprimoramento das relações com o cliente, além de ser uma oportunidade de estreitar ainda mais o relacionamento dos corretores de ambas as regiões com a Chubb e sua parceira, a Central Continental.

   
Bradesco venderá seguro em bancas de jornal

A Bradesco Seguros começará a vender apólices em bancas de jornal a partir do final do primeiro semestre deste ano. A iniciativa faz parte da estratégia do grupo de tentar aumentar sua base de clientes entre as camadas mais populares.

   
Renovada parceria com instituição norte-americana

A Escola Nacional de Seguros renovou o convênio de cooperação técnica com a instituição de ensino norte-americana The Institutes, antigo American Institute for Chartered Property Casualty Underwriters - AICPCU. A parceria permitirá a continuidade das atividades de tradução de livros e exames para certificação internacional.

   
Fórum Permanente discutirá a melhoria do trânsito em Recife

O Sindicato das Empresas Seguradoras do Norte e Nordeste (Sindiseg-N/NE), em parceria com o Sindicato dos Corretores de Seguros de Pernambuco (Sincor-PE), com a Federação Nacional dos Corretores de Seguros (Fenacor) e com o Diário de Pernambuco, lançaram o Fórum Permanente “Desafios para o Trânsito do Amanhã”, que tem como objetivo buscar soluções para o caos no trânsito.

   
CNSeg cria espaço na internet para denúncia

Com o intuito de abrir mais uma frente no combate à fraude em seguro, previdência privada aberta e capitalização, cujos prejuízos são repassados ao preço final dos produtos, a Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg) abriu espaço em seu portal na internet 'Viver Seguro' (www.viverseguro.org.br) para receber denúncias de cidadãos, com garantia de anonimato.

   
Ipad já conta com seguro no Brasil

Os usuários do iPad no Brasil podem ficar tranquilos com a segurança do equipamento. Isso porque a Porto Seguro, que já oferecia seguro para smartphone e notebook, ampliou a oferta também para tablets da Apple, Samsung e demais marcas.

   
Dpvat paga mais de 252 mil indenizações em 2010

No ano de 2010, o Seguro DPVAT pagou 252.351 indenizações à vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil. Desse total, foram pagas 50.780 indenizações por morte, 151.558  indenizações por invalidez permanente e 50.013 reembolsos de despesas médico-hospitalares.

   
Seguradoras avançam em ritmo acelerado

Num ano que foi excepcionalmente bom para o setor privado de planos de saúde, as líderes entre as seguradoras mostraram em 2010 desempenho capaz de suscitar certa ponta de frustração entre seus concorrentes. Tanto a Bradesco Saúde quanto a SulA mérica apresentaram expansão bem acima da média do setor. A receita da primeira, de R$ 6,3 bilhões, cresceu 18,3%, o dobro do registrado pelo faturamento médio de todo o setor, de 9,36%.

   
Armando Vergilio apresenta projeto para reutilização de autopeças

Uma hora após ter sido empossado deputado federal- na terça-feira (1º de fevereiro)- Armando Vergílio dos Santos Junior alcançou uma marca rara na história do Congresso Nacional: apresentou dois projetos de lei, ambos referentes ao mercado de seguros. Um estabelece regras para o funcionamento das oficinas especializadas na desmontagem de veículos para a reutilização das autopeças.

   
Faturamento do mercado tem expansão de 17,6% em 2010

A Susep divulgou números finais do mercado de seguros em 2010: as operações das seguradoras (excluído o seguro saúde), entidades de previdência privada e de capitalização geraram faturamento de mais de R$ 90 bilhões em 2010, crescimento de 17,6% em relação ao exercício anterior.

   
Bradesco Saúde conquista prêmio pela quarta vez consecutiva

Pela quarta vez seguida, a Bradesco Saúde conquistou o prêmio “100 Melhores Fornecedores para RH 2010”, na categoria “Benefícios” segmento “Seguro Saúde”. A seguradora foi reconhecida também com certificação e premiação especial por estar entre as 10 empresas que obtiveram a melhor avaliação no ano.

   
Sem seguro, escolas do Rio têm prejuízo de R$ 20 milhões

Carnaval: Incêndio na Cidade do Samba destrói carros e fantasias - Com prejuízos calculados em mais de R$ 20 milhões, três escolas de samba do Rio, que tiveram quase toda sua produção para o desfile de Carnaval destruída pelo fogo ontem, não têm seguro para cobrir os prejuízos.

   
Capemisa no Complexo do Alemão

Ainda este mês, a Capemisa Seguradora de Vida e Previdência (www.capemisa.com.br) inaugura uma sucursal no Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A unidade vai funcionar no Centro Comercial Itararé e pretende selecionar moradores do próprio Complexo para trabalhar na unidade.

   
Consultor avalia positivamente experiência de Banco Palmas com microsseguro

O consultor espanhol Ignasi Camí, que atualmente trabalha exclusivamente para o Grupo Zurich na área de bancassurance, após ter ocupado o comando de uma das maiores seguradoras espanholas, foi conhecer de perto as experiências realizadas pelo Banco Palmas, pioneiro do microcrédito no País e um dos precursores do microsseguro.

   
Seguradoras contabilizam os prejuízos com as enchentes

Segundo a Sincor do Rio de Janeiro o estado estima perdas de R$ 300 milhões; seguradoras calculam R$ 120 milhões em perdas só com os automóveis - As chuvas que caem sobre São Paulo e Rio de Janeiro já impactam também as seguradoras, em consequência dos estragos causados por enchentes.

   
CHARTIS Seguros lança produto de RC Profissional

A CHARTIS, líder mundial em seguros, lança o RCP Solutions, produto da área de Linhas Financeiras que tem como objetivo oferecer proteção para erros ou omissões na prestação de serviços.

   
Pequenas terão de reforçar patrimônio

O aumento do patrimônio das seguradoras responde a uma normativa do Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), a Resolução 158/2006, que só entrou em vigor em 2008, impondo a formação de um capital adicional para cobrir riscos de subscrição. Esse risco existe quando o valor cobrado na venda de seguros não é suficiente para cobrir as despesas com indenizações, causando desequilíbrio financeiro para a seguradora.

   
Bônus de catástrofes devem girar US$ 6 bilhões em 2011

Dividir o risco financeiro causado por catástrofes naturais tem se tornado cada ano mais comum na indústria de seguros mundial. Um dos instrumentos utilizados pelas seguradoras e resseguradoras é a emissão de títulos chamados cat bonds, ou seja, bônus de catástrofes.

   
Regra para baixa renda pode trazer 100 milhões

A regulamentação do microsseguro, voltado para a população de baixa renda, é a maior aposta das empresas seguradoras para o setor dar um salto importante nesta década. Os executivos das empresas acreditam que a legislação do microsseguro, em tramitação no Congresso, possa trazer 100 milhões de pessoas hoje fora do mercado segurador.

   
Aumenta a participação dos seguros massificados

Os seguros massificados, de baixo valor e voltados à população de baixa renda, têm peso cada vez maior no faturamento do setor. As apólices que oferecem proteção financeira nas operações de crédito, contra o roubo e perda de cartão e a chamada garantia estendida, oferecida na compra de aparelhos eletrodomésticos, chegam a representar 40% da receita em prêmios de grandes seguradoras brasileiras.

   
Brasil mais seguro

Mauro Batista, Presidente do Sindseg-SPHá alguns anos, quando comparávamos o mercado segurador nacional com o de outros países mais ricos, a impressão quase sempre era de que faltava muito para se avançar por aqui. Sabíamos das necessidades de investir em profissionalização, em diversificar as apólices e fortalecer o setor como parceiro da sociedade. Hoje, mesmo sabendo dos desafios que ainda temos pela frente, o Brasil já se destaca no cenário internacional, sendo uma liderança que virou referência até mesmo para mercados mais experientes. (*) Por Mauro Batista/No destaque

   
Generali garante filmagens de nova microssérie da Globo

A Generali Brasil Seguros, em parceria com a Apoio Corretora de Seguros, montou o seguro de riscos de filmagens para mais um seriado da Rede Globo. Trata-se da microssérie “Amor em Quatro Atos”, uma parceria com a produtora RT Features e produção executiva da Academia de Filmes.

   
Barsotti assumirá diretoria comercial da Zurich

A partir de 10 de Janeiro, o executivo Luiz Barsotti assume o cargo de Diretor Comercial de Distribuição na Zurich Seguros para toda a rede de filiais a serem focadas em Vida e Previdência para corretores de seguros.

Novo diretor comercial na MetLife

Márcio Magnaboschi, novo diretor comercial da MetLife
Márcio Magnaboschi é o novo diretor comercial do canal Corretor da MetLife e terá sob seu comando as áreas comerciais de seguro de vida em grupo, individual, previdência fechada e planos odontológicos.

   
Ano de recordes para os seguros

Expectativa é de que os prêmios superem R$ 200 bilhões em 2011, puxados pela expansão dos segmentos de grande risco, por conta dos investimentos em infraestrutura e de seguros populares, em razão do crescimento da renda.

   
Acidente de trânsito deve matar 150 mil brasileiros até 2014

Se na economia e no setor de seguros as previsões para os próximos anos são otimistas, no trânsito, porém, são bastante alarmantes. Calcula-se em 150 mil mortos e 500 mil feridos graves o saldo de vítimas de acidentes de trânsito em todo o Brasil até 2014.

   
Susep autoriza Pottencial a quase dobrar capital social

A Pottencial Seguradora S.A foi autorizada a elevar fortemente seu capital social, passando-o de R$ 5,2 milhões para R$ 9,4 milhões. O aporte de R$ 4,2 milhões fora aprovado em assembleias de acionistas.

   
Inter Partner é referência em serviços de assistência 24 horas

Há 27 anos no Brasil, a empresa conquistou mais de 60 clientes corporativos, seguradoras, empresa administrativa de cartões de crédito, bancos, montadoras e comércio varejista - A Inter Partner Assistance, empresa do Grupo AXA – 9º maior grupo empresarial do mundo, de acordo com o ranking “The Global 500” 2010 -, é pioneira em serviços de assistência 24 horas. Presente no Brasil desde 1983, a empresa se tornou referência em assistência a pessoas, veículos, domicílios, viagem e Concierge.

   
MetLife encerra ano com última reunião do Conselho de Corretores

A MetLife, seguradora global com soluções em vida, previdência privada e planos odontológicos, realizou no final do mês de novembro a última reunião do ano com o Conselho de Corretores criado no início de 2010. Com a presença de corretores de diversas cidades do país, a seguradora teve a chance de apresentar sua estratégia para o próximo ano e saber o que os conselheiros pensam em relação ao mercado.

   
Confederação vai propor simplificação das apólices

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg) entregará uma proposta à Superintendência de Seguros Privados (Susep) sugerindo a simplificação das apólices de seguros.

   
Cardif Brasil confirma certificação ISO 27.001
Certificação conquistada pela companhia garante a segurança das informações trabalhadas com o mercado - A Cardif Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas, acaba de ser aprovada em auditoria de manutenção da certificação ISO 27.001, coordenada pela BSI Group. Incorporada pela instituição The International Organization for Standardization (ISO), o conjunto de normas assegura a implantação do Sistema de Gestão da Segurança da Informação (SGSI), por meio de uma política de segurança, controle e gerenciamento de riscos.
   
Chubb expande sua atuação na cidade de Ponta Grossa

A Chubb do Brasil, uma das maiores operações da The Chubb Corporation fora dos Estados Unidos e a maior da América Latina, expande sua atuação através da central de negócios Contatto, em Ponta Grossa, no Estado do Paraná. A inauguração ocorreu no começo de dezembro com um café da manhã no Vila Velha Hotel, e foi prestigiado por corretores de Ponta Grossa e região.

   
ACE avança no segmento de hidrelétricas
A ACE fechou uma nova conta no segmento de hidrelétricas, em parceria com a JLT Corretora. O seguro, contratado pela Hidrelétrica Baguari, consiste de uma apólice de Riscos Operacionais, com duração de um ano, que cobre toda a usina. A seguradora passa a somar 134 usinas em seu portfólio, entre hidrelétricas (114), termelétricas (13) e eólicas (7).
   
Produto da Caixa combina coberturas de previdência e vida

A Caixa Vida & Previdência anunciou o lançamento de um produto que mescla coberturas de um plano de previdência com os benefícios de uma proteção de vida: o Crescer+fácil e o Viver+fácil. Com apenas R$ 100 por mês, o cliente investe no futuro e, ao mesmo tempo, garante a proteção da sua família.

   
Vendas de seguro de automóvel crescem também em 2011

Após um crescimento estimado em 15% neste ano, o segmento de seguros para automóveis deverá manter uma expansão consistente também em 2011, ainda que a taxa estimada seja bem menor, em torno de 6%. A sinistralidade, que baixou 5% em 2010, também deve ficar estável no próximo ano, afirma o presidente da Comissão de Automóvel (CA) da FenSeg, Mauricio Galian.

   
Previsul segue taxa de expansão do mercado até outubro

O presidente da Previsul, Ernesto Pedroso, afirma que o ano de 2010 foi difícil para a seguradora, ainda que tenha apresentado uma taxa de crescimento equivalente à apresentada pelo mercado, ou seja, de 16% até outubro, segundo dados da Susep.

   
CNSeg quer agência reguladora

A proposta não é nova, mas voltou à cena através do presidente da Confederação Nacional das Seguradoras (CNSeg), Jorge Hilário Gouvêa Vieira, que defende a criação de uma agência reguladora para o setor. Ao tomar posse na entidade, em abril, outra tese foi levantada por ele: a criação de um ministério para o sistema de seguro.

   
Susep traça plano estratégico para o próximo quinquênio

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) anunciou o seu planejamento estratégico para o quinquênio 2011/2015. De acordo a Portaria 3.843/10, entre os objetivos traçados constam o fortalecimento da imagem da autarquia, o aprimoramento da supervisão e o fomento do desenvolvimento dos mercados.

   
Cresce confiança na AIG e ações têm forte recuperação

A American International Group(AIG) registrou seu maior ganho no índice Standard & Poors 500 após o presidente do conselho de administração Steve Miller ter dito que está animado com o potencial de a seguradora recuperar sua independência, depois que os Estados Unidos venderam participações acionárias em outras companhias socorridas.

   
EUA querem seguro maior na exploração de petróleo

Grandes riscos: Projeto sugere compensação por danos ao meio ambiente - Um projeto de lei do governo Barack Obama, atualmente em análise no Congresso americano, poderá ter reflexos na contratação de seguros de empresas de petróleo e gás em todo mundo, inclusive no Brasil.

   
Nova regra cria reserva de 40% para resseguradora local

A partir do dia 31 de março de 2011, o processo de abertura no resseguro entrará em uma nova fase, com a entrada em vigor dos termos da Resolução 225/10, aprovada pelo Conselho Nacional de Seguros Privados (CNSP), publicada na edição desta sexta-feira (10) do Diário Oficial da União.

   
Allianz lança campanha para venda de seguro de automóveis

A campanha nacional de vendas Auto Verão da Allianz Seguros, no ar desde 1º de dezembro, vai premiar corretores do produto Automóvel com pontos que rendem remuneração extra de até R$ 20 por item emitido. É simples participar. Cada corretora tem duas metas individuais – 10 e 20. Ao alcançar a primeira ganha R$ 10 e, ao atingir a segunda, a premiação passa a ser de R$ 20 por item emitido.

   
Prudential faz campanha de seguro de vida personalizado para as famílias

“O que você possui de mais valioso não cabe no cofre. Faça um seguro de vida personalizado para a sua família com a Prudential do Brasil”. Com esta frase, a Prudential do Brasil Seguros de Vida S/A pretende reforçar a importância da proteção familiar.

   
Receita do mercado sobe 16% e alcança R$ 87,7 bi até outubro

A receita com seguros (menos saúde), previdência privada e capitalização teve expansão de 16% nos 10 primeiros meses do ano, totalizando R$ 87,783 bilhões. No mesmo período do ano anterior, os prêmios emitidos alcançaram R$ 75,4 bilhões.

   
Tokio Marine amplia participação no mercado de seguros de grandes obras

A Tokio Marine, subsidiária de uma das maiores seguradoras do mundo, anuncia a conquista dos contratos para seguro das obras da Arena Palestra Itália, em São Paulo (SP), e do Beira-Rio, em Porto Alegre (RS). Os negócios reforçam a estratégia da Companhia de se posicionar como um dos grandes players do mercado em seguros de grandes obras.

   
ACE e JLT fecham seguro com Hidrelétrica de Baguari

A ACE fechou uma nova conta no segmento de hidrelétricas, em parceria com a JLT Corretora. O seguro, contratado pela Hidrelétrica Baguari, consiste de uma apólice de Riscos Operacionais, com duração de um ano, que cobre toda a usina.

   
Bradesco concederá coletiva de imprensa sobre Microsseguros no Rio de Janeiro

Eugênio Liberatori Velasques, diretor da Bradesco Vida
O executivo Eugênio Liberatori Velasques, diretor da Bradesco Vida e Previdência, que é especialista no tema, concederá uma coletiva de imprensa no dia 15 de dezembro, a partir das 10h00, no Windsor Guanabara Hotel (Av. Presidente Vargas, 392 - Centro/RJ)

   
Aconseg-SP promove jantar de confraternização

A diretoria da Aconseg-SP recebeu em 1º de dezembro, no Circolo Italiano, representantes das seguradoras parceiras e líderes de entidades para o jantar de confraternização de fim de ano. “Em sete anos crescemos bastante. Hoje contamos com 28 associados e uma produção anual de prêmios da ordem de R$ 720 milhões”, comentou Luiz Gustavo Miranda de Sousa, presidente da Aconseg-SP.

   
Mercado de Seguros devolve 18,6 bilhões ao consumidor
A Superintendência de Seguros Privados (Susep) acaba de divulgar que, de janeiro a outubro deste ano, as empresas do mercado de seguros, previdência aberta e capitalização devolveram R$ 18,6 bilhões para os consumidores, em forma de indenizações, benefícios, resgates e sorteios. Isso representa uma média de R$ 62,9 milhões por dia, incluindo finais de semana e feriados, ou ainda, R$ 2,6 milhões a cada hora.
   
Bradesco certifica Projeto Porteiro Amigo do Idoso

O Projeto Porteiro Amigo do Idoso, idealizado pelo Grupo Bradesco Seguros, com apoio da Bradesco Vida e Previdência, realizou a formatura de mais 60 porteiros, concluindo com sucesso a certificação de mais de 200 porteiros do bairro de Copacabana.

   
Projeto que muda contrato de seguro ganha força no Governo Dilma
Cotado para ser o futuro ministro da Justiça, em razão de ser uma liderança do PT e de sua proximidade com a presidenta eleita, Dilma Roussef, o ex-deputado José Eduardo Cardozo é o autor do polêmico projeto de lei 3555, que muda profundamente as regras vigentes para os contratos de seguros.
   
Eugenio Velasques apresentou palestra sobre importância do microsseguro

Eugenio Velasques
O diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugenio Velasques, apresentou palestra sobre a importância do microsseguro ontem (30/12), no Salão Nobre da Federasul, no Rio Grande do Sul. A palestra é parte da programação da Terceira Jornada de Seguros e Previdência, promovida pelo CVG do Rio Grande do Sul.

   
Suicídio e seguro é tema de evento gratuíto da ANSP

As Cátedras de Microsseguro, Direito do Seguro e Contrato do Seguro da Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) discutem um tema muito importante para o mercado segurador no dia 2 de dezembro: a relação entre o suicídio e o seguro. O evento terá como participantes o jornalista André Trigueiro, o desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo José Renato Nalini e a especialista em suicídio do Centro de Valorização à Vida do Rio de Janeiro, Maria Luiza Delavechia.

   
Susep coloca minuta de resolução de ouvidoria em audiência pública

O Conselho Diretor da Superintendência de Seguros Privados (Susep) decidiu colocar, em audiência pública, minuta de resolução sobre a implementação de ouvidoria pelas sociedades seguradoras, entidades abertas de previdência complementar e sociedades de capitalização.

   
Itaú estuda abertura de seguradora na Argentina

Instituição está de olho no crescimento do mercado no país vizinho, que vem superando 20% nos últimos anos - O Itaú Unibanco estuda abrir uma seguradora na Argentina. O banco pretende ter operações próprias de seguro no país vizinho de olho no crescimento do mercado local, que supera os 20% ao ano.

   
Mercado avança e atrai gestores independentes

Os planos de previdência privada aberta não estão atraindo apenas os consumidores, mas também novas empresas gestoras. Em especial as independentes, ou seja, as que não têm nenhuma ligação com instituições financeiras.

   
ACE lança cobertura para viagens aéreas

A ACE Seguradora está lançando um produto de Acidentes Pessoais específico para passageiros do transporte aéreo. O novo seguro oferece, além de importâncias seguradas significativas, recursos ainda inéditos como a capacidade de ser facilmente adquirido por via eletrônica e a possibilidade de contratação mensal ou anual.

   
Panamericana cresce 49,2% em nove meses

Controlada pelo Banco Panamericano, do grupo Silvio Santos, a Panamericana de Seguros, pelos números da Superintendência de Seguros Privados (Susep), está entre as seguradoras que mais cresceram nos três primeiros trimestres do ano.

   
HDI Seguros inaugura filial em Santana

A HDI Seguros inaugurou mais uma filial na cidade de São Paulo. A nova unidade, localizada no bairro de Santana, conta também com a HDI Bate-Pronto – central de atendimento a sinistros que libera os casos de forma rápida e com o mínimo de burocracia (em média, os segurados da HDI atendidos nessas unidades têm seus casos encaminhados e liberados pela seguradora em até 30 minutos).

   
Seguro cobre erro em prospecto de ações

O reaquecimento do mercado de capitais neste fim de ano movimenta a indústria de seguros. Zurich e ACE Group retomaram a venda de apólices que cobrem eventuais erros de informação presentes nos prospectos de ofertas de ações.

   
Bradesco vê cenário cada vez mais positivo

Luiz Carlos Trabuco Cappi
Durante o Bradesco Day, na Bolsa de NY, diretor-presidente do banco diz que Copa do Mundo e Olimpíada serão fundamentais para maior lucrativo - O diretor-presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, disse ontem que a Copa do Mundo e a Olimpíada serão peças fundamentais para a instituição atingir patamares cada vez mais altos de lucratividade.

   
Solange Beatriz assume diretoria executiva da CNSeg

A advogada Solange Beatriz Palheiro Mendes acaba de assumir a diretoria executiva da Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais (CNSeg). Ela será responsável por executar o plano estratégico da entidade, entre outras atribuições.

   
BB cria apólice eletrônica

A Brasilveículos, seguradora do Banco do Brasil, desenvolveu um kit com ferramentas tecnológicas para aprimorar o atendimento ao cliente do seguro de automóvel. O kit eletrônico BB Seguro Auto permite acesso permanente a toda a documentação do seguro, incluindo a apólice certificada digitalmente, através do site da seguradora.

   
Pottencial investe para operar em todo o País

Com foco no seguro de garantia contratual, a Pottencial resolveu alargar as fronteiras geográficas de sua atuação no País. Até então limitada aos estados do Centro-Oeste e Sudeste, exceto São Paulo, a seguradora acaba de pedir autorização à Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar em todo o território nacional.

   
Mercado registra crescimento de 16,2% até setembro
 O mercado de seguros registrou crescimento de 16,2% nos três primeiros trimestres deste ano com relação ao mesmo período de 2009. Os números divulgados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep) ratificam a tendência de alta do setor.
   
Brasilveículos e Actualize resolvem os problemas de informática de seus clientes

A Actualize, empresa líder na prestação de serviços de assistência em informática para pessoas físicas e pequenas empresas, reforça seu crescimento na América Latina com a abertura da nova filial em São Paulo. Fabio Zamborlini, Country Manager Brasil, será o encarregado de apresentar os serviços da empresa neste mercado em ascensão, no qual já contam com importantes clientes, como Brasilveículos, seguradora de veículos do Banco do Brasil.

   
Itaú e Porto Seguro apresentam ganhos maiores no terceiro trimestre

Itaú e Porto Seguro, sócios na Psiupar, seguradora que concentra os seguros de carro e de casa dos dois grupos, divulgaram os resultados do terceiro trimestre ontem. A Porto Seguro registrou lucro líquido de R$ 203,1 milhões no terceiro trimestre, alta de 177,1% frente ao ganho de R$ 73,3 milhões apurado um ano antes.

   
Prudential financia vacinação contra catapora em crianças do Dona Marta

O primeiro projeto beneficiado pelo Seguro Dotal Criança, da Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A., será uma instituição da comunidade Dona Marta, em Botafogo, Rio de Janeiro. A seguradora, em parceria com a Clínica Vaccini, financiará a vacinação contra varicela (catapora) em crianças e funcionários da instituição. Aproximadamente 50 crianças serão vacinadas no dia 05 de novembro.

   
Zurich tem CEO para a para a área de vida no Brasil

No início de 2010, Martin Senn assumiu a liderança do Grupo Zurich, como CEO Global e com o grande desafio de levar a organização a um novo patamar. Figurando entre as maiores empresas do mundo na área de seguros, a Zurich está presente no ranking das maiores empresas globais da revista Fortune e entre as marcas mais reconhecidas pelo ranking mundial da Interbrand.

   
MetLife conclui aquisição da American Life (Alico)

A MetLife, Inc. anunciou a conclusão de compra da American Life Insurance Company (Alico) da American Internacional Group, Inc. (AIG) por U$ 16,2 bilhões. “Com a aquisição da Alico finalizada, a MetLife se torna uma potência global em seguro de vida e benefícios corporativos”, diz C. Robert Henrikson, chairman, presidente e CEO da MetLife, Inc.

   
Pottencial formaliza pedido para atuar nacionalmente no ramo Garantia

Quatros meses após iniciar as operações e concentrar negócios apenas na 5ª e 6ª regiões do País (MG, RJ, ES e Centro-Oeste), a Pottencial Seguradora mostra cada vez mais musculatura no ramo Garantia, a ponto de já formalizar pedido à Susep para estender sua atuação ao restante do País.

   
Austral recebe autorização para estrear no mercado brasileiro

A Austral Seguradora, empresa do Grupo Austral, braço da Vinci Partners para o setor de seguros, acaba de receber a autorização da Superintendência de Seguros Privados (Susep) para operar no mercado brasileiro.

   
Paraná Banco e a Travelers firmam parceria estratégica na JMalucelli Participações

O Paraná Banco e a Travelers, a segunda maior seguradora do mercado norte americano, assinaram um contrato para investimento na JMalucelli Participações em Seguros e Resseguros, holding de seguros controlada pelo Paraná Banco.

   
Susep prevê fatia do setor no PIB subindo de 3% para 8%

A participação do mercado no Produto Interno (PIB), hoje perto de 3%, chegar a 8% em poucos anos, sem computar os números do ramo saúde. A avaliação é do titular da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Paulo dos Santos, que diz ver com alegria" a sua estimava de expansão da indústria seguros de seguros para este ano ser superada."No início de 2010, projetava crescimento de 15%.

   
Seguro de Pessoas acumulou R$ 10,1 bilhões até agosto

O mercado de seguros voltados para pessoas- leia-se prestamistas, educacionais, vida individual e grupo, entre outros- acumulou 10,1 bilhões de janeiro a agosto, registrando expansão de 13,40% sobre o mesmo período do ano anterior, quando movimentou R$ 8,9 bilhões em prêmios. No acumulado do ano, o seguro de vida individual atingiu R$ 706,7 milhões, alta de 37,97%, na comparação aos R$ 512,2 milhões registrados no mesmo período do ano passado.

   
Bradesco lança mais um Auto Center em São Paulo

A Bradesco Auto/RE inaugurou a nona unidade do Bradesco Auto Center (BAC) em 25 de outubro. Localizada em São Miguel, Zona Leste de São Paulo, a nova unidade abrigará o BAC e o Núcleo de Produção São Miguel.

   
Seguro de responsabilidade civil produtos

Antonio Penteado Mendonça
Um dos seguros mais importantes em termos de proteção para a indústria e o comércio é o seguro de responsabilidade civil produtos. O objetivo deste seguro é ressarcir o segurado dos valores que ele for condenado a pagar em função de danos a terceiros, causados por produtos fabricados ou distribuídos por ele.(*)Por: Antonio Penteado Mendonça.


   
Oportunidades para corretores no ramo pessoas
É alto o potencial de crescimento e ganhos para o corretor no setor de seguros para pessoas. A opinião é do diretor executivo do Bradesco Seguros e Previdência, Eugênio Velásquez.
   
CESCEBRASIL tem nova gerente comercial em Salvador

Claudia Maria dos Santos acaba de assumir a gerência executiva comercial da sucursal da CESCEBRASIL em Salvador. Formada em comunicação social pela Unifacs, Claudia fez cursos de matemática financeira, proteção à fraude, e crédito e cobrança.

   
Prudential do Brasil fatura dois prêmios do CVG-RJ

A Prudential do Brasil Seguros de Vida S.A. foi apontada a Melhor Seguradora de Vida Individual do ano e teve o reconhecimento do Melhor Funcionário Interno de Benefícios pelo Clube de Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ).

   
SulAmérica inaugura o primeiro Centro de Atendimento na cidade de Americana

A cidade de Americana, interior do Estado de São Paulo, ganhou o primeiro Centro Automotivo de SuperAtendimento SulAmérica (C.A.S.A. SulAmérica) da região. A nova unidade  reforça a estratégia da seguradora de ampliar  os  serviços e benefícios oferecidos aos clientes do Seguro AutoSulAmérica de todo o País.

   
Armando Vergilio prega adoção de regulamento para assessorias


Eleito deputado federal por Goiás, o corretor de seguros Armando Vergilio dos Santos Júnior, presidente licenciado da federação nacional da categoria (Fenacor), defende, entre outros pontos de sua plataforma, a regulamentação das assessorias de seguros, empresas que funcionam como polo autônomo e avançado de produção.


   
Zurich reforça equipe na área seguro de pessoas

A Zurich, multinacional suíça e um dos maiores grupos seguradores do mundo, está reforçando sua equipe comercial da área de Vida e Previdência Empresarial. Após contratar o diretor Carlos Gadia, a seguradora acrescentou a seus quadros oito gerentes comerciais, formando uma equipe de 23 pessoas focadas apenas em Vida e Previdência Empresarial.

   
Mercado cresceu 16% no primeiro semestre de 2010

Boas perspectivas de crescimento atraem cada vez mais executivos para cursos voltados a este segmento - O crescimento do mercado de seguros no Brasil é promissor. Segundo informações da Superintendência de Seguros Privados (Susep), este mercado cresceu 16% somente no primeiro semestre de 2010, acumulando 41 bilhões de reais para as seguradoras.

   
APLUB lança link com Médicos

O Grupo APLUB coloca no ar, no dia 18 de outubro, um link especial em seu site para comunicação direta com os médicos brasileiros: Médicos na APLUB. O novo espaço virtual está dentro de uma das novas estratégias de comunicação da entidade.

   
Allianz aposta no ramo náutico

O nicho de seguros para embarcações de recreio- lanchas, iates, veleiros - começa a puxar os resultados das companhias dedicadas ao ramo náutico.

   
Resposta da Seguradora Líder DPVAT sobre o artigo DPVAT x Consumidor

   
MetLife anuncia mudanças em cargos estratégicos no Rio e na região Sul

A direção da MetLife anunciou mudanças importantes em cargos estratégicos da região Sul e no escritório do Rio de Janeiro. Renata Ferraz, executiva responsável pela gerência regional do Rio de Janeiro, acaba de ser promovida para superintendente comercial da região Sul do Brasil.

   
Patrick Larragoiti analisa o mercado

Patrick Larragoiti, vice-presidente da CNSeg
O crescimento até três vezes superior ao Produto Interno Bruno (PIB), a imunidade à crise econômica mundial e a bem sucedida abertura do setor de resseguros são vitórias incontestáveis do mercado brasileiro de seguros nos últimos anos. Patrick Larragoiti, vice-presidente da CNSeg, avalia que o cenário traçado para os próximos anos é ainda mais animador, com potencial de desenvolvimento, boas regras de solvência, mercado capitalizado e oportunidades de negócios.

   
Ticket lança produto inovador para o mercado de seguradoras

A Ticket, líder e pioneira no setor de refeição e alimentação-convênio e gestão de despesas de veículos, traz mais uma inovação para o mercado, o Ticket Alimentação Seguros, um produto desenvolvido para que seguradoras de vida e acidentes pessoais substituam o pagamento de indenizações, realizados hoje com as tradicionais cestas básicas ou auxílio cesta básica, por um cartão magnético.

   
Negócios na esteira do crescimento econômico

Marco Antônio Rossi, Presidente da Fenaprevi
O mercado de seguros nunca teve tantas oportunidades. Esta é a opinião do presidente da Fenaprevi, Marco Antônio Rossi, que aponta os desafios a serem suplantados para que as empresas e profissionais do setor tirem o melhor proveito do bom momento da economia brasileira. “Temos que correr atrás e mostrar nosso diferencial.

   
Brasilveículos lança novo site móvel do BB Seguro Auto

A nova versão do site móvel do BB Seguro Auto (m.bbseguroauto.com.br), inteiramente reformulado, acaba de entrar no ar para acesso pelos celulares iPhone. Dentre as novidades do projeto, desenvolvido pela Mowa (empresa especializada em soluções mobile), destacam-se o Agende Contato, com a possibilidade de o usuário programar um alerta para a ocasião do vencimento do Seguro, e a nova seção de Benefícios do segurado, disponível na área do Cliente.

   
ACE: mudanças no Seguro D&O
A ACE Seguradora realizou profundas mudanças no processo de contratação da apólice de D&O (Directors and Officers) a fim de tornar o produto mais acessível para as pequenas e médias empresas.
   
Sincor-SP abre Conec no começo de outubro

Sob o tema \\'Agora é a Hora\\', o Sindicato dos Corretores de Seguros de São Paulo (SincorSP) promove a 14ª edição do congresso estadual da categoria (Conec), com a pretensão de fazer uma ampla abordagem das oportunidades de negócios ante a expansão da economia e a realização da Copa do Mundo de 2014 e da Olimpíada de 2016 no Rio de Janeiro.

   
Bradesco descarta união com o BB

O Bradesco não vai se unir ao Banco do Brasil para financiar projetos de infraestrutura, afirmou o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi, durante reunião com membros da Associação dos Analistas e Profissionais de Investimento do Mercado de Capitais do Rio de Janeiro (Apimec-Rio).

   
Bradesco lança seguro para moradores do Morro Dona Marta

A Bradesco Seguros e Previdência lançou um seguro residencial específico para os moradores do morro Dona Marta, na zona sul do Rio de Janeiro. Para atender à população domorro, o "Bradesco Bilhete Residencial Estou Seguro" temo processo de contratação e regulação de sinistros simplificada.

   
Resseguro impulsiona negócios da Pottencial

A Pottencial triplicou os negócios mensais desde que selou parceria com o IRB Brasil Re, pela qual todas as apólices de garantia contratual emitidas pela seguradora têm suporte do resseguro. A resposta favorável do corretor ao cadastramento para operar com os produtos da empresa também contribuiu para o aumento das operações.

   
Generali do Brasil aposta em produções cinematográficas

A escolha do filme "Lula, o Filho do Brasil" para representar o país na competição pelo Oscar 2011 teve um sabor especial para Generali do Brasil. A seguradora de origem italiana decidiu há dois anos apostar nos seguros de empreendimentos audiovisuais e está cobrindo dez dos 23 filmes brasileiros que estavam cotados para o Oscar.

   
Novo diretor na Susep

O funcionário de carreira, Paulo Roberto Fleury Araújo, é o novo diretor da Susep, informou ontem a assessoria de imprensa da autarquia. Ele substitui Waldemir Bargieri, que solicitou desligamento do cargo.

   
Ace cresce 300% em RC para saúde

Seguradora aponta alta demanda de profissionais da área de saúde por seguros de Responsabilidade Civil.

   
Mercado de seguros tem receita de R$ 59,5 bi

O mercado de seguros teve receita de R$ 59,5 bilhões nos sete primeiros meses do ano, incluindo a arrecadação com a venda de seguros, planos de previdência e títulos de capitalização. A expansão foi de 15% em comparação com igual período do ano passado, segundo dados da consultoria Siscorp com base em números da Superintendência de Seguros Privados (Susep).

   
Precisa-se de profissionais qualificados

O crescimento anual superior ao do PIB por cinco anos consecutivos. Em 2009, em plena crise econômica, a receita de R$ 107 bilhões foi 13% superior à do ano anterior.
Os números desenham o melhor momento do setor, que projeta resultados ainda maiores.(*) Renato Campos Martins Filho/ Diretor Executivo da Escola Nacional de Seguros (FUNENSEG)


   
A HDI quer crescer em SP para dobrar de tamanho

A seguradora HDI, controlada pela alemã Hannover Re, uma das maiores empresas de resseguros do mundo, estabeleceu uma meta ambiciosa de crescimento no País. Até 2013, a empresa, focada no seguro de veículos para as classes emergentes, quer dobrar de tamanho e chegar a um faturamento de R$ 3 bilhões - a previsão é fechar este ano com R$ 1,5 bilhão.

   
Cardif lucra R$ 17,1 milhões no primeiro semestre
A Cardif Brasil, empresa do BNP Paribas Assurance, divisão de seguros do BNP Paribas, registrou lucro líquido de R$ 17,1 milhões no primeiro semestre de 2010. O resultado representa um aumento de 96% em relação ao mesmo período do ano passado, quando foi obtido um ganho de R$ 8,7 milhões.
   
Seguro prestamista cresce 20,73% nos primeiros 7 meses de 2010

De acordo com dados da Fenaprevi (Federação Nacional de Previdência Privada e Vida), a modalidade atingiu R$ 1,8 bilhão até julho. Como consequência do aquecimento das vendas no varejo, cresce a contratação de seguro prestamista.

   
Presidente da Fenaprev quer melhorar comunicação com o mercado

Marco Antonio Rossi
Os seguradores admitem que é hora de a atividade de seguros melhorar a comunicação com o consumidor, como forma de reforçar a transparência das operações do setor, em particular com a população das classes C, D e E. O presidente da Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) e da Bradesco Seguros e Previdência, Marco Antonio Rossi, entende que é preciso usar palavras menos técnicas. "Devemos usar o termo mensalidade paga à seguradora e não prêmio.

   
Liberty cresce 25% e movimenta R$ 918,4 milhões no semestre

O grupo Liberty, subsidiário do grupo Liberty Mutual, registrou crescimento de 25% no volume de prêmios emitidos líquidos no primeiro semestre perante a igual período de 2009. O grupo movimentou R$ 918,4 milhões de janeiro a junho deste ano contra R$ 743,7 milhões em igual período do ano anterior.

   
MP analisa fraude em seguro

Investigação descobriu esquema ilegal envolvendo quatro pessoas que fraudavam laudos para conseguir indenizações no Seguro DPVAT.


   
Bradesco Seguros pode crescer até 18%

O Grupo Bradesco Seguros, líder do mercado segurador brasileiro, deve encerrar o ano com crescimento de 15% a 18% em seu faturamento, de acordo com o presidente da empresa, Marco Antonio Rossi. "É um resultado bem forte e acredito até que poderemos superar esta marca", disse o executivo ao Jornal do Commercio.

   
Em parceria com Assurant, Tim vai distribuir seguros

Operadora tem 44 milhões de linhas e espera oferecer, inicialmente, apólices para casos de roubo e furto, garantia estendida e quebra acidental do aparelho.

   
Trabuco vê descompasso no mercado de seguros


O mercado de seguros privados no Brasil está em "descompasso" como tamanho da economia do país, de acordo com o presidente do Bradesco, Luiz Carlos Trabuco Cappi. "O Brasil é a oitava economia do mundo mas, na indústria de seguros, nós somos o 18o, 19o. Então existe um descompasso", afirmou.

   
Governo e seguradoras fecham acordo para criação de agência

O governo e a Confederação Nacional das Empresas de Seguros (CNseg) fecharam acordo para a criação de uma agência de garantias, uma empresa pública que vai administrar os diversos fundos garantidores de crédito do governo federal.

   
Icatu Seguros faurou R$ 806 milhões no 1o Semestre

O faturamento da Icatu Seguros atingiu R$ 806 milhões no primeiro semestre deste ano, crescimento de 6% em relação ao mesmo período de 2009. O patrimônio líquido alcançou R$ 700 milhões, evolução de 8% comparado ao final do ano passado, e 15% em relação ao 1º semestre de 2009.

   
Berkley lança serviço de ouvidoria

A Berkley International Brasil anunciou o lançamento de seu serviço de Ouvidoria, um canal direto e imparcial de comunicação que atua em favor do segurado, representando-o dentro da seguradora. O sistema entrou em operação no dia 16 de agosto e pode ser acionado pelo site www.berkley.com.br. O

   
Seguradoras estão cada vez mais seletivas

Estudo da Marsh mostra que companhias têm mais capacidade para aceitar riscos, mas com políticas mais restritivas. A abertura do mercado de resseguros no Brasil trouxe um grande benefício: a capacidade de aceitação de risco das seguradoras aumentou. Em contrapartida, elas estão mais exigentes.

   
Diretor da Engeval participa do Risk.co no Panamá

Carlos Eduardo N. de Souza, Diretor da Engeval
O Diretor de Relacionamento com o Mercado da Engeval - Engenharia de Avaliações, Carlos Eduardo N. de Souza, está representando a empresa no Risk.co (18 a 20 de Agosto), que é a principal Rede Latino-Americana de Corretores de Seguros.

   
Marcus Vinícius assume área de Automóvel da Generali

O executivo Marcus Vinícius Lopes Martins foi contratado pela Generali Brasil Seguros para comandar toda a gestão da área de Produto Automóvel, da emissão ao sinistro. Ele chega com o propósito de maximizar as operações da companhia no segmento automotivo, um mercado cujas vendas cresceram no país 16,5% no primeiro semestre deste ano.

   
Liberty estreia em seguros para atender obras de infraestrutura

De carona nas grandes obras de infraestrutura que se espalham pelo país, a seguradora americana Liberty faz sua estreia em território nacional no chamado segmento "marine", que além de atender à indústria naval, como sugere o nome, envolve também operaçõesno setor petroleiro, de transporte de cargas e máquinas.

   
Seguradoras registram bom desempenho no segundo trimestre
A Sul América S.A. cresceu 9% no segundo trimestre de 2010, em relação ao mesmo período do ano passado, e somou R$ 2 bilhões. No semestre, os prêmios acumularam R$ 4 bilhões, com crescimento de 12% na comparação com o primeiro semestre de 2009. O desempenho das vendas no segundo trimestre deveu-se ao crescimento de 16% no seguro saúde, principal carteira da companhia e que representa 63% do total de prêmios.
   
ANSP promove I Colóquio de Microsseguros

Ana Rita Petraroli, coordenadora da Cátedra de Microsseguro da ANSP O Evento ocorre no MAM, no dia 17 de agosto, e apresenta características do seguro voltado à população de baixa renda - A Academia Nacional de Seguros e Previdência - ANSP realizará o “I Colóquio de Microsseguros”, no dia 17 de agosto de 2010, no auditório do Museu de Arte Moderna - MAM, em São Paulo.

   
Fazenda discute estatal com as seguradoras

Representantes das seguradoras privadas e técnicos do Ministério da Fazenda têm reunião marcada para amanhã, quando vão discutir a criação da Empresa Brasileira de Seguros (EBS) e as propostas alternativas que as seguradoras devem apresentar ao governo, como a substituição da figura de uma empresa estatal por uma agência de garantia.

   
Zurich quer reforçar atuação no varejo


Tradicionalmente voltada para o mercado corporativo, a seguradora suíça Zurich vai reforçar sua presença no varejo brasileiro. E para isso, não descarta aquisições, aqui ou no exterior. "Escala é fundamental para a rentabilidade desse negócio", afirma Pedro Purm Jr., presidente da Zurich no Brasil. "Não podemos demorar muito tempo", acrescenta.

   
Mercado realizou almoço com Alckmin

Primeiro diálogo entre Sindseg SP e Sincor-SP com os candidatos estaduais reúne cerca de 450 pessoas. Encontro com Aloizio Mercadante (PT) e Paulo Skaf (PSB) será confirmado nos próximos dias.Evento aconteceu no Espaço Quatá, em São Paulo, com a presença das principaia lideranças do mercado paulista de seguros.

   
Previsul comemora 104 anos

A Previsul completa 104 anos no dia 1º de agosto. A seguradora, que desde 2009, vem passando por uma série de mudanças e arrebatando prêmios do mercado por sua atuação arrojada, prepara-se para uma nova etapa de crescimento, projetando produto inovador que será lançado até o final de 2010.

   
Grupo Bradesco Seguros faturou R$14,359 bilhões no semestre
O Grupo Bradesco de Seguros e Previdência, líder no mercado segurador latino-americano, faturou R$ 14,359 bilhões no primeiro semestre de 2010 nos segmentos de seguro, capitalização e previdência complementar aberta. O valor representou uma evolução de 23,70% em relação aos R$ 11,608 bilhões totalizados no mesmo período de 2009.
   
Mercado de seguros cresceu 16,7% no primeiro semestre

Dados da Superintendência de Seguros Privados (Susep) indicam que o mercado de seguros gerou, no primeiro semestre, um volume de prêmios da ordem de R$ 40,9 bilhões, o que representou um incremento de 16,7% em relação ao mesmo período do ano passado. Esses números não englobam o seguro saúde, que está sob a jurisdição da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS).

   
Grupo Raduan anuncia novo posicionamento de mercado

O Grupo Raduan - especializado em administração de benefícios assistenciais corporativos para empresas, associações e entidades de classe – está promovendo uma série de mudanças em seu foco estratégico.

   
Solicite aqui as Demonstrações Financeiras das Empresas no Primeiro Semestre de 2010


Compre o CD-BALANSEG e receba os balanços do Primeiro Semestre de 2010 (Em PDF/Notas Explicativas) das Empresas de Seguros, Resseguros, Previdência Privada e Capitalização. Clique em ler mais e faça o seu pedido:

 
   
CHARTIS apresenta novo produto na área de D&O

A CHARTIS, líder mundial em seguros, apresenta o D&O 360º, produto na área de Directors & Offices, com coberturas exclusivas e pessoais na proteção de riscos relacionados às ações e decisões de negócios.

   
CNSeg prepara ante-projeto de lei como alternativa à EBS

A Confederação Nacional das Empresas de Seguros Gerais, Previdência Privada, e Vida, Saúde Suplementar e Capitalização (CNSeg) está reunindo pareceres jurídicos e elaborando um ante-projeto lei alternativo à criação da EBS – Empresa Brasileira de Seguros, seguradora estatal que o Governo pretende criar para atuar em um mercado já amplamente atendido pela iniciativa privada.

   
Seguradoras europeias teme elevação de capital

As seguradoras europeias continuam preocupadas com a exigência de deter mais capital sob as novas regras para o setor, a serem testadas neste ano.

   
MAPFRE apresenta produto exclusivo na ExpoCafé 2010
A MAPFRE Seguros participou da ExpoCafé 2010, maior feira do setor agrícola e que contou com expositores de todo o país. Na ocasião, a seguradora apresentou o MAFRE Cafezal, produto exclusivo que conta com uma das maiores coberturas disponibilizadas ao mercado.
   
Projeto de criação da estatal EBS desagrada seguradoras

CNSeg aponta incongruências no modelo de garantia - Lideranças do mercado segurador vão levar esta semana ao ministro da Fazenda, Guido Mantega, uma proposta de projeto de lei que autoriza o uso de parte dos fundos garantidores do governo para reforçar o seguro garantia de projetos e obras de infraestrutura.

   
Brasil é estratégico para Tokio Marine

A Tokio Marine manteve aplicados no Brasil os R$ 670 milhões que recebeu, em 2009, pela venda da parte do capital na joint venture que a unia ao grupo Real (ABN Amro), adquirido pelo Santander.

   
Allianz prioriza segmento imobiliário

A Allianz está com apólice nova no mercado de seguro de moradia. Trata-se do "Residência Essencial", desenvolvido para ser de "fácil entendimento e acessível ao bolso do público", com garantias para os principais riscos a que os imóveis estão expostos.

   
Rodobens Consórcio e Consórcio União criam nova empresa

Em operação inédita, a Rodobens Consórcio e o Consórcio União criam uma nova empresa - União Rodobens Consórcio - e inauguram um novo conceito no setor.

   
CESCEBRASIL tem novo diretor comercial

Daniel Nobre Martins Pinheiro assume hoje (dia 1º de julho), a diretoria comercial da CESCEBRASIL, empresa especializada em seguros Garantia e de Crédito. O economista possui MBA pela Rotman School of Management (Universidade de Toronto) e 12 anos de atuação no mercado de seguros e bancos.

   
BB prepara novos passos para manter a liderança

Instituição quer expandir atuação no mercado internacional e nas área de cartões e seguros - Com os recursos da oferta de ações, o Banco do Brasil (BB) pode agora colocar em prática a sua estratégia para manter a liderança.

   
Berkley fecha acordo com Consultoria

A Berkley International Brasil - seguradora de nicho multilinha com foco em Riscos Financeiros, Engenharia, RD Equipamentos, Responsabilidade Civil e Transportes – acaba de firmar uma parceria com a Laço Forte Assessoria e Consultoria em Seguros.

   
Aliança do Brasil aposta no twitter

Com planos de faturar R$ 500 mil até o final do ano, a Aliança do Brasil, seguradora coligada do Banco do Brasil, resolveu utilizar a rede de relacionamento twitter para investir na venda de seguros, através de um domínio aberto com essa finalidade.

   
Ex-sócios do Pactual atuarão com seguros

Um grupo de ex-sócios do Banco Pactual deve iniciar em julho a operação de duas empresas na área de seguros, a Austral Seguradora e a Austral Resseguradora, segundo fontes próximas ao negócio. As companhias terão sede no Rio de Janeiro e escritório em São Paulo.

   
Microsseguro: Mercado Indiano tem seguro por dólar mensal


A Bajaj Allianz, subsidiaria da Allianz na Índia, oferece apólices ao mercado de baixa renda por apenas 1 dólar por mês e já beneficiou cerca de 2 milhões de indianos em apenas dois anos de operação com o produto. Conforme o palestrante do V Fórum Internacional de Seguros para Jornalistas, realizado pela Allianz em São Paulo, o indiano Kamesh Goyal, country manager da Bajaj Allianz, o Brasil tem potencial para trilhar um caminho semelhante.

   
Cescebrasil tem novo gerente comercial

A Cescebrasil anuncia a contratação de novo gerente executivo comercial. Joubert Mesquita assumiu o cargo na quinta-feira, dia 17, para atuar tanto no segmento de Seguro Garantia como no de Seguro de Crédito, gerenciando clientes da cidade de São Paulo e do interior do Estado.

   
Fitch Ratings afirma notas da Bradesco Seguros

A agência de classificação de riscos Fitch Ratings manteve os ratings de Força Financeira de Seguradora (FFS) em escala internacional e nacional ‘BBB+’ e ‘AAA(bra)’, respectivamente, da Bradesco Seguros S.A. A perspectiva de ambos os ratings permaneceu estável.

   
CVG-RJ convoca sócios para Assembleia Geral Ordinária dia 14 de julho

Uma Assembleia Geral Ordinária no dia 14 de julho, reunindo sócios fundadores, efetivos e empresas beneméritas, avaliará as contas da diretoria (de julho de 2009 a junho de 2010) do Clube Vida em Grupo do Rio de Janeiro (CVG-RJ).

   
Microsseguro será tema de evento em São Paulo

Um seminário para melhor identificar oportunidades de negócio e desenvolver ou ajustar planos e estratégias que explorem o mercado de microsseguros ocorrerá, no dia 4 de agosto, em São Paulo, e reunirá palestrantes que vão repassar experiências neste nicho ou apresentar soluções tecnológicas para o incremento das vendas, esperado após a regulamentação da matéria, que tramita no Congresso Nacional.

   
Susep não pretende regulamentar a figura do agente

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) não deverá mais aprovar uma regulamentação específica para os agenciadores ou agentes. Foi o que deixou claro o superintendente da autarquia, Paulo dos Santos.


   
1º Fórum Internacional em Gestão Estratégica de Riscos Corporativos ocorre dia 16

Com o aumento da competitividade no mercado e a crescente necessidade de se utilizar bem os recursos disponíveis, a maior preocupação das empresas é com os riscos que podem comprometer o andamento dos negócios.

   
Porto Seguro aposta na segmentação de mercado

Estratégia é manter identidade das três marcas da empresa - Perto de completar um ano da associação com a Itaú Unibanco Seguros, a Porto Seguro trabalha para posicionar as marcas resultantes da fusão das duas maiores seguradoras de automóveis do país e manter a liderança de mercado.

   
Crescimento e otimismo no mercado de seguros
Os índices de crescimento do mercado de seguros de janeiro a abril deixa o mercado ainda mais otimista com relação aos resultados de 2010. O setor continua crescendo em ritmo acima da média dos demais segmentos da economia nacional.
   
Carteira da MetLife cresce acima de 120%

Em pouco mais de um ano da efetiva atuação no segmento de planos odontológicos, no qual entrou com a compra da Odonto A, em julho de 2008, a MetLife cresceu 125% na carteira de beneficiários e 100% em faturamento, segundo dados fornecidos pela seguradora, que, contudo, não cita números absolutos.

   
Assurant quer ser líder em garantia estendida para carros

Segmento ainda é pouco explorado no Brasil; a seguradora firmou parcerias e já conta com distribuição do produto em 130 concessionárias espalhadas pelo país.

   
ACE prioriza segmento de pequenas empresas

A ACE está com seguro novo no mercado de seguros de vida e acidentes pessoais para o segmento das pequenas e médias empresas (PMEs). Um dos diferenciais do produto é a simplificação, já que aboliu a exigência do envio da ficha individualizada dos empregados, bastando que o estabelecimento segurado informe quantos serão beneficiados pelas coberturas do seguro.

   
VGBL Saúde deve ser aprovado no início do segundo semestre

Novo produto permite acumular recursos para que, no futuro, o consumidor consiga arcar com despesas médicas ou com o pagamento de um plano de saúde adequado às suas necessidades - Entre as diversas boas notícias do aquecido mercado de previdência complementar (leia sobre omomentodo setor na página 4), destaca- se o lançamento de duas novas modalidades de planos de previdência: o VGBL Saúde e VGBL Educação.

   
Grupo APLUB lança novo produto

O Grupo APLUB, através da ECOAPLUB, lança este mês novo produto, seu Cartão de Benefícios. Trata-se de um amplo portifólio* de produtos e uma rede de serviços, resultado de parcerias com empresas do mercado segurador, como a Global Assistência, E-Pharm, Previsul, Metlife, entre outras.

   
Coface volta a crescer

Passada a fase pior da inadimplência nos empréstimos entre empresas, a francesa Coface, líder no seguro para esse tipo de crédito no país, prepara-se para voltar a crescer. Depois de um ano de contração nos limites, a seguradora quer agora aumentar sua exposição ao risco-Brasil de EUR 8,5 bilhões para mais de EUR 10 bilhões antes do final deste ano, diz o francês Jöel Paillot, o novo responsável pela operação da Coface no Brasil em sua primeira entrevista à imprensa no cargo.

   
MetLife anuncia novidades para o Conselho Consultivo de Corretores de 2010

A seguradora MetLife, pioneira na criação do Conselho Consultivo de corretores, anuncia novidades para a edição deste ano.  - “Serão 15 as corretoras convidadas para participar de reuniões que serão estratégicas para aprimorar processos, produtos e serviços, além de tornar a empresa cada vez mais competitiva e inovadora”, diz José Roberto Loureiro, presidente da MetLife.

   
SulAmérica Seguros apoia movimento Chega de Acidentes

A SulAmérica Seguros e Previdência é uma das empresas que apoiam o movimento Chega de Acidentes. A ação foi organizada por entidades com um histórico de envolvimento em discussões pela segurança no trânsito brasileiro: CESVI BRASIL (Centro de Experimentação e Segurança Viária), Abramet (Associação Brasileira de Medicina de Tráfego) e a ANTP (Associação Nacional de Transportes Públicos).

   
Generali programa ciclo de treinamento

A Generali Brasil Seguros programou para este segundo trimestre do ano uma série de encontros com corretoras parceiras, promovendo cafés da manhã, visitas de apresentação e reuniões nas sucursais, em todas as regiões em que opera.

   
Construtora apoia seguro público para grande obra

Não é de hoje que as grandes construtoras, também investidoras em projetos de infraestrutura, têm pressionado o governo para a criação de alguma forma de seguro estatal para grandes obras. Agora, diante da crítica de seguradoras privadas à ideia de estatal para o setor, essas construtoras resolveram vir a público apoiar a ideia, que chegou a ser anunciada pelo ministro da Fazenda, Guido Mantega.

   
Forte demanda atrai novas empresas

A forte demanda e pequena oferta de seguro garantia está atraindo novos participantes ao setor. No mercado internacional, há a Ariel Re, a Axis Re e a Aspen Re. No Brasil, há a Zurich e a Pottencial, que recentemente passaram a atuar na área, além da seguradora da Vinci Partners (a empresa de investimentos do ex-sócio do Pactual Gilberto Sayão e sócios), que está para ser lançada.

   
Empresas buscam contratos milionários

O risco de uma crise no mercado de seguros mundial, em consequência da turbulência financeira iniciada na Grécia e que já atinge outros países europeus, começa a ser alvo de atenção das principais seguradoras e compradores de seguros no Brasil. A criação da seguradora estatal Empresa Brasileira de Seguros (EBS) pelo ministro da Fazenda Guido Mantega aconteceu exatamente um dia antes de um forte estresse vivido pelo mercado financeiro mundial.

   
Setor se divide a respeito de intervenção

Entre as seguradoras, as opiniões sobre a intervenção estatal no mercado de seguros garantia se divide. Alguns como Alexandre Malucelli, presidente da J. Malucelli, a maior seguradora de garantia do país, e Luis Maurette, presidente da Liberty Seguros, acham desnecessária a criação de uma seguradora estatal específica para atuar no setor.

   
Seguradora prepara proposta para reduzir custos de financiamento

A Swiss Re, segunda maior resseguradora do mundo, vai apresentar ao secretário de política econômica do Ministério da Fazenda, Nelson Machado, as opções financeiras que o mercado de seguros tem a oferecer para ajudar o Brasil a reduzir os custos dos financiamentos em infraestrutura.

   
Itaú Unibanco apresenta lucro de 90 mi e quer conscientizar clientes


O mercado de seguros está em plena expansão e já tem banco de olho nisso. “O mercado segurador deve crescer até 15% neste ano, a reboque da expansão por que estamos passando”, afirmou o vice-presidente de Seguros do Itaú Unibanco, Zeca Rudge.

   
Pestana assume a Vice-Presidência da UBF Seguros

Luiz Alberto Pestana
O executivo Luiz Alberto Pestana assumiu a vice-presidente da companhia. Com 58 anos, Pestana acumula vários anos de experiência em administração, comercialização e técnica de resseguro e retrocessão, com ênfase em riscos financeiros, principalmente Seguro Garantia.

   
Chubb Seguros marca presença no Rio Grande do Sul

No dia 4 de maio, no Hotel Sheraton, em Porto Alegre, o presidente & CEO da Chubb Seguros, Acacio Queiroz, realizará um jantar exclusivo com um seleto grupo de corretores da região. Junto ao executivo, estará presente o diretor de novos negócios e filiais, Robert Hufnagel, e o gerente da filial Chubb na capital gaúcha, Rogerio Schmalfuss.

   
Aliança do Brasil lucra R$ 99,6 mi, com um crescimento de 64,4%

A Aliança do Brasil, seguradora controlada pelo Banco do Brasil, registrou lucro líquido de R$ 99,6 milhões no primeiro trimestre de 2010. O resultado significa um avanço de 64,4% em relação ao mesmo período do ano passado. Além disso, a seguradora atingiu a marca de 10 milhões de clientes.

   
BB e Mapfe criam mega seguradora


Mapfre e Banco do Brasil (BB) anunciaram como será a formatação da nova seguradora de vida e ramos elementares dos grupos. Trata-se da maior parceria dentro do segmento de seguridade do banco. “O resultado que apresentamos hoje é fruto de uma reestruturação que o Banco do Brasil iniciou há três anos”, disse Ademir Bendini, presidente do BB.

   
Vazamento de petróleo nos EUA deve afetar o preço mundial de seguros

O derramamento de petróleo da BP no Golfo do México, que pode se tornar o maior desastre ambiental do país e o mais caro serviço de limpeza desde o Exxon Valdez, em 1989, deve custar às seguradoras até US$ 1,5 bilhão - numa projeção que não leva em conta as indenizações por danos ambientais.

   
Novo superintendente assume a área de Garantia na Berkley

A Berkley International do Brasil está com um novo superintendente na área de Garantia. Trata-se de Daniel Bellini, até então gerente da área comercial, que atua na companhia desde 2007. Com formação técnica no segmento, ele aceitou o convite para substituir Sandra Santana, que saiu em busca de novos desafios profissionais.

   
Capemisa quer ampliar vendas

A Capemisa pretende ampliar em 20% suas vendas este ano com a realização de parcerias com financeiras e bancos de diversos estados. A empresa não divulgou o nome dos parceiros, mas adiantou que negocia com dois bancos, um de Minas Gerais e outro da Bahia, e a ideia é que as instituições comercializem seguros da Capemisa e a seguradora conceda o crédito das financeiras.

   
Seguros de risco de engenharia deverão crescer entre 15% e 20% nos próximos anos

A carteira de seguros de riscos de engenharia deve apresentar expansão entre 15% e 20% nos próximos três anos, conforme expectativa de Luis Meneses, gerente de engenharia para a América Latina da Swiss Re.

   
Área de seguros se volta para baixa renda

Assim como o banco, a Bradesco Seguros e Previdência vem centrando suas apostas nas emergentes classes C e D para seguir na liderança de mercado. A estratégia, pelo que pode ser conferido no balanço do primeiro trimestre de 2010, apresentado ontem pela empresa, tem funcionado.

   
Grupo Bradesco de Seguros e Previdência faturou R$ 7,196 bilhões no 1º trimestre
O Grupo Bradesco de Seguros e Previdência faturou R$ 7,196 bilhões até março de 2010, nos segmentos de seguros, capitalização e previdência complementar aberta. O valor representou evolução de 30,50% em relação aos R$ 5,514 bilhões totalizados no mesmo período de 2009.
   
Apólices movimentarão 12% do PIB brasileiro em 10 anos, estima Susep

Entre 2007 e 2009, receita das seguradoras aumentou 50%; crescimento deve se manter nos próximos anos, diz Paulo dos Santos, novo titular da Superintendência de Seguros Privados. Representantes da Susep (Superintendência de Seguros Privados) estiveram no Ministério da Fazenda para uma reunião com o secretário executivo da pasta, Nelson Machado.

   
Distribuição garante sucesso de massificados

Parcerias com redes varejistas reduzem custos; estimativas de seguradoras para o segmento é de alta de mais de 20%. As estimativas dos executivos para o crescimento do mercado de seguros massificados neste ano são mais que animadoras e nunca ficam abaixo dos dois dígitos. Em 2009, auge da crise financeira, não foi diferente.

   
Sul América lança sistema de cotação para Seguro de Vida

A companhia acaba de lançar um novo sistema de cotação online para seguros de vida em grupo e acidentes pessoais coletivo. Tratase do Cotação Fácil VG, que permite ao corretor parceiro calcular preço e emitir proposta e contrato sem envolver os departamentos internos da seguradora.

   
Renda extra para 700 mil brasileiros

Eugênio Velasques, diretore xecutivo da Bradesco Vida e Previdência
Na avaliação do diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, nos próximos 15 anos, o microsseguro, além de exercer a função social de cobrir as necessidades das camadas mais pobres da sociedade, será uma opção de renda complementar para mais de 700 mil brasileiros, que deverão trabalhar como correspondentes de corretores ou seguradoras na comercialização desse tipo de produto.

   
CESCEBRASIL inaugura escritório em São Paulo


O Grupo Cesce inaugurou na noite de ontem o seu novo escritório na capital paulista. O coquetel contou com a presença de Joaquin de La Herrán, Diretor Geral da Cesce, Javier Ilbáñez, Diretor Geral do CIAC, José Américo Peón de Sá, Presidente do Conselho Administração, Enrique Asenjo, Presidente da CESCEBRASIL, além de parceiros, clientes, corretores e funcionários.

   
SulAmérica reforça atendimento aos segurados do Rio

A SulAmérica Seguros e Previdência reforçou as equipes de Assistência 24 Horas que atendem ao Rio de Janeiro a fim de agilizar o atendimento às vítimas das enchentes na cidade. As ligações emergenciais estão recebendo atendimento prioritário no Call Center da empresa.

   
Bradesco Seguros recebeu Prêmio

Pelo apoio à Ciclofaixa de Lazer, a Bradesco Seguros e Previdência foi uma das empresas homenageadas na terceira edição do Prêmio Esporte e Cidadania, promovido pela Secretaria Municipal de Esportes, Lazer e Recreação de São Paulo, em parceria com o Instituto de Responsabilidade Socioambiental da ADVB.

   
Pottencial entra na área de garantia

Pottencial, controlada pelo mineiro Banco Pottencial, lançou, nesta semana, campanha para marcar o início de suas operações. O foco inicial dos negócios é o Seguro Garantia, no qual tem expertise.

   
Case estima faturar na área de benefícios R$ 200 milhões

A Case fechou contrato com a Estrutural Serviços Industriais, empresa especializada em serviços de engenharia e montagem industrial, para fornecer consultoria e administração de assistência médica e odontológica, direcionada para 2.500 empregados que desenvolvem projeto dentro da Refinaria da Petrobras em Duque de Caxias, município da Baixada Fluminense.

   
Porto Seguro lança campanha para premiar vendas do corretor

Com o propósito de alavancar as vendas de seguros de vida e planos de previdência complementar aberta, a Porto Seguro lançou, em São Paulo, campanha de incentivo ao corretor, em sua 16ª edição, que além de premiálo procura motivá-lo a atuar como consultor de proteção familiar.

   
CVG-SP homenageou a advogada Angélica Carlini

Abrindo sua programação de eventos de 2010, o Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP) homenageou a advogada Angélica Carlini, em seu tradicional almoço, realizado na última quinta-feira, 8 de abril, no Terraço Itália, com a participação de diversos convidados. Além do presidente do CVG-SP, Osmar Bertacini, compuseram a mesa de autoridades o diretor Administrativo e Financeiro, Carlos Henrique Pereira, o vice-presidente, Dilmo Bantim Moreira, o presidente da Comissão Fiscal, Mario Jorge R. C. Cruz, e o fundador da entidade e secretário do Conselho Consultivo, Paulo de Tarso Meinberg.
*Por Márcia Alves/Assessora de Imprensa do CVG-SP.

   
Diretora da Petraroli Advogados traz experiências do Microsseguro na África

Dra Ana Rita Petraroli, diretora da Petraroli Advogados Associados
A advogada Dra Ana Rita Petraroli, diretora da Petraroli Advogados Associados, participou recentemente de um grande evento realizado na África, o ICA2010, como representante do IBA (Instituto Brasileiro de Atuaria). Ela será uma das palestrantes do Workshop Seg News - Microsseguro, evento que a Agência Seg News realizará no próximo dia 28 de Abril, com o patrocínio da Bradesco Vida e Previdência e da Gimenes e Gimenes. Confira a entrevista realizada com a  Dra Ana Rita Petraroli:

   
Thomaz Menezes passa a ser o presidente da Sul América


Thomaz Menezes, ex-presidente da corretora de seguros Marsh, substitui Patrick de Larragoiti Lucas na presidência da SulAmérica. A mudança foi referendada ontem em uma assembleia de acionistas. Larragoiti, que pertence à família fundadora da SulAmérica, vai permanecer apenas como presidente do conselho de administração da empresa. Jornal Brasil Econômico divulgou errata hoje sobre a possível nomeação de Zeca Rudge.

   
Bradesco estreita laços com assessorias de seguros

A Bradesco Seguros continua investindo forte no relacionamento com as assessorias de seguros. O mais novo capítulo nesse processo de estreitamento das relações é a decisão da empresa de realizar, a cada dois meses, reuniões com representantes das Assessorias filiadas à Aconseg-RJ.

   
CesceBrasil anuncia nova gerente de subscrição

A CESCEBRASIL, especializada nos ramos de seguros Garantia e Crédito, acaba de anunciar Maria Rivian Matias de Paula como nova Gerente de Subscrição. A profissional tem 13 anos de experiência no mercado de Seguros e sua última posição foi como Coordenadora de Seguros Coporate na UBF Seguros.

   
Nova tábua atuarial facilita criar produtos diferenciados

O diretor executivo da Bradesco Vida e Previdência, Eugênio Velasques, afirma que a tabua biométrica brasileira, lançada semana passada, traz inúmeras vantagens, além de alterar os parâmetros adotados na precificação dos seguros de vida, na modelagem de planos de previdência e na gestão das reservas das seguradoras.

   
Pool dará garantias a Belo Monte

As seguradores JMalucelli, Fator e UBF Seguros formaram um pool com o objetivo de atender as garantias necessárias ao projeto da hidrelétrica de Belo Monte, que será construída no rio Xingu, no Pará.

   
Baixa renda também é o alvo no ramo vida

O aumento da capacidade de poupança e a longevidade do brasileiro trazem novas oportunidades no ramo vida. Buscando maior representatividade no segmento, as seguradoras planejam soluções diferenciadas para a conquista de mais segurados.

   
SulAmérica reposiciona marca com R$ 70 milhões

Há quase um ano a SulAmérica Seguros contratou o instituto de pesquisa GFK para saber como corretores, consumidores e funcionários viam a empresa, o mercado e o que esperavam de uma seguradora.

   
À espera da lei dos microsseguros

O titular da Superintendência de Seguros Privados, Armando Vergílio do Santos Júnior, diz que a autarquia está produzindo as normas que vão regular as operações do segmento brasileiro de microsseguros.

   
Crise ajuda IRB a manter boa posição

A avaliação dos dois primeiros anos de abertura do resseguro pode ser considerada positiva, com prêmios de R$ 3,3 bilhões, sem uma base comparativa por ser o primeiro ano em que a Superintendência de Seguros Privados (Susep) divulga as estatísticas.

   
Avançam negociações para cobrir a Copa

A Copa de 2014 já tem vários contratos de seguros em negociação. A primeira apólice assinada foi pela Fifa no ano passado. Trata-se de um seguro de contingência e prevê desde o cancelamento ou adiamento de jogos por problemas administrativos da sede até a transferência do evento para outro país.

   
Criação de uma nova empresa estatal provoca polêmica

O cenário de crescimento do país significa, entre outras coisas, a construção de grandes obras. Eventos como a Copa do Mundo e as Olimpíadas vão fomentar empreendimentos de bilhões de reais, que precisam ter seguros vultosos.

   
Tokio Marine faz parceria com o Grupo Schahin
A Tokio Marine firmou parceria com o Grupo Schahin para o seguro de seis equipamentos, entre sondas e navios, destinados à perfuração e manutenção de poços em águas oceânicas.
   
Câmara aprova criação de fundo para riscos de seguro rural

A União está autorizada a participar de um fundo destinado a oferecer cobertura suplementar aos riscos do seguro rural. O objetivo é facilitar o acesso dos agricultores ao seguro, já que haverá mais garantias para as seguradoras.

   
Susep apresenta novos indicadores que serão usados pelas seguradoras

A Superintendência de Seguros Privados (Susep) e a Federação Nacional de Previdência Privada e Vida (Fenaprevi) apresentaram, em entrevista coletiva, a nova plataforma de cálculo de seguros.

   
Berkley inaugura filial em Salvador

A Berkley Internacional do Brasil acaba de inaugurar sua primeira filial no nordeste. Trata-se da unidade Salvador (BA), que nesse primeiro momento vai centralizar o atendimento dos mercados do Norte, Nordeste e Centro-Oeste.

   
SIM Rastreamento tem nova sede

O crescimento da empresa nos últimos anos é um dos principais motivos da mudança - A empresa apresenta prédio amanhã (19), em Santana do Parnaíba (SP). 

   
Armando Vergílio deixa Susep para disputar cargo de Deputado Federal

Armando Vergílio dos Santos Júnior
O superintendente da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Armando Vergílio dos Santos Júnior, anunciou que deixará  o cargo nesta sexta-feira, 19,  tendo em vista sua decisão de disputar o cargo de Deputado Federal pelo Estado de Goiás nas eleições de outubro próximo.

   
ACE projeta crescimento acima de 40% em Riscos Patrimoniais

O executivo responsável pela operação mundial da ACE Seguradora no segmento de Riscos Patrimoniais, Derek Talbott, está desde o dia 15 de março no Brasil, onde veio conhecer de perto as oportunidades reservadas pela Copa do Mundo de 2014, Olimpíadas de 2016, projetos na área do petróleo e obras do PAC. A companhia projeta um crescimento superior a 40% no setor em 2010.

   
Cardif do Brasil registra faturamento de R$ 506 milhões

A   Cardif do Brasil, empresa de seguros do BNP Paribas e líder mundial em seguro de crédito de consumo, apresenta os resultados da companhia referentes ao ano de 2009. A unidade brasileira faturou R$ 506 milhões – um crescimento de 41% em relação a 2008.

   
ACE finaliza 2009 como a maior seguradora de RC Profissional

A ACE, uma das maiores seguradoras e resseguradoras do Brasil e do mundo, está comemorando os resultados alcançados em 2009 no segmento de seguro de Responsabilidade Civil (RC) Profissional. A companhia encerrou o ano na primeira posição do ranking nacional do setor, tanto em prêmios emitidos como em retidos.